Poemas de Viagem
Quer ser feliz mas não sabe que a vida não é hidromassagem
No campo das emoções é sem massagem
Não importa se é mulher ou homem
Quem não quer sentir o sabor sente fome
Ostentar o luxo distrai, estamos aqui de passagem
Quem só quer chegar não aprende com a viagem
ESPERANDO O BONDE
Aqui esperando o bonde
Para ir nem sei bem onde
Com alguém que tem bagagem
Com casacos pras friagens
Mas pergunto e não respondem
Onde é que se escondem?
Não tenho mesmo paragens
É preciso seguir viagem...
Domingos
Aos Domingos de uma qualquer semana, aprecio escrever pela noite dentro.
Talvez porque esse Domingo seja o final ou então a preparação do início de uma nova etapa.
Escrevo e descrevo imensas memórias por vir, algumas de fazer chorar e outras de rir.
Escrever é quase como fazer aquela viagem diurna de comboio inter-regional, sentado de início ao fim o mais junto da janela possível e com a cabeça encostada ao vidro de modo a abraçar silenciosamente toda aquela paisagem exterior. Paisagem essa que apenas estagna, tal e qual este corpo inerte e prostrado ao vidro da janela, quando a próxima paragem se avista.
Através dessa janela vejo e sinto o que há além de mim, curiosamente muito menos daquilo que existe dentro de mim. Esteja parado ou em movimento, ambas locomotivas dos sentidos serão sempre um ponto de partida, de paragem e chegada independentemente de termos viajado num Domingo.
Viajante
Eu nem sei o que seria
Se acaso fosse diferente
O meu passado dia-a-dia
Com aura de viajante
Rebelde e determinado
A conhecer cada lado.
Quando é preciso
Uma ponte se constrói
Seja do agora ao paraíso
Ou do vilão ao herói.
Falar é tão fácil
Discutir a teoria também
Há de ser forte e dócil
Para ir mais além.
A vida ensina todo tempo
Basta aquele melhor olhar
Até mesmo um contratempo
Tem algo a revelar
Assim fui descobrindo
Depois de atravessar...
Romper as fronteiras,
Esquecer alguns limites
Faz com que a gente
Veja novos horizontes
Repletos de outras verdades
E consequentes possibilidades.
Eu seguirei como os viajantes
Enquanto houverem caminhos restantes
A Estrada da Vida
A vida é uma estrada sem fim.
Quando uma termina,
outra começa —
como um rio que se desfaz no mar
e renasce em nuvem lá no céu.
Nascemos.
Crescemos.
Vivemos.
Aprendemos.
Caímos.
Nos levantamos.
Seguimos.
O sol nos guia em dias claros,
a esperança brilha no retrovisor.
À noite, as estrelas são faróis silenciosos,
sussurrando que não estamos sós.
Há momentos de retas longas,
tranquilas, quase monótonas.
Mas também há curvas fechadas,
acidentes de percurso, desvios.
Há paradas inesperadas,
há trechos em obras dentro de nós.
Às vezes a estrada tem mão dupla —
e encontramos quem vem ao nosso encontro.
Outras vezes, é sentido único,
e só nos resta continuar.
Existem atalhos que seduzem,
mas nem sempre levam ao que buscamos.
Há buracos.
Há placas confusas.
Há dias de neblina
em que não se enxerga o próximo passo.
Mas seguimos.
Porque dentro de nós mora um motor —
feito de sonhos,
de saudade,
de fé e de coragem.
A estrada passa por vales e montanhas,
por desertos e florestas.
Cruza pontes invisíveis
entre o que somos e o que seremos.
E quando pensamos que acabou,
que não há mais chão,
um novo caminho se abre,
como quem diz:
“Continue. Ainda não é o fim.”
E então compreendemos:
não é o destino que importa,
mas o que vivemos no caminho —
os encontros, os olhares, os aprendizados,
os abraços à beira da estrada,
os silêncios que também ensinam.
No fim, a estrada da vida
nos leva a um só lugar:
à própria viagem.
Ao olhar do vidro avanço
o tempo nesse receptáculo.
Escoa uma areia fina
de seu corpo esguio.
A chuva cor de palha
vem de céus afunilados.
A miséria a conta gota nunca cessa,
caí de grão a grão.
Na cabeça os grânulos da areia
do tempo desgastam a fé e os fios.
Aqui não há futuro
tudo é agora ou tudo já se foi.
Estrela
Ah,
como são belos esses fragmentos de luz própria
que insistem em brilhar mesmo já findos há muito.
Estrela,
enganas o tempo,
este que a tudo destrói menos teu brilho.
Tu,
luzeiro meu,
tal qual tapete celeste,
és aquilo que termina, mas em mim nunca acaba.
A alma é como a corredeira dum rio.
Não para, se tentar construir um dique, a perderá. E sem alma só nos resta zumbizar.
A alma precisa de espaço, pra sempre mudar de lugar.
A alma não tem raízes, nacionalidade, precisa viajar para se encontrar.
"A vida é muito corrida,
quem deseja realmente viver
precisa de algo para se prender.
E só existem três coisas que tem esse poder;
A natureza, a poesia e VOCÊ".
É verdade que a maior lição na vida é:
“a vida é um sopro e as amizades verdadeiras são raras.”
Com o tempo aprendemos e reconhecemos os sinais, assim podemos selecionar quem nos faz bem!
#bysissym
Viajante
Imerso no seu mundo de sonhos
Viajante
Preso na sua fantasia
Viajante
Cheio de planos que não se concretizarão
Viajante menino
Viajante homem
Com a retina cheia de luz e saudades
Viajante que brilha mais que o sol
Que dá mais voltas que o sol
Que tem mais histórias para contar
Que o próprio sol...
Viajante que traz em si
Toda a força, coragem e gana de viver
De um menino correndo atrás de uma pipa
Viajante que me faz lembrar
Livros que preciso ler
Coisas que preciso fazer
Palavras que tenho que aprisionar...
Viajante...
Que viagem te conhecer!
No silêncio dos pensamentos
Viajo por barulhentas avenidas
Surfo em grandes praias
Corro grandes maratonas e curo muitas feridas
Quando estou olhando pro nada
Estou pensando em tudo
E nessas milhares nenhumas viagens
Já fui de quase tudo nesse mundo
Já fui príncipe, já fui rei
Já fui um anjo, já fui inimigo
Já fui jogador de muitos times
Já dei passes a gol, e por isso tive muitos amigos
Quando estou olhando pro nada
Na verdade estou a trabalhar
Porque embora parado
Estou sempre a viajar
Este trabalho é meu "ganha pão"
Até porque, em muitas dessas viagens já fui padeiro
E em meio a muitos sonhos e viagens
Não sei em que realidade ou viagem embarcarei primeiro
ILUSÃO
Eu criei uma ilusão em minha mente...
Achei que havia um grande amor para viver com você!
Seus pequenos olhos me trouxeram felicidade,
Seu sorriso me trouxe um lindo arco íris de possibilidades após uma enorme tempestade.
Tinha certeza que você seria a imperatriz do meu reino...
Decidi escrever poemas para te mostrar como você me inspirava.
Esperei você se libertar das amarras que te prendem a uma vida desmedida de mentiras.
Mesmo dizendo o quanto você era especial, você preferiu fingir que não viu!
Idealizei novos horizontes para nós, novas possibilidades, um novo amanhecer...
Ser feliz é uma estrada sem fim, e embarcar nessa viagem rumo à felicidade ao seu lado seria incrível.
E o que me cansa e me deixa enraivecida? É você não ter dito NADA, você apenas ignorou a situação por medo.
Agora o que me resta é te esquecer e te deixar seguir seu caminho de frustação.
Hoje sigo com esse vazio de você, sem saber te perder!
Guarde bem todo o amor que te dei, porque você não encontrará outro alguém como eu.
Quando você se der conta do erro que cometeu, será tarde demais!
"The most" o máximo,
Quando fazemos parte da paisagem
E lá no nosso íntimo
Planejar sempre uma viagem,
Rumo a felicidade...
🌹🤩🌹
***
✍️...
"Aquela linda paisagem,
pousando nas cordas de um violão,
aquela canção
tocando os trilhos de um trem, e eu com alegria
de uma criança,
deixei registrado a poesia
que surgiu ali, naquela viagem nos dias da minha infância.."
***
Estrela Solitária
Cá estou eu
Como estrela solitária
entre nuvens e batel
navegando sozinha
pelos céus
içando minha velas
pelo ar
seguindo viagem a sonhar
cadê você... doce luar
para a minha vida alumiar
Karin Raphaella
Poema ao Imigrante.
Muita fome e desemprego nos assola.
Nossa pátria está por acabar.
Malas,sonhos,esperança vamos embora.
A Primeira Guerra a iniciar.
Rapidamente a maioria deseja imigrar.
Deixando sofrimento e dificuldades.
O desejo é de não mais voltar.
Viagem longa,epidemia e alegria.
Frio na barriga, medo do desconhecido.
Terra a vista, sorriso nos rostos euforia.
Vida nova alívio, lugares divinos.
Promessa,trabalho e engano.
Trabalho no campo, e onde quer que estejamos.
Belas cidades começamos a construir.
Bravos guerreiros determinados vieram a surgir,
quando a adversidade passou a perseguir.
Hoje temos orgulho de sermos seus descendentes.
Imigrantes vocês foram valentes...
Registramos nosso carinho e amor.
E agradecemos quem os guiou, nosso Senhor.
Na trilha
Na trilha da vida, sigo os passos dos estranhos, dos conhecidos e também as vezes dos familiares e amigos. Sigo em busca do explorado não explicado. Busco a surpresa do novo e do antigo. Na trilha observo as paisagens, os lugares, o jeito de ser das pessoas que passam por mim.
E assim sigo, sigo junto, sigo sozinho, sigo a minha própria trilha. Nela converso com meus instintos, minhas crenças, minhas razões incertas, meus desejos diversos, minhas vontades e teimosias.
As vezes me canso, e então paro.
Paro para descansar o corpo e a mente. Paro para pensar e desconstruir pensamentos. Revejo minha caminhada e reorganizo minha mochila. Dela retiro o que não é mais necessário e a preencho com aquilo que é importante. E então sigo, sigo com meus medos e minha coragem, com minha fé e minha esperança. Sigo para chegar lá! Lá onde poucos chegaram e muitos se perderam no caminho. Lá onde não sei como é ou como será. Mas sei que poderá ser incrível para mim se assim me permitir. Por isso sigo, sigo a trilha da vida.
Olhe o mapa
Olhe no mapa e veja a distância que estamos um do outro. Acabei de pegar um trem na sua direção, ele anda rápido, não freia nas curvas e ultrapassa neblinas com a velocidade de um relâmpago.
Olhar pelas janelas é a mesma coisa que falar com o tempo, arranca suspiros e lágrimas, tudo parece ser tão passageiro. Mais uma estação se aproxima, joguei a bússola fora, estou sendo guiado pelo coração, sinto a tua força recarregando os meus pulsos.
Acabei de atravessar um caminho cheio de montanhas russas e nevadas, agora é noite lá fora através do espelho de um lago congelado percebo um lobo solitário uivando sem parar olhando para a Lua.
É hora de organizar a bagunça restante, amanhã cedo o trem chegara ao seu destino e quando dobrarmos o mapa vamos viver de sorrisos lembrando desta viagem.
