Coleção pessoal de CarlaGP

1 - 20 do total de 642 pensamentos na coleção de CarlaGP

⁠"O medroso não tem limites éticos".

⁠"Sem base metafísica qualquer filosofia será, no melhor dos casos, má gnosiologia".

⁠"Piedade é hábito adquirido; santidade é hábito infuso. Estes dois tipos de virtude pertencem a âmbitos entre os quais não existe medida comum: natural e sobrenatural".

"Leis impostas por minorias intolerantes que se apoderam das casas legislativas não nascem de exigências sociais; impõem-se à força de chantagem da propaganda ideológica e do jornalismo panfletário a serviço dos poderosos da vez, e logo encontram eco em magistrados beócios e corruptos que tomam reiteradas decisões contrárias aos costumes do povo. Estes então mudam no compasso da força desagregadora das leis anticonsuetudinárias aprovadas de afogadilho, graças a manobras legislativas infames, e, em duas gerações, a identidade nacional se esboroa, os conflitos acirram-se e os cidadãos são jogados uns contra os outros na forma das novas leis positivadas sabe Deus como.

Em breves termos, leis iníquas representam o pomo da discórdia em qualquer sociedade; são as grandes fomentadoras da desordem.

Novos direitos são logo juridicamente reconhecidos, e os deveres esfumam-se na tradição vilipendiada e, não raro, criminalizada. Em síntese, o que até ontem era costume passa a ser crime, e crimes de todos os tipos tornam-se costumeiros, pois gozam de apoio legislativo, tutela judiciária e incentivo de decretos executivos à luz do novo arcabouço legal – intrinsecamente revolucionário.

Os costumes de um povo mudam no decorrer do tempo, ao longo das gerações sucessivas. Só mudam de maneira abrupta quando são depravados por elites criminosas que chegam às instâncias decisórias do poder, para desgraça geral".

⁠"Inveja é a funesta manifestação da egolatria".

⁠"Não há redenção na inveja".

⁠"A inveja nunca morre de cansaço".

⁠"O silêncio do invejoso fala".

⁠"Excesso de sarcasmo é sintoma de inveja".

⁠"Para o invejoso, a pior das afrontas é a bondade alheia".

⁠"O invejoso é o pior intérprete da realidade".

⁠"Ama de todo o coração, e serás invejado com fervor".

⁠"O invejoso adora com fervor a mediocridade alheia".

⁠"O invejoso precisa de uma teoria que o justifique".

⁠"As maiores invejas são um primor de sofisticação".

⁠"A mais pequenina e silenciosa das invejas é um ato de fúria".

⁠"O invejoso é imoralmente apegado a detalhes".

⁠"Toda inveja é um sistema de autojustificativas".

⁠"A inveja política é um disfarce da inveja filosófica".

⁠"O manipulador usa a inveja alheia em benefício próprio".