Poema sobre Ler
VOAR
O livro fechado não tem valor.
Um livro aberto é um grande voo.
Do início ao fim você viaja...
Pouse ele na sua estante ou no armário.
Se não tiver esse veículo,
vá até uma biblioteca ou livraria.
Mas use suas asas todos os dias.
A leitura é meu cigarro
Faço minha cabeça com os livros!
Bolo a leitura,
acendo as ideias,
trago as rimas,
prendo o conhecimento.
Solto a folha em branco.
Viajo na leitura.
Seria um pretexto usar droga.
Cara, seja um leitor,
seja um peixe fora d’água.
Eu avistei uma arma
e escolhi o livro.
Vi a droga
e viajei na leitura.
Daí, virei poeta!
E estou traficando meus versos.
(Poesia do livro: Um Semeador De Poesia.)
"Não são pedras preciosas nem tesouros raros
O que se pode a outra geração deixar
Mas o poder de ter momentos caros
Na letra, que uma a uma, se ensinar
Porque em cada letrinha pequena
Está um mundo inteiro por desbravar
E aquele que souber ler
Há-de portanto saber
Cada momento da sua vida interpretar
Porque é triste demais não ter
Uma arma de luz pra consciência
E andar neste mundo a apalpar
Ser cego, e analfabeto de nascença!"
Toda a comunicação deve ser feita com tranquilidade e com segurança emocional para se obter o êxito de transmitir a sua mensagem com clareza, e no mesmo sentido escutar, observar e ler assim devem ser feitos.
Escutar, observar e ler são as urgências da convivência humana nos dias de hoje.
Escutar e observar também são formas de 'leitura", e a leitura
também é uma forma de 'escuta e de observação' nesta era de audiolivros e poeticamente podemos dizer que as pessoas são livros e também músicas diferentes nesta Humanidade.
Escutar, observar e ler devem ser feitos sob a regência do nosso silêncio interior e com a disposição de fazê-los com boa vontade.
Quando não há espaço para falar pacificamente, observar com calma e ler com concentração é melhor esperar a oportunidade ou mesmo silenciar-se para a ansiedade não tomar conta e não distorcer as informações e as intenções.
Aprender a escutar para entender melhor a mensagem e até aquilo que não se diz enquanto se fala é preciso para não criar interpretações frágeis.
Enquanto um fala o outro deve escutar sem interrupção e esperar a sua vez de falar ou mesmo encontrar a oportunidade para pedir a sua vez de falar sem a necessidade de impôr o seu ponto de vista e sem precisar elevar o tom de voz.
Observar com serenidade para interpretar melhor os fatos, porque os fatos podem se perder quando não sabemos observar e a nossa narrativa pode se fragilizar.
Ler com tranquilidade e buscar conhecimento para entender o significado das palavras e observar a mensagem nas 'entrelinhas' do texto
para buscar o entendimento preciso e a interpretação fiel da mensagem.
Quem não consegue escutar, ler e observar, não consegue interpretar, se entender, se comunicar e conviver.
"E eu, como sempre, estava completamente desligada - uma habilidade que venho, desde então, aperfeiçoando para lidar com as decepções esmagadoras ou obstáculos incertos da vida."
“Eu coleciono livros da mesma forma que minhas amigas compram bolsas de grife. Às vezes, só gosto de saber que os tenho e lê-los de fato não vem ao caso. Não que eu não termine lendo-os todos, um por um. Eu os leio. Mas o mero ato de comprá-los me deixa alegre – o mundo é mais promissor, mais satisfatório. É difícil explicar, mas eu me sinto, de alguma forma, mais otimista. A totalidade do ato simplesmente me faz feliz.”
Um analisando é um sujeito que escolheu o sentido. Entrando na transferência e dirigindo-se a um psicanalista, um analisando luta por si próprio. Luta pela causa de seus sintomas.
Quando o dever de ler acaba e, mesmo assim, o hábito da leitura segue, você acaba de descobrir o prazer de ler.
“Nem tudo
que se come faz bem,mesmo sendo gostoso e,nem tudo que se ler faz bem,mesmo sendo prazeroso.”
"O amor pela leitura é a chama que ilumina as páginas da alma, enriquecendo a mente com tesouros que nunca se esgotam."
Basta me olhar assim, basta morrer de rir comigo. Basta me ler, me decifrar, ser intenso nesse minuto!
Podemos ler todos os livros que quisermos, conhecermos vários lugares diferentes, termos uma série de sensações variadas, mas se não compartilharmos isso com alguém, estamos vivendo em solidão. Dividir espaço com outro, é difícil. Mas não se consegue viver sem tocar, sentir, ouvir, compartilhar ideias, emoções e sentimentos.
Ler um bom livro é usufruir de uma palestra particular ministrada por alguém bem mais culto que você.
Chega certa idade que ler o Kama Sutra é assim como um diabético folhear um livro de receita de doces: é comer com os olhos e lamber com a testa.
Queria agora poder ler teu pensamento. Saber se também pensa em mim quando deita, se perde o sono lembrando de nós. Queria por um instante decifrar teus segredos, descobrir qual o seu medo, e romper as barreiras invisíveis que estão nos vencendo. Queria apenas uma certeza sua, saber se o mesmo ocorre com você, se quando menos espera sou eu que domino teu pensamento, assim como, é em você que o tempo todo eu penso. Queria poder segurar sua mão agora, olhar em teus olhos e repetir aquelas palavras que eu falava e que também se encontram naquelas cartas que para você escrevi, falar novamente que para todo o sempre eu te amaria. Preciso saber se seu coração também cumpriu a promessa. Preciso de novo da sua presença, preciso bater à sua porta e com um sorriso entrar em seu coração, onde deixei a melhor parte da minha história. Preciso de você, daqueles sorrisos que dávamos. Preciso do seu cheiro, do seu toque, preciso entender o que nos impede de viver, viver aquilo que o silêncio trouxe e o próprio silêncio levou. Quero, preciso e não adianta mudar as rotas, os caminhos, sem você não me sinto vivo, vem volta comigo, deixa eu ser de novo seu abrigo.
Acho que cansei de ler lamentos, amores passados que aterrorizaram a vida, frustraram os sonhos e etc. Dizem por aí que lembrar é viver de novo, então pra que ficar remoendo o que não faz bem? Pra que sofrer tudo de novo? Chega de criar rituais masoquistas. É tempo de deixar pra trás o que não foi, e o que foi tão ruim. É tempo de DESISTIR de SOFRER. É tempo de AVANÇAR! É tempo de AMAR de novo, de ACREDITAR de novo, de ESPERANÇAR de novo, sempre.
Mas também passarinho é uma virgula pontuando o céu. Eu ensaiava ler as perguntas que preenchiam o azul vazio nos pássaros virgulavam. Descobri ser uma língua estrangeira a voz dos pássaros, e embaraçava-me. Então, subvertia respostas para tapear meu desconsolo. Não ter resposta é confirmar-se ausente. Viver exige perguntas e eu, mudo, não sabia responder.
- Relacionados
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
- Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros
- Poemas sobre a natureza para ler e se reconectar com o mundo
- Mensagens para o Dia das Mães para ler na missa e homenagear com fé
- Tente Ler sem Chorar
- Textos narrativos prontos para ler, copiar e se inspirar
- Frases curtas sobre leitura para quem é apaixonado por ler
