Coleção pessoal de jussara_marinho

1 - 20 do total de 84 pensamentos na coleção de jussara_marinho

Quando pensar em mim e sentir no peito
uma dor apertar, não chore, pois é o
meu amor tentando sobreviver...

Domingo, Junho 24, 2007

Era de tarde e eu senti saudades do seu sorriso. alguém sorria tão bonito na rua, e da janela do ônibus eu vi, e era um sorriso que me lembrou o seu. Bem que me disseram que depois de muito tempo sem falar com alguém, qualquer raiva vira saudade pura. Não tenho medo de clichês: amor realmente não basta quando duas pessoas vivem momentos diferentes. Quando o amor é de primeira, e no olhar as almas se encontram e se amam, o amor pode ser extremamente bonito, mas também frágil demais. E mais uma vez sendo comum, lhe digo que sentimentos delicados são como cristais. E, portanto, digo também que há vasos que precisam ser tratados com extrema delicadeza. E palavras rudes são tombos altos. A decepção condicionaliza o amor, que, para ser amor, há de ser incondicional. Ainda que as almas saibam que o amor é de verdade, as pessoas precisam conhecer profundamente o caráter da outra para não precisar ficar segurando o vaso o tempo inteiro. Nos amávamos, não tenho dúvidas. E, por isso - somente e o bastante - não tivemos medo de deixar o vaso sobre a mesa. E hoje quando eu olho os cacos, um deles é a janela do ônibus pela qual eu vi um sorriso que me lembrou o seu. E me deu saudades. E mais do que lembrar dos passeios que não chegaram a acontecer, as comidinhas gostosas e os desenhos que não fizemos, os seus casos de amor que você não me contou, as alegrias e as tristezas que não aumentaram ou diminuíram ao dividirmos, mais que tudo isso eu olho para os cacos e lembro de tudo que está em cada um deles. Tudo o que aconteceu e fez de mim uma pessoa melhor. Porque a alma ainda ama. Se eu tivesse cola, eu juro que tentava colar. ainda que não fosse nunca ficar igual.

Não há quem não feche os olhos ao cantar a música favorita.
Não há quem não feche os olhos ao beijar, não há quem não feche os olhos ao abraçar.
Fechamos os olhos para garantir a memória da memória.
É ali que a vida entra e perdura, naquela escuridão mínima, no avesso das pálpebras.
Concentramo-nos para segurar a dispersão, para segurar a barca ao calor do remo.
O rosto é uma estrutura perfeita do silêncio. Os cílios se mexem como pedais da memória.
Experimenta-se uma vez mais aquilo que não era possível.
Viver é boiar, recordar é nadar.

Os amigos são próprios de fases: da rua, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, da faculdade, do futebol, da poesia, do emprego, da dança, dos cursos de inglês, da capoeira, da academia, do blog. Significativos em cada etapa de formação. Não estão em nossa frente diariamente, mas estão em nossa personalidade, determinando, de modo imperceptível, as nossas atitudes.
Quantas juras foram feitas em bares a amigos, bêbados e trôpegos? Amigo é o que fica depois da ressaca. É glicose no sangue. A serenidade.

Até que a morte nos separe é muito pouco pra mim. Preciso de você por mais de uma vida.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Amor não se conjuga no passado. Ou se ama para sempre, ou nunca se amou verdadeiramente.

"Hoje, dia 10.05.2019, nosso Toquinho foi se somar às estrelinhas do céu dos cachorrinhos.Chegou em nossa vida como um meteoro, em 25.11.2002 e partiu da mesma forma, sem maiores avisos. Durante os dezesseis anos e meio de convivência , nos ofertou o incondicional amor...aquele que tudo dá, sem nada pedir em troca. Nossa felicidade era a sua; foi meu cúmplice, companheiro e protetor. Você vai fazer tanta falta, Toquinho. Aprendemos tanto com você, meu anjo. Obrigada por ter feito parte de nossa história, ao longo de todos esses anos, sempre nos inspirando a sermos pessoas melhores. Corra livre e veloz agora, meu menininho, longe das amarras desta vida terrena. Nas nossas memórias afetivas, você vai ser sempre uma doce e linda saudade. Nosso amor para sempre. Vá ser feliz! Obrigada por tudo."

"A existência e seus ciclos...Seus ritos de passagem...Uma etapa que se finda, inaugurando outra.

Mesmo diante dos abismos e espantos escondidos por entre os vãos, há que se perseverar.

Resistir, sapatear em recusa e protesto, pois sabemos o deserto existencial no qual se transforma um coração incrédulo.

Saber que podemos fazer melhor. Pois não é o viver eterna escola, da qual nunca saímos ilesos, porém melhores, mais fortes? Quiçá...Tanta coisa depende.

Buscar vislumbrar o futuro pelo olhar que crê ser a vida o eterno equilíbrio entre as lições do passado e sua aplicação no presente.

A sabedoria de evitar, bravamente, a amargura e seus inevitáveis preços.

Sentimentos-parodoxos, levando a avanços e recuos..tudo fazendo parte deste infinito carrossel: O grandioso e misterioso aprendizado.Fascinante, difícil, inevitável.

Mas, sempre recompensa, apesar de pedaços nossos, que vamos deixando pelo caminho.

Pois a vida, antes e mais importante do que qualquer outra coisa, é um presente!

Saibamos merecer, através do amor ofertado. Sem talvez, sem reservas. Apenas o mais puro e incondicional amor, norteando nosso coração, nossos passos e caminhos."

"Não adie para amanhã, para depois.
É no hoje que a vida acontece, em todo seu esplendor e beleza.
Serão sempre as melhores lembranças."

UM OUTRO OLHAR



"O que é o viver, senão a emoção sempre à flor da pele, a perene oportunidade de balanço de perdas e ganhos? E a possibilidade de mudanças, nos sendo ofertada em cada curva do caminho, a cada tropeço ou dúvida, cada desilusão?

Porém, o mais importante é a renovada chance de zerar o tempo vivido, sem esquecermos de suas lições; mudarmos posturas, sendo conduzidos pela luz do absoluto Amor, em cada gesto, cada olhar, cada decisão.

É desta matéria rara que é feita a vida: a magia da possibilidade de recomeços, nos sendo ofertada. Que percebamos esta dádiva e façamos o nosso melhor!

Que o olhar dadivoso ao outro, que a generosidade e a tolerância, que o essencial encantamento permeiem nossa estrada. Que nossos sonhos se realizem, sim...mas que cada um faça a parte que lhe compete, para que eles se tornem realidade. Não existe perfeição...o que existe é um modo possível de viver...Entre dores e conquistas, podemos escolher o desencanto ou a esperança.Temos o livre-arbítrio.

E será sempre nosso coração, nosso sentimento, o pêndulo desta balança."

**************

"Liberte-se da ostra. Ouse ser pérola."

"...Libertemos coração e mente de tudo que nos faz sofrer.... precisamos respirar... Cuidemos de nós. Busquemos as recompensas.

A natureza se ofertando em exuberante beleza, a inocência das crianças, nossos livros, grandes parceiros...

Entreguemos ao tempo mágoas e espantos. As respostas, quiçá, um dia, virão. Ou não. Faz parte. É da vida.

Consciência em paz, passos conduzidos pela intuição e pelo fundamental Amor...é o que importa.

Por mais que a existência machuque, se prestarmos atenção, ao longe, se divisam atalhos e rotas de fugas, como resgate de mudanças de postura. A claridade como caminho de reinvenção da vida!

No final das contas, a dádiva de viver é um presente inestimável.

Busquemos, então, o prumo, o voo, a catarse que possibilitem a escrita de uma história de vida que nos dignifique, nos defina e imprima sentido aos nossos dias. Façamos valer a pena. Sempre é Tempo."

"Lembre-se sempre de recorrer a um bom livro, quando buscar encontrar um amigo fiel e inestimável."

"Que o desejo de estar próximo ao outro nos leve a decretar o fim de pontes levadiças e de barreiras imotivadas, pois o Amor continua sendo a fórmula mais antiga e eficiente de quebrar todos os gelos, de abrir todas as portas, de derrubar todas as defesas." (Jussara Marinho)

"Saudemos o Novo Ano, abrindo alas a este recomeço, que se aventura em branco; terreno fértil para o exercício do nosso amor e fé; nossa ousadia, coragem e inspiração."

PAZ DA ALMA

"Não sabemos ao certo nosso real papel nesta vida, nem os caminhos que o destino nos reserva, mas, em todos os momentos, procurei estar inteira, para a paz ou para a luta. Na felicidade e na dor.

Buscando evitar a ilusória zona de conforto, tantas foram as vezes nas quais me arremessei, em voos muitos dos quais sem rede. E paguei todos os preços, sem nenhum arrependimento. Sempre ressurgi mais forte.

Uma das vantagens da maturidade talvez seja , ao final das contas, o entendimento de limites. Dos nossos limites. Não podemos tudo. A vida acontece à revelia da nossa vontade. Não falo de resignação...não, isto nunca. Falo de serenidade. Um aprendizado difícil, mas necessário para que possamos seguir.

Assim, tateando, às vezes, no escuro, entre erros e acertos, busquemos imprimir nossa marca na vida daqueles que tocamos.

A minha é a escrita, companheira inarredável. Tento uma escrita sensível, revelando a força da mulher que avança , contra qualquer maré.

Mas também de uma mulher frágil, que sempre anseia por colo e o longo abraço .

Quem me lê, lê minha alma, conhece meu espírito, pois escrevo o que sou.

Todos os dias, a roleta da vida pode nos presentear com mais uma chance de continuarmos escrevendo nossa história.

É isto que ganhamos , a cada amanhecer. Mais vida, mais oportunidades e caminhos de sabedoria.

Intensa, apaixonada em tudo que faço, tento a serenidade. Ela é tábua de salvação, quando nos percebemos nadando em águas injustas demais. É o fôlego, o oxigênio. O combustível para que possamos seguir, a despeito de qualquer desencanto.

A serenidade é alento e força que, ao final das contas, torna a vida possível."

****************

"Amor com admiração é o mais perfeito amor."

"Minha inspiração nasce da alma, sempre sedenta por se expressar. Procuro dar o meu melhor, a quem passa pelo meu caminho .
E o mundo melhor é aquele que começa dentro de nós. É aquele pelo qual garimpamos, a cada dia. Os livros, assim como a vida, apenas indicam os caminhos possíveis... a escolha tem que ser nossa.
Sou movida a paixão; em tudo que faço, estou inteira e intensa. Não concebo a vida sem Amor; o absoluto Amor que a tudo imprime sentido. Tento a Serenidade...."