Frases sobre Pão
Tempo novo!
É trabalho de sol a lua
o cuscuz, o pão e o ovo
é o calo na carne crua
na espera de algo novo
que a seca não destrua
a esperança desse povo.
O Pão de Açúcar é um cão de fila todo especial
que nunca se lembra de latir pros inimigos que transpõem a barra
e às 10 horas apaga os olhos pra dormir.
Élcio José Martins
FAMÍLIA
Família tem contorno de ilha,
De avó, de mãe e de filha.
Tem o pão e o amor que compartilha,
Tem lição e instrução de cartilha.
A família é o esteio,
É o início, o fim e o meio.
É a avó com o coração cheio,
É o avô com as brincadeiras de recreio.
Família é a razão da vida,
Calma, suave ou atrevida.
É só perdão mesmo em bola dividida,
Só desiste dos seus, quando termina a partida.
É a rosa mesmo que o espinho doa,
É o calor mesmo ao tempo e na garoa.
Mesmo longe segue na proa,
Tem família severa e aquela que ri à toa.
Família é segurança,
É o ritmo da dança.
É a fé e a esperança,
É o sorriso e a alegria da criança.
Família é porto seguro,
É a liberdade cercada de muro.
É o verde fruto maduro,
É o amor latente, eu juro.
Família é o remédio e a cura,
É o ornamento de ternura.
É o médico que afasta o tédio.
É o lar, não importa o tamanho do prédio.
Família é a busca no aperto,
Na discórdia, no erro ou no acerto.
É a melodia do concerto,
É o símbolo que não precisa de conserto.
É a calmaria nas temidas tempestades,
É o amor no ceio das maldades.
É o entender das tenras falsidades,
É o afagar dos sonhos, dinamitando as vaidades.
Fujo, corro e escondo,
Pra mim, sou um estrondo.
Mas quando nada sai redondo,
É na família que acabo me recompondo.
Família é o astro que brilha,
É a lar recheado da mobília.
É a alegria dos pássaros cantarolando,
É raiz, é vida, É DEUS que está provando.
Élcio José Martins
Obrigado Senhor pelo pão na minha mesa
pela água quente que cai sobre minha cabeça
por uma cama e a coberta que me aquece
pela roupa que eu visto e o calçado que protege meus pés
Obrigado Senhor por da forças ao meu pai
o "super-herói" que me ensinou o errado e o certo
um verdadeiro guerreiro trabalhador e honesto
Obrigado Senhor até por me ensinar com a dor
no meu peito a saudade me assustou
foi quando perdi minha mãe que eu aprendi a da valor
Obrigado Senhor pela liberdade sobre o vício
se antes a droga me controlava
hoje eu já nao vivo mais pra isso
Obrigado Senhor por seu perdão
cada pecado que me arrependo eu sinto sua gratidão
eis que é sua pesença habitando meu coração
Obrigado Senhor por essa caneta e papel
onde escrevo meus versos pensando no troféu
meu lugar garantido ao seu lado no céu
Obrigado Senhor pelo ar que eu respiro
pela lua que clareia a noite com seu brilho
pelo sol que fornece energia a todo ser-vivo
Obrigado Senhor por sua lealdade
agora eu sei quem são meus amigos de verdade
ao meu Rei Jesus Cristo ofereço minha fidelidade
Comprar pão é um coisa que todos fazem ou já fizeram e fazirão, que aparentemente é uma ida e volta da forma mais rápida para tomar seu delicioso café. Mais existem outras formas, que nem todos fazem, ir na padaria de forma diferente. A mente tem infinitas utilidades, basta fechar os olhos minutos antes do deslocamento e fazer todo o percurso de forma imaginária, chegando no local, pegando sua senha, dando bom dia, boa tarde e noite pegando sua quantia a qual foi solicitada, agradecendo pelo feito e retornando todo o caminho, até que se abre os olhos e ver que não saiu do lugar e logo vai comprar pão.
... e ainda canta o canário.
... E segue a vida
Seguimos com ela
No pão nosso de cada dia
Nas batalhas do dia a dia
na poesia minha
sua
de cada dia...
E o tempo vai bordando em nós
Aperfeiçoando os pontos
desfazendo os nós,
misturando cores,
matizando amores...
Uma bela toalha
para tornar mais belo
o cenário...
...E ainda canta o canário.
Para nos emprestar versos
nesse arrebol
desse início
de semana.
Não mendigue amor, ele não é farelo de pão, que mata a fome daqueles que correm e voam atrás de seu resquício...Como, formigas, ratos, e pássaros. Ele não é pequeno para valer-se de esmola. Ele é grande para ser suplicado!
A miséria se prolifera em pujante proporção
Em uma porção desmedida a quantidade de pão...
Crianças são condenadas, já nascem na exclusão!
Controle da natalidade é pra salvar vidas na verdade!
Aonde como um não comem dois, é essa a realidade!
E nasce mais um irmão daquele que já nas ruas...Até o pai o esqueceu.
A política praticada no nosso país
continua sendo circo e pão,
o povo nunca aprende, feito pássaro;
continua caindo no alçapão.
Média
A manteiga dá o sal,
o pão amansa a fome,
a rua vira quintal...
Mas a média é sempre fria
(mesmo que fervente)
Quando servida
por um estranho
a uma mulher de pé,
sozinha,
na padaria.
(Verônica Marzullo)
