Depoimento para meu Filho de 18 anos
2017
Bom, esse com certeza não foi um dos melhores anos, mais foi que mais aprendi...
Aprendi que As crises vem pra nos fortalecer,
Que nem todos que está ao nosso redor é realmente amigo,
Que os amigos esses sim nem mesmo a distancia ou o tempo separa, Mesmo que passamos meses sem falar-nos a amizade continua
Que é bom ter amigos mais velhos que com suas aprendizagem nos ajuda
Que as pessoas que menos esperamos nos Decepcionam
Que também Decepcionamos quem Amamos,
Que o Amor ele é envolto de um "eu te perdou"
Que pelo menos uma vez na vida alguém vai te dizer um "Eu te amo" e que você não poderá corresponder,
Que Nem sempre ficar sozinha é sinal de solidão,
Que a vida é passageira, e os momentos bons e ruim passam
Que devemos aproveitar a cada segundo, e aprender com os desafios e dificuldades,
Que Nunca pode ser tomada Decisão nenhuma quando estamos em Crises,
Que Se fechar e trancar-se no quarto não é a solução,
Que Muitas vezes só precisamos de um ABRAÇO e um Colo que nos embale e não diga nada...
Que Aprendemos muito com nossos erros e nossas mancadas,
Que os puxões de orelha de quem nos ama nos ajuda muitas vezes
Que a saudade Aperta mais que ela é a certeza de momentos bons e de amor vivido
Que os traumas as vezes viram pesadelos durante a Noite
Que Devemos sim buscar ajuda e deixar o orgulho de lado para aceitar ser ajudada
Que as vezes queremos voltar o tempo e ser ou uma criança ou uma Adolescente "rebelde" e fazer algumas mudanças
Que muitas vezes nos distanciamos de quem amamos,
Que há momentos que nos revoltamos e queremos distanciar de quem nos fez e primeiro nos amou, "como se fosse possível se esconder de Deus..."
Que Todo mundo tem seus dias bons ou Ruins
Temos o dia de dançar na chuva cantarolando, e também aqueles dias que nem nos mesmo nos suportamos...
Que As pessoas também merecem seus espaços
Que muitas vezes alguém pode lhe prometer algo e não cumprir
Que só nós mesmo é que podemos tornar nossa vida Feliz
Que Só Nós podemos tomar as decisões para a viver
E nessas escolhas temos o direito de errar também, e voltar atras...
ENFIM, 2017 para mim não foi o melhor ano, mais foi o que mais aprendi, me diverti, partilhei com amigos, pude em minhas crises ficar mais forte e assim NUNCA DESISTIR DOS MEUS SONHOS, por mais que tenhas alguém a falar que não, que não dar, mais NO HOJE SIM EU QUERO CONTINUAR IR ATRAS DOS MEUS SONHOS, e se eu errar, Recomeço e volto...
Porque a vida esta ai para aproveitarmos
Que 2018 Venha Já com muitos sonhos a realizar e o sonho da conclusão se faça realidade neste novo Ano...
Desde já
Abençoado 2018 a Todos
Nós e os Anos
Eu acho que não existem anos velhos,
nós é que ficamos velhos com a passagem
dos anos.
Os anos são dias continuados.
Por eles, várias gerações passam.
À nós pobres mortais, resta saber vivercada dia,
saber fazê-lo diferente dos demais.
Dia após dia, continuadamente, até atingirmos
uma compreensão maior, temos de saber entender
os "nãos" que ouvimos; saber dar de nós àquele
que de nós precisa,e renovar-se a cada minuto,
pois a vida é rápida e passa logo.
O tempo de Deus não espera, precisamos entender que,
"novo, temos de ser nós".
Os anos nos são dados para evoluirmos, e dessa evolução,
deixarmos amor, caminhos e exemplos aos que virão, novos
anos viver.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista de Letras Artes e Ciências
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
"Família sentimental"
Com o passar dos anos, vamos aprendendo a lidar com cada tipo de pessoa. Aprendemos também o tipo de relacionamento que devemos ter com as pessoas a partir do que elas indiretamente nos ensinam através de seus gestos e atitudes. Aprendemos também que não há motivos para ficar ressentido quando dão preferência à presença ou companhia de outra pessoa em detrimento da nossa haja vista haver nisto a revelação do modo delas de verem e conceberem as coisas.
Aprendemos, ainda, além desta questão de relacionamentos, algo interessante com relação especificamente aos laços de família. O que é família? Aprendemos que “família” é aquele grupo formado por pais e irmãos, às vezes até avós, ou alguém que compartilhe conosco do mesmo lar sob o mesmo teto. Quando crescemos, a tendência natural é nos casarmos e formarmos novas famílias. Contudo, naquela anterior aprendemos sentimentos familiares por aqueles membros que a compunham, e esses sentimentos nos acompanharão a vida inteira e nunca se apagarão. Assim, aquela primeira família deixou de existir, mas deixou a sua herança registrada no convívio entre aqueles membros específicos, de modo que nasce um sentimento “familiar”, não mais família, mas “sentimento familiar”, o que nos leva a entender que o nosso irmão e a nossa irmã permanecem como “família” no coração.
Então, chegamos ao entendimento de que há dois tipos de família: a “família original” e a “família sentimental”. Portanto, nossos pais e avós nos deixam um legado de fraternidade eterna que se caracteriza por “sentimento de família” entre irmãos. Isto não inclui os demais parentes como tios, sobrinhos, primos, etc., mas tão somente os irmãos que foram criados juntos naquela família. Eles se casam, formando uma nova família – composta pelo casal, com filhos ou não. A nossa “família sentimental” está atrelada ao irmão ou irmã, e não à família que eles constituíram, pois esta pertence a eles, não sendo nossos familiares, mas parentes.
Quando entendemos isto, tornamo-nos prontos para conviver em paz com todos, sem quaisquer sentimentos de rejeição ou exclusão, mas com a abençoada compreensão de que a tendência natural de cada família é dar prioridade a seus próprios familiares, assim com eles quanto conosco. Nisto há paz, harmonia, amor.
Eu tenho três “sentimentos familiares”; somos quatro compondo uma “família sentimental”. Eles serão sempre e eternamente a minha família, a família que Deus me deu. Obrigada, Senhor.
www.monicacampello.com.br
O dia, as horas, os minutos, até os anos junto com os centímetros, metrôs e quilômetros são unidades de medidas. Por Que quem faz acontecer é você.
É só que aquele rapaz negro, lindo, alegre, um garoto, quase 10 anos mais jovem que eu, que conheci no meu primeiro dia de aula e que de longe soube que amaria e que me ensinaria alguma coisa, vive uma história linda que as pessoas precisam conhecer, as pessoas precisam se permitir conhecer histórias lindas, porque como já disse, coisas que são pequenas para muitos casais heterossexuais, pra eles são muito grandes, são grandes porque tem muita gente que não entende de amor, porque tem muita gente que precisa entender de amor.
E quando mudam-se os anos, as pessoa planejam, reorganizam prioridades, fazem novos planos, novas metas, agregam coisas e pessoas, se desfazem de coisas e pessoas também. Muitas vezes se retiram em silencio se absorvendo em milhões de pensamentos, pra traçar mais 365 dias. O quenão foi bom tem que ser mudado, erros cometidos tem que ser reparados pra que aja crescimento e melhora em nós. Sendo seres pensantes temos que mudar, evoluir, nos reconstruir se for preciso e seguir em frente de forma mais leve e se possivel ser e fazer o outro a nossa volta ao menos um pouco Feliz. Que nem tudo que pensamos seja computado contra nós, e que só os bons pensamentos, boas energia emanem de nós e a nossa volta. Que sejamos mais tolerantes mas não capachos, que tenhamos saúde, empatia, amor fraternal, que sejamos simples sem ser simplórios, que sejamos educados sem nos deixar pisar, que valorizemos quem se dedica e se preocupa conosco, que consigamos sorrir. Que cada um consiga realizar o que de melhor puder.
Por que dói tanto ser obrigada a segurar o choro??? Se fosse a uns anos atrás a essa hora estaríamos conversando, estaríamos tentando se despedir para conseguir dormir... Estaríamos falando sobre nossos dias, sobre qualquer coisa, sem preocupações... Queria tanto voltar nesse tempo... Sei lá... Queria ter a mais plena certeza de que tudo isso foi somente coisa da minha cabeça...Te ver e ter certeza que não existe absolutamente nada entre nós... Nem em mim, nem em você... Mas tenho dúvidas... E elas me matam... Acabam com a minha vida...
O Brasil só terá um bom governo soberano para os próximos anos e com representantes mais comprometidos com a realidade nacional nas próximas eleições com um maior investimento na educação, na cultura e na cidadania. Sem isto os nomes mudarão sim, mas a ciranda da corrupção entre os poderes e o flagelo social de uma nação miserável e ignorante, permanecerá.
Jamais permitirei que podem minhas asas, pois levaram anos para crescer. Elas me permitem voar para onde e quando quiser. Sou uma alma livre e bem resolvida. Amo viver!
Procurei por tanto tempo a pessoa de minha vida sem ao menos notar que convivi com ela durante anos: a minha própria.
Um dia eu ouvi dizer por uma garota de uns 12 anos que ela não tinha amigos...
Isso me fez parar pra pensar no que seria de mim sem meus amigos e não foi um pensamento muito agradável...
Eu acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de fazer novas amizades, porque uma das melhores sensações do mundo é poder gostar de alguém de forma recíproca...
Um dia eu ouvi dizer por uma garota de uns 12 anos que ela não tinha amigos, eu instintivamente respondi:
- Prazer, eu sou seu amigo agora...
EU TINHA DOZE ANOS QUANDO EU DESCOBRI O REAL PARADEIRO DOS MEUS PAIS BIOLÓGICOS! "Cascais-Portugal" era a única informação que constava na minha ficha de adoção,além dos nomes é claro. Pelo o que dizia naquele pedaço de papel amarelado, eles teriam se mudado pra fora logo após o meu abandono. Eu instintivamente corri para o meu computador na esperança de encontra-los em aguma rede-social, mas foi uma procura vã. Talvez na realidade os nomes que constavam alí, nem eram verdadeiros. Eu lembro que eu chorei muito naquele dia. Eu não conseguia entender o porquê deles terem me abandonado na porta daquele orfato.(dia 12/04/2003).
Hoje, eu tenho uma família, uma família que me ama e zela pela minha felicidade e eu agradeço todos dias ao "Destino", por estar onde estou. Eu gosto de pensar que se um dia eu fui abandonado, foi por uma boa razão e que meus pais biológicos provavelmente só queriam que eu tivesse um futuro melhor que talvez eles não poderiam me dar. "As vezes pensar positivo é menos doloroso."
Eu tenho uma única foto deles, pregada na parede do meu quarto no meio de milhares outras fotos. E eu olho todos os dias pra essa foto específica e meu único pensamento sempre é: Eu perdoo vocês.
Quero que os anos passem mais depressa
e o mesmo tempo que te levar,
te traga logo de volta pra mim.
Mas ao mesmo tempo,
quero que ele pare e te deixe bem aqui,
não tenha que te trazer,
porque não terá que ir.
Hoje eu entendo, oque anos atrás eu não entendia.
Mas que ironia, eu fazer hoje oque anos atrás eu falava que nunca faria.
Eu tenho quase dez mil anos. Acredite, você não faz ideia do que isso significa: tédio. Um tédio eterno e horrível. Uma busca permanente de formas para passar o tempo.
A melhor idade é aquela que junta
a experiencia dos anos vividos,
em uma alma que se mantém jovem,
sabendo utilizar a experiência vivida
para melhor curtir a existência...
Ósculos e amplexos,
Marcial
PARA BEM ENCARAR A "MELHOR IDADE"
Marcial Salaverry
Na verdade, a melhor expressão para se definir as pessoas que já viveram bastante, e estão chegando e ultrapassando a antes fatídica marca dos 60, 70, 80 anos, talvez não seja esta que vem sendo empregada atualmente, ou seja, a "TERCEIRA IDADE", podendo substituí-la por "MELHOR IDADE", pois para quem tem a alegria de viver, a idade cronológica não representa muita coisa, já que eventuais limitações físicas, são substituídas pela experiência, pelo saber fazer as coisas, pelo bom senso que a experiência pode trazer para quem sabe viver a vida...
Recebi uma crônica de Carlos Heitor Cony, que reflete muito bem esse pensamento, e sob o título O SOL NASCEU PARA TODOS, vejam só que grande verdade:
"Sou contra a expressão "terceira idade" para designar quem tem mais de 60 anos. Lembra o "terceiro mundo", que é sinônimo de subdesenvolvimento. Para os que chegam aos 60 anos é justamente o contrário: é a idade do total desenvolvimento, da plena capacidade de entender a vida, compreender o mundo e conhecer-se a si próprio. A única limitação da idade seria o natural desgaste do tempo, mas aí cada caso é um caso. Uma vida sadia de espírito, de quem não deixou a peteca cair, aproveita a experiência dos anos e faz cada minuto render mais, renasce a cada manhã, sabendo o valor de mais um dia, a paz de mais uma noite. Tem a seu favor o investimento da memória e a matéria-prima da esperança. A memória que projeta em suas retinas o passado que o levou até aquele ponto da jornada. E a esperança de que, enquanto houver vida, enquanto houver sol brilhando no horizonte, tudo será possível na imensa alegria do viver."
Essa expressão "alegria de viver" resume tudo. Temos apenas que encarar a vida de frente, conhecer nossas possibilidades e não ter medo de fazer as coisas, sob alegação "estou velho demais para isso".
A verdadeira idade está na cabeça das pessoas (não estou me referindo aos cabelos brancos), mas sim, ao que elas tem em seu interior. Sua maneira de pensar é que vai definir tudo. Sua vontade de viver vai determinar seu futuro. Basta ter coragem, e encarar desafios, sempre tendo presente que a vida é nosso melhor presente...
Sempre é tempo para começar alguma coisa, seja uma carreira, uma profissão, uma academia, uma universidade, algo enfim. O que não pode, é entregar-se à desculpa da idade para ficar na inércia. É chamar-se de velho para iniciar algo. Como por exemplo, VIVER.
Outro ponto abordado sabiamente por Cony, é quando ele diz "uma vida sadia de espírito". Claro que, para se chegar à "Melhor Idade" em boas condições, é preciso saber preparar-se para tanto, evitando na mocidade certos vícios prejudiciais, e que no futuro irão reduzir drasticamente as condições de uma boa vida futura. Não é preciso dizer que me refiro a cigarros, drogas, abuso de álcool, maus hábitos alimentares. Tais vícios, certamente vão prejudicar a qualidade de vida na idosidade. Aí sim, serão pessoas velhas, cabendo a pergunta: "Por que não evitar tais práticas? "
Praticar esportes é uma das melhores maneiras de investir em seu futuro. E para quem já chegou no futuro, sempre é tempo para fazê-lo. Não existe idade, nem tampouco restrições para isso. A única coisa que pode impedir, é a falta de vontade das pessoas, mormente se considerarmos que existem práticas esportivas direcionadas para todas as idades e condições de saúde.
Uma das mais indicadas para quem já chegou "lá", é a hidroginastica. Mesmo que tenha os tradicionais problemas com joelho, coluna, etc. Corrige problemas respiratórios, ajuda em problemas circulatórios, e dá uma disposição incrível a seus praticantes. Disso sou testemunha.
O que não pode mais haver, é um certo menosprezo que os mais jovens dedicam aos de mais idade. Esquecem-se de que vão chegar lá. Esquecem-se de que existem porque esses mais velhos lhes deram condições para tanto. Esquecem-se de que tudo isto que existe para facilitar sua vida atualmente, é fruto de estudo e trabalho dos atuais "velhos".
Esquecem-se principalmente, de usufruir das sabedoria que os anos trouxeram para os "velhos", e que deveriam consultar sua experiência, para evitar tantos percalços na vida.
Só para encerrar. O mais importante, é saber viver a vida. É saber conhecer suas limitações, e ver o que pode fazer, e até onde chegar. E, principalmente, NUNCA entregar-se à idade. Nunca se considerar velho para isso ou aquilo. Experimente, tente, invente... Faça alguma coisa para viver. E, para tanto, que tal termos UM LINDO DIA, fazendo de cada dia sempre esse lindo dia...
- Relacionados
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Aniversário de 18 anos
- 20 anos de casados: mensagens que celebram duas décadas de união
- 43 mensagens de aniversário de 50 anos emocionantes
- 77 frases de aniversário de 15 anos para celebrar a idade tão esperada
- Feliz aniversário, meu amor: frases para uma surpresa inesquecível
