Namorar Liberdade
"Um Brasil de B.enignidade, R.espeito, A.fabilidade, S.apiência, I.mpávidez e L.iberdade é o país que eu quero"
O sonho é uma busca de liberdade da alma que para nascer, primeiro, se priva de realidade. Não fosse ele, o homem não teria pisado na lua e a humanidade ainda estaria confinada em cavernas.
Liberdade, singularidade rara... Quantos podem tê-la, e como a mesma é significativa em nossas vidas e mesmo assim é privada de tantos outros mais. Agradeça, valorize-a, enxergue que enquanto você tem "SOL", há quem conheça apenas o "escuro"; enquanto você pode sorrir, há quem só possa chorar; enquanto você pode amar, há quem só tenha dor; enquanto você pode comer, há quem padeça de fome em algum lugar por não poder comprar ou ganhar de forma extravagante; enquanto você pode expor o que pensa, há quem seja tratado como criminoso se assim o fizer. Há um leque infinito de possibilidades à sua disposição, mas para muitos tal oportunidade é negada. Reflita, reveja, reconceitue seus argumentos antes de desvalorizar qualquer coisa em que muitos fariam o que for para conquistar tal privilégio.
Sera a solidão o presente dos tolos, ou a ignorância dos irracionais?
Sera a liberdade a felicidade de uma vida, ou a essência do egoismo?
Aprendi tanto sobre
A dança da liberdade
Que nunca mas pus
Pássaros em gaiolas,
Peixes nos aquários
Ou cabretsos em cavalos.
Só pensando:
Nunca pensei na liberdade, de onde é que ela vem.
Basta ser livre, isso é o que me convém.
Quando me deparei com grades, ignorei: não me fizeram refém.
Ainda hoje não consigo definir tão bem,
Se eu vou ao seu encontro ou se ela é que me vem.
Junto com meus reais, meus sonhos mais banais me vêm
E, com meus dedinhos cruzados, a todos digo Amém.
Pra terminar, o pensamento não me detém
Se ser livre é buscar o que não se tem
Vem, comigo, voar também.
Todo pensador contemporâneo encontra se em vigília permanente e constante em prol da liberdade. Por Deus de Justiça, pela pátria, e pela família, célula primaz da sociedade civilizada do seculo XXI, nunca se omitirá perante ao autoritarismo, as torpes imposições, aos sofrimentos e as inverdades.
"Para os fracos que temem a Ordem, a falsa Liberdade morreu ao som de um estrondoso aplauso, mas somente os fortes que preservam os últimos resquícios da verdadeira Liberdade.
O IDEAL DE LIBERDADE NÃO PODE MORRER
Meu reino foi dizimado!
Meus irmãos oprimidos,
Nações capturadas, pelas garras do inimigo, jogados nos porões de navios fedidos.
Muitos morreram desassistidos, sentindo-se perdidos! Incontáveis os mortos, abatidos, outros decidiram, não havia destino, preferiram desviver, lançando -se ao mar! Nos braços de yemanjá !
Os que seguiram viagem, não sabiam do destino que iria enfrentar, não imaginavam, o pior estava por chegar, escravizados, dominados, chicoteados, violentados e humilhados, brancos racistas, desumanizados.
Muitos anos se passaram, negro resistindo sem esquecer, teve seu legado violado, mas preservou essência do ser, enfrenta com resistência, preservando consciência, seu direito de viver, liberdade e dignidade, sua luz na diversidade, exemplo de humanidade, mesmo quando invisibilidade tentar lhe esconder.
Deitado no chão de uma cela, o preso sonha em ter liberdade.
Você já tem.
Em cima de uma maca, o paciente chora sonhando em ter saúde.
Você já tem.
Embaixo de uma árvore, um mendigo se encolhe e se protege da chuva, sonhando em ter um quarto para dormir.
Você já tem.
Em um acidente fatal, em seus últimos momentos, a vítima sonha em ter um pouco mais de vida…
Você já tem.
Talvez você não perceba, mas a vida dos sonhos, você já tem
Os juízes não decidem processos: decidem a honra, o patrimônio e a liberdade de alguém. Se escutarem, perceberão nos autos um gemido de dor, que pode ser da vítima, ou um apelo de esperança, que pode ser do inocente que clama por justiça.
