Genuíno

Cerca de 18560 frases e pensamentos: Genuíno

Pêssegos caídos na horta da dona Maria
José carneiro trouxe uma encomenda
meu DEUS quantos pêssegos pra mim
assim nasceu a árvore da vida.

Inserida por transportandoverdade

Enviado por Deus

[O Senhor] enviou um homem diante deles - José - que foi vendido como escravo. - Salmo 105: 17

Se Deus lhe enviou para fazer algo significativo por Ele, como você esperaria ser tratado? Como um dignitário em uma carreata? Como você esperaria se sentir? Importante e confiante? Seguro em saber exatamente para onde você estava indo e o que deveria fazer?

Nossos primeiros passos no caminho de servir a Deus podem parecer o fim de nossas esperanças e sonhos. O começo de Deus para Seus servos muitas vezes tem pouca semelhança com os fins que Ele tem em mente.

A história de José (Gn 37-47) é um grande incentivo quando as relações de Deus conosco parecem impossíveis de entender. O Salmo 105 nos diz que Deus “enviou um homem diante deles - José - que foi vendido como escravo. Eles machucaram seus pés com grilhões, ele foi ferido. Até o momento em que sua palavra aconteceu, a palavra do Senhor o provou ”(vv.17-19).

Ser enviado por Deus pode começar com a perda de um emprego, em vez de conseguir um. Isso poderia envolver a injustiça de ser penalizado quando você jogava limpo e se recusava a se comprometer. Pode doer tanto quanto os ferros de perna de Joseph na prisão.

Se Deus lhe deu um começo difícil, peça a Ele força para aguentar. O Deus que envia também se sustentará até você chegar ao fim que Ele tem em mente.

Deus tem um plano para você e para mim,
embora às vezes seja difícil ver;
Ele está sempre trabalhando para cumprir
Sua perfeita e eterna vontade. —Sesper

O Deus que envia você também o sustentará. David C. McCasland

Inserida por 2019paodiario

Uma conclusão errada

José não existe mais, Simeão não existe mais. . . . Todas essas coisas estão contra mim. - Gênesis 42:36

Pobre Jacob. Ele pensou que nunca mais veria dois de seus filhos e tinha medo de perder um terço. Ele clamou: "Todas estas coisas estão contra mim" (Gênesis 42:36).

Os filhos de Jacó haviam vendido seu irmão mais novo, José, como escravo no Egito. Agora, 20 anos depois, uma fome severa os forçara a ir lá para comprar grãos. José, que se tornara o oficial do faraó encarregado do suprimento de comida do Egito, imediatamente os reconheceu, mas eles não o conheciam. Então, Joseph os testou para descobrir se eles haviam mudado para melhor. Falando através de um intérprete, ele os tratou com severidade. Ele tomou Simeon como refém e colocou seu dinheiro em seus sacos de grãos para fazê-los parecer ladrões. Os irmãos estavam com medo e confusos.

Não admira que Jacob acreditasse que tudo estava contra ele. Mas ele estava errado! Essas circunstâncias eram apenas parte de uma série de eventos que não apenas devolveriam Simeão a Jacó, mas também o reuniriam com Joseph, que ele pensava ter morrido 20 anos antes.

Você às vezes sente vontade de chorar: "Todas essas coisas estão contra mim"? Leia Gênesis 45 e veja o que Deus fez por Jacó. Deixe a história dele fortalecer a sua fé naquele que trabalha todas as coisas em conjunto para o nosso bem (Romanos 8:28).

Eu não sei, mas Deus sabe;
Oh, abençoado descanso do medo!
Todos os meus dias que se desenrolam
para Ele são claros e claros. -Pedra

Confiar em Deus pode transformar uma provação em um tesouro. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

São José,que viveu aqui na terra todo tipo de situação,encontrando a solução para os conflitos,venceu o mundo e mereceu o infinito.
Ele ainda é um caminho de luz,como pai do mestre Jesus e esposo da mãe Maria que venceram os desafios do mundo ancorados pela fé no único Deus ,o que nos deu a vida.
Hoje somos guiados pelo grande legado por ele aqui deixado. .O exemplo para o nosso aprendizado de como viver em harmonia com a nossa família.
Trabalhador,pai e bom marido, foi o escolhido para nos representar.
Seu nome tem grande significado e sempre será lembrado,nos dias difíceis de viver. Porque seu exemplo vai nos dizer: paciência isso também vai passar e tempos de alegria irão chegar.
Que minha família possa viver no mesmo amor da sagrada família de Nazaré,sustentada pela mesma fé!
Que assim seja!

Inserida por LeoneteSilva

À MULHER DA MINHA VIDA

José Gomes Paes

Hoje, foi um dia importante para mim.
Eu encontrei a mulher da minha vida
Então, eu fiz um texto para ela.
E prometo que por mim jamais será esquecida

Do meu grande amor não me descuidarei um só momento
Hoje e amanhã com o mesmo carinho e intensidade
Nem que eu tenha a maior tristeza e felicidade
Ao meu amor, meu coração pulsará de contentamento.

Em toda minha vida vou zelar a todo instante
Entoarei meu canto na musica em seu louvor
Vou chorar e sorrir de tanto prazer e amor
Quando estiveres triste ou simplesmente radiante

Se ainda estiver vivo, a morte me acompanha, ao meu lado vive.
Quem sabe eu esteja só, pois a solidão faz parte de quem ama.
Eu possa proclamar o grande amor que tive

E assim, meu grande amor eu quero te falar
Que o nosso amor não pode morrer nunca esta aceso em brasa
Mas que seja intenso enquanto viver e durar

Em homenagem a Vinicius de Moraes

Poeta membro da Abeppa e Alcama
Filho de Urucará - AM

Inserida por josegomespaes

O que não merece ser recordado, não era pra ter sido vivido. (José Lourenço)

Inserida por JoseLourenco

FRASES E PENSAMENTOS ÉLCIO JOSÉ MARTINS
Não posso ter mais e nem ser melhor que o outro, mas posso melhorar a mim mesmo.
Élcio José Martins
Sorrir é arte, então, seja o artista do riso.
Élcio José Martins
Não estressar ou ficar ansioso por algo que não deu certo no trem da vida, é salutar. Quem sabe o nosso lugar esteja no próximo trem ou noutro vagão!
Élcio José Martins
Esquecer um pouco de suas atribulações, desalentos e preocupações, com certeza, seus problemas ficarão menores.
Élcio José Martins
Não fique triste porque o sol se pôs, outros também precisam de seu afeto. Foi aquecer outros corações...
Élcio José Martins
Se seu sorriso faz alguém feliz, não seja mesquinho, continue sorrindo!
Élcio José Martins
Comprar bem ou vender bem!
Quando compro bem aumento a margem de lucro, quando vendo, mantenho a empresa viva. Ambos são importantes, mas se não vender, não adianta comprar bem. Vender é arte, portanto merece aplauso. E não esquecer que comprar bem, aumenta a margem de lucro e facilita o poder de negociação. Ambos tem a sua importância e nada pode ser negligenciado.
Élcio José Martins
PLANTIO...
Plantei o amor e colhi a saudade;
Plantei a saudade e colhi a vida;
Plantei a vida e colhi a esperança;
Plantei a esperança e colhi o amor...
Élcio José Martins

A MÁSCARA
A MÁSCARA ESCONDE O QUÃO FEIO É POR DENTRO.
NÃO HÁ RAZÃO PLAUSÍVEL PARA SE ESCONDER O BELO.
Élcio José Martins

O PRESENTE É O NÓ
É NO PRESENTE QUE SE DÁ O NÓ!
Élcio José Martins

ANDAR COM OS MEUS PÉS
Comprarei os meus sapatos, mas andarei com os meus pés. Preferível ser escravo de minhas escolhas, do que deixar que outro, escolha por mim.
Élcio José Martins

À ESPERA DO BOM FUTEBOL
Estranho como uma classificação e uma desclassificação tiveram valores invertidos. O jogo que o Santos empreendeu ontem superou em muito a classificação do Corinthians. O valor da despedida santista foi maior que a continuidade Corinthiana. Por que? Estamos ávidos do bom futebol. Ontem o Santos futebol clube nos trouxe um pouco da lembrança da qualidade que tínhamos e que se perdeu nas últimas décadas. Quiçá o bom futebol retorne aos nossos gramados, onde a Vitória será não apenas do time que ganhou, mas a Vitória do futebol. Aínda há esperança.
Élcio José Martins

DESEJOS
DESEJO que as estradas da vida estejam livres e asfaltadas; Que o motorista de nossas emoções nos guie com segurança e sabedoria; Que os acostamentos estejam cobertos e jardinados e ajardinados com flores do campo; Que o motor das nossas decisões nos dê forças para vencermos os obstáculos encontrados, e, que os pneus da vontade estejam cheios de sonhos e esperanças...
Élcio José Martins

O AMOR VERDADEIRO
O AMOR verdadeiro não tem limite e nem limítrofe. Não desiste nunca! É generoso e bondoso. Quem ama verdadeiramente nunca perde a esperança. O maior exemplo desse amor é o amor de MÃE. Para esse amor não existe o fundo do poço, nem guerra perdida. Quem ama verdadeiramente acredita, mesmo todos desacreditando. Há algo maior dentro e por dentro dessa magia que só Deus poderia explicar.
Élcio José Martins

Saudade é sinônimo de amor. Só sentimos saudade daquilo que amamos.
Élcio José Martins

Inserida por elciojosemartins

"11 DE SETEMBRO DE 2011"

Autor: José Gomes Paes

Quando vi, pensei que fosse desenho animado ou um jogo desses de ficção que têm muitos por aí hoje em dia, fiquei em êxtase, depois fui percebendo que era real, estava acontecendo mesmo àquelas cenas da TV.
Muitas pessoas olhando e comentando. Só acreditei quando comecei a ouvir a voz do apresentador de TV. Cair por terra, era pura verdade, uma realidade da ganância e do poder.
Não queria acreditar que um avião pudesse derrubar um prédio daquele tamanho e ceifando muitas vidas de inocentes, mas não era só um, eram dois prédios, foi quando vi o outro avião se chocando com a outra torre.
Foi quando depois soube que havia mais 2 aviões que também causaram muito transtorno ao povo americano. Causando a morte de 3.000 pessoas inocentes.
Já faz 10 anos, lembro-me muito bem, fui dar entrada de um processo na Seduc, na TV da sala de espera, quando pude ver essas cenas macabras.
Quanta maldade! Deus o fez como a sua própria imagem. Como pode o ser humano ser capaz de tanta maldade? Mas há pessoas que já nasceram com o espírito de morte, prontas para matar. Quanto ódio? Insensatez.
Hoje, o povo americano vive com medo, de outro novo ataque de terroristas.
Foi construído um memorial, onde foram lidos os nomes de todos os que morreram naquele dia fatídico. Fiquei triste e me solidarizei com o povo americano.
Lutemos pela PAZ e peçamos a Deus: Que todos os governantes lutem por um mundo de PAZ, AMOR, UNIÃO e SOLIDARIEDADE.
Vamos fazer a nossa parte, em todos os ambientes que freqüentamos, levemos um aperto de mão, um abraço, um carinho, um afago, um elogio, um bom dia, um incentivo, ... Tudo isso, são pequenos gestos que podem transformar muitas vidas.

FIM

José Gomes Paes

Enviado por José Gomes Paes em 12/09/2011
Código do texto: T3215661

Inserida por josegomespaes

As ações de certos religiosos reflete bem histórias da bíblia como a de José do Egito que foi vendido como escravo por seus irmãos. Por isso, antes de acharmos que somos únicos à ser traídos devemos lembrar que isso muitas vezes é vontade de Deus.

Inserida por RizzardoGois

Pelo verso e pela rima tenho idolatria.
Sou filho de José e Maria,
carpinteiros da poesia.

Inserida por marcelo_benczarski

Sonetos de José Guimarães

Noite

Ó noite perversa que não me deixa dormir
Que me mantém acordado pensativo e
angustiado
Devolva-me a paz e não me deixe
amedrontado
Preocupado com o rumor que vem lá de
fora.


Nunca sei se é riso o clamor da rua que
ouço
Ou desentendimento dos passantes
apressados
Mas como fico pensativo com os sentidos
ligados
Penso sempre no pior e com isso menos
adormeço.


O rádio do carro que passa tão alto me
acende
Revigora minha energia, mas de deixa
impaciente
Porque o barulho me faz ainda mais ficar
acordado.


Vozes que vem lá de fora que parecem de
pessoas brigando
Aguçam-me o sentido e de repente me
descubro espionando
O que não me interessa e com isso me
mantenho acordado.

Sonetos de José Guimarães
https://www.amazon.com.br/dp/B019HU5238

Inserida por joseguimaraes

A FINESSE PERDEU JUÍZO Élcio José Martins

O vulcão enfurecido
Com lava incandescente,
Mostrou seu alarido
Do outro lado do poente.

Parecia estar doente
Tal a fúria evidente.
Não é prato que requente,
Comeu cru com aguardente.

Como água morro abaixo,
Ou fogo morro acima.
Desceu do salto e deu esculacho,
Tá anormal, fugiu da regra, acho.

Era dia de seresta,
Onde tudo seria festa!
De uma bebida indigesta,
Ficou a marca do que não presta.

Gosto amargo transcendeu,
Duas vítimas sucedeu.
Só Deus sabe o que aconteceu,
Quando o céu escureceu.

Descoberta quase incerta,
Do contexto que disserta.
Na vida nem tudo acerta,
Mas com o amor tudo conserta.

E o mal tá dominando,
É do oculto que vem o dano.
São surpresas e enganos,
Salve os loucos e insanos.

Vem as desculpas dos erros tortos,
De um cérebro absorto.
O juízo está morto,
Perdeu a viagem do navio no aeroporto.

Élcio José Martins

Inserida por elciojosemartins

"José ENRIQUECEU o Egito na sua chegada. Moisés EMPOBRECEU o Egito na sua saída. A riqueza sempre começa e termina onde Deus te colocar."

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha

A NOITE
A noite chega calma, traz leveza na alma e na paz se transforma...
Élcio José

Inserida por elciojosemartins

Jose Claudio meu amor, poderia aqui escrever milhões de palavras para expressar meu amor e admiração por você mesmo estando em caminhos distantes e tão diferentes agora são coisas que na vida acontece, mas não, lhe esqueço só quero agradecer a Deus pela oportunidade de ter sido sua esposa, os caminhos entre nos não foram iguais, mas agradeço por ter me escolhido para ser sua companheira de jornada mesmo que no caminho nossa jornada foram em caminhos diferentes ainda assim foram momentos de alegria e a Deus agradeço por ter permitido nossa união! Deus te abençoe te amo, hoje ontem e sempre... Até o infinito!!! Você sempre sera especial pra meu coração.
Shirlei Miriam de Souza

Inserida por Shirleimiriam

Alguém tira o Téo José da narração. O Datena é melhor pra narrar chacina.

Inserida por JordanMello

"Ei José
Tem branco ganhando dinheiro com nosso suor
Ei José
O tanto que gente ganha não é nem o trocado que ele da pro seu filho chupar picolé
Ta na hora de acordar
O relógio já despertou
Venha comigo José
Hoje eu quero comprar o meu computador
Ei José
Eu não quero mais carregar tijolo pra ganhar trocado
Eu vou descer o morro
Esse patrãozinho, do cabelo penteadinho
Não vai mais ver a gente por aqui
Venha comigo José."

Inserida por ArthurVinih

Gênesis 37

O sonho de José

1 Jacó habitou na terra de Canaã, onde seu pai tinha vivido como estrangeiro.
2 Esta é a história da família de Jacó:
Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles.
3 Ora, Israel gostava mais de José do que de qual­quer outro filho, porque lhe havia nasci­do em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa.
4 Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conse­guiam falar com ele amigavelmente.5 Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.
6 "Ouçam o sonho que tive", disse-lhes.
7 "Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele."
8 Seus irmãos lhe disseram: "Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai nos gover­nar?" E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito.
9 Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim".
10 Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: "Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe, e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você?"
11 Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.

José é vendido pelos irmãos

12 Os irmãos de José tinham ido cuidar dos rebanhos do pai, perto de Siquém,
13 e Israel disse a José: "Como você sabe, seus irmãos es­tão apas­centando os rebanhos perto de Siquém. Quero que você vá até lá". "Sim, senhor", respondeu ele.
14 Disse-lhe o pai: "Vá ver se está tudo bem com os seus irmãos e com os rebanhos, e traga-me notícias". Jacó o enviou quando estava no vale de He­brom.
Mas José se perdeu quando se aproximava de Si­quém;
15 um homem o encontrou vagueando pelos campos e lhe perguntou: "Que é que você está procurando?"
16 Ele respondeu: "Procuro meus ir­mãos. Pode me dizer onde eles estão apascentando os rebanhos?"
17 Respondeu o homem: "Eles já partiram daqui. Eu os ouvi dizer: 'Vamos para Dotã' ". Assim José foi em busca dos seus irmãos e os encontrou perto de Dotã.
18 Mas eles o vi­ram de longe e, antes que chegasse, planejaram matá-lo.
19 "Lá vem aquele sonhador!", diziam uns aos outros.
20 "É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus so­nhos."
21 Quando Rúben ouviu isso, tentou livrá-lo das mãos deles, dizendo: "Não lhe tiremos a vi­da!"
22 E acrescentou: "Não derramem sangue. Joguem-no naquele poço no deserto, mas não toquem nele". Rúben propôs isso com a inten­ção de livrá-lo e levá-lo de volta ao pai.
23 Chegando José, seus irmãos lhe arranca­ram a túnica longa,
24 agarra­ram-no e o jogaram no poço, que estava vazio e sem água.
25 Ao se assentarem para comer, viram ao longe uma cara­vana de ismaelitas que vinha de Gileade. Seus camelos estavam carregados de especiarias, bálsamo e mirra, que eles levavam para o Egito.
26 Judá disse então a seus irmãos: "Que ganharemos se matarmos o nosso irmão e escon­dermos o seu sangue?
27 Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue". E seus irmãos concordaram.
28 Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.
29 Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, rasgou suas vestes
30 e, vol­tando a seus irmãos, disse: "O jovem não está lá! Para onde irei agora?"
31 Então eles mataram um bode, mergu­lha­ram no sangue a túnica de José
32 e a mandaram ao pai com este recado: "Achamos isto. Veja se é a túnica de teu filho".
33 Ele a reconheceu e disse: "É a túnica de meu filho! Um animal selvagem o devorou! José foi despedaçado!"
34 Então Jacó rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias por seu filho.
35 Todos os seus filhos e filhas vieram consolá-lo, mas ele recusou ser consolado, dizendo: "Não! Chorando descerei à sepultura para junto de meu filho". E continuou a chorar por ele.
36 Nesse meio-tempo, no Egito, os midiani­tas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda.

Inserida por 1bibliasagrada

Gênesis 39

José e a mulher de Potifar

1 José havia sido levado para o Egito, onde o egíp­cio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o ti­nham levado para lá.
2 O Senhor estava com José, de modo que este pros­perou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. José era atraente e de boa aparência,
3 Quan­do este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava,
4 agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.5 Desde que o deixou cui­dando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no cam­po.
6 Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e ­não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida.
7 e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo!"
8 Mas ele se recusou e lhe dis­se: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.
9 Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, en­tão, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?"
10 Assim, em­bora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.
11 Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encon­trava.
12 Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo!" Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.
13 Quando ela viu que, ao fugir, ele tinha deixado o manto em sua mão,
14 chamou os em­pregados e lhes disse: "Vejam, este hebreu nos foi trazido para nos insultar! Ele entrou aqui e tentou abusar de mim, mas eu gritei.
15 Quan­do me ouviu gritar por socorro, largou seu manto ao meu lado e fugiu da casa".
16 Ela conservou o manto consigo até que o senhor de José che­gasse à casa.
17 En­tão repetiu-lhe a história: "Aquele escravo hebreu que você nos trouxe aproximou-se de mim para me insultar.
18 Mas, quando gritei por socorro, ele largou seu manto ao meu lado e fugiu".
19 Quando o seu senhor ouviu o que a sua mulher lhe disse: "Foi assim que o seu escravo me tratou", ficou indignado. José ficou na prisão,
20 Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei.
21 mas o Senhor esta­va com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.
22 Por isso ­o carcereiro encarregou José de todos os que esta­vam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia.
23 O carce­reiro não se pre­ocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.

Inserida por 1bibliasagrada

Gênesis 42

Os irmãos de José vão ao Egito

1 Quando Jacó soube que no Egito havia trigo, disse a seus filhos: "Por que estão aí olhando uns para os outros?"
2 Disse ainda: "Ouvi dizer que há trigo no Egito. Desçam até lá e comprem trigo para nós, para que possamos continuar vivos e não morramos de fome".
3 Assim dez dos irmãos de José desceram ao Egito para comprar trigo.
4 Jacó não deixou que Benjamim, irmão de José, fosse com eles, temendo que algum mal lhe acontecesse.
5 Os filhos de Israel estavam entre outros que tam­bém foram comprar trigo, por causa da fome na terra de Canaã.
6 José era o governador do Egito e era ele que ven­dia trigo a todo o povo da terra. Por isso, quan­do os irmãos de José chegaram, cur­varam-se diante dele com o rosto em terra.
7 José reco­nheceu os seus irmãos logo que os viu, mas agiu como se não os conhecesse, e lhes falou aspera­mente: "De onde vocês vêm?"
Responderam eles: "Da terra de Canaã, para comprar comida".
8 José reconheceu os seus irmãos, mas eles não o reconheceram.
9 Lembrou-se então dos sonhos que tivera a respeito deles e lhes disse: "Vocês são espiões! Vieram para ver onde a nossa terra está desprotegida".
10 Eles responderam: "Não, meu senhor. Teus servos vieram comprar comida.
11 Todos nós somos filhos do mesmo pai. Teus servos são homens honestos, e não espiões".
12 Mas José insistiu: "Não! Vocês vieram ver onde a nossa terra está desprotegida".
13 E eles disseram: "Teus servos eram doze irmãos, todos filhos do mesmo pai, na terra de Canaã. O caçula está agora em casa com o pai, e o outro já morreu".
14 José tornou a afirmar: "É como lhes fa­lei: Vocês são espiões!
15 Vocês serão postos à prova. Juro pela vida do faraó que vocês não sairão daqui, enquanto o seu irmão caçula não vier para cá.
16 Man­dem algum de vocês buscar o seu irmão enquanto os demais aguardam pre­sos. Assim ficará provado se as suas palavras são verdadeiras ou não. Se não forem, juro pela vida do faraó que ficará confirmado que vocês são espiões!"
17 E os deixou presos três dias.
18 No terceiro dia, José lhes disse: "Eu te­nho temor de Deus. Se querem salvar sua vi­da, façam o seguinte:
19 se vocês são homens honestos, deixem um dos seus irmãos aqui na prisão, enquanto os demais voltam, levando trigo para matar a fome das suas famílias.
20 Tragam-me, porém, o seu irmão caçula, para que se comprovem as suas palavras e vocês não tenham que mor­rer".
21 Eles se prontificaram a fazer isso e disse­ram uns aos outros: "Cer­tamente estamos sendo punidos pelo que fizemos a nosso irmão. Vimos como ele estava angustiado, quando nos implo­rava por sua vida, mas não lhe demos ouvidos; por isso nos sobreveio esta angústia".
22 Rúben respondeu: "Eu não lhes disse que não maltratassem o menino? Mas vocês não quiseram me ouvir! Agora teremos que prestar contas do seu sangue".
23 Eles, porém, não sabiam que José podia compreendê-los, pois ele lhes falava por meio de um intérprete.
24 Nisso José retirou-se e começou a cho­rar, mas logo depois voltou e conversou de no­vo com eles. Então escolheu Simeão e mandou acor­rentá-lo dian­te deles.
25 Em seguida, José deu ordem para que enchessem de trigo suas bagagens, devolvessem a prata de cada um deles, colocando-a nas baga­gens, e lhes dessem mantimentos para a viagem. E assim foi feito.
26 Eles puseram a carga de trigo sobre os seus jumentos e partiram.
27 No lugar onde pararam para pernoitar, um deles abriu a bagagem para pegar forragem para o seu jumento e viu a prata na boca da ba­gagem.
28 E disse a seus irmãos: "Devolveram a minha prata. Está aqui em minha ba­gagem".
Tomados de pavor em seu coração e tremendo, disseram uns aos outros­: "Que é isto que Deus fez conosco?"
29 Ao chegarem à casa de seu pai Jacó, na terra de Canaã, relataram-lhe tudo o que lhes acontecera, dizendo:
30 "O homem que governa aquele país falou asperamente conosco e nos tratou como espiões.
31 Mas nós lhe as­seguramos que somos homens honestos e não espiões.
32 Dissemos também que éramos doze irmãos, filhos do mesmo pai, e que um já havia morrido e que o caçula estava com o nosso pai, em Canaã.
33 "Então o homem que governa aquele país nos disse: 'Vejamos se vocês são honestos: um dos seus ir­mãos ficará aqui comigo, e os outros poderão voltar e levar mantimentos para matar a fome das suas famílias.
34 Tragam-me, porém, o seu irmão caçula, para que eu compro­ve que vocês não são espiões, mas sim, homens honestos. Então lhes devolverei o irmão e os autorizarei a fazer negócios nesta terra' ".
35 Ao esvaziarem as bagagens, dentro da bagagem de cada um estava a sua bolsa cheia de prata. Quando eles e seu pai viram as bolsas cheias de prata, ficaram com medo.
36 E disse-lhes seu pai Jacó: "Vocês estão tirando meus filhos de mim! Já fiquei sem José, agora sem Simeão e ainda querem levar Benjamim. Tudo está contra mim!"
37 Então Rúben disse ao pai: "Podes matar meus dois filhos se eu não o trouxer de volta. Deixa-o aos meus cuidados, e eu o trarei".
38 Mas o pai respondeu: "Meu filho não descerá com vocês; seu irmão está morto, e ele é o único que resta. Se qualquer mal lhe aconte­cer na viagem que estão por fazer, vocês farão estes meus cabelos brancos descer à sepultu­ra com tristeza".

Inserida por 1bibliasagrada