Poemas sobre Filhos que vão Nascer
ALVORADA
Na primeira claridade do dia
Antes do nascer do Sol
Começa o alvorecer matinal
Na alvorada as folhas aparecem
Soltas, bailando no ar
Pássaros distantes e tímidos
Começam a cantar.
Nos galinheiros o cantar dos galos
Mostra o começo de mais um dia.
Toques de cornetas e clarins
Nos quartéis é uma ordem
Os soldados começam a levanter.
Ao terminar a madrugada
Começa a alvorada do pensamento
Que se deixa fluir
Junto à magia da inspiração
São momentos poéticos
Tudo que vê e sente.
Ao abrir a janela olha para céu
Quase sem brilho das estrelas se apagando
A Magia da lua solta já esbranquiçada
Tudo é motivação
Para uma reflexão
O alvorecer está terminando
E mais um dia se inicia.
Somos criança duas vezes
Quando estamos um pouquinho depois do nascer e quando estamos bem perto do morrer.
Somos inteiramente dependentes um dos outros
Pra nascer e morrer
Somos uma coisa só
Repare numa criança chorando esperando a mãe
Num idoso esperando o filho
O que existe no meio dessas duas fases, nada mais é, que a chance de se entregar ao começo, meio e fim.
Fim de um começo imaterial
Do início da liberdade de ser quem somos ou fomos.
Na hora que o Sol nascer
Iluminando a colina,
Os raios de um novo dia
Vão dispersando a neblina.
A vida se renovando
Novo tempo começando,
Reafirmando o que sois,
A esperança no ar
Querendo comemorar
Em dois mil e vinte e dois.
Léo Poeta
Inquietação
Tem uma raiz se expandindo
Com um caule já à mostra;
Breve uma flor há de nascer
Neste teu coração de concreto.
Criar um sonho e voar.
Voar bem alto.
Sentir em mim nascer um novo desejo.
E num abraço sem nome, poder inteiro perder-me.
"Tal como o sol ao nascer
Toca a terra e se dissolve no mar
Eu me volto para você
Luz, suave, morna e calma
Os olhos são um encontro
Beijo sua face
E me recosto em seu peito
Teu peito é a terra
Onde, sólido, me fixo
O mar é tua alma
Onde, profundo, mergulho
Eu acordo diferente
Acho que minha luz ficou naquelas terras
Ou se dissolveu naquele mar."
Amanhece
Todos os dias me arrependo de levantar
Dilatar minhas pupilas
E o ar tragar
Nascer foi um erro imprevisível
Consciência adquiri
Odeio o que mais amo
E o que mais amo é odiar
Odeio ter medo do que mais quero
E o que eu mais quero é me suicidar
“ ha de vir o epitáfio “
No vazio do dia
Há de vir o sol
E se ele não nascer
O que ira acontecer?
No brilho da lua,
Que ela insiste em roubar
Se o sol nao sofrer
Como a lua ira se gabar?
Na solidão barulhenta da vida
O movimento se faz constante
De um ciclo errante,
Que há de acabar
E no silêncio da pré-noite,
Que há de vir essa solidao
Onde nossos neurônios trabalham
Para por pouco tempo descansar,
E a gente reclamando nesse lugar
É so pensar no trabalho constante
No movimento uniforme do nosso corpo,
Que mesmo relaxado
Há de ter a tônus muscular
No relógio infinito do universo,
Que talvez um dia há de parar
Os batimentos o compõem
Para no final repousar
Repousar no vermelho ou no azul e no branco
Eterno infinito, real infinito,
Que há de vir no limbo
Onde no silêncio de um moribundo
Súbitos suspiros exalaram
Para por fim na nossa inércia solidão.
Na luz do nascer do sol, um novo dia surge,
Oportunidades sussurram, como melodias que se insurgem.
Aproveite-as com fervor, com paixão e intensidade,
Pois o tempo, uma vez passado, não permite clemência.
Através dos vales da tristeza ou picos do prazer,
O tempo tece sua história, no dia e na noite a percorrer.
Ele esculpe memórias, gravando-as profundamente,
Na tapeçaria dos momentos, que tua alma mantém presente.
Portanto, aprecie cada amanhecer, o abraço de cada pôr do sol,
Abrace a jornada, encontre teu próprio ritmo de corrida.
Pois o tempo não é apenas uma medida, é a essência da vida,
Viva plenamente cada instante, na eternidade compartida.
A MINHA AURORA
Ao nascer do sol
Aos mais lindos arco-íris
Ao mar mais cristalino
A flor quando se abre
Ao sorriso mais belo
A memória mais inesquecível
As palavras mais sinceras
A aquele sol amarelo
A imaginação mais sem limites
Aos lindos cabelos dourados
A pele mais sensível
Ao calor incompreensível
Aos toques mais suaves
Aos desejos insaciáveis
Aos momentos inquebráveis
A linda aurora da vida
Ninguém sai ileso das suas próprias escolhas,
Embora alguns digam que não pediram para nascer,
Existem controvérsias.
A verdade é que somos única e exclusivamente responsáveis por tudo que acontece conosco,
A vida é o movimento continuo do pensamento,
Qual é o seu?
Uma vez plantada a semente,
Na mente,
Cresce, fortalece, vibra e nasce em atitudes,
Suas ou do outro.
Não existe exartrose sem dor,
Efeito dominó,
A vida não tem dó,
Pois, sabe da nossa potência.
A existência é linda,
Embora haja resistência,
Enquanto o coração bate no peito,
E a Alma não bater asas ao infinito,
Existirá sempre o conflito,
Intenso,
Implacável,
Voraz.
E aí?
O que é que você faz?
A escolha sempre será sua.
Lute!
A batalha diária da gana.
No princípio era a Eloquência... O que fez a Museologia?
Ao nascer, queria ser morada ou templo das musas, local de inspiração divina.
No estimulo à criatividade dos artistas e intelectuais, viu-se na museuconomia
Autêntica e revolucionária museal prática – reforça os domínios das três marias
A corrente museológica vestiu a carranca que lhe deram e o fausto a enquadra
Ante a infoera dita: preservação, conservação e restauração jamais jazem mudas
– salvaguarda que “documento” também é um patrimônio e documento é tudo!
Jiquiriçá, minha Jiquiriçá,
Linda é a tua história
A ti minha gratidão
Por aqui eu nascer.
132 anos de existência
Contados de várias maneiras
De todas as cidades do Brasil
Para quem te ama
Tu não és a última
Serás sempre a primeira.
Eu trago o caminho
na terra a nascer
do passo que é rito
cruento viver
num só movimento
a se prolongar
em sulcos deixando
suor a pingar
em rega diária
na germinação
do amor que eu te entrego
numa plantação.
O nordeste é tão divino
que me orgulha dizer
o quanto amo o destino
por nessa terra nascer
por esse Brasil peregrino
tem quem não é nordestino
mas tem vontade de ser.
Nos seus olhos eu vi
Nascer o amor que sinto
O sentimento que passou a existir
Quando me encantei com o sorriso
Singelo que você não esconde.
No suave horizonte do meu ser,
Surge um poema que anseia nascer,
Versos de amor que fluem sem fim,
Preenchendo o espaço dentro de mim.
É a melodia do coração apaixonado,
Que canta em segredo, em cada estado,
Palavras doces que bailam no ar,
Revelando o amor que não pode calar.
Teus olhos são estrelas que brilham intensas,
Refletindo o amor em todas as suas crenças,
Teu sorriso ilumina meu mundo vazio,
Transformando-o em um paraíso tão belo e macio.
Teus lábios, suaves como pétalas de rosa,
Despertam em mim uma paixão formosa,
E em cada beijo, sinto o fogo a arder,
Como uma chama eterna que não pode morrer.
Teu toque, uma carícia suave e delicada,
Desperta em meu corpo uma dança encantada,
Caminhamos juntos por trilhas de prazer,
Em um abraço apertado, o tempo parece perder.
E assim, nesse infinito abraço de ternura,
Nos entregamos à paixão com doçura,
O amor é a força que nos une e conduz,
Em um eterno poema, somos apenas nós dois.
Que esse sentimento nos guie a cada dia,
Que nos transforme, nos renove e nos guia,
Que o poema de amor seja nosso lema,
E que ele floresça em cada nova trama.
Que sejamos eternos, assim como o amor,
E que esse poema jamais perca seu fulgor,
Juntos, construímos nossa história de encanto,
Nos versos desse poema que é nosso manto.
Hoje acordei muito cedo, muito cedo.
Pude ver a quietude da madrugada e o nascer do sol.
O orvalho caindo das folhas da árvore e um casal de gatos namorando no telhado. Hoje acordei muito cedo, muito cedo.
Respirei o ar ainda puro, conversei com Deus e tomei um café reforçado.
As pessoas começaram a sair de suas casas para ir trabalhar.
Os cachorros também acordaram e começaram uma sinfonia de latidos.
Uma fileira de pequenas formigas subiu na parede e começou sua jornada diária. É cedo e posso ver todas essas coisas porque acordei cedo, muito cedo. Descobri que o tempo passa tão rápido que as pessoas que dormem demais não conseguem ver o dia passar.
Então eu quero te dar um conselho: levante cedo pelo menos uma vez e observe cada detalhe deste maravilhoso dia que se inicia.
