Poema da Liberdade
A tua doce liberdade,
Nunca se [ausenta
De mim,
A tua forte [presença
Em mim,
Provoca algo,
Sem fim.
Quando você vem
Para mim.
As asas do teu [ser
São só de amor,
Lindo é o teu [ser
Todo em esplendor;
Tens toda a [luz,
Que seduz sem pena,
Aquece porque é plena.
A tua lida guerreira
Dominando mares,
Desbravando terras,
Faz de mim inteira;
Vivo só de saudades,
E você com os marines,
Suspirando com mil vontades,
Que tu voltes só por mim
Celebrando mil felicidades!
A liberdade tem asas,
- ela pode voar
Ela tem asas de ouro,
À prova de desdouro.
Liberdade é um canto,
Que não há como calar,
Ela pertence ao ser humano,
Isso ninguém pode negar.
A liberdade ignora amarras,
- ela é constelação solar
Ela segue para todos os cantos
É livre para vivenciar – flutuar.
A liberdade é um mistério,
À prova de bala,
E de bomba a-tô-mica;
É beleza de gente indignada,
Que subverte a moral catatônica.
Existem pessoas que lutam
Pela liberdade,
E que depois passam a se identificar
com os seus algozes;
Assim, desse jeito, segue o triste
curso da História da [Humanidade.
A liberdade de expressão existe,
Alegre, muda, falante ou triste;
Ela é como uma rua que resiste.
A liberdade de expressão resiste
Em passos 'salsos' - ela insiste,
De tanto dançar - ela persiste.
A liberdade de expressão vive
No peito que bate altissonante,
Dono de uma fé que não desiste.
A liberdade de expressão persiste,
Ela no teu peito reside,
Sempre ela dá um jeito
- ela [sobrevive].
A liberdade de expressão reside,
No coração de quem intensamente vive;
É sinal fecundo de tudo nesta terra
- tu [construíste].
Habana: um, dois, três.
Todos querem a liberdade de uma vez.
Cuba é um nome que foi dado,
mas que não tem significado correto.
Terra de um povo que sonha ser um dia
libertado e ter um destino certo.
Habana: quatro, nove e três,
Se eu viajar para Cuba, eu fico por lá
de uma vez.
Cuba pode ter o significado de lugar
amplo ou de terra fecunda.
A alegria desse povo sobrevive na salsa
- (abunda),
A herança dos taínos está ali - ela nos inunda.
Habana: quatro, cinco, seis.
O grito de Yara ainda é escutado por todos
- existem mais de três querendo mudar
Cuba de uma só vez.
Os ventos alísios acariciam os corações,
Cuba é bela até durante a chuva e em todas as estações.
Habana: sete, oito, nove, dez.
Ainda em Cuba tem gente que acha
que tudo pode - arruinando o destino do povo nobre.
Cuba ainda há de reagir e tomar o seu
triunfal lugar de rainha do Caribe.
Sob a proteção da Virgem do Cobre,
e o mistério protetor da Santeria:
Cuba é um lindo país que com certeza,
eu para sempre viveria.
Domino com suavidade
Invado com todos carinhos
Sinto cada liberdade
Com cuidado nos caminhos
Respeito cada instante seu
E silenciosa serás meu
Tu és um Universo inteiro
A poesia de amor e recomeço
A liberdade seja aqui na Pátria
do Sabiá-Laranjeira ou em qualquer
outro lugar nem sempre assume
caminhos convencionais,
e sempre é imprescindível e cara,
Reafirmo que nos vale muito
a nossa República proclamada.
Em mim há o inevitável
e o indissolúvel neste coração
de Ipê-Amarelo em flor,
a vontade de seguir adiante
com todo o sublime meu amor.
escrevendo o perene romance.
Em mim há voto pujante
e valente no amanhã,
nas veias a cor vibrante
do Pau-Brasil em flor
para insistir nesta nossa
com todo o meu profundo
amor sem data e sem hora.
Porque o meu compromisso
é compromisso de quem
elegeu o Brasil para viver,
e também o compromisso
enraizado ancestral que
aqui Deus semeou e fez nascer.
(Se eu tivesse que escolher
nascer no Brasil,
escolheria para sempre escolher).
Algumas divagações sobre liberdade de expressão...
Esse negócio de um insistir calar a boca do outro é perigoso para todos. O nosso país é imenso. Liberdade de expressão é também questão de segurança pública e de segurança nacional. É preciso ter bom senso...
A liberdade de expressão precisa ser tocada sem banquete de egos. Se errou é só se retratar e corrigir a informação.
Se expressar sem ódio já ajuda, mesmo aquelas pessoas que não têm domínio dos instrumentos do exercício da liberdade de expressão.
Entendo por exercício de liberdade de expressão tudo aquilo que eu possa expressar que não seja mentira, que não ofenda quem não merece ser ofendido e que não convulsione a estabilidade social. Verdades podem ser ditas sem ódio, sem mentira e sem desestabilizar a ordem.
Coração quente experimentado
na liberdade de pássaro no banhado
em água muito fria e espalhado
pelo Rio Urussanga que ainda hei
de ver completamente resgatado.
O meu sutil nome é teimosia
e o meu sobrenome é insistência
tecida pelas mãos do redeiro,
assim se escreve a poesia
para afastar a dor no meu peito.
Batizada pela pesca artesanal
feita com toda a maior paciência
muito antes do raiar de qualquer dia:
a força, a oração e a resiliência
sobre as correntes do tempo.
Não para imitar a lenda,
mas por orgulho e emblema,
quando voltar a encontrar
de novo o Rio Urussanga:
quero ver a minha imagem real
refletida na água cristalina da existência.
O dono da liberdade
é o meu sonho,
A paixão e a irreverência
ninguém domina,
Da mesma maneira
os meus Versos Intimistas.
Sou nascida selvagem
como Butiás-de-vinagre,
o meu nome é liberdade,
não sou e nem serei
como você e não serei
aquilo que você deseja:
vivo a vida com lema.
Essa percepção de liberdade
que por agora te encoraja, conforta,
é 'cláusula pétrea' do ideário cristão!
Portanto, nunca permitas
que a roubem de
você!
A falta de liberdade
nem sempre é resultado
de fatores externos, opressores;
mas efeito da nossa falta
de limites;dessa incapacidade
em controlar nossos próprios instintos!
Liberdade
é o direito de usufruir de tudo aquilo
que respaldado numa honesta percepção
de nossos próprios limites,
nos permite
viver!
A prova determinante
quanto a obtenção e supremacia
de nossa estimada liberdade
encontra-se bem menos naquilo
que livres podemos fazer...
E bem mais naquilo que
somos livres para
não fazer!
Tua
liberdade,
o livre pensar
são 'cláusulas pétreas'
do ideário cristão!
Logo, nunca permitas
que os tomem
de você!
... condição obrigatória
ao pleno exercício de nossa
liberdade, advém de uma eficiente
e cirúrgica prescrição de limites;
que nos asseguremum
mínimo controle e
sanidade!
... a liberdade
tem como princípio
o desfrute incondicional
de tudo aquilo que respaldado
numa honesta percepçãodos
nossos próprios limites,
nos permite
viver!
... e sem querer
contrariar os libertários de
ocasião, confesso que a minha
liberdade, paradoxalmente, vem acompanhada dealgemas:
das sólidas algemas do
bom senso!
... condição
obrigatória ao justo
proveito de nossa liberdade,
provém de uma forçosa
prescriçãode limites que,
ao menos,nosassegurem
ummínimocontrole
e sanidade!
