Poemas dia da árvore

Cerca de 2592 poemas dia da árvore

O que realmente precisamos

Feliz é o homem que encontra sabedoria. . . . Ela é uma árvore da vida para quem a segura. - Provérbios 3:13 , 18

Escritura de hoje : Provérbios 3: 13-26

Em um comentário cortante, um filósofo disse de outro que ele era “o maior dos pensadores e o mais mesquinho dos homens”. Admiramos indivíduos de alta inteligência, mas certamente não queremos que essa afirmação seja dita sobre nós.

Melhor de longe ser uma pessoa comum que, pela graça de Deus, reflete o caráter de Cristo. Melhor não ser um gigante mental espiritualmente mesquinho.

Inteligência e conhecimento são dons de Deus, e podemos admirá-los. Mas devemos lembrar que um bom coração e caráter divino devem ser mais desejados do que poder cerebral, e que o amor é o mais louvável dos dons ( 1 Coríntios 13:13 ).

Embora possamos respeitar os amigos que são abençoados com mentes afiadas, sabemos que a sabedoria do Senhor é o que realmente precisamos. Em Provérbios 2-3 , somos instruídos a procurar a sabedoria como tesouros escondidos e a perceber que é mais valioso do que prata, ouro ou rubis (2: 4; 3: 14-15). A sabedoria é chamada de "árvore da vida", que é uma maneira simbólica de descrever as bênçãos de estar em um relacionamento correto com Deus (3:18). Uma pessoa sábia pode andar pela vida com confiança, assegurada da aprovação do Senhor (v.26).

Sabedoria - é disso que realmente precisamos.

Refletir e orar
As bênçãos do Senhor são conhecidas
por aqueles que obedecem;
Sua sabedoria, verdade e amor são mostrados
a todos que escolhem o Seu caminho. -D. De Haan

Você pode adquirir conhecimento por conta própria, mas a sabedoria vem de Deus. Vernon Grounds

Inserida por 2019paodiario

⁠Vento
É de tarde, o céu azul nem a mancha de uma
nuvem se nota.
Os galhos da árvore parecem com as folhas
conversarem.
Ao pé da árvore, as crianças brincam, e os
adultos amigavelmente conversam.
Do horizonte tão calmo, começa vir um vento
suave, e traz consigo uma brisa.
Brisa que aos poucos transforma-se em vendaval
forte, e a impressão que se tem é a de que
forças muitas o sopram com fúria, com a intenção
de limpar ou destruir.
A árvore estática em seu lugar esta, e sua conversa
com as folhas, e as suas vizinhas, cessa.
A impressão que se tem é de que o assunto entre elas
era confidencial, para que fosse interrompido tão
bruscamente, então as folhas são derrubadas ao chão.
Redobra o vento em sua força e raiva, enverga a
árvore, e se espalha pela planície.
Como veio, ele foi, deixando desolação e dor.
Essa força é estranha, o homem não a vê, mas sente.
Quem do vento, será o senhor?
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U B E

Inserida por RoldaoAires

Tesouro enterrado

⁠As pessoas acham que o melhor da árvore são seus frutos, Mas estão enganados, o melhor da árvore são suas raízes, ninguem, as vê, ninguém presta atenção, ninguém lhe da valor, mais elas estão lá como um tesouro enterrado. Pronto pra dá sustentabilidade a copa formosa.


H.s

Inserida por ConselheiroHs

⁠VIAJANDO ...
Queria dormir embaixo da árvore,
Sonhar que cai no buraco,
Chegar ao País da Maravilhas,
Conhecer o coelho apressado,
Com o relógio de bolso,
Conversar com a Rainha de Copas,
Ver o sorriso do gato,
Com aqueles imensos olhos verdes,
Queria ser Dóroti,
Dançar com o homem de lata,
Ver espantalho que fala,
Ser amiga do leão,
Queria ser a Bela,
Conhecer a Fera,
Dançar lindamente com a Fera,
Transformada em príncipe,
Queria ser a bruxa Circe, transformar homens em feras,
Todos ficarem em meu poder,
Queria ser Cinderela,
Dançar com o príncipe,
Voltar apressada na carruagem de abóbora,
Queria ser Branca de Neve,
Não comeria a maçã envenenada,
Queria ser Rapunzel,
Jogar as tranças para meu príncipe,
Queria ser Julieta, e não morrer por Romeu,
Viver felizes para sempre,
Queria ser Sininho,
Voar com Peter Pan,
Jogar o pó mágico de Pirlimpimpim,
Todas as pessoas saírem voando,
Queria viver no mundo dos contos,
Ser fada, bruxa, princesa, rainha, sereia...
Mas sou ALICE com maestria,
No interior da minha poesia...

Em cada peito renasce
uma esperança numa incerteza
como uma árvore que nasce
para dar sombra a uma tristeza.

Em cada ramo que envelhece
se vai uma vida pra não mais voltar
como um sorriso que aparece
numa nova semente a brotar.

Em cada galho que apodrece
uma incerteza de um novo dia
ou uma alegria que já padece
ao ver o seu fruto sem companhia.

Olhe um pouco a sua sombra
e tente sentir o que seria a vida sem você
você vive e não se assombra
existe uma fé, um novo florescer.

Em cada sombra um sinal de vida
em cada pássaro, uma liberdade
numa folha seca uma esperança perdida
ou o plantar de uma saudade.

Inserida por RobsonRuas

Se afago a madeira,
afago a árvore.

A floresta persiste
em cada móvel.

Mesas, cadeiras e armários
são árvores amnésicas.

Inserida por rosaborges

A tartaruguinha entrou em um concurso pra ganhar um superprêmio que estava no topo de uma árvore. Eram muitos bichinhos, e a multidão começou a gritar:
"Vai cair, vai cair, não vai conseguir, é muito alto, tartarugas não sobem em árvores, vai cair..."
E assim, um a um, os participantes, ouvindo os gritos, olhavam pra baixo e foram caindo, mas um bichinho continuava sua subida. Escorregava e subia de novo, e a multidão dizia:
"Não falei, desce, vc não vai conseguir"
E ela se esforçava e subia de novo, e assim foi até conseguir chegar ao topo.
Pegou seu prêmio, desceu toda feliz e as pessoas perguntavam: "Como vc conseguiu? Não sabia que tartarugas não sobem em árvores?"
Ela, olhando pra eles com uma cara confusa, sinalizou que era surda.
Não entendia o que eles falavam e foi embora toda feliz com seu prêmio embaixo do braço.

Se os gritos de desânimo de outras pessoas não entrarem em nossas mentes, podemos fazer tudo.

Inserida por vandeka

Esses dias eu me lembrei daquela tarde
Pela janela o sol batia nas folhas daquela árvore
Minha cabeça tranquila
Sem nada demais na mente
E você aparecendo me cumprimentou

Lá estávamos nós brigando sem ao menos nos conhecer
E eu pensando quem é essa desconhecida metida
Eu achando que estava desagradando totalmente
E nos outros dias você aparecendo me cumprimentou



Jota Cê


-

Inserida por Nectardaflor

Meu amor é orgânico como o âmbar, que vem da resina da árvore que plantamos de sentimentos vivos. Meu amor é como o azeviche, que vem do carvão pra acender o nosso fogo. Meu amor é como a rodocrosita, que de tão macia é procurada por colecionadores e em vez de expor em museu, exponho no seu viver todos os dias. Você é minha raridade, meu tesouro ARRUDIADO de carinho.

Rebeca

-

Inserida por Nectardaflor

Encanta-me
Conta-me de um rio que já existiu,
põe de arvóre a primitiva ponte
uma corrente bravia só no estio;
o horizonte na frescura da erva
talha-o a degraus numa só pedra

Conta-me um rio
com um sol que já se viu
num céu de luz e de nuvens
tocado,manso ,frio

Conta-me um rio
onde eu fique descalço,
e os teus braços so tenham
dos meus estes abraços

Encanta-me
com seu jeito nobre
que todos as noites me emvolve;

Encanta-me
com seu sorriso,sua alegria
sua certeza, sua fé, sua cumplicidade
sua ensência...

Simplesmente...

ENCANTA-ME

Inserida por Suzzyy

Meu amor,tu sabes, te amo muito,quero que nosso amor seja como uma arvore,que venha sol chuva e nós continuemos,transmitindo toda beleza,que em nós é concedida quem venha sim lutas,dificuldades,mas que nós possamos encarar tudo de cabeça erguida confiando em deus que só ele pode nos ajudar,te amo depois de Deus mais que tudo...


meu amor minha vida !!!

Inserida por rafagarotao

Nunca te sintas em solidão... como esta árvore,

aparentemente solitária em plena imensidão,

lembra-te de que sempre haverá o sol para te abraçar e aquecer...

e mesmo após seu declínio no horizonte,

poderás contar com a companhia das estrelas,

plêiade de amigas a te acalentar desde o infinito.

Ninguém está só quando usufrui a presença das criaturas de Deus...

Inserida por zacum

Leve como o vento
Escrevo sinto-me leve e solta como uma folha que cai da árvore mas com tanta serenidade que ao cair fica intacta.
Leve a flutuante eu sou uma pequena folha de tília, que afaga e acalma...
De movimentos graciosos olhar estranho e que fascina eu seria um leopardo cruel mas belo, caminhar ondulante leveza de felino, com espinhos mas sedosa a ser for seria uma rosa, entre vasos e canteiros nos mais secretos jardins.

Filha de quatro elementos menina de pés descalços.... Terra pura magia coração da vida mãe fértil que dá estabilidade, corpo, Fogo, que aquece a alma no Ar a inspiração imaginação sonho paixão desejo de liberdade.

Na Água do mar há pura magia que acalma e seduz um lençol de luz espelho da alma purificação intuição mistério ,não vivo sem eles não vou escolher um...
Se eu fosse um sentimento seria a paixão uma emoção de puro fascínio que vence barreiras e tiras as peneiras apaga as diferenças géneros, idades , sociais.
Mas lembrei-me agora que eu não sou nada...
Sou ar sem asas, sou fogo sem brasas, sou fonte sem água, caminho sem terra, Afinal quem sou eu???
Apenas mulher...

Inserida por Divine.

Ontem me sonhei como o velho Buendia: amarrado aquela árvore enquanto os redemoinhos completavam o ciclo.

Tive medo de Garcia Marques, como antes já tivera medo de Neruda e seu amor por Matilde, e de um Vinicius de moraes encantando as paredes com os olhos da amada.

Procuro letras coladas nos livros para sentir medo de morrer e não mais ler.

Inserida por loboromantico

Procura de Mim...

Quem sabe estou no fruto no topo de uma árvore?
Quem sabe na rama bem junto a raiz?
Quem sabe nos galhos a brincar de esconde-esconde?

Quem sabe sou a semente a quase a brotar da terra?
Quem sabe as gotas de chuva... ainda nas nuvens?
Quem sabe?

Quem sabe sou a chuva que chega de mansinho...
Quem sabe sou o vento de final de tarde...
Quem sabe sou o verão que acabou de se despedir?
Quem sabe não sou nada?
Ou serei tudo?

Ainda à minha procura?
Sou tudo isso, mas se você não, e estiver
Vendo, não tem problema...
Eu estou te vendo...
Isso é o mais importante...
Sou simples...
Sou o amor.

Inserida por JADNAL

Deixe uma árvore se expandir na sua plenitude
para expressar toda sua dádiva de vida,
e assim essa energia ser expandida e disseminada.
Do contrário a energia fica retida não sendo liberada.
Assim como nós...

Se um árido deserto.
Tem uma esterilidade que assusta
e ao mesmo tempo uma beleza que extasia.
Retendo encantamentos como num paraíso,
a nos fazer pensar no fascínio da natureza
e em como ela pode ser pródiga

A natureza sempre se transforma... e nos transforma
Basta olhar-mos para termos a certeza
Da força da sua presença e em como ela atua
O segredo esta no resgate da essência da natureza
Pra aquilo que fomos criados e não ao que inventamos

Inserida por mfpoton

Embaixo dos contorcidos galhos secos
da árvore toda desnuda das folhas secas,
levadas pelo outono...
arrastadas pelos ventos...

E em um galho mais alto, uma única folha seca
reticente e presa...
Na tentativa de se manter ainda pelo pouco de verde
que ainda lhe resta na haste, prender-se...
até a chegada da primavera...

Mas, ainda temos um inverno...

Numa manhã a folha sumiu... seguindo o vento...
Cumprindo o eterno ciclo da vida...
Que a todos, tanto nos apreende...
com o inopinado...

Apenas nos entregar e nos deixar ir...
fazendo parte de todo um ciclo,
que por mais que queiramos...
chega uma hora que nos leva o tempo...

Uma senhora de 97 anos, cabelos branquinhos...
e com um sorriso de tempos...

Inserida por mfpoton

Minha inconstância

Hoje eu me sinto como uma árvore.
Surpreendida por uma leve brisa que balança as minhas folhas
e derruba as águas da chuva que teimam vir sobre minha vida.

Hoje eu me sinto com um pássaro.
Pois encontrei no ninho do teu abraço o calor que só em ti eu acho.
E essa paz de espírito que tanto foi procurada
nas nuvens do céu e na poeira da estrada.

Hoje eu me sinto como uma onda.
Chegou o dia da minha ressaca!
Ultrapasso todas as barreiras que tentam me parar
e depois da maré baixa continuo obrigada
a fazer rir a quem me faz chorar.

Hoje eu me sinto como a madrugada.
Sozinha, calada, porém sossegada.
Proporcionando a todos minha doce vigilância
enquanto muitos são acordados por pesadelos de criança.

Hoje eu me sinto como uma montanha.
Difícil de ser entendida e conquistada
porém fácil de ser vista e admirada.
Tentando elevar-me o mais alto que posso
a fim de não ser destruída e nem machucada.

Hoje eu me sinto como uma menina.
Arrumando a bagunça que fizeram em minha vida.
Desfrutando de prazeres que jamais aproveitei.
Castigando alguns brinquedos que não são os que eu brinquei.

Hoje eu me sinto como uma mulher.
Madura, experiente e preparada.
Dando conselhos de situações que fui marcada.
Amando em silêncio uma paixão atribulada.
Sentindo-me adulta, mas não realizada.

Inserida por monique.belarmino

Vontade de sentar num lugar sossegado, como um rio, embaixo de uma árvore, até mesmo numa pedra, e chorar, até tudo isso que me incomoda escorrer pelos meus olhos e livrar meu coração dessa inquietude. Vontade de saber o que é o certo ou o errado. Vontade de ter a certeza de ter tomado a decisão certa, ou então, de ainda poder voltar atrás se tomei a decisão errada!
Uma coisa é certa, eu ainda não sei e eu ainda não posso viver... mas porque?
Que sentimento é esse que me impede de seguir em frente? será o medo?
Um dia, eu li que o medo era o pior sentimento do ser humano, porque ele nos impedia de viver momentos maravilhosos, pelo simples medo de tentar...
em grande parte isso é verdade, ou melhor, é verdade em toda a sua totalidade...
Fico pensando "e se eu fosse??" "e se eu gostasse?" "e se ficasse?" e se tentasse?"
mas, aparentemente, eu vou ficar só no "e se..." pelo simples medo de tentar...
falo com o coração apertado, falo com lágrimas nos olhos, mas falo. Falo porque preciso falar... é ético, é sincero e verdadeiro da minha parte...
Mas, aprendi também, que para tudo há seu tempo. Posso ter tomado a decisão errada hoje, mas sempre existe uma nova chance amanhã e dessa vez sim, o verdadeiro destino se concretizará...

Inserida por marih.kolling

Se as "folhas da árvore" de sua vida começarem a cair, não se entregue ao desespero.
Pare por um momento,respire fundo e lembre-se
de cada detalhe delas, do seu perfume, de sua forma.
Fizeram parte de você, mas como as folhas, tudo deve
ser renovado, inclusive você.
Então fique alegre, pois sua oportunidade deve ser aproveitada.
Sua "folha" não está morrendo, está renascendo...  

Inserida por SilvanaClaudia