Poemas dia da árvore

Cerca de 2592 poemas dia da árvore

ÁRVORE DA VIDA

Ah... Árvore onde me abrigo...
Tua sombra me acalma.
Deito-me aos pés do teu tronco,
Segura pelas tuas raízes profundas
Que confronta minhas superficialidades,
E me firma na Rocha que é mais elevada do que eu.
E me segura firme, forte.
Me guarda das tempestades violentas
E sustenta minha alma menina.
Ah... Árvore preferida...
Não te troco por nada!
De ti bebo do puro mél...
Tuas fontes divinas renovam minhas finitudes,
E eu me eternizo em ti,
No meio do jardim.

Inserida por gianna_cardoso

DESMANCHANDO OS NÓS
Cada qual com o seu nó,
Cada árvore, o seu cipó.
Alegria de Filó,
Ao sair do xilindró.

Aprisionado das ideias,
Velhos lobos em alcateias.
É João, Maria e Miquéias,
Francisco, Dirceu e Oséias.

Confúcio confuso,
Corrupção difusa.
Juízo perdeu juízo,
A política usa e abusa.

O nó tá apertado,
Por cima, por baixo e de lado.
Mas o Moro dá o recado,
Rato julgado, fichado e condenado.

A vergonha envergonha,
De tamanha safadeza.
É o macho que morde a fronha,
Homem público perdeu destreza.

No fim do túnel ainda há luz,
É um novo cristal que reluz.
Um novo tempo se reproduz,
É o amor, é a paz. É Jesus que morreu na Cruz.
Élcio José Martins

Inserida por elciojosemartins

ÁRVORE

Amor e paixão, árvore frondosa que por
seu tronco recebe a seiva da vida
e a distribui a cada galho,a cada folha,
espalhados em toda direção.

Com o passar do tempo,dela são tiradas
mudas e plantadas de coração em coração.
Dessa forma amor e paixão se espalham
por todos os lugares.

Em minha vida és a folha do amor,delicada
e linda.
Eu, o galho aonde ficas, de tudo faço e farei,
para que o vento de uma fatalidade, não te leve.

Seguro-te e prendo, és minha, te quero aonde estás.
Se em uma malfadada sorte, alguém te tirar tente,
ou que o galho quebre, juntos então teremos o
mesmo destino,a morte.

Roldão Aires

Membro Honorário da Academia Cabista
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E

Inserida por RoldaoAires

A metáfora é uma semente
Em que se desconhece o código
Da potencialidade da árvore cativa

Inserida por fernando_r_luis

JANELA

De minha janela
vejo a velha árvore
que chove folhas
amarelo-ouro
quando o vento
abraça seus galhos
enquanto desenho
nuvens azuis
ouvindo o triste
lamento da cigarra.

De minha janela
te procuro nas luas
nas flores do jardim
nos livros, nas canções
nas ondas verdes do mar.
Lembranças soltas
nos poemas que escreveu
no sorriso que deixou
no perfume que ficou
na saudade que restou!

Verluci Almeida

Inserida por VERLUCI

O FIRMADO

Que vejam as sombras dos mistérios...
O meu corpo firme ao truncado,
À árvore do destino... Magistérios!
— Folhagem que poupara meu pecado...

Que vejam ondas espumadas... — O ateu,
Que se banha de fortuna, que falece,
Quê aos mares, resoluto, de apogeu,
Repousa o firmado indulto duma prece!

Crepúsculos d’ouro, à terra de fulgor...
Que vejam entre as montanhas o porvir
Dum incrédulo nefário de acalanto...

Que vejam novas graças de esplendor,
Duma face celeste e dum sorrir...
— A mesma cruz em que deliro e canto!

Inserida por acessorialpoeta

OUTONO

uma velha árvore
chove folhas
vermelho e ouro
quando o vento
abraça seus galhos
enquanto desenho
nuvens azuis
ouvindo o triste
lamento da cigarra.

®Verluci Almeida
221106

Inserida por VERLUCI

Não olhe para uma árvore artificial e deseje ser como ela,pois esta jamais dará frutos!
Nós somos uma árvore natural,linda,vistosa que dá muitos frutos!
somos plantação do Senhor!

Inserida por Tcheco

Pode um pé de pitombeira dar jaca? Rs
Pode bons frutos sair de uma árvore ruim?
Pode um rio doce jorrar águas salgadas?
Engraçado que a gente sempre dá um jeitinho para justificar as nossas teorias para não aceitar o óbvio e reconhecer o quanto fomos enganados, porque ser enganado dói, fere o nosso orgulho e intelecto. (risos)
Daí podemos ficar naquela situação, nem quente e nem frio, apenas morno. E não é bom que seja assim.
Prefiro a verdade que dói, que fere o meu orgulho, meu intelecto e meu conhecimento do que a mentira que satisfaz por hora, que preenche o meu ego e mantém o meu orgulho.
Mas esta foi a minha decisão. Cada um que sabe de si.

Inserida por Tcheco

6 de setembro de 2013

.



Irmão é fruto da mesma árvore,
amigo é semente que plantamos em outros campos..Então, irmão tb o é..
Aos meus irmãos de sangue e meus irmãos de estrada...Nosso dia foi ontem, é hoje e será até quando existir emoção pra compartilhar ! E que brotem novas camaradagens e que esta fidelidade seja renovada a cada dificuldade, a cada risada e a cada aventura que virá.

Inserida por patriciafil

Quando o Senhor Jesus falou “Pelo fruto conhecereis a árvore”, dentro do contexto Ele apontou a raiz dos frutos ruins, que é o coração humano. (Mateus 12.33-35) Perceba:
Esse coração é símbolo das emoções humanas; é o depósito de sentimentos e detritos emocionais
O coração não pensa; faz o que não é inteligente
O coração não quer saber das razões, mas apenas das emoções
É no coração que nascem os pecados conhecidos como “capitais”, quer dizer, os pecados mais nocivos e perigosos — porque dão a luz a outros pecados. Aí é que estão as raízes principais e mais profundas de todos os problemas.

Inserida por Tcheco

Todo o ser é ser , uma
habitação, perdida atmosfera
árvore à sombra de um outro mundo.

Inserida por CordeiroClaudio

Ele se sentava embaixo daquela arvore
E pensava na vida
Imaginava uma vida diferente
Onde ela não tivesse ido embora

Agora só havia sobrado ele e seus arrependimentos
Olhava para o céu e lembrava do sorriso dela
Cada casal que passava
Fazia ele lembrar do tempo que era feliz

As vezes ele imaginava como ela era agora
E onde ela estava
Imaginava aquele lindo sorriso
Talvez o sorriso estivesse agora enfeitado com rugas

Mas ele não se importava
Só queria ver aquele sorriso novamente
Havia se passado tanto tempo
E aquele sorriso era a mais bela obra de arte

Lembrava de todas as brincadeiras
De todos aqueles momentos
Até as brigas pareciam maravilhosas
Depois delas, ele sempre via seu sorriso favorito

Agora tudo era lembrança
Lembranças de uma época feliz
E sua obra de arte favorita agora
Era só uma imagem em sua cabeça

Inserida por gustavoalbuquerque

JABÁ

Na árvore altaneira está a Jabá
Bico branco e olho azul cantam as Jabás
Enquanto os homens vestindo Jabás
Nos varais prepara o seu saboroso Jabá
Não serve para gaiola a linda Jabá
Nem muito menos para alimento serve a Jabá
Mas o homem vestido de Jabá
Comendo o seu saboroso Jabá
Esta acabando com a bela Jabá
Mata a floresta morada da Jabá
Para criar gado para fazer mais Jabá
E o território necessário da Jabá
Esta menor que um prato de Jabá
Daqui a pouco lembraremos só do Jabá
Afinal atualmente poucos conhecem a Jabá.
Salvem as gralhas Jabás
Salvem a morada das Jabás

André Zanarella 10-08-2012

Jabá (ioruba jàbàjábá) 1 Carne seca.
2 V charque.
3 Roupa de casimira surrada.
4 gír Comida de quartel.
5 gír V jabaculê.
6 sf Ornit Gralha, sinonimo japu.
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/4377033

Inserida por AndreZanarella

Quando era pequena ser feliz não precisava de muito.
Um sol, uma arvore com fruto, uma casa e um jardim já era tudo.

Viver com os bichos, veterinária queria ser
Brincava com caramujos, olhava eles subir e descer.

Perguntaram uma vez "o que é ser feliz pra você?"
Eu com 6 anos de idade respondi: Ser tudo que quiser ser.

Aquele tempo eu só queria ver desenho, pular corda, brincar de pega- pega e de se esconder.

Mal eu sabia que ser Feliz era aquele tempo, dormir tranquila, acordar sem tempo a perder.

Agora a tristeza é cair na realidade, saber que ser feliz não é apenas na vontade, é acordar disposta a conquistar, lutar pelo o que quer sem desanimar.

Ser feliz não é só um sorriso mostrar,
é todo dia criança me tornar
Dizer adeus aos medos
e brincar até o dia acabar.

Inserida por vivianeduartealves

A árvore dos segredos...
Era uma árvore feliz
até que foi descoberta
lá no meio da floresta
bem distante de tudo.
Um andarilho que ali passava,
contou um segredo para ela
e pediu para ser bem guardado
lá no alto dos seus galhos.
Seus amigos também vieram
e para ela, segredaram,
dizendo que nela confiavam.
Foi assim durantes anos,
mas seus galhos já envelhecidos
e cansados do peso acumulado,
foram despencando
e o que estava bem guardado
caiu nas mãos do vento.
Ele que entra em qualquer canto
foi deixando um pouco de pranto
por onde quer que passasse.
Todos se indignaram
acusando a velha árvore
de traí-los sem motivos
e deixando que seus segredos
se espalhassem sem que soubessem
para onde teriam ido.
Ela então resolveu falar
e um segredo revelar.
Quando alguém
tiver algo para esconder,
guarde, no melhor lugar que há.
É dentro do coração
onde ninguém pode entrar
se fechar bem a porta
e depois, cadear.

Inserida por erotildesvittoria

Boas lembranças...

Toda as vezes que vejo a imagem de uma árvore frutífera, volto um pedaço do caminho e vou até lá, no quintal de casa onde estavam aquelas frutas coloridas, perfumadas e carregadas de boas recordações.

Aquele pé de maçã, parecia atrair o que havia de melhor por lá e dois balanços, ficaram pendurados nele por muitos anos.

Quando chegava a época da floração, as abelhas vinham e tínhamos que correr, isso era uma desculpa frequente para pular no rio, contar mil histórias e explicar o motivo da roupa molhada.

De lá, ficávamos imaginando como sair da água e atravessar o pasto sem chamar a atenção da estrela. Era uma vaca meio selvagem. Não gostava de crianças

Eu até chorei, mas foram tantas lágrimas de boas gargalhadas quando criança que fico imaginando porque chorava.

Numa noite de Natal, ela correu atrás do Papai Noel, ou São Nicolau, como chamávamos.
Ele pulou por cima da grade da varanda da casa e todos os presentes que trazia, voaram pela sala e sua longa barba branca, caiu.

Que decepção, era por isso que nosso pai sumia todas as vezes que São Nicolau chegava.

Desde então, o Natal ficou diferente, mas até hoje, por qualquer motivo, continuamos a dar boas risadas.

Inserida por erotildesvittoria

A ÁRVORE TORTA

Um dia, diante de uma velha árvore torta, vergada pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua casa para aquele discípulo que conseguisse vê-la na posição correta.
Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como seria enxergar a árvore na posição correta?
A mesma era tão torta que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista.
Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou ao povo ansioso que para ver aquela árvore em sua posição correta seria vê-la como uma árvore torta. Só isso!
Temos em nós, esse jeito, essa mania de querer "consertar" as coisas, as pessoas e tudo o mais de acordo com a nossa visão pessoal.
Quando olhamos para uma árvore torta é extremamente importante enxergá-la como uma árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é.
Se você tentar "endireitar" a velha árvore torta ela vai rachar e morrer...por isso é fundamental aceitá-la como ela é.
Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado.
Tente , pelo menos tente, ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser, ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor.
O torto pode ser a melhor forma de uma árvore crescer!
E para terminar, olhe para você mesmo com os "olhos de ver" e enxergue as possibilidades, as coisas que você ainda pode fazer e não fez!
Pode ser que a sua árvore seja torta aos olhos das outras pessoas, mas pode ser a mais frutífera, a mais florida e perfumada da região, e isso não depende de mais ninguém para acontecer, depende só de você.
Pense nisso...

Inserida por RivaAlmeida

Espero um dia encontrar uma árvore baixa e bem verde;
Folhas e grama no chão;
O céu azul claro, mas com uma iluminação aconchegante;
O cheiro de jasmim nos conduzindo.
Dois corações vermelhos e que batem;
Dois pares de olhos penetrantes;
E o doce que mais gostamos.
Vai ser a nossa festa.
É o jeito de comemorarmos..
O lenço vermelho na minha cabeça vai se transformar num vestido longo.
Sabe aquele quadro que nos desenharam?
Aquela imagem no espelho?
Aquela fotografia que tiramos em preto e branco?
Vão ser eternizados nos meus sonhos!

Inserida por CarolineTelles

A ARVORE CAPITALISTA
A árvore capitalista em terra fértil asfalto.
Tem troncos de madeira política, roubo.
Galhos grossos, de classe media alta vaidade.
Galhos finos de sacrifício e tráfico.
Com frutos, que são as nossas atitudes.
De sabor: violento e vaidoso cítrico.
Frutificando o ano inteiro
Com efeito daquela fruta mordida.
Nutridos pela raiz de todo mal.
O dinheiro.

Inserida por clarique07