Odeio meio Termos
A lei do mais forte ainda persiste, apesar de termos deixado de habitar cavernas. O lucro é o primitivismo latente; é a lei do mais forte do homem civilizado.
Pobre Ucrânia
Várias pessoas estão debatendo termos tendo como fundo a questão da Ucrânia. Existe um conceito de NAÇÃO que é mais cultural. Existe o ESTADO, que é mais político. Temos Nações sem Estado (como curdos) e temos Estados com muitas línguas, nações e tradições distintas (como Espanha, Rússia, etc). A nação ucraniana existe há muitos séculos. O Estado ucraniano passou por muitos momentos de independência ou de controle externo (mongol, polonês, lituano, russo). Alguns dizem: “a Ucrânia surgiu em 1991”, o que é correto. Porém, ignoram que, no ano da dissolução da URSS, surgiu também a Rússia. Ambas eram repúblicas soviéticas. Também poderíamos dizer que a Federação Russa é um país de 1991. A nação italiana existe há séculos, como a alemã. O Estado Italiano e o Estado Alemão são mais recentes do que o Brasil. Não é um bom argumento dizer que a Ucrânia, por ser uma independência recente, poderia ser invadida. O Sudão do Sul tem um pouco mais de uma década e o Timor Leste existe há 20 anos. Quando surgiu a República Tcheca, eu era um inexperiente garoto de 14 anos.
Quantos anos um país deve ter para ter direito de não ser invadido? O Paraguai existe há mais tempo do que o Brasil como Estado independente. Teriam direito de tomar o território brasileiro?
Termos, ter os termos em nossas mãos, afinal o não termos de muitos termos sem termos de poucos termos, acabam por tornar-se eternamente intermináveis .
Como é triste não termos lembrança de quem nos amou para sempre. Para sempre é sempre. Nunca acaba. São as boas lembranças que nos ajudam a ficar leves. E a maior de todas elas são as que temos guardados das pessoas que amamos, delas sorrindo e nos ensinando - Os adultos ficam pesados porque se esquecem disso. O "para sempre" dos adultos parece que tem prazo de validade (CODA, O MENINO ASTRONAUTA, p. 26)
Não conseguimos aceitar a idéia de que Deus sempre existiu, pelo fato de nós termos início e fim, todos os animais, também. Todas as nossas coisas... Por isso não compreendemos.
Algumas experiências ruins apenas são assim denominadas por não termos acesso ao futuro, pois se tivéssemos, no mesmo instante transformariam-se em momentos de alegria.
Às vezes é bom quando erramos, para termos a clara e nítida lembrança de que não somos tão bons assim.
Nem precisamos morrer e nascer de novo para termos novas chances, essa vida já nos abençoa com essa possibilidade.
VERSOS CONTENTES
Eu cantarei o estado da satisfação
por uns termos plenos e jubilosos
que deixem aos tristes invejosos
a suspirarem o que lhes não são
Exaltarei a totalidade da emoção
exalando sentidos tão amorosos
e ao coração ritmos cadenciosos
num cântico de amor e sensação
Realizações, saudades, enredos
aquele sussurro d’alma contente
comigo hão de cortar os medos
Então, sentir o prazer que sente
naqueles momentos tão ledos...
fazendo as rimas mais contentes.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
14/09/2024, 13’18” – cerrado goiano
Se for da vontade do SENHOR, os nossos sonhos se concretizarão! Basta termos fé, motivação e empenho nos progressos que podemos fazer. O que não estiver ao nosso alcance, DEUS realizará!
Desvalidos, desvalidados, invalidados, inválidos. Termos representativos da desimportância social, próprios da cultura capacitista, etarista, generofóbica, xenófoba, machista e institucionalmente patriarcal.
VALER
Eu poetizarei um momento de riqueza
por uns termos tão poéticos e ditosos
que assinalem aos infelizes invejosos
a satisfação, esse bem que da certeza
Escreverei alacridades sem dureza
suspirando mimos tão carinhosos
que jamais serão atos caprichosos
pois, são vindos da doce gentileza
Pra quem servir, não tenho segredo
no agrado, é belo como o horizonte
do cerrado, com estupendo enredo
Nessa corrente, se sente, é fonte
de amor, paz, onde não há medo
inutilmente, e nem desmonte! ...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
22/11/2020, 08’40” – Araguari, MG
As causas existem para termos mais responsabilidade pela vida. Ao contrário, serão guerras desnecessárias que fogem ao princípio.
Uma mão que ajuda não interfere, age com humildade e reconhece receber também, mesmo que sejam em diferentes trajetórias.
Tempo ao Tempo.
Visão geral.
Para termos uma visão geral não basta olharmos de cima, mas também para acima.
A inocência não consegue assinar no Brasil, leis, decretos, acordos ou mesmo termos de interrogatório, sem manchá-los.
De sangue.
Nomes complicados, termos complexos e neologismos são inventados com o pretexto de serem criadas novas apostilas ou novas bíblias.
Em termos culturais, os antes invisibilizados estão tão visíveis que sua presença massiva (logo, e tome um absurdo ou uma redundância: opressora) já cria novos invisibilizados.
✍️
"Ler,
escrever,
e se dedicar a leitura,
ajuda a termos uma boa escrita e é ótimo exercício para manter a mente ativa."
***