Poemas de Viagem
Temporada
Todos nós estamos nesse mundo por temporada. Às vezes muito curta outras longa, então devemos aproveitar como se fosse umas férias.
Quando nos programamos pra entrar de férias, combinamos local de viajem, diversões e lugares a serem visitados, tudo fica registramos em fotos e memórias. Depois que acaba voltamos a rotina, muitas vezes tediosa, com isso esquecemos que o tempo é precioso e a vida passa tão rápido quanto as férias e quando nos damos conta já passou.
Vamos aproveitar mais nossos dias, fazendo valer cada segundo com as pessoas do trabalho, dividindo o conhecimento e crescendo sem querer derrubar o outro porque isso só traz tensão e desgosto pra vida, lembre-se que todo mundo tem seu talento.
Procure ficar muito mais tempo com sua família e amigos, isso com certeza é sua maior riqueza de vida, e nunca deixe de lado o espírito, independente da sua religião alimente sua fé, ela que te mantém disposto pra desbravar cada segundo de vida nessa deliciosa temporada aqui nesse mundão de Deus!
Viva La Vida
Carpe Dien
Bora se libertar?
Partiu conhecer as coisas que estão aí antes de nós?
Descobrir os tons e aromas...
Encantar os olhos com paisagens inesqueciveis,
Ficar bem! Ficar leve!
Dê uma chance para o seu ser aventureiro
Liberte-se do que você acredita
A vida é curta e única
Quero ser caçador de sorrisos e alegrias
Eu quero conhecer pessoas esquisitas
Dormir com um sorriso bobo
Acordar sem saber qual vai ser
Sentir o vento no rosto
Encontrar uma paixão
Fazer uma amizade
Entender o propósito
Atingir a liberdade
Cantar com meus amigos
Abraçar minha família
Ler um livro por semana
Caminhar em um parque
Olhar pra trás e sorrir
Olhar pra trás e cantar
Olhar pra trás sem arrependimento
Olhar pra frente e imaginar
Eu quero a imaginação
Fazer piadas da vida
Ouvir a história de um velho
Fazer uma fogueira
Adotar um coelho
Preparar um lanche
Estar rodeado de quem gosto
Dormir com um rosto lindo em meu peito
Chorar com uma canção
Sorrir na escuridão
Agradecer as oportunidades
Escrever um texto
Imagine uma noite de lua cheia em Marte?
Passeando de mãos dadas sobre o basalto vulcânico.
O vento elevando a poeira e deixando no ar um tom amarelo ferrugem.
Na brisa o aroma de dióxido de carbono se funde ao metano gasoso.
O final de tarde é incrível aos pés do monte Olimpo.
O olhar se perde nos 25.000 metros do nosso Everest marciano.
No céu Fobos, a lua parece um gigante,mais distante Deimos a lua parece um brilhante.
Lutamos tanto por aqui para viajarmos mais,
e conhecermos outros lugares distantes, outros países.
Porém para onde quer que possamos ir neste planeta,
isto sempre se resumirá dentro dos limites terrenos.
Nesta realidade, tudo que imaginamos dentro destes limites
se tornam irelevantes diante daquilo que realmente importa.
Perdemos muito tempo iludidos pelo fútil, deixando de lado
nossa preparação para a mais importante e definitiva das viagens.
Aquela, para a eternidade,
Todos os caminhos são finitos.
Eles levam e trazem.
O caminho a escolher, o trajeto a percorrer, se só ou
acompanhado, são decisões exclusivas do viajante.
A escuridão veio até mim, não tenho pra onde fugir, e nem conseguirei me redimir, de tudo o que fiz e o que está por vir.
Esse trecho prova minha inutilidade, vinte dois anos de idade, mente vazia, sem nenhuma utilidade, falta mentalidade, não sei talvez um pouco mais de liberdade, e seu amor cara metade não aparecerá no meio dessa calamidade, essa parece ser sua única verdade, viver sofrendo atrás de piedade.
É garoto acabou a malandragem, viva agora como um selvagem, até o término de sua viagem.
Arqueologias
Envelhecemos, e teus projetos
aos sonhos retornam.
Aquela casa de campo,
quantos iriam visitá-la?
O filho inconcebido,
como mesmo irias nomeá-lo?
A viagem à Europa,
este país, que naquele.
Envelhecemos, no entanto,
e tudo à volta rui.
A cidade irreal,
envolta em névoa, tua.
Envelhecemos, e teus sonhos
em sonhos permanecem.
Viajo pelos horizontes da vida...
Fico por vezes me perguntando...
É claro que não me excluo desse palco....
E entre as pedras desse jogo de xadrez...
É óbvio que são várias...
E entre elas...
É uma querendo devorar a outra...
E por vezes pergunto-me...
Porque...
Porque sofremos por uma dor...
Porque sofremos por uma vida...
Porque temos que ter medo do próprio temor...
Porque nos degolamos sem saber que estamos nos degolando....
Porque sofremos até por um único pedaço de pão...
Porque sofremos por aquela panela suja...
Que ao usá-la....
Temos que lavar e fazê-la dar brilho novamente...
Porque sofremos por altura...
Subimos em um prédio....
Uma vista panorâmica...
Linda e maravilhosa...
Mais quando olhamos para baixo...
Sensação louca.....
Uma tontura que muitos até desmaiam....
Um medo louco de cair...
Então...
Esse sofrimento...
Sofremos por tudo...
Até pra pagar uma conta de energia elétrica....
Que sabendo nós...
Usamos...
Mas é preciso pagar....
Sofremos por amor...
E sabendo os sábios que o amor não é sofredor....
Sofremos até por uma fotografia que foi mal tirada...
Ou por um perfume mal comprado...
Sofremos sem saber que estamos sofrendo....
Mas afinal...
O quê é preciso fazer para acabar com esse sofrimento...?
Autor:José Ricardo
Estar com você
Estar com você, pra mim...
É fazer parte de um acontecimento inédito.
É perceber que a vida é feita de bons momentos.
É sentir na pele o que o amor é capaz de causar.
Estar com você, pra mim...
É fazer parte de uma viagem maravilhosa,
sem destino e sem ter hora pra voltar.
É caminhar lado a lado com a vida
sorrindo como nunca tivesse visto
uma lágrima sequer rolar.
Estar com você, pra mim...
É fazer parte dessa história,
Onde aprendi o começo
O meio, não tenho curiosidade de saber
E desconheço totalmente o fim.
(Coletânea_Amores)
Eu fiz terapia por muitos anos. Paguei caro para os profissionais e farmacêuticos para me curar da depressão que me arrastou por muitos anos, mas foi estar sozinho, em outro ambiente, em outro país pensando sobre a minha vida e convivendo comigo mesmo que eu fui - senão curado- algo próximo disso. Rivotril e carbolithium ajudaram, mas a Alitalia ajudou mais e foi mais barata.
Viajar sozinho tem esse poder impactante de nos revelar a nós mesmos. Nos permite, como diria Nietzsche, nos tornarmos quem somos. Estar longe do que é certo e comum a mim, lança sobre as minhas idiossincrasias a luz da verdade e não é possível manter-se imóvel diante disso.
Na última viagem, a que me curou de certa forma, foi que eu entendi uma coisa: que as nossas desgraças não nos impedem de seguir a vida, de realizar nossos sonhos e de sorrir, se não deixarmos. Clichê demais, mas é verdade.
Nessa de agora, tenho sido lembrado do amor. Como alguém sequelado pela dor que de repente pensa que talvez possa sim ser amado a despeito de tudo que já passou. Eu sou constantemente lembrado que dá para ser amado através de uma família que eu agora entendo que é minha apesar de termos sobrenomes e raizes absolutamente diversas. Como não os havia visto há mais de 5 anos, tinha esquecido disso. Mas me lembrei agora e que força isso dá. Acho que é isso que é o amor: força. Força para continuar por causa dos outros, força para fazer o que for necessário para retribuir o amor que se recebe. Não sei se todos pensam assim, mas eu fui recarregado nessa última semana. E como é bom.
Hoje resolvi pegar estrada. Muito chão e muita reflexão.
Algumas notas interessantes:
1. Você exercita o direito de trazer para o cenário presente velhos retratos do passado.
2. Você compreende que, mesmo que alguns velhos fantasmas do passado continuem a assombrá-lo (a), os do presente consegue administrar e, os do futuro ainda pode exorcizar.
3. Você passa a perceber que é tão pequeno que pertence ao mundo. E não o mundo pertence a você.
Sentado na praia
sereno
apreciando a natureza
quando te vi passar
me impressionei
no seu olhar foquei
e pensei
nossa que perfeição da natureza
As curvas do seu corpo
Seu perfume com cheiro de margarida
me chamando pra uma viagem de prazer
com passagem só ida
No seu globo ocular
dei voltas que nem o mundo da
No seu sorriso branco
vou escrever nossa história
E até em outras vidas
você não vai sair da minha memória
E nas emoções que você me causa, e na ansiedade que você me oferece sem aceitar devolução, as borboletas que alugaram o meu estômago por tempo indeterminado, perdem o rumo.
Como se puxasse o meu tapete, me tirando as esperanças do amanhã, você me oferece o colo em um salto de pára-quedas.
Eu deveria confiar meu coração à você?
Embarquei nessa viagem.
Na realidade, eu embarquei na tua viagem.
Você sempre gostou de migrar e imigrar, não é?
Eu só não imaginava que existiria essa opção quando lhe ofereci o meu lar.
Peguei uma ou duas mudas de roupa e entrei no seu avião.
Não havia um aviso que sua sina era o piloto automático.
Mas, mesmo sabendo disso, a viagem é incrível!
Você me oferece um elevador no estômago, mesmo quando as borboletas escapam, depois me abraça quando caímos em queda livre assistindo o chão se aproximar, e quando abro os olhos novamente, esperando a poeira e a grama amassada, me vejo seguindo as mãos nas suas costas enquanto o horizonte desaparece na nossa frente...
Mas, olha amor, até que ponto é válido validar suas idas sem aviso e vindas sem hora marcada?
Na terra dos rebeldes em busca da liberdade, existem muitas encruzilhadas.
Diante de uma nova encruzilhada em meu caminho, me pergunto:
- Para aonde eu vou agora?
Eu penso comigo mesmo.
Se eu for para a esquerda ou por aquela estrada existe um risco de morte e destruição. Glória e sucesso. Uma vida no limite, com medo e altas aventuras.
Claro que existe a possibilidade do total fracasso.
- Mas quanto tempo ainda tenho?
Seria eu capaz de gastar todo o meu tempo... a minha eternidade na segurança de um lugar tranquilo, sem promessa de emoção?
Alguém me disse uma vez que o tempo nos persegue como um predador.
Eu prefiro não acreditar nisso.
Prefiro acreditar que o tempo é meu companheiro.
Um companheiro em minha jornada.
Ele me lembra de apreciar cada amanhecer e anoitecer antes que o dia se vá.
Não me importo com a minha viagem porque o meu destino nunca é um lugar e sim uma nova maneira de olhar as coisas.
Isso me lembra que o momento de minha partida é sempre como a chegada, mas com um olhar diferente.
Nada, nem mesmo o tempo e a direção a ser seguida, é tão importante quanto a forma como se escolhe viver a cada dia.
Todos tem o poder de escolher.
É assim como tudo começa!
E aí, para onde vai amanhã?
(Compilação JW por Adriano Oliveira)
Amante das noites e casado com a sorte,
Noivo da vida e viúvo da morte!
Campo magnético não interfere meu norte!
Dinheiro não faz de você um homem mais forte.
Carimbador Raul liberou meu passaporte.
Mas desde que eu não tenha armas em porte.
E que eu me banhe nas termas
E tem mais.
Quando eu pisar na lua não posso olhar pra trás.
Cronos me espera, pacientemente,
Diz que está doente, com pedra no rim, aparentemente.
Quando se expelir, não fique ninguém na frente.
Ele tomará para si o que nunca foi da gente.
Ai vocês verão o Deus onipotente!
Quando eu atingir a velocidade da luz,
Nessa idade, já não saberei quem me conduz,
Talvez precisarei de operação de redução de massa no SUS
Ou quem sabe já tenha assistido o filme de Jesus.
Nem um encéfalo expandido ao seu tamanho se reduz.
Velocidade de raciocínio se faz jus,
Quando você descobre o que ou quem é Deus!
Meu retorno não está marcado,
Tenho data de partida e um quarto reservado.
Cometa Halley, amanhã eu parto!
Culminante feito um infarto.
Retorno por volta do tempo errado.
Não existirá o antigo planeta azul
Ele será prateado.
Se tiver sorte e tempo será clonado.
Mas se tudo der errado,
Sobrevoarei feito gaivotas
O lugar que um dia foi habitado.
Caminho certeiro
No longo caminho da estrada
conto estrelas no céu.
Absorvo a luz, como a tinta no papel.
Noite escura, fria e só a lua ao léo
é inverno rigoroso e o caminho longo, mas prazeroso.
Sinto gosto, sinto cheiro, sinto a vida sem anseio
e foi na chegada do destino, que descobre porque veio.
É o mar, a companhia, o vinho e o palheiro. São vagas as palavras, mas o destino foi certeiro.
"Viajar é bom...
Não, viajar é muito de bom...
Não, viajar é tudo de bom...
Há, seja lá o que for,
vamos viajar... "
Bagagem de memórias
O céu está azul depois de uns dias de chuva,
o vento gelado na estrada,
Faço uma pausa na viagem,
sento no acostamento e sinto o Sol ardente na pele,
Há pensamentos congestionados e a mil por hora,
Em mero momento não sei se estou no caminho certo.
Isto não me preocupa… Não mais!
Nas pausas da longa viagem para o que não se sabe, descobri que não é o destino que importa…
mas sim o caminho que se segue e as pessoas que encontra.
Todos os viajantes que cruzei pelo caminho foram importantes,
tanto para o bem quanto para o mal.
Alguns viajaram ao meu lado, outros pegaram outra direção.
Mas todos colaboraram para o meu acervo de memórias.
Também há… aqueles que desejo cruzar nesta estrada,
pausar e trocar experiências que vivemos uma vez.
Mas por hora… me levanto e continuo seguindo essa viagem procurando mais vida para minha bagagem.
Bagagem de memórias
O céu está azul depois de uns dias de chuva,
o vento gelado na estrada,
Faço uma pausa na viagem,
sento no acostamento e sinto o Sol ardente na pele,
Há pensamentos congestionados e a mil por hora,
Em mero momento não sei se estou no caminho certo.
Isto não me preocupa… Não mais!
Nas pausas da longa viagem para o que não se sabe, descobri que não é o destino que importa…
mas sim o caminho que se segue e as pessoas que encontra.
Todos os viajantes que cruzei pelo caminho foram importantes,
tanto para o bem quanto para o mal.
Alguns viajaram ao meu lado, outros pegaram outra direção.
Mas todos colaboraram para o meu acervo de memórias.
Também há… aqueles que desejo cruzar nesta estrada,
pausar e trocar experiências que vivemos uma vez.
Mas por hora… me levanto e continuo seguindo essa viagem procurando mais vida para minha bagagem.
