Texto sobre Família e Natal

Cerca de 50 texto sobre Família e Natal

Desejo a vocês e as suas famílias um Feliz Natal, com amor, paz, alegria e união.

Para o ano novo, desejo que...

...se for pra fazer guerra, que seja de travesseiro.
Se for pra ter solidão, que seja no chuveiro.
Se for pra perder, que seja o medo.
Se for pra mentir, que seja a idade.
Se for pra matar, que seja a saudade.

Se for pra morrer, que seja de amor.
Se for pra tirar de alguém, que seja sua dor.
Se for pra ir embora, que seja a tristeza.

Se for pra chorar um dia, que seja de alegria.
Se for pra cair, que seja na folia.
Se for pra bater, que seja um bolo.
Se for pra roubar, que seja um bolo.
Se for pra matar, que seja de desejo.

Alvaro Socci
169 compartilhamentos

Natal

Que é o Natal senão um misto de amizade e amor.
Amor repartido pela família, pelos amigos, por todos aqueles que estão connosco, em todos os momentos da nossa vida, bons e maus, que se regozijam com a nossa felicidade e se entristecem com a nossa desventura.
Em suma Natal é amor, carinho e também tristeza pelo sentimento de perda, ausência de entes queridos falecidos.
Amor e dor que nos transportam à alegria e às lágrimas, à antítese da vida.
Vivamos pois rodeados de quem nos faz feliz e afastados dos espíritos cruéis.
Urge reproduzir o espírito de Natal aos outros 11 meses do ano e erradicar a pobreza e a guerra, senão a bélica, pelo menos a guerra interior dos nossos corações.
Feliz Natal!

Cidália Pós de Mina
124 compartilhamentos

Desde que nos tornamos adultos, o Natal é o aconchego da presença, o jantar em família, o rezar unidos, o externar gratidão. Não ganhamos e nem damos presentes, não fazemos amigo oculto, não há nenhuma preocupação com compras de Natal, além da comida para nós e convidados especiais. Natal passou a ter um significado valioso e essencial, passou a ter a atmosfera do: te amo, gosto da sua companhia, sou grata a ti, obrigada por esse ano. Passou a ter o real significado do renascimento. Passou a ficar forte na consciência. A cada Natal um propósito, a cada Natal a certeza do pertencimento, da busca pela luz, pelo divino que nasce dentro de nós e deve ser levado ao mundo.
Feliz Natal!

Arcise Câmara

Natal é a demonstração de carinho e afeto em família.
O perdão sendo penetrado nos corações e divulgado em palavras.
O sorriso junto do abraço fraterno, que cura.
A alma lavada e a esperança restaurada.
A fé que alcança os sonhos.
A vitória que vence o medo.
Paz que faz a alma mais leve.
O céu que se une ao mar.
O tempo da felicidade sem espera.
Natal nada mais é do que o conceito comum
de que um dia unidos, somos fortes, irmãos, fraternos,
sinceros e eternizados em corações alheios.
A sorte da vida é ter momentos assim,
porque mesmo na terra, conhecemos a imensidão do céu,
ainda que seja por alguns momentos.
E só de viver esse momento, a vida já tem outro significado.

Vitor Ávila e Denise Schiavon
13 compartilhamentos

Ah o Natal! Tudo é alegria, festa, fartura, amizade, família!
As mídias incansavelmente, propagam mensagens, músicas, filmes, tudo envolvendo e enaltecendo esta data, este encerramento de ciclo. Realmente tudo perfeito, os familiares ausentes a casa tornam, as diferenças se anulam, as intrigas se acabam, a pobreza e as tragédias são esquecidas, como se o mundo, que durante um ano viveu intensamente, fatos e episódios tristes, tensos, de uma hora para outra, se transformasse num paraíso aqui na terra.
Diante destes acontecimentos tudo parece perfeito e até poderia ser! Mas me dou conta de que tudo não se passa de uma ilusão, uma data criada como intuito de fomentar as atividades comerciais e que vemos a hipocrisia reinar absolutamente, mais ou menos assim:
- A fome e a miséria continuam, apesar de parecer que todas as famílias terão ou tiveram uma belíssima ceia, com presentes, saúde, paz, alegria e fartura;
- As guerras continuam, disseminando pessoas inocentes, enquanto que os verdadeiros responsáveis pelos conflitos, vivem fartos , saudáveis e intocáveis em seus palácios;
- Os políticos corruptos, se esbaldam em paraíso fiscais e mesmo quando julgados e condenados, nunca cumprem a pena na íntegra ou da forma que a lei e a justiça funcionam com as pessoas comuns. Nunca vi um político condenado usando aquele uniforme típico de condenados, e creio que nunca vou ver!;
- Os cidadãos dotados de maior poder aquisitivo, vão às compras, pagam fortunas em presentes para os "seus", na maioria das vezes apenas para mostrar o seu potencial e se vangloriar, e ao passar por um pedinte paupérrimo sentado à porta daquela mega loja, passando frio e fome, o mesmo lhe nega uma merreca esmola;
- A família, a célula “Máter” da sociedade, busca nesta época reatar os laços sanguíneos. Onde vemos os avós, os país, isso mesmo! Aqueles que durante dezenas de anos, dedicaram suas vidas única e exclusivamente a sua prole, abdicando de viverem sua própria vida, com quase tudo que ela nos oferece de regalias, para cuidar e prover do bom ou pelo menos do melhor que puderem de acordo com suas condições econômicas, receberem a visita de seus ausentes entes queridos (Filhos, netos, bisnetos), que em busca dos seus objetivos se perderam pelo mundo a fora. Por força moral ou talvez simplesmente política, a maioria deles chegam, cumprem aquele ritual e no outro dia partem novamente para seus verdadeiros mundos, onde os seus genitores com certeza não fazem parte! Muitos deles nem sequer aparecem nesta data ou mesmo em outra de tamanha importância, como na data do aniversário dos seus pais, avós, etc... Na ordem de importância ou prioridade, primeiro vêm os amigos, os negócios, parceiros amorosos, lazer, etc... ficando os “queridos” país e avós, em último lugar, figurando na verdade, muitas das vezes como um estrupício na concepção dos mesmos.
Em resumo, os filhos se constituem o mundo de seus pais, enquanto que na maioria das vezes os pais não fazem parte do mundo de seus filhos!
Reflitam sobre isso e procurem fazer valer o espírito de natal, não só nesta data, mas em todos os dias do ano, até porque, quem sabe no próximo Natal, quando vocês estiverem de volta para cumprir mais um ritual, quem sabe estas pessoinhas não estejam mais aqui para recebe-los!

Galássi

Galássi cantor
13 compartilhamentos

Natal feliz é tudo de bom, ainda mais feliz fica quando a família está unida, na paz, no amor e em harmonia. Claro, nem todo mundo está junto, pode estar junto, mas o que importa é o pensamento em quem, mesmo distante esteja.
Nem todo mundo sabe o verdadeiro sentido do natal, mas sabe que mesmo que o ano todo passe no meio de dificuldades, de brigas e desunião, quando chega momentos como este, não podemos levar para o meio festivo momentos ruins, desavenças, brigas sem necessidade...É o momento apropriado para nos renovar, nos purificar de todo pecado, nos arrepender de certas coisas e deixar para trás tudo que nos fez e nos faz mal. Toda hora é hora de mudar, de refletir sobre o que somos, sobre o que queremos ser, sobre como a vida é. É hora de agradecer por tudo que passamos e elevar nossos pensamentos. As coisas boas, desejar que sempre sejam assim, e as coisas ruins, esquecer e não continuar sofrendo por isso, não cometer os mesmos erros, e procurar viver na bondade, na união, no respeito que precisamos ter sempre uns com os outros...
Um Natal de luz para todos, com muita paz, saúde e realizações!!!!

Adriana Sanglard da Silva
5 compartilhamentos

NATAL

Ninguém esquece esta data,
Amigos de lembram de outros,
Todos queremos Paz e Amor
Amamos nossa família, amigos, até desconhecidos
Lutamos o ano inteiro por esta quadra.

Não devemos antes,
Amar, lembrar todas os segundos, minutos, horas, dias
Todos dias precisamos de amar e ser amados,
Amar a toda a hora é impossível?
Lembrar de fazer o bem todos dias, impossível?

Nada nos obriga a isso é verdade,
Antes é mais fácil ser egoístas,
Ter tudo só para nós,
Alegar que a vida está difícil,
Lidar com os problemas diários não está fácil.

Não sentir pena do próximo, ajudar e motivar,
Assim se passam os dias da nossa vida,
Talvez seja duro aquilo que estou escrevendo,
A mim não me parece porque é real,
Lutamos cada vez mais por nós próprios esquecendo os outros

No fundo o NATAL é apenas um momento,
Antes deveria ser uma vida,
Todos os dias deveriam ser NATAL.,
Amo-te palavra tão pequena e tão difícil de dizer,
Lindo seria o NATAL ser todo os dias e não quando o homem quiser.

Não será fácil mudar esta realidade.
Antes será simples cada um pensar em si,
Tornar-se cada vez mais solitário, mais egoísta,
Andar de olhos no chão,
Lidar com o dia a dia é cada vez mais difícil.

Nunca deixemos de fazer o NATAL
Antes um dia só que não haver NATAL
Tornar este dia em todos dias do ano é uma miragem
Assim vamos tentar pelo memos fazer NATAL um dia por ano
Lembrar a família, amigos, até os desconhecidos que por esse mundo sofrem.

NATAL é quando o homem quiser , linda frase mas cada vez menos real.

Feliz NATAL á minha família, amigos e até desconhecidos por esse mundo fora.

Jbrito
24 compartilhamentos

Família, um bem necessário para vivermos , pois sem eles seriamos nada e ninguém. Sem família não haveria o por quê lutarmos nem sermos alguém reconhecido pelo o que fazemos, pois para ninguém mais o valor do troféu seria tão valioso no reconhecimento. Discutimos, nos desentendemos mas nos amamos, um amor incondicional ao qual o tempo não apaga e não apagará pois se um dia se forem, lembraremos apenas dos bons momentos de alegria e amor. Cada ciclo de nossos anos, passamos 364 dias em média desfavorecendo uns e outros pelos problemas cotidianos, esquecendo de dar até mesmo um simples bom dia, mas nessas datas tão importante como o do Natal, nos confraternizamos e esquecemos os não ditos pelos falados e nos orgulhamos de sermos da mesma família. Sempre o sorriso estampado no rosto de cada um nos faz renascer para uma nova era de propósitos, sonhos e objetivos a serem alcançados. O momento de amar é sempre, e que isso esteja em seus planos futuros, pois o amor é a base para tudo e tudo...tudo...tudo... dele emana.

Massáo Alexandre Matayoshi
23 compartilhamentos

Quero desejar a todos meu familiares e amigos, Um feliz natal, que todos nós estejamos preparados com coração aberto cheio de paz, amor, para a chegada do nosso Senhor Jesus Cristo, que neste natal possemos refletir, e comemorar. Que nesse espirito Natalino Jesus possa entrar na casa na vida de cada um enchendo-no o coração de muita paz, amor e prosperidade...Que a cada Natal possamos sempre se lembrar que esse espirito natalino faz parte da nossa história da nossa vida pois somos filho do Pai Eterno...

Pollianna Barbosa
35 compartilhamentos

No Natal as famílias se reúnem, se perdoam, se amam, se abraçam, fazem votos bons. Todos deixam de lado as desavenças e comemoram juntos, festejam, brincam, dançam, presenteiam...
Por que não viver o espírito de Natal dia após dia?
Esquecer a data marcada, e viver cada dia um para o outro, viver para os votos bons, viver para se abraçarem e principalmente para PERDOAR!
Faça do espírito natalino um hábito! A vida se torna mais gostosa quando estamos vivendo bem, vivendo a magia do amor, assim vivemos em paz de espírito, vivemos em alegria, vivemos na presença do Senhor! Feliz Natal a todos.

Luh M.

BOM DIA (de quase Natal)

Hoje meus votos e felicitações vão para minha adorada família a quem muito prezo e estimo.
Nesta minha família, você é parte integrante e ativa e é a você que dedico diversos momentos do meu dia em pensamentos e desejos de que esteja sempre bem e em perfeito estágio mental e de equilíbrio... e a você que muitas vezes o coração bate em ritmo acelerado procurando vibrar na mesma sintonia e frequência.
Os sentimentos são gratos momentos de felicidade que experimentamos sem saber definir e quantificar seu valor... verdadeiro alimento para a alma.
Agradecer seria pouco e até injusto, prefiro desejar que nossa comunhão de sentimentos continue cada vez maior e mais forte em todos os sentidos e que isso nos sirva de alento e força para vencer todas as vicissitudes que a vida nos impõe e que possamos sorrir de felicidade cada vez com mais frequência... verdadeiro antídoto de luz e amor.
Beijos

antonio carlos

feliz natal
feliz natal amigos , que DEUS derrame milhares de bençãos sobre a casa , a família , o trabalho e a vida de vocês , que o menino DEUS possa nascer no coração de todos , mais principalmente no coração daqueles que perderam sua fé ....que as esperanças sejam renovadas , que as discórdias sejam desfeitas e o amor praticado , não somente no natal mais durante ano inteiro .....

sandra costa

A Distância

Não mais precisamos viajar quilômetros para passar o Natal com a família, podemos estar aqui e acolá ao mesmo tempo. A propositada internet facilitou tudo. Não precisamos mais empurrar desculpas... “Ah, eu moro longe...” “A gasolina tá cara...” “A vida tá difícil...” para contatar nossos amigos e familiares. Podemos participar das festividades aconchegados em nossa poltrona favorita. Desde que a nossa frente esteja o notebook, smartphone ou tablete... São tantas formas de nos comunicar, “ao vivo”, com alguém em qualquer lugar que estivermos, atualmente. Cartões de Natal? Ainda que bonitos, se tornou costume medieval, obsoleto. E pra que? Se temos a Internet, Facebook, WhatsApp...? Nos facilitam tanto que, quando queremos falar com um dos filhos, nem precisamos ir até ao quarto ou sala, seja onde estiverem “dentro da nossa casa”, basta chamar no Face ou no WA. Podemos ainda (coisa muito útil, pois não precisamos mostrar nossa cara) enviar alfinetadas àquela pessoa que é pouco simpática, ou escancarar nossas imperfeições e se desculpar feito um réu confesso. Quem sabe até abrir nosso coração e demostrar emoções reservadas, o que jamais faríamos pessoalmente. É um tanto difícil mostrar, assim cara à cara, sentimentos tão bem guardados ou não tão dignos. No entanto, apesar deste conforto todo que os meios de comunicação nos oferecem, ironicamente, se percebe que a distância que nos separa está cada vez mais evidente e muito maior.

N. Flores
1 compartilhamento

Um natal e duas almas:
Numa terra longínqua, sem família, amigos e um só pensamento.
Duas mulheres se encontram num data de renascimento
Duas guerreiras corajosas, que largaram tudo em busca de um sonho...
Em um ano de muitas mudanças, esperanças, desencontros e inconstâncias.
Um anjo as uniu e nesta data carente as fez mais crentes.
Sem se vitimarem, chorarem ou lamentarem!
La foram elas, pra casa do divino...
Oraram, louvaram, clamaram e aclamaram!
Compadeceram-se, confidenciaram e juntas planejaram!
E num lar abençoado, coziaram...
Sabores de carinho, com cheirinho de compaixão e gosto de amizade brotando no coração.
O milagre se fez, num dia repleto de simplicidade, verdade e emoção.
E quem as presenteou ao final, foi o aniversariante.
Com este encontro cheio de luz inebriante.

Waceila Miranda
Inserida por Waceila

É Natal!! Momento de reunir
os familiares
e amigos para celebrar o amor,
o nascimento do menino JESUS!
O natal enche nossos corações
de alegria, de amor e esperança.
Natal é o exalar do cheiro
do menino
Jesus, que nos faz sentir o calor
de quando éramos criança.
Natal também é momento para
refletir,
de ser feliz, e de desejar
aquém
amamos, conhecidos e
desconhecidos, muita saúde,
paz, amor, carinho, fé,
esperança, harmonia,
prosperldade e felicidade.

Um Felicissimo Natal!

Edivânia Santos
Inserida por EdivaniaSantos670

Natal dos imigrantes

É Natal...
O mundo comemora,
Data universal,
Famílias se abraçam
E oram,
Trocam presentes,
Imaginando me emociono...
E choro.

É Natal...
E eu não abraço meus filhos,
Não vejo a Árvore natalina da casa do meu apreço
Nem a enfeito, pois me sinto apenas um andarilho.
O Sino que ouço não é o do meu país.
As Guirlandas estão em portas que não conheço,
Minha Ceia é a solidão que eu nunca quis.

Alguns anjos me acolhem com voluntariedade
Nesta terra em que a estrela vida me largou
São Deuses grandiosos de generosidade,
Mas me faltam as tradições da terra que me gerou.

Natal não tem fronteira,
É o que se diz desde sempre
Mas até a língua é barreira
Com os de sangue todos ausentes.

Menos mal que a fé
Em qualquer lugar se sente
E crendo se tem sempre uma chaminé
E uma árvore de boas sementes,
Ano que vem se Deus quiser
Farei um Feliz Natal com Minha Gente.

Moacir LuÌs Araldi
Inserida por Moapoesias

Um abençoado Natal à todos

Que possamos
Refletir e confraternizar com amigos e familiares
Esse dia de luz e paz que é JESUS CRISTO
Em nossas vidas.

Sejam
Todos abençoados pelo CRIADOR
E que à Fé esteja sempre esteja acessa
Em nossos corações.

Para quê
O amor, a paz e a alegria se multipliquem
Em nossos dias.

Lourdes Sousa
Inserida por Lourdesousa2016

Você que na noite de Natal dirá palavras de carinho a estranhos e familiares, que todo orgulho de si por sua generosidade fará um lanche ou mesmo dará uns trocados para um mendigo por estar contagiado pelo espírito natalino e quer dormir com a sua consciência tranquila.
Não faça isso meu "amigo", as pessoas precisam ser tratadas com amor, generosidade o ano todo. Seu filho, irmão, marido, esposa, primo, cunhado, morador de rua e tantas outros são gente 365 dias do anos, eles sentem fome, frio, adoecem, ficam desempregado, tem problemas financeiros e também diversos outros tipos de dificuldades que você fechou os olhos e somente pensou em comprar carro novo, aplicar seu dinheiro, reformar sua casa e tudo mais que te deixa cego com os problemas a sua volta.
Reforme sua alma, reforme suas atitudes, sorria mais, abrace mais, seja caridoso, amigo, solidário e não apenas um oportunista de final de ano que quer em um dia se tornar o Mártir da bondade e generosidade por apenas 24 horas.
O mundo esta carente de seres humanos por 24 horas, por 365 dias do ano, dedique se mais a aqueles que estão a sua volta, olhe nos olhos, pergunte o que pode fazer para ajudar e se nada pode ser feito...então abrace e diga que estará lá para juntos cruzarem os obstáculos.
Não queira salvar o mundo, mas nao seja omisso, não seja orgulhoso, invejoso, maldoso...sim me incluo infelizmente nesse raça de seres que por vezes são cegos de alma, mas sempre é tempo de se curar, se arrepender e começar a dividir o que temos de melhor.
Se coloque no lugar do outro e entenda suas dificuldades e veja o que pode fazer para aliviar aquela dor e trazer um sorriso no rosto dessa pessoa e se cada um de nós fizermos um pouquinho, essa corrente de bondade, cordialidade atravessará ao mundo, tornando um lugar digno de vivermos e criar nossos filhos e netos e quem sabe finalmente colocamos um sorriso no rosto de nosso Pai maior Deus...!

Sergio Fornasari
Inserida por sergiofornasari
1 compartilhamento

FAÇA O NATAL DE UMA CRIANÇA FELIZ
ADOTE UMA CRIANÇA OU UMA FAMÍLIA
DOE ALIMENTOS, ROUPAS OU QUALQUER OUTRA COISA
NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA DO MUNDO, MAS SE CADA UM AJUDAR UM POUQUINHO O NATAL SERÁ MENOS TRISTE PRÁ MUITAS PESSOAS...
NATAL É TAMBÉM TEMPO DE REFLEXÃO, DE PERDÃO, DE GRATIDÃO,ORAÇÃO, CONFRATERNIZAÇÃO, PLANEJAMENTO, EVOLUÇAO
NATAL É RENASCIMENTO
NATAL É CRESCIMENTO PESSOAL
NATAL É DESCOBRIR O AMOR....

NORMA APARECIDA SILVEIRA MORAES
Inserida por NormaSilveiraMoraes

Os enfeites de Natal coroam a esperança que se acende em cada coração,
A família reunida simboliza a necessidade dos laços que aquecem os corações de amor,
Os sorrisos das crianças são o simples que preenche a alma, nos livrando de todos os amargos sentimentos
As cores que povoam as casas dão um novo tom ao nosso modo de enxergar a vida, a enxergamos com mais amor e fraternidade e entendemos o que é paz...
Natal é perdão, é alegria, é harmonia, é união, é caridade, é gratidão e, portanto, sua magia é a paz que faz morada em nosso interior, nos aquecendo por dentro.
Natal é o significado de que na vida o que vale é o amor, pois Jesus renasce a cada ano em nosso coração para que não nos esqueçamos de que é preciso amar e semear amor, independente da circunstância ou do dia do ano...

Patrícia Regina de Souza
Inserida por paty_souza