Coleção pessoal de elizete1598

1 - 20 do total de 338 pensamentos na coleção de elizete1598

Hoje quando fui seguida no mercado por aquele segurança, tive a sensação que pouco mudou em mim, em relação a dor que sempre senti ao ser discriminada, achei que quando fosse passar por isso novamente, não sentiria aquela dor que corta nossa alma, mas deste lugar ferido saiu meu grito, hoje já não me recolho, calada e com medo, encarei, e falei alto, para todos ouvirem porque você esta me seguindo? E encarei, e botei para fora tudo que não era para calar, não mais....

Eli Odara Theodoro

Quando a discriminação nos atinge, sempre achamos, que sera igual e nos dará chance de não nos deixarmos ser atingidos, que quando acontecer novamente, o que é inevitável, principalmente por se viver em uma diáspora africana racista, não sofreremos, saberemos lidar com aquela dor, esta... que nos fere e nos lasca a alma, sim o preconceito tem metamofose, mas sua picada tem o mesmo veneno e dói.

Eli Odara Theodoro

Eu e minhas singularidades, cumpliciamos os plurais no presente do futuro perfeito ...

Eli Odara Theodoro

O IDEAL DE LIBERDADE NÃO PODE MORRER





Meu reino foi dizimado!

Meus irmãos oprimidos,

Nações capturadas, pelas garras do inimigo, jogados nos porões de navios fedidos.




Muitos morreram desassistidos, sentindo-se perdidos! Incontáveis os mortos, abatidos, outros decidiram, não havia destino, preferiram desviver, lançando -se ao mar! Nos braços de yemanjá !




Os que seguiram viagem, não sabiam do destino que iria enfrentar, não imaginavam, o pior estava por chegar, escravizados, dominados, chicoteados, violentados e humilhados, brancos racistas, desumanizados.




Muitos anos se passaram, negro resistindo sem esquecer, teve seu legado violado, mas preservou essência do ser, enfrenta com resistência, preservando consciência, seu direito de viver, liberdade e dignidade, sua luz na diversidade, exemplo de humanidade, mesmo quando invisibilidade tentar lhe esconder.

Eli Odara Theodoro

A FLOR VIOLADA!

Meu corpo nu, aquele olhar vestiu

Não havia pedido, naquela invasão

Eu, mulher preta suplicava

Meu corpo, minha intimidade,

Não sou sua propriedade



Ainda no banheiro gritei

Patroa! Tira daqui o doutor

Nenhuma resposta a minha suplica

E aquele homem avançou

Gritei desesperada, mas fui silenciada

Com uma forte bofetada



Entre dor e humilhação

Lutei como guerreira

Mas, ele corpulento me jogou no chão

Já totalmente dominada

Me senti cortada como navalha, fui penetrada



Quanto mais me debatia, mas prazer ele sentia

Entendi, corpo paralisado, contrariava o ato

Resolvi indignada silenciar, parar de debater, de reclamar

Mas as lagrimas não deixaram de derramar



Ele virou para o outro lado, corpo cansado

Fez um sinal dedos nos lábios

Pediu silencio, do que foi praticado

Desta forma, o estrupo foi licenciado



Senti nojo do meu corpo

Nojo, deste modelo patriarcal

Que não respeita a moral

E usa o sexismo na base educacional

Para justificar o preconceito e a injustiça social

Eli Odara Theodoro
1 compartilhamento

Vou escoando um pouco de mim, nos caminhos onde passo, nas situações e pessoas que encontro, sem receio tudo e todos
levam um pouco de mim, me esvaio sem apegos, não temo a renovação, é preciso readaptações e reformas, é a construção do novo, é se deixar renascer...Deixar mim, pulsa o revitalizado, seguir na busca de novos caminhos, rebrotar em cada curva da estrada, apesar das inquietações, em sair da zona de conforto, lugar de vistas segura para linha do horizonte... Mas, o olhar para traz, é uma opção, quando intrinsecamente, se tem resolvido, qual o objetivo do projeto de vida.
Existem processos vividos, que apenas eram para serem vividos e serviram apenas de pontes para nos projetar, é preciso ter este entendimento, sem se apegar, você crescer, você avança.
Não vou negar, muitas das vezes doeu e eu chorei! Mas, lagrimas secam, há muito, já não sou quem eu era! E, muitas vezes não me conheço, quando regresso as lembranças, sinto que renasci no envelheci, todos os enfrentamentos me posicionaram num degrau, mesmo quando me perdi, vazando na estrada da vida, me senti mais viva, mais forte, mais guerreira...Certamente, há muito que se compreender, apenas sinto que tudo que escorre de mim, não me pertence, o saldo, sempre será um equivalência! Todos os dias é um tal de morrer e renascer! E assim, não me perco, quando me deixo verter, eu encontro em mim o essencial! O que servirá para outros caminhos, que percorrerei , onde será necessário revelar tudo que cresceu dentro de mim...
Quando se tem a visão da grandeza interior, o exterior se apequena, se cresce para dentro, e o olhar torna-se um cúmplice das verdades para longevidade da vida.

Eli Odara Theodoro
1 compartilhamento

"..Enquanto, educação inicial e doméstica, não contemplar respeito à diversidade, preconceito fará a diferença, sigamos com nossa resistência! Existe suplência, para quem nao conhece descendência, para quem não tem consciência..."

Eli Odara Theodoro

SOBRE SER PRETA, MULHER E RESISTÊNCIA!
Não estou completa, não estou definida, estou vivendo, num barco à deriva, as vezes o barco vira, sem leme! Mas, meu destino, certamente, foge as suas expectativas! Não tenho dono, nem opressor, sem patriarcado, sem fragilidade, sem indicador, minha bússola é a consciência, estou numa nau, apelidada liberdade, sou eu por minhas escolhas e afinidades a conduzente, neste percurso da minha vida...

Eli Odara Theodoro

PATRIARCADO PERDEU SEU REINADO...

Eli Odara Theodoro

PROTAGONISTAS NUM SISTEMA RACISTA ,TEM QUE SER ATIVISTA...

Eli Odara Theodoro

NOS SABEMOS!
O preconceito se apresentar na intolerância, exacerbada da violência, castrando liberdade, oprimindo consciência! Temos um legado de respeito, base secular da resistência, temos direitos e pedimos licença! Mas se for preciso, seremos revolução, transformaremos em quilombo uma nação! E, preservaremos raiz de identidade, ensinaremos política de igualdade, marcharemos com a santidade, preservando ancestralidade....

Eli Odara Theodoro

Os caminhos são muitos, mas o destino é o mesmo!
Você está em um dos muitos trens, que compõem a vida, já passou por vários vagões, e neste, conviveu com vários passageiros e etc, já tem por entendimento, que em suas buscas, evolutivas( isso certamente, faz parte do nosso proceder, as conquistas do saber viver) aquele trem, não tem mais nada a lhe oferecer, algo que possa contribuir para sua proposta de vida, sabendo que o destino de todos os trens, são o mesmo , o que muda é a rota, e seus componentes! Você, troca de trem, ou fica em sua zona de conforto? abdicando do exercício universal de outras vivências? A vida é infinitamente perfeita por isso, ela nos permite escolhas! Lembra do livre arbítrio? Escolha o que faz sua alma cantar e sorrir, o que lhe convier! Mas, por favor!🙆🏿 Seja feliz! Que o grande espírito condutor e orientador perspicaz de nossas escolhas continue nos abençoando e nos permita viver, conforme nosso merecimento o que é necessário ao nosso aprimoramento...

Eli Odara Theodoro
1 compartilhamento

Tempos atuais, onde o ato, educar é orientar, e o rigor não cabe mais, e esta orientação tem que haver respeito, tem que haver moral e a moral não se inclina, não podemos negocia-la ou negligência-la, mas isso não se impõe isso se exemplifica através dos atos, para com o educando. ajustar nossos meios de ações educacionais as gerações e padrões atuas, também e uma forma de querer seguir junto, também é uma forma de avanço para ambos, porque tanto educando, como educador aprendem nesta relação a um, Feedback que devemos respeitar por amor; amor ao próximo, amor a vida.

Eli Odara Theodoro

🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿
AGRADECER, por tudo na vida! Mas, principalmente por toda acolhida recebida, disfarçada, mas presente de quem somos criação, trabalho para nossa tão necessária construção, fonte onde mergulhamos para evolução, renovação com certeza do aprimoramento benéfico, iluminado e regado por bençãos para um sol de dádivas futuras. Recebemos é certo essas Concessões divinas, neste ambiente de trabalho, a uncão recheada de fé, para sustento seguro da esperança, que por força do encantamento alimenta a união em almas distintas, objetivando o desejo de suplantar as agruras e preservar o amor entre os indivíduos . Eli Odara Theodoro
Excelente dia! regado de muita paz e discernimento para conquistas edificantes! Que o grande espírito nos abençoe! E que saibamos agradecer bebendo a água desta fonte de amor..
Vibrações positivas!
😘❤️🌹🙋🏿🙏🏿🙌🏿😘🙋🏿❤️🌹🙌🏿

Eli Odara Theodoro

🙆🏿

Sempre chega lacrando! Cumprimenta, uma lindeza de sorriso, eu fascinada vibro e viajo nas asas da paz rumo ao paraíso...

Eli Odara Theodoro

A paz materializou-se, me percebo parte desta criação divina, energia constituída na harmonia, entendimento com base fundamentada e respeito, sou mais um elemento, vislumbrando o encantamento da santidade natural..."

Eli Odara Theodoro

Confesso!
Cavalguei nas asas invisíveis da noite, mergulhada num céu, iluminada por um par de estrelas, brilhando intensidade...Havia esplendor, clima quente, e muito calor...

Eli Odara Theodoro

Flor do meu jardim...
Que seu dia seja leve como pluma e passe suavemente nos enfrentamentos, recebendo bênçãos sopradas nas energias do vento, e quando vc quiser descansar, desta viagem chamada demandas do dia, você repouse, sem reservas está boniteza, que recheia teu avesso, nos braços do pai, recebendo confortavelmente as dádivas santificadas, no pódio da eternidade, que você seja verdadeiramente feliz!

Eli Odara Theodoro

TEM AQUELE DELICIOSO ABRAÇO, QUE ENVOLVEU COMO LAÇO, FEZ CORAÇÃO TREMER NO CONTATO...ETC E TAL! RS

Eli Odara Theodoro

"Tem aqueles, ou aquelas que "fedem" antes de morrer literalmente, caem num estado de decomposição, putrefação e segue sem evolução, sem alma e sem coração... "

Eli Odara Theodoro