Jogral de Natal: textos para celebrar em comunidade

FOTOGRAFIA MINIMALISTA DE NATAL
⁠É aquele abraço visual, é a simplicidade entrelaçada na elegância.
E é dessa forma que registro a essência do amor festivo.
São poucos elementos, mas que trazem um sentimento de conforto
e uma profunda conexão dessa celebração.

Inserida por NateSeckler

⁠Que neste Natal o amor e a paz do aniversariante Jesus Cristo entre em nossos lares e corações.

Inserida por cecilia_07

⁠O Ciclo do Natal.
- Pois, como Crisóstomo, cerca de dez anos após a introdução deste aniversário em Antioquia, disse com razão, sem o nascimento de Cristo também não houve batismo, paixão, ressurreição ou ascensão, e nenhum derramamento do Espírito Santo; portanto, nenhuma festa de Epifania, de Páscoa ou de Pentecostes.

Philip Schaff - Historia da igreja.

Teologia Ortodoxa

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Jeremias Capitulo 10 Proíbe as Árvores de Natal?
Texto fora do contexto usado pelos heterodoxos e palpiteiros canceladores de Natal:
“Não aprendam o caminho das nações, nem se espantem com os sinais dos céus porque as nações se assustam com eles, pois os costumes dos povos são vaidade. Uma árvore da floresta é cortada e trabalhada a machado pelas mãos de um artesão. Eles o decoram com prata e ouro; eles o prendem com martelo e pregos para que não se mova”. (Jeremias 10.1-4).
Muitos heterodoxos e palpiteiros de internet têm usado esse texto fora do contexto para tentar cancelar o Natal. Eles usam essa passagem para argumentar que a Bíblia condena o uso de árvores de Natal, mas, tudo não passa de narrativas falaciosas. Ninguém precisa ser um mega-exegeta para perceber logo de cara que essas palavras foram escritas cerca de mais de 2.000 anos antes que Bonifácio no início do século VIII e Martinho Lutero no século XVI dessem significado ao uso da árvore de Natal. O contexto do capítulo deixa escancarado que Jeremias estava condenando a prática de esculpir ídolos para adoração, e não decorar árvores festivamente. Como sempre digo: TEXTO fora de CONTEXTO vira PRETEXTO para HERESIAS!
Agora, observem o versículo seguinte:
“Como um espantalho em um campo de pepino eles são, e eles não podem falar; Eles devem ser carregados, porque não podem andar! Não os temas, porque não podem fazer mal nem bem” (Jeremias 10.5). Jeremias está apontando que os ídolos são esculturas sem vida e não são verdadeiramente deuses. Ele continua a explicação no capítulo 10.8-10, onde a madeira, o ouro e a prata são claramente discutidos aqui no contexto de fazer ídolos sem vida em contraste com o Deus Vivo e Verdadeiro. A questão denunciada pelo profeta é a tolice os homens criarem seus próprios deuses.
Outros profetas do Antigo Testamento argumentam do mesmo modo (Isaías 44.14-17). O apóstolo Paulo argumenta na mesma direção (Atos 17.29).
Agora, se as pessoas estivessem fazendo pedidos para as árvores de Natal ou adorando-as como divindades, essas passagens certamente se aplicariam. Mas não é, nem nunca foi assim que as árvores de Natal são usadas. Assim, a tradição da arvore de Natal começa com Bonifácio, e ganha os lares com Martinho Lutero durante a reforma Protestante na Alemanha.
Dito isto, pare de dar ouvidos aos canceladores de Natal e palpiteiros de internet! Essa gente não passa de terraplanistas gospels!
Pense nisso, estude a história da igreja e ótimo Natal!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠O Natal e a Guerra -

É Natal ...
o silencio despe o infinito
e o mundo veste-se de guerras.
Há mães que choram filhos mortos,
pais que choram pais,
mortos que não partem,
tanta gente sem rumo.

Não sei se é Natal!
Não pode ser Natal!

É Natal ...
as lágrimas jorram como fontes
secando as fontes d'água.
Gente sem casa, sem comida
nem familia.
Corações despedaçados
suplicando por amor.

Não sei se é Natal!
Não pode ser Natal!

É Natal ...
o Sonho de Belém é destruido ...
... a manjedoura está vazia
e vazia está a humanidade.

Não sei se é Natal!
Não pode ser Natal!

O Menino retira-se da gruta.
Não há cânticos de Glória
nem estrelas no firmamento,
o manto da noite veste Belém.
O silencio despe o infinito
e o mundo veste-se de guerras ...

Não é Natal!
Ali ... não pode ser Natal...

Inserida por Eliot

Chorinho de Natal, como a pizza do dia seguinte, continua deliciosa...
Desejo que ⁠todo santo dia você se desafie a criar o X Mais da Vida: em que cada momento é uma surpresa a ser desembrulhada.

Inserida por evermondo

⁠Feliz Natal!
Mais um natal para celebrar o nascimento do filho do Altíssimo, bem como renovar a esperança em nossos corações, com harmonia, alegria e paz, tudo com a permissão e bençãos do aniversariante.

Inserida por carlos_baia

⁠Até parece que é possível reservar bondades para serem usadas em ocasiões especiais como Natal, Ano Novo...
Lamento dizer, mas os bons corações não escolhem ocasioes: são bons todo o tempo.

Inserida por carlos_dourado

⁠Natal, o Maior Milagre da História!
No Natal, quando Deus se fez carne e habitou entre os homens, foi revelado que Jesus era verdadeira e plenamente Deus e verdadeira e plenamente humano.
Poucos conseguem entender a singularidade desse evento na história da humanidade. Depois da queda, o mundo ficou relativizado, e os homens passaram a questionar o que seria mais fundamental: O absoluto ou o particular? Um ou muitos? O ideal ou eterno? O real ou concreto? Quem está certo, Platão ou Aristóteles? Mas, quando Deus se fez carne e habitou entre nós, essa revelação de um Deus verdadeira e plenamente Deus e verdadeira e plenamente humano, relativizou todas essas bipolaridades humanas.
“Emanuel” significa que o ideal se tornou real, que o absoluto se tornou particular e o invisível se tornou visível!
Assim, O Verbo que se fez carne foi o evento histórico que dividiu o universo, mudando os rumos da trajetória humana... transformando vidas e destruindo paradigmas.
Pense nisso e ótimo Natal!

Inserida por VerbosdoVerbo

Natal

⁠Que neste natal, não pensemos só na "troca dos presentes", na hora de comer.
Mas sim, estar todos juntos em família para celebrar essa festa tão querida e agradecer pela refeição do dia.
Independentemente do que você acredita, que possamos cantar uma mesma canção, que poucos sabem; a canção do amar, pois é a mais linda que há.

Não seja igual aqueles que fecharam as portas de seus corações, que se recusaram a receber uma mulher grávida e seu esposo. E por isso recorreram a um lugar onde ninguém mais ficaria, o estábulo, o local mais simples para aquela criança grandiosa nascer.
Quando não colocamos em prática a “canção do amar”, perdemos oportunidades de apreciar o nascimento do que é belo, a pureza, a humildade de se fazer pequeno para o próximo e receber o que é realmente grande em nosso lar.
Nesse novo ano, faça diferente; abra as portas de seu interior e veja nascer o menino Jesus, seja humilde em seus gestos, pratique empatia e o retorno virá. E que junto com Ele venha, paz, amor e união em seu coração!!!

Inserida por AnthonyMark

⁠Eu acredito no hipócrita quando ele saúda e abençoa os seus dissidentes no natal, promove esperança verbalizada em divergência com o resto do ano que amaldiçoou o postulante à deus territorial que inflama seus direito da vaga em questão. A conta chega e é cara

Inserida por Janbres

⁠Desejos de Natal

Natal é tempo de reflexão.
Que desejos de Natal tem aí no seu coração?
É momento de olhar para seu inteiror
E ver o que se pode transmitir com amor.
A tolerância é algo bom para se almejar
E com ela ter um mundo onde a paz pode reinar.
A resiliência é uma meta a se buscar
E infinitas alegrias você pode alcançar.
Com ternura seu futuro será melhor,
É valioso ter empatia e boas amizades ao seu redor.
Pedimos a Deus nessa ocasião especial
Ver toda família reunida, um belo ideal.
A todas as pessoas queridas dar atenção
E tornar um hábito diário, a gratidão.
Sentimentos bons e momentos felizes quero desejar
E o nascimento de um amor maior celebrar.

Inserida por thaiscritocomamor

⁠Qual é o real significado do Natal? Bom, para mim, o Natal é um momento de amor, de estar ao lado das pessoas que você ama. Mas isso não deveria ser o ano todo? Eis a questão: deixamos para viver momentos de união e amor no Natal, um dia único no ano, e nos privamos de viver isso durante todos os demais dias. Desejo que, nesse Natal, seja diferente para você, que você possa, sim, viver ele no amor, mas que não se esqueça de levá-lo para os demais dias e brindar a vida ao lado de quem ama.

Inserida por glauciazamella

⁠Natal!

Que presente você gostaria de ganhar?

A partir de novembro, já começamos a sentir o clima que anuncia o Natal.

Afinal, a cidade começa a ficar cada vez mais iluminada e sinais surgem por toda parte: cores vermelhas ganham destaque especial nas decorações das casas e dos estabelecimentos comerciais; propagandas na televisão; lojas mais cheias; confraternizações no trabalho; férias escolares, viagens programadas, isso sem falar numa curiosa quantidade de papais-noéis andando por toda parte.

A maior preocupação das pessoas nesta época, além de procurar saber onde e com quem passarão o Natal, é escolher os presentes! E naturalmente, quando escolhemos um presente, também ficamos imaginando o quê gostaríamos de ganhar, não é mesmo?

Então, começam-se as buscas pelos presentes, ao mesmo tempo em que se contam os dias, ansiosamente pelas trocas dos presentes!

O Natal transformou-se em uma festa linda, mas tão distante do seu verdadeiro significado!

O melhor e maior presente que recebemos de Deus para as nossas vidas é JESUS.

No livro de Mateus capítulo 2, os magos receberem a notícia do nascimento de Jesus. Eles saíram do Oriente, e queriam saber, a todo custo, onde Jesus estava para adorá-lo, pois criam que Ele lhes poderia oferecer o melhor presente: a salvação. Os magos procuraram Jesus até encontrá-lo; e se alegraram, e O adoraram, e lhe ofereceram presentes, porque sabiam que Jesus é o Salvador.

E aquele foi o primeiro Natal.Um Natal de adoração, de alegria e, principalmente, de entrega a Jesus

O que você procura de presente neste Natal?

Se para você bastam o décimo terceiro salário, o amigo secreto, e os presentes dos familiares e dos amigos, então, você não ganhou o seu melhor presente!

Na verdade, o seu Natal ainda não chegou!

Encontre Jesus, entregue a sua vida nas mãos Dele e receba o melhor presente de Natal que poderá existir! Não deixe que este presente permaneça embrulhado em algum canto da sua sala e, sim, que ele seja vivo e atuante em todos os seus dias, por todos os seus caminhos.

Desejo que neste Natal você encontre Jesus e tenha, realmente, um Feliz Natal!

O Natal só se torna feliz quando Jesus nasce no nosso coração.
Esse sim é o melhor presente e, acredite, é para toda a vida

Rev. Augusto Nicolau

Inserida por RevAugustoNicolau

⁠Em uma época de Natal onde todos comemoram em suas casa com a mesa farta em uma atmosfera de alegria e felicidade
Havia uma idosa bem velha em sua casinha velha e humilde com um semblante cansado e tristonho
Que ficava na janela como se esperasse por alguém todos os natais eram assim
Muitos a via lá na janela mas ignoravam é só uma velha
Ao chegar a noite era possível ver as casas cheias de luzes brilhar as famílias alegres cantando músicas naftalina
A velha idosa fechava sua janela apagava suas luzes e deitava pra dormir
O Natal passava e as pessoas voltavam a suas rotinas e assim a vida seguia seu curso como um rio
Um dia as vésperas de um Natal a velha idosa morre
Todos se juntam movidos pelo espírito natalino e fazem uma coleta e assim entram a velha que não tinha ninguém
O Natal chega o grande dia em que todos se alegra
Então já se aproximando da tarde do dia de Natal
Uma carruagem imponente e chique para em frente a casa da velha idosa e sai um homem bem alinhado e com ar de grande bate na porta
E derrepente chama inquieto mamãe cheguei!
Uma vizinha com ar de estranhamento
Pergunta senhor o que deseja
E o homem arrogante e imponente responde
Em curto tom
Por minha mãe
Ela mora aqui
A vizinha educadamente é com muito jeito o relata
Sua mãe faleceu dois dias atrás e nós nós juntamos fizemos uma coleta e a enterramos
E desde então a casa está fechada com os pertences dela
Ela entregou a chave
O homem entrou
Tudo estava arrumado e limpo
Fotos dele com sua mãe quando era um jovem rapaz
Hoje já um homem maduro de meia idade
Lamentou sentado aos pés da cama por um tempo
Sai devolveu a chave e partiu dizendo que não voltaria mais com os olhos em lágrimas.

O último Natal

Inserida por marcio_henrique_melo

⁠Natal ... tempo de memória -

Natal.
Tempo de Memória.
Tempo de celebração.

Celebração de um outro tempo,
de um tempo bem antigo.
Aquando d'um luminoso nascimento:
Deus no seu filho que humano
baixou à Terra!

"... e a noite se fez dia ..."
enorme acontecimento!

Não é, no entanto, velado
na poeira da História,
encapsulado em vagos sentimentos
ou preso na teia obscura da memória
que o Cristo permanece.

Revela-se na abundância
d'uma secreta mutação,
na Vibração eterna
que é a Vida da Alma.

É na presença subtil
do nosso Templo Interior,
que de novo,
em cada Ser humano,
o Cristo se manifestará:
no intimo silêncio
do Ser Interno,
na Alquimia do Sangue,
no Espaço do Incomunicavel ...

Natal é Tempo vivo,
Tempo presente ...
Natal é para todos e cada um
uma imensa oportunidade
de Luz Maior.

Natal é mais um dia
de uma Eterna Revelação ...

Inserida por Eliot

⁠Eu o Natal e o Tejo -

E hoje, aqui, só, frente ao Tejo,
nesta noite de Natal, pela madrugada,
encontro-me na Vida como sempre estive
e nela me senti - deserdado!
Triste, só e solitário. Sepultado ...
Vulto desgarrado, absorto e sombrio,
doente desenganado, pela esperança vagueando,
escorrido de ilusão, sem mãe nem pai,
filho das ervas, do pó dos mortos que morreram,
da terra e da angustia cilindrada.
Sem Pátria nem família, sem casa nem leito,
sem colo onde me acoite ou chão onde pisar.
Esta noite é mais longa do que outras. Do que todas!
Porque hoje não há nada! Nada! Só eu! Só!
Eu, o Tejo, a ponte e o Cristo Rei...
Tudo estático, incólume, parado.
Menos eu que desabei a última ilusão!
Matei a família que inventei. Virei costas à infância.
Sou órfão! Sou órfão! Mas quando é que o não fui?!
Se calhar no ventre de minha mãe ... e só aí ...
Único tempo de aconchego que tive alguma vez.
Não dado por ela mas pela sábia natureza ...
Haverá em toda a parte famílias reunidas!
Haverá braços estendidos, corações quentes,
lareiras à arder, sorrisos rasgados ...
... porque é Natal … porque é Natal!
Em mim e para mim já não há nada! Nada!
Só a Noite deslumbrante e o silêncio dos ausentes.
Minha família reunida ... é feliz ... sem mim ... sem mim!
Nunca me encaixei no seu destino!
Porque o meu nunca foi o seu destino
ou o deles foi o meu! Triste desencontro, o nosso ...
Não sei de onde sou, não sei afinal quem sou,
só sei que não sou dali, que não sou o que eles dizem!
Posso não ter nada mas tenho-me a mim,
e a Deus, e aos meus versos,
e ao meu destino que o deles não será! Por certo!
O que já é quanto me baste! Sou livre ... ao menos...
E Tu,Tejo das minhas ilusões que hoje me aconchegas,
leva este Natal ... afoga-o no mar!
Que eu, querendo ser alguma coisa, não fui nada!
Só aquilo que nunca pensei ser. Ironias e cansaços ...
E já foi muito ... já fui muito!
Agora não sou nada ... e já nada quero ser!
Só eu! Simplesmente! Assim ...
Porque nada ser (e aceita-lo) é poder e querer ser tudo!
Mas serei apenas o meu sonho! Já me chega! É ser muito!
Ser aqui e ser ali o que nunca irei ser
é ser muito ... é ser muito!
Não devia ter nascido! Era isso que sonhava!
Debalde ... é tarde ... aconteceu!
Viverei incumprido para sempre!
Fica o sonho e a vontade - num beijo ...
A Esperança que me assiste - de pé ...
Eu e o Natal - à Beira Tejo ...


24-12-2014

(No jardim da casa do Conde de Monsaraz, virado ao Tejo, na Rua Vitor Cordon ao Chiado em Lisboa … numa estranha, triste mas lúcida noite de Natal ...)

Inserida por Eliot

Um dia Para o Natal

Brindaria nossa loucura amorosa com champanhe e fogos.
Ritual que nosso amor teria que compor em todos aniversário nosso.
Um dia belo onde conheci a fada do meu castelo interior...
Nesse anos desejo só querubins à enfeitar nossos dias de glória...
Amar é respirar sua ausência mesmo assim ocupas toda minha mente.
Bing bem eu também sou uma explosão de felicidade se tu vens...
O eclipse que todos invejam é nossos corpos que o mantem vivo.
Rio prata do seu corpo e o dourado do meu deixa tudo mais vermelho.
Gentilezas onde o desejo só quer fluir do nosso amor angelical.
Esse poço de ternura onde o amor deixa as portas da alma aberta.
Sempre você me acerta quando está disposta a se permitir a amar.
(24 de Dezembro de 2021)

Inserida por Itaoe

⁠Um Resumo de Uma História de Natal Que Poucos Conhecem
O Natal está chegando e com ele surgem os canceladores, os mal-humorados, carrancudos, os achologos, mal intencionados e um tanto de teorias bizarras acerca do tema. Há muitas versões, fake news e desconhecimento sobre a origem da utilização da árvore de Natal. A lenda do paganismo circula como se fosse verdadeira sobre o tema. Ledo engano, sem nenhuma fundamentação histórica, mas apenas uma guerra de fake news iniciada por católicos no século 15, após a reforma protestante e na era pós-moderna pelo marxismo cultural, com claros objetivos de destruir as tradições cristãs.
A primeira árvore de natal, com o significado atual, foi decorada por Martinho Lutero, na Alemanha. Isso é ponto pacificado entre historiadores e estudiosos de crenças cristãs. É importante saber que Martinho Lutero, antes de ser um homem que ensinava assuntos da espiritualidade, era um professor conhecedor de filosofia e mitologia.
Tudo começa quando Lutero numa noite de inverno vislumbrou o céu estrelado entre as copas dos pinheiros, na Alemanha. Ao perceber o céu intensamente estrelado pareceu-lhe este, um colar de diamantes encima da copa das árvores. Contam que ele ficou tão extasiado com o espetáculo natural que decidiu arrancar um galho do pinheiro e levou para sua casa, na qual, tentou reproduzir o que viu ao ar livre. Ele colocou o pequeno pinheiro em um vaso com terra e chamou sua esposa e filhos e decorou a pequena árvore com pequenas velas acesas presas nas pontas dos ramos. Para a árvore ficar mais bonita e alegre, arrumou papéis coloridos para enfeitar seus ramos. Sobre a copa, representou a estrela cadente, que segundo a história, guiou os reis Magos ao local onde estava o menino Jesus, na cidade de Belém.
A família de Lutero ficou maravilhada com a árvore acesa, o que lhes parecia ter adquirido vida. Lutero quis reproduzir a noite de natal dentro de sua casa e mostrar aos seus filhos, como deveria ser o céu na noite do nascimento do Menino Jesus. Este é um dos motivos, pelos quais, muitos países católicos não aceitavam a árvore de natal e somente o presépio natalino - motivos religiosos.
"Os católicos zombavam do culto de Lutero da mesma forma que do costume da árvore de Natal", explica Döring. Aliás, uma das expressões sarcásticas com que denominavam o protestantismo era "a religião da árvore de Natal". Alois Döring - Etnólogo de Bonn.
A partir desse fato, como estratégia, passaram a associar o costume de Lutero e dos protestantes comemorarem o natal com o paganismo. Poucos sabem, mais esse foi um dos temas mais acalorados de discórdia entre católicos e protestantes. Durante séculos, o símbolo natalino foi distintivo entre católicos e protestantes. Mas a celebração protestante acabou viralizando na Alemanha por volta de 1800, se tornando uma tradição. Já no fim do século 19 a tradição protestante conquistou as salas de estar católicas.
A primeira árvore pública, exposta numa praça e enfeitada com guirlandas, foi registrada no Natal de 1910, em Nova York. Com a propagação do símbolo para além dos limites confessionais, foi desaparecendo gradualmente a tradição protestante e cristã de comemorar o natal. No século 19 criou-se o Papai Noel comercial, isso praticamente sepultou a tradição protestante e cristã do natal.
Portanto, nesse natal permita que essa tradição cristã permeie sua casa. Deixe Cristo nascer dentro de você todos os dias. Não perca a chance de misturar pernil com frutas doces e peru com pêssego; não deixe de comer um bacalhau; e de também comer muitas castanhas regadas ao vinho. Ore com todos e para todos; e agradeça a benção de estarem juntos e em paz!
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Bibliografia:
Fascinanting Facts about Jesus (by Robert Strand) New Leaf Press.
Natal - Os Cristãos Podem Celebrá-lo? (by Christian Apologetics & Research Ministry).

Inserida por VerbosdoVerbo

" Uma" história de Natal "

Cintilantes são as luzes que marcam a chegada do Natal que já se faz passear, numa azáfama de querer comprar tudo, desde amor a ideias, percorrendo por entre ruas e vielas desta agitada cidade que não dorme, mas entre elas lá está o “Mendigo” e quando se pensa nesta palavra, vem logo ao pensamento alguém pobre, sujo, descalço, enfim, alguém que está na miséria. Há dias que marcam os dias da gente e hoje foi dia de ficar com uma imagem diferente de ti “Mendigo”, não foi por acaso, que essa imagem irá ficar para sempre tatuada no meu ser.
Desabafava eu para com os meus botões, caminhando sobre a vida, dirigindo-me para casa da minha mãe, para mais uma vez sentir o conforto da sua casa, o aconchego e calor do seu lar, quando mesmo à sua porta surgiste. Esticando a mão, disseste em tom de voz sacrificada pela vida e um olhar de fome que mendiga : “ Uma ajudinha, por favor ”. Reparei em ti, na tua pobreza, e subitamente sou invadido por uma enorme vontade de chorar, mas não foi isso que guardei em mim! Nós passamos por ti tantas vezes e na pobreza do nosso espírito, pensamos que carregamos todos os problemas do mundo, levantamos a cabeça, mas a mesma permanece serrada no chão sobre os problemas que nós próprios criámos e questionei-me: o que é que te aconteceu para estares aqui!! Apesar de todo o teu sofrimento, tu disseste: “Obrigado”. Foi aí que tocaste no mais íntimo do meu ser, um turbilhão de sentimentos e pensamentos começaram a invadir-me e até comentei para comigo mesmo: “Não te dei nada e ainda assim na humildade do teu ser, agradeceste-me”. Não consegui ficar indiferente e fiz-te chegar a minha “ajuda”, tal como tu havias pedido, com um ar humilde, e olhar penetrante, sorriste, dizendo: “Obrigado ”.
A partir desse preciso momento, comecei a fazer introspeções acerca da vida, para onde caminhamos e tirei até uma grande lição…
Quantos mendigos não existem por aí, mendigos esses com bom aspecto, que não lhes falta nada, andam pela rua com o seu ar imponente e que sobretudo não se tocam, nem se deixam tocar pelo Amor. Tu não, tu não és “Mendigo”.
Porque se não tens nada, não deixaste de ser humilde, não deixaste de te alegrar com o pouco e com muito, não deixaste de sorrir, não deixaste de caminhar e de acreditar.

“ Mas, quantos de nós poderão dizer o mesmo, ainda que tenhamos o suficiente.”

Quantos não são os que neste Natal andam numa correria desenfreada, de superfície em superfície comercial à procura de prendas? Eu sei, eu também gosto de receber prendas, acho que todos nós gostamos mas o Natal é muito mais que uma prenda, é muito mais que luzes e enfeites, é muito mais que tudo. E sentimos no âmago do nosso ser quando começam a faltar pessoas na mesa para a ceia de Natal, deixando-o assim mais pobre.

O Natal é uma quadra em que é tempo de percorrer um caminho de PAZ, HARMONIA, PARTILHA.

Pois o verdadeiro “Mendigo” é todo aquele que deixa de AMAR, AGRADECER, SORRIR, RESPEITAR e não todo aquele que foi privado das dádivas da vida.

✍ Miguel De Campos

Inserida por miguel_de_campos