Ficar Distante
Uma sociedade pode obedecer perfeitamente a uma lei e ainda estar profundamente distante da justiça.
Devoto um segredo (somente)
Aos que conhecem o degredo
Distante de casa, e do seu mundo:
A Via Láctea é a casa dos poetas,
Dos mambembes e dos vagabundos.
Envolvo com fitas de cetim,
Faço uma rosa, um enfeite,
Para colocar no cabelo,
E lado a lado do seu cetro,
Sigo em frente...
Perpetuo um sonho (persistente)
Aos que desconhecem o inexorável
Distante dos olhos, e não do íntimo:
A poesia é capaz de aquecer a frieza
De qualquer coração autoritário...
Executo o conserto derradeiro
Do destino fora do trilho,
Caminho sobre cascas de ovos,
Levanto voo, e aterrisso eternamente.
Porque eu sou dona da minha loucura,
Se a minha poesia no firmamento fulgura,
Significa que de ti jamais sairá o anseio
De voltar para acariciar-me com ternura.
Nunca houve uma geração tão informada e tão pouco consciente; tão conectada e tão distante; tão cheia de opiniões e tão carente de pensamento. O problema da humanidade nunca foi apenas não saber — foi acreditar que sabe sem jamais ter pensado.
Então vamos falar de esperança, não como algo distante, mas como um pequeno fogo que cabe dentro da palma da mão.
Vou te dizer algo com toda sinceridade do mundo:
A esperança não chega fazendo festa.
Ela chega como um fio de luz, quase tímido.
Ela se esconde dentro do que ainda dói.
E, mesmo assim, ela insiste.
E você tem isso.
Mesmo triste, mesmo sentindo falta, mesmo carregando essa solidão de filha única…
você pediu esperança.
Isso já é esperança.
Ela aparece quando você pensa:
“Talvez amanhã seja um pouquinho mais leve.”
“Talvez eu consiga sorrir de verdade.”
“Talvez eu consiga honrar meus pais vivendo o que eles queriam pra mim.”
“Talvez este Natal não cure, mas aqueça.”
A esperança é feita de talvez.
Mas um talvez é suficiente pra manter o coração vivo.
Toda norma que ignora a pulsão humana não se torna mais racional; torna-se apenas mais distante do que pretende regular.
Distante do que muitos imaginam, sigo muito feliz com as minhas tristezas entre sorrisos e gargalhadas. Por resistência converso baixinho com minha depressão ironicamente em diversos passos e tropeços de minhas tantas caminhadas. Diferente dos ditos coitadinhos aparentes, me curo me revigoro cada dia um pouco espalhando generosamente compreensão e felicidade mas sejamos coerentes por mais que não transpareça não sou auto-imune a nada.
“Se alguém, num futuro próximo ou distante, quando eu já pertencer ao passado, deparar-se com um texto reflexivo que ousei produzir, lembre-se de que também o seu tempo passará. Cuide bem da parte da história que chegou às suas mãos. Ela nunca lhe pertenceu inteiramente. Você a recebeu de alguém e, um dia, haverá de entregá-la a outros.”
"Cegueira"*
Teu olhar vai buscar distante
o que tens aqui,
mas você não percebe.
Se esses teus olhos
prestassem atenção no meu olhar,
saberia o quanto
meus olhos te desejam.
Eles te chamam baixinho
em cada esquina do dia.
Eles guardam teu nome
no fundo da pupila.
Mas você procura em outro lugar
o que teima em ficar bem aqui.
Mesmo que de soslaio...e calado.
(Saul Beleza
Agora!!
Vá la na rua...
Admire comigo esta Lua
Mesmo distante...
O mesmo brilho, a mesma intensidade
Te sinto aqui, de verdade!!
Meu coração, agora desperto
Une-se a trilogia
Um momento só nosso
Eu, tu e a magia
A Lua que vejo
Só faz aumentar o desejo
De te ver bem de pertinho
Te receber em meus braços
Acolher, dar carinho
Tirar todo rancor
Amor se paga com amor
Sem cárcere ou sofridão
Tem que ser leve!
Trazer conforto e paixão
Assim como a noite de Lua
Que traz luz a escuridão
Assim como sinto tua falta
E sempre te guardo em meu coração.
Distante dos olhos e perto do coração.
É incrível como existem pessoas que em determinados momentos da vida foram tão importantes que jamais serão esquecidas. Falo particularmente de um garoto em especial, que conheci num momento difícil.
A presença dele foi decisiva para o meu bem estar. E não estou aqui falando em amor, pois, foi apenas uma paixão de poucos dias, mas, o carinho me surpreendeu, o abraço na hora da despedida ficou guardado em mim.
Hoje, ele está distante. Faz algum tempo que não o vejo e talvez nunca mais nos vejamos. Porém, tenho certeza que valeu apena o momento vivido, as conversas que trocamos os sorrisos divididos.
Acho que, ele nem desconfia da força imensa que a presença dele me proporcionou, através das palavras, dos gestos, das músicas que escutávamos juntos. No instante em que eu tinha o medo como companhia, ele apareceu de repente em meu caminho e mudou todo o percurso.
Por isso, eu acredito que Deus manda anjos para nos acalentar quando tudo está dolorido e, então, quando pensamos que há somente tristeza no jardim, a alegria chega surpreendentemente bela e a vida se refaz, volta a florir em questão de segundos. Então, eu só tenho algo a dizer: Viver é lindo demais!
Eu ando meio distante
Mas não é sua culpa
Sinto-me insignificante
Me desculpa
Não vou mais te machucar
Melhor é se distanciar
As coisas que se foram
Irei brindar
Antes que meus sonhos morram
Irei tentar realizar.
O lugar onde mora a paz é sempre distante. Para se chegar lá é preciso coragem, mais do que sabedoria. É preciso conhecer a si mesmo e ser forte o suficiente para se descobrir, se punir e se perdoar.
Sentir os teus lábios rosados já me foi um sonho distante. Ter-te nunca foi meu forte, Percebi no teu sorriso a loucura que o beck te faz. Hoje acordo tonto e ligado sem o efeito do velho baseado.
Sobre o inesperado
Às vezes a gente só tem vontade de fugir de tudo. Correr pra um lugar distante onde ninguém possa nos ferir. Eu já me quebrei em tantos pedaços que nunca mais consegui juntá-los. Hoje em dia me pego gostando ainda menos de certos sentimentos. Sempre acabamos perdendo tudo mesmo. O passado de vez em quando retorna às nossas mentes pra nos lembrar que nem tudo é como a gente espera que seja. Existem momentos em que deixamos de sentir. Outras vezes tudo o que a gente queria era sentir algo, mesmo que aquele sentimento não existisse de verdade. Nunca sabemos realmente o que esperar de alguém, e isto não impede que esta pessoa transforme nossa vida de forma significante. Eu não sabia o que deveria esperar, mas continuava esperando. O amor é isto.
