Poemas sobre Humildade
Discurso de “Humildade Maior”
O narcisista oculto pode deixar transparecer que considera sua humildade mais autêntica que a dos outros, até mesmo superior, o que já implica uma contradição. Ao enfatizar sua “humildade”, ele não apenas exibe uma superioridade velada, mas também anula qualquer possibilidade de ser realmente modesto.
Dessa forma, o narcisista oculto mantém uma fachada de humildade e empatia, mas nos bastidores ele age de forma manipuladora para controlar e ganhar poder sobre os outros. Ele usa fofocas, triangulação (coloca pessoas umas contra as outras), e se faz de vítima para conquistar simpatia. Muitas vezes se colocando como mediador em conflitos que eles mesmos criaram.
Pergunto-me: a humildade pode ser vista como uma baixa autoestima? Ainda, pode ser fator conflitante da inteligência?
"O ateu racionaliza o mistério e não compreende a humildade da alma simples que se resigna ante a evidência de que o homem não pode conhecer tudo de maneira plena".
“A humildade nasce do reconhecimento do próprio valor sem exaltação; a modéstia, da escolha de não ostentá-lo.”
“A humildade reconhece que ninguém é maior ou menor; a modéstia recusa os holofotes, mesmo quando o mérito existe.”
“A humildade é silenciosa, mas genuína; a modéstia, às vezes, pode ser o eco de uma escolha estratégica.”
"Não busque perfeição para pregar, mas uma humildade que permita ao outro ver Deus além de suas falhas."
Não preciso de parabéns nenhum. O fingimento de humildade é pior do que a arrogância. Não tenho culpa de ser assim e ninguém tem de serem o que são.
"A convergência entre ciência e espiritualidade pode ser encontrada na humildade de admitir que nossas teorias são sempre provisórias."
Dan Mena
