Eli Odara Theodoro

1 - 25 do total de 375 pensamentos de Eli Odara Theodoro

Se o muro que me impede de avançar é o racismo, vou derrubar com minha consciência negra.

O que me mobiliza é saber quem sou, e as possibilidades ilimitadas de avanços enquanto ser humano consciente.

Inserida por elizete1598

Não consigo silenciar meu olhar, das chagas de uma sociedade desigual.

Inserida por elizete1598

Minha herança, são meus pertencimentos, minha ancestralidade, ainda subjulgada, mas em min sobrevivente, por minha consciência negra, sou resiliente.

Inserida por elizete1598

O despertar da consciência é sentimento de pertencimento de uma identidade, que nos completa.

Inserida por elizete1598

AMADA EU SOU PRETA!
Ainda outro dia... Uma pessoa me perguntou... Eli! Onde ficam escondidos, estes pretos e pretas bonitos (de ver, mas eu não me vestiria Assis, nem colocaria meu cabelo deste jeito!!!), que desfilam no bloco Ilê Aiyê? Não os vejo, em nosso dia-a-dia? Respondi - Em seu pré conceito...Amada, em seu pré conceito... Precisa que reveja seus conceitos e assim, os verá... Os pretos! Que você não vê, nas ruas, da sua cidade natal (que transpira essência ancestral de uma matriz africana) , esta no que, você vê refletindo a frente de seu espelho(se não conhece sua história, não sabe quem és); em como você me ver(por amigos! quase não se tem preconceito...enquanto não nos diz a verdade); nas crianças que brincam na rua (os pivetes), em que você mora (mora em um bairro de periferia), e vão a escola; no cidadão que chega do trabalho(o peão, marmitéiro), e toda sua família( o pessoal da laje, ou do bar); na dona de casa, que vai ao mercado (a que, se vira para comprar tudo, que esta precisando em casa , com o pouco que tem em $... a guerreira); na mãe solteira(as novinhas e outras), seus filhos( os moleques); nos adolescentes da periferia, que são mortos a todo instante(todos trabalhando ou não marginais e usuário. ..lembra?); nos moradores de rua(sem assistência e já sem resistência se entregaram); nos trabalhadores de modo geral(que o empresariado capitalista exploram); no estudante( que enfrenta diariamente uma batalha com um sistema educacional publico, visando ter seu direito a educação e ter, o reconhecimento por parte da população e do poder publico, de que ainda é necessário uma reparação, através de cotas para o acesso a faculdade publica ); no empresário no esportista (os que contornaram e acharam uma brecha de oportunidade no bloqueio); somos todos nos(Brasileiros e Brasileiras); os nascidos nesta diáspora inegavelmente afro descendente...Mas que eu tantos outros respeitamos legalmente e humanamente, o direito de todos, optarem pela etnia, que lhe cabe dentro da ótica dos seus próprios conceitos, limitativos de conhecimento da sua historia e consciência de quem és...Infelizmente ou felizmente esta pessoa hoje me evita...mas estou aqui seguindo pretamente e felizmente meu caminho de preta..Eli Odara Theodoro

Inserida por elizete1598

Minha arma são flores e a munição o amor...sim eu sempre falo das flores vem...vem para meu lado.

...

Inserida por elizete1598

No palco da vida apresento a força da fé, e a coragem de uma resistência ancestral que se mantém por consciência identitária .

Quando a força interior é representada pela luz da fé, acreditamos no amanhã tão sonhado e avançamos em direção de conquistas reais e possíveis.

Inserida por elizete1598

A fé é o alimento dos fortes..

Inserida por elizete1598

O conhecimento possibilita ao oprimido sua liberdade, abre suas asas recolhidas e sem poder é o antídoto provocador da atitude, que permite alcançar a latitude, a longitude e a altitude de todos seus sonhos. SIM NÓS PODEMOS!

Inserida por elizete1598

É com pura elegância que sou resistência...Mas é preciso “cabeça” pra sustentar tanta imponência.

Inserida por elizete1598

Há tanto tempo nesta estrada da vida, nem percebi a aspereza do caminho, foram tantos os obstáculos enfrentados, que as cicatrizes provocadas, hoje fazem parte de minha estética...Não seria eu sem elas...Apenas sei, que não estou sozinho, que ainda tenho uma longa estrada a percorrer , sigo certa de que, ao final encontrarei o amparo de um tapete aconchegante, e amor que vai preencher minha vida, com as sementes da esperança, então vou descansar meus pés cansados, de tanto andar... Mas certamente não terei que voltar a fazer novamente, este percurso.

Inserida por elizete1598

Em altivez de pertencimento, o brilho no sorriso da criança, é expressão de encanto no cultivo da esperança.

Inserida por elizete1598

Aprendi a caminhar como a água, vou continuar molhado as brasas insistentes do preconceito, tendo como arma , a doçura do meu sorriso e todo legado de resistência e consciência ancestral. Eli Odara Theodoro

Inserida por elizete1598

Foi nos braços da força resistente da superação, que a esperança sobreviveu e venceu seus enfrentamentos.

Inserida por elizete1598

Se aproprie do teu legado de pertencimento e terás, na consciência as armas, poderosamente necessárias aos enfrentamentos.

Inserida por elizete1598

Encantadora é a pureza, com seu olhar sublime e distante , escutava a voz da esperança falando em possibilidades.

Inserida por elizete1598

Os fatores determinantes de vitória nesta jornada, apontam para todo arsenal de ancestralidade e, exigem uma postura de consciência identitária.

É a beleza da flor ancestral, frente a força das águas, carregando a energia da natureza, sua fonte de resistência identitária.

Inserida por elizete1598

Era poente, e por um breve momento, espetacularmente perfeito , ela ergueu-se nas águas, permitindo que o sol, ainda morno, acariciasse o corpo nu...E, toda atmosfera contribuiu para a riqueza encantadora daquele momento.

Inserida por elizete1598

Adotar uma estética e uma postura de pertencimento identitário, expõe uma consciência de resistência.

Inserida por elizete1598

Minha consciência é armadura, nas batalhas incansavelmente travadas contra o racismo.

Inserida por elizete1598

Admirável força indissolúvel das conquistas que, revestida do auxílio, coroa de intensa beleza a chegada.

Inserida por elizete1598

Com resistência, planta na vida as sementes da tua árvore de consciência identitária, fortaleça os frutos de essência ancestral , e vai disseminar todo legado de honra, brilho e coragem, por todos os tempos.

Inserida por elizete1598