Democracia
O cidadão não deve ser um mero anônimo formador de multidão como se fosse um escravo da sociedade, deve ser um nobre contribuidor com justo reconhecimento por todos os seus feitos.
Em um espaço democrático criado para as pessoas publicarem suas poesias, reflexões, frases ou pensamentos
Você percebe que fez um bom trabalho quando publica algo para sua coleção e percebe que boa quantidade vestiu a carapuça
Pensamentos que expressam opiniões ponderadas
ofendem a ignorância doutrinada e a inépcia de raciocinar
O pior efeito da desigualdade social é a naturalização ética da mesma, permitindo sua normatização!
O poder, por si só, não tem o poder de corromper alguém. Ele é apenas uma ferramenta que pode ser usada para o bem ou para o mal, dependendo da índole da pessoa que o possui. Aqueles que estão presos aos seus instintos mais primitivos são os que o utilizam de forma maligna, para fins sombrios e egoístas. O verdadeiro caráter de alguém é revelado na maneira como ela usa o poder que tem em mãos."
A partir do momento em que as forças armadas decidem sobre, se o povo irá viver ou não na democracia, já estaremos vivendo em uma ditadura.
O conceito de verdade é essencial quando as pessoas só acreditam no que convém não é possível manter uma democracia e nem uma sociedade livre. Um mundo governado por mentiras é um sistema autoritário. As notícias são criadas apenas para manipular a sociedade e controlar o povo evitando assim resistência ao governo. Como lidar com a inesperada falta de valores causados pela "pós-verdade", "notícias falsas" e perda de identidade através de multiculturalismo?
Não é sobre o PT voltar ao poder, é sobre o país voltar a ser verdadeiramente democrático. (outubro de 2022)
O ato de votar é muito mais do que uma simples formalidade cívica; é uma das ferramentas mais poderosas para a construção de uma sociedade justa e democrática. Quando decidimos exercer nossa cidadania, estamos afirmando nossa participação ativa no destino de nossa nação. Como dizia Nicolau Maquiavel: “A política não deve ser o que desejamos, mas o que é necessário para garantir a sobrevivência do Estado”. Votar é uma forma de garantir que nossas necessidades, aspirações e sonhos estejam representados.
A escolha consciente no processo eleitoral é, na verdade, uma expressão do poder coletivo de uma sociedade. Sun Tzu, em A Arte da Guerra, nos ensina que “a vitória é fruto de uma preparação sábia”. Assim como em uma guerra, em tempos de paz, a preparação e o voto são as armas mais eficazes que temos para moldar o futuro. Ignorar essa responsabilidade é abrir mão do direito de participar das decisões que afetam nossa vida e nosso futuro.
Napoleon Hill lembra-nos que “a fé inabalável em si mesmo é tanto a arma que derrota o fracasso quanto a ferramenta que constrói o sucesso”. O mesmo se aplica à cidadania: quando acreditamos na força de nossa voz e a usamos através do voto, ajudamos a derrotar o pessimismo, a desilusão e a inércia que muitas vezes dominam as sociedades.
Portanto, votar é uma declaração de nossa fé em um futuro melhor. É uma arma poderosa contra o silêncio e a apatia, porque ao depositar um voto, reafirmamos nosso compromisso com a construção de um país mais justo, onde todos têm o direito de ser ouvidos.
O braço do Estado é forte e bruto contra os fracos, mas débil e incapaz contra as verdadeiras ameaças à ordem democrática.
A saúde das democracias, qualquer que seja seu tipo e seu grau, depende de um mísero detalhe técnico: o procedimento eleitoral. Tudo o mais é secundário.
Não há graça ter contato com pessoas que pensem igual a mim, porque o assunto se esgota rápido, e acho melhor ainda que discordem de mim porque exerço e testo o meu poder de convencimento.
Numa relação onde adultos sabem que estão violando regras, não adianta erguer os punhos e cair em indisposição. Ora se usa de educação para se alcançar o quê deseja e dependendo do caso até a ironia fina. Deve-se evitar a objetividade para não provocar nenhum confronto campal.
Se você deixa de falar com uma pessoa por causa da opção política diferente ou porque ela discorda de você, o problemático da história é você!
As pessoas podem estar alteradas. As pessoas podem estar até provocando uma briga. Nada justifica o uso desproporcional da força.
Quando se procura mil motivos para justificar o uso desproporcional da força é sinal de retrocesso civilizatório.
Votar é importante. Voto impresso eu comparo a ir as compras e receber a nota fiscal do que você comprou.
Fica a reflexão para esta Era onde todos querem ter visibilidade e abrir mão do bom senso tem sido um imperativo:
Numa democracia todos os lados podem fazer as suas 'festas' e têm o dever de respeitar as 'festas' de todos.
Naquilo que tange a dignidade que é igual a pão, o direito de resposta é uma das forças motrizes da liberdade de expressão. Se alguém fala uma inverdade, te coage ou trabalha pela sua banição, é de direito existencial e de bom senso reagir com inteligência se apoiando em todas as ferramentas democráticas e civilizadas possíveis.
