Poemas sobre a Língua Portuguesa

Cerca de 171 poemas sobre a Língua Portuguesa

Os eletrônicos pedagógicos da escola são armadilhas, além de velhos e ultrapassados, ainda todo mundo mexe irresponsavelmente, embora bem intencionado ou não. Eu queria fazer uma aula diferente, exigida pelo planejamento da coordenadora, queimei a fonte do computador, tentando que lesse meu pendrive; desloquei-o para tomada 220v da sala ideal e alguém o usara em 110v como eu ia adivinhar que tinha de mudar a chave? Sou apenas um professor de Língua Portuguesa!

Inserida por Kllawdessy

Aborto: esse assunto dividam tantas opiniões que nem os verbos concordarem com o sujeito da frase.

Inserida por tiagobezerra

Não façam farofa de Machado... pois sua genialidade está justamente na linguagem e na sua crítica sagaz! Deixem o Machado de Assis em paz!

Inserida por palcodasflores

Uma língua não morre enquanto houver um falante. É por isso que o português jamais morrerá. Atravessou séculos, continentes, oceanos e permanece forte como o cobre.

Inserida por butterflysacred

Outra coisa que me amedronta mesmo é quando eu falo que o aluno fulano de tal é um péssimo aluno, desrespeitador e desvalorizador da escola, e a minha colega professora diz: — "Pois comigo ele é ótimo"!
A escola é uma, os alunos são os mesmos; minha aula de Língua Portuguesa é tão sem admiração tanto quanto as de matemática, percebo pelos resultados.

Inserida por Kllawdessy

⁠Profetizo com certa tristeza o fim dos literatos, pois quem restará para entender seu linguajar prolixo, as nuances de suas minuciosas descrições de fatos ou personagens, a sutileza dos temas, a profundidade do enunciado.

Inserida por cariocasumare

Se eu ficar sozinha demais procurarei o nosso Consulado. Para rever brasileiros e poder de novo usar a nossa difícil língua. Difícil mas fascinante. Sobretudo para se escrever. Asseguro-vos que não é fácil escrever em português: é uma língua pouco trabalhada pelo pensamento e o resultado é pouca maleabilidade para exprimir os delicados estados do ser humano.

Clarice Lispector
A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Nota: Trecho da crônica Minha próxima e excitante viagem pelo mundo.

...Mais
Inserida por pensador

⁠A burocracia começa pelo idioma complicado. Se já é difícil falar a própria língua, imagine então o resto. Português é burocrático.

Inserida por reconceituando

⁠As mentiras simples são as mais difíceis, curiosamente. As grandes parecem rolar da nossa língua.

Sejamos senhores da nossa língua para não sermos escravos das nossas palavras . Palavras maliciosas jogadas ao vento podem transformar-se em navalhas afiadas , prejudicar o outro e ou voltar contra nós mesmos.
Profª Lourdes Duarte

Inserida por lourdesduarte

Somos essencialmente o que falamos e pensamos, cuidemos bem de nossa língua, ou é melhor
Ficarmos calados. (J.Edson)

Inserida por edsonjose

Nossa língua é umas das melhores armas do inimigo, quando não controlamos sai coisas que nos faz se arrepender depois, Porem a palavra lançada é como uma flecha, depois de lançada não volta a trás mas o perdão é o escudo que salva o alvo e o lançador!

Inserida por jcsalabert

Porque quando o sentimento é verdadeiro ele nunca acaba! '..Só a gente entende a nossa lingua, só a gente entende o nosso dialeto, só a gente acende a chama viva, só a gente ama assim com tanto afeto.

Inserida por mandinhafranklin

A existência é um significado com muliplos sentidos. Possui muita semântica em nossa lingua portuguesa. Existir para mim vai além do + infinito e a menos do - infinito. Eu existo para fazer diferença no meu mundo. No meu campo de ação, percebo minha existência em vários ângulos, porém não consigo deixar de tentar me transforma a cada segundo, minuto, hora e dia..., de modificar e transformar meu ser em algo bom para a humanidade que me cerca...

Inserida por Saiba

Podem nos chamar de loucos mas se a nossa música não tem letra há uma razão. Nossa língua é única e verdadeiramente universal. Não fala de amores amargurados. Não se trata de um samba carregado de tristeza. Não expressa sonhos e aspiraçoes profunda. Nada disso! Então entenda... Nossa música não tem letra porque deixa soar e se propagar unicamente o presente, aquele presente livre de aflições, egoísmo, posse. Se tudo que podemos viver é o segundo imediato como fazem os recém natos ainda aprendendo a estabelecer conexoes simpáticas. Estamos livres, puros e felizes! É essa música que voce julga sem sentido? Será que somos nós os loucos? Nós, que na nossa tribo, em nossa meditação vara as madrugadas e permite céus que mudem de cor.

Inserida por Renatinho

Nossa língua é feita disso: de lambidas e palavras.De papilas e desejos. É a vida.

Inserida por BrisaFeliz

Deus deixou nossa língua dentro da boca talvez para pensarmos antes que ela falasse, mas muitas pessoas insiste em solta-la, para falar antes de pensar.

Inserida por celebres

Nossa mente guarda informações memórias passadas lembranças boas e ruins.Nossa língua seria um mimeógrafo q lança a imaginação

Inserida por Cacio01

Deus ouve os desejos do nosso coração, mas ouve também o que nossa língua sentencia.

Inserida por SebastianStriquer

O que nos destingüe de outros países é a originalidade da nossa língua oriunda

Inserida por renatosouzaamaro