Tempos de Escola
Você com certeza foi a mais doce surpresa da parte de Deus para minha vida nos últimos tempos ..
Eu não consigo mensurar a dimensão disto dentro de mim… é incomensurável ( é aquilo não pode ser medido ou avaliado em razão de sua ordem de grandeza ou de sua importância.)
Nos últimos tempos, temos testemunhado uma transformação na dinâmica familiar, destacando-se a transição da autoridade patriarcal para abordagens mais democráticas.
No entanto, surgem novas dinâmicas familiares onde as crianças exercem uma espécie de tirania sobre os pais, gerando confusão para ambas as partes devido à falta de clareza nos valores. As orientações e limites são escassos, refletindo a ausência de direção e incertezas sobre princípios morais.
A influência do olhar crítico externo, antes promovido por parentes, amigos e vizinhos, parece ter perdido sua relevância.
Agora, as famílias se comparam sem julgamentos ou educação mútua, indicando uma mudança de foco dos valores éticos e morais para uma ênfase maior nas aparências e superficialidades nas relações familiares contemporâneas.
Mês de junho: O Homem, Sua Arte e Sua Caminhada no Meio Ambiente ao Longo dos Tempos.
As primeiras manifestações artísticas foram feitas com o uso das mãos, isso há milhares de anos, lá na Pré-história. Foi nesse período que o homem, às suas necessidades, lascou e lapidou a pedra. Foi nas rochas (cavernas) que ele deu vida à pintura, pela pintura ele também manifestou comunicação, crenças, ações do cotidiano, sua visão de mundo. Foi com o uso da pedra que ele esculpiu sua “Vênus” . Ainda nesse período, o homem confeccionou armas, descobriu o fogo, o metal, a agricultura, a escrita...
Todavia, foi também nesse período que aconteceram as primeiras mudanças climáticas, as primeiras revoluções agrícolas e urbanas. Idem, agora necessariamente o homem já fixava moradia, principalmente nos lugares férteis, nas margens dos rios, por exemplo. Era o homem em ação, se agrupando mais, ocupando espaço, explorando o meio ambiente por uma vida melhor e menos nômade.
Gradativamente o homem caminhava para as primeiras civilizações, revoluções, guerras. Ora, diante desse caminhar, naturalmente ele precisava manter as sociedades, precisava, portanto, de mais espaço, de mais moradia, de mais riqueza, de mais alimento da natureza... Ele necessitava de explorar o meio ambiente, de usar os rios, os animais, de escravizar seus semelhantes, de tocar fogo nas florestas...
O homem gradativamente vai interferindo no meio ambiente, nas mudanças climáticas, na camada de ozônio, na vida, vai gerando lixo, contaminando o solo; vai gerando progresso, novidades, ciência, invenções; vai despertando curiosidades, criando coisas, oportunidades; vai fazendo casas, igrejas, pontes, castelos, (arquitetura)... O homem vai fazendo arte!
Definitivamente o homem quer dominar a terra, não por acaso inventa um deus, ou deuses, pra disfarçar um pouco. Contudo, como existe o contraditório, há os homens e mulheres que não aceitam isso como se fosse uma lei absoluta do universo. Claro, não foi apenas por causa disso que apareceram alguns loucos na vida desse nosso meio ambiente, foi também por causa dos seus talentos, da necessidade de se expressarem.
Refiro-me a Galileu Galilei; a Copérnico; a Shakespeare; a Davinci; a Michelangelo; a Caravaggio; a Donatello; a Mozar; a Shopin; a Botticelle; a Monet; a Godin; a Van Gogh; a Picasso; a Di Cavalcante; a Portinari; a Anita Malfati; a Tarcila do Amaral; a Carolina de Jesus; a Cora Coralina; a Bob Marley; a Edson Gomes; a Guilherme Arantes, a Luiz Gonzaga, a Burle Marx... Ora, refiro-me aos loucos que fazem arte e loucos que fazem da arte, instrumento de educação e denúncia sobre as consequências desenfreadas do uso da terra, do maio ambiente, da vida. Refiro- me a arte negra, a arte indígena, a arte parda, a arte branca, a arte amarela, a arte poética, a arte ficcionista, a arte cinemática, a arte teatral, a arte dançante. Refiro- me a qualquer manifestação artística, a qualquer artista. Refiro-me a qualquer ambientalista, ativista. Refiro-me sobretudo a Chico Mendes.
É evidente que na contemporaneidade há acertos, belezas e fundamentos inquestionáveis da necessária ação humana ao longo dos tempos, embora o homem não tenha, ainda, se humanizado, talvez por isso, a maioria dos bilhões dessa espécie, não aprendeu ainda que são, também, animais e como rios e árvores, não especifica e anatomicamente como uma árvore ou um rio, até porquê no dia que pelo menos dez por cento dessa espécie pensar assim, certamente haverá mais respeito e preservação da natureza, dos animais e do próprio homem.; ou seja, acontecerá a humanização, o respeito ao meio ambiente, a preservação da vida. E se isso acontecer, o homem que na pré-história foi bruto, embora evoluiu culturalmente, mas permanece com certos erros, tenham certeza de uma coisa: a vida se lapidou à arte, pois quem faz arte expressa, educa, preserva e inspira a vida.
Rama Amaral
De tempos em tempos é necessário colocar nossos sentimentos em uma peneira e sacudir até que fique só o essencial, o que faz diferença, o que acrescenta.
Pelo fato da bíblia ser inspirada pelo Espírito Santo faz dela pertencente a todos o tempos, eras e gerações.
É sabido por todos que a gratidão é um sentimento, não palavras. Há tempos venho tentando definir esse sentimento, agora me arrisco:
"Gratidão é apreciar a presença sem a necessidade de experienciar a ausência".
Há tempos tenho tentado me encontrar, me entender,...me ver de uma maneira que vá além do fracasso e do desânimo que o mundo causa aos nossos corações...
Revolução Emocional
De tempos em tempos, há sempre o amor envolto.
Nos corações que ascende a paixão de um sentimento de furor.
Sem tempo para trovejar, cai de mãos beijadas.
Àquele que não irá resplandecer algo...
Racional.
A negligência é, de tal modo,uma forma de ocultar
O existencial que padece de tal paciência.
Eficácia postergada e anulação de consequentes
Faz parecer a situação menos viril.
O sagaz pensar traz um circo ilusionista perante aquele que se descobre o dono da razão
Pena que o pesar se descansa maior na consciência
E desmorona-se o corpo e mente com facilidade:
Uma gota d'água.
Gosto de Mágoa
Mantemo-nos tempos amargos,
Até passar este gosto de mágoa.
Sabor ríspido na boca encravado
Que só rouba da vida a calma.
Bem, eu sou do tempo que amor é para sempre.
Acorda, vivemos tempos de relacionamentos líquidos.
Céus, o que faço com meu amor eterno?
Quero estar ao seu lado em dois tempos, agora e sempre. E poder celebrar pois o meu coração não está mais só.
Ele está ocupado infinitamente.
Por alguém muito especial.
A quem chamo carinhosamente.
De o amor da minha vida.
Vivemos tempos líquidos, a onde absolutamente nada, nada é feito para durar; sentimentos hoje em dia são como água, quando estão concretos permanece em nossas mãos/vidas, mas quando começam a descongelar escorrem por nossos dedos e vão por ralo a baixo. Geração amaldiçoado a onde não sabem tomar uma decisão simples, a onde é deixada levar pelo ego e pelo egoísmo, tal que não tem maturidade suficiente para sustentar um relacionamento concreto e sólido. A onde não tem a mentalidade de escolher o certo.
Que tempos!
Tempo esse que não se beija, não se abraça...
Tempo esse que não se estende à mão, que não se toca, apenas passa.
Tempo que se perde, e ao perder não se despede.
Não se aproxima...
Tempo que arrasa, arruina, devasta!
Tempo que leva
E não reanima
Maltrata
Nem nos meus piores pesadelos de menina!
Tempo que mata.
28/02/2021
Oh Deus, a tempos estou esgotado, fui aprisionado em uma gaiola de espinhos, meu entendimento se fez confuso, me tomei de culpa por todo pensamento, oh altíssimo, em nome de Jesus, ao amado que se fez do próprio amor para receber nosso clamor, preciso dizer, preciso colocar minha sinceridade, meu humilde meditar por ocasiões sobre minha vida, também elevo nas condições de muitos perseguidos e humilhados, sei muito bem que o dono da maldade, o ódio e a sepultura dos teus filhos vivos é aberta pelo satanás, sei que esse diabo ardiloso trama contra tua criação, porém é sabido também que o homem pelo pecado e desobediência invoca a tua ira senhor, tenho que por mim, tudo que sucede perante nossas vidas é de tua permissão, pois é soberano e dono de nossas vidas, então humildemente peço, novamente invoco, suplico, clamo, humilho me por três coisas, a que volte a mim e assim sentir teu santo poder, foi assim no passado, quando reagiu a orações, quando através de Cristo chamou nos a bater a tua porta, convoca a nos humilhar a ti, então me rendo, confesso toda minhas fraquezas e entrego nas tuas mãos, primeiro peço que receba meu intento de me arrepender e mesmo quando fracassar que eu persevere a buscar te, outra coisa te peço, livre me das mãos do inimigo que me persegue desde o nascituro, que me fere, que me toma de angústias, que me coloca como mendigo do teu terreno, e por último senhor, teu SANTO ESPÍRITO, para que eu saiba conduzir minha vida segundo o discernimento dos céus, a que eu pertença aos desígnios do senhor, pois bem sei eu que as revelações são dadas e não mais permanecerei na escuridão, receba meu pedido senhor, em nome de Jesus, este que abraçou a cruz do mundo com coragem, de certo eu não me tomo por inocente, é verdade, pois minha juventude fora revestida de devaneios, contemplo ver tua glória na terra dos viventes, e ainda que seja eu esse simples reles sem importância, dou te como instrumento para teu nome ser glorificado, honrado, sim.
Giovane Silva Santos
BRILHO DO SOL
Vejo o brilho do sol
O que em mim devora
Searas de tempos passados
Luto das ninfas, águas turvas
Dor de parto, sonho, vento, poema
Aurora solta num instante
Rios de sangue, beijos furtivos
Felicidade colorida
Dias na essência pelo sol
Desejando amor.
- Relacionados
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
- Textos sobre a Escola
