Albert Einstein foi um físico, matemático e professor alemão. Além da famosa fórmula “E = mc²”, também é autor de muitos pensamentos que ganharam fama na internet. No entanto, alguns deles foram incorretamente atribuídos ao físico.

Pensando nisso, separamos aquelas frases que são dele mesmo, para não sair por aí citando o que ele nunca disse! Também selecionamos alguns pensamentos que circulam muitas vezes com o nome de Einstein, mas que não são da autoria do físico.

Pensamentos que são mesmo de Einstein

A imaginação é mais importante que o conhecimento, porque o conhecimento é limitado, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.

Albert Einstein

(Bibliografia: What Life Means to Einstein: An Interview by George Sylvester Viereck. The Saturday Evening Post, 26/10/1929. Nota: Trecho da entrevista de Einstein a George Viereck.)

Raros são aqueles que olham com os próprios olhos e sentem com a própria sensibilidade.  Albert Einstein

Raros são aqueles que olham com os próprios olhos e sentem com a própria sensibilidade.

Albert Einstein

(Bibliografia: Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.)

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Albert Einstein

(Bibliografia: FITZHENRY, Robert I. The Harper Book of Quotations, 1993.)

A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente.  Albert Einstein.

A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente.

Albert Einstein

(Nota: Trecho da carta de condolências de Einstein a família do engenheiro suíço Michele Besso, escrita em 1955)

Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.

Albert Einstein

(Bibliografia: CALAPRICE, Alice. The Ultimate Quotable Einstein. Princeton University Press, 2010.
Nota: Trecho de um discurso a Sociedade Filosófica Francesa na Universidade Sorbonne em 6 de abril de 1922.)

O objetivo da educação deve ser treinar a atitude e pensamento independentes daqueles indivíduos que acham que o serviço à comunidade é o maior problema na vida.

Albert Einstein

(Bibliografia: CALAPRICE, Alice. The Ultimate Quotable Einstein. Princeton University Press, 2010.
Nota: Trecho de um discurso proferido em 15/10/1936, na Universidade Estadual de Nova York, para celebrar o tricentenário do ensino superior nos Estados Unidos.)

A ciência trouxe esse perigo [as armas nucleares], mas o verdadeiro problema está na mente e no coração dos homens. Não vamos mudar os corações de outros homens por mecanismos, e sim mudando nossos corações e falando com bravura… Quando tivermos clareza de coração e mente... só então encontraremos a coragem para superar o medo que assombra o mundo.

Albert Einstein

(Bibliografia: The Real Problem is in the Hearts of Men. New York Times Magazine, 23/06/1946.
Nota: Trecho de entrevista a Michael Amrine. O pensamento também está presente na obra “The Ultimate Quotable Einstein” (2010), de Alice Calaprice.)

O mistério da vida me causa a mais forte emoção. É o sentimento que suscita a beleza e a verdade, cria a arte e a ciência. Se alguém não conhece esta sensação ou não pode mais experimentar espanto ou surpresa, já é um morto-vivo e seus olhos se cegaram.

Albert Einstein

(Bibliografia: Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.)

A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar.  Albert Einstein

A liberação da energia atômica mudou tudo, menos nossa maneira de pensar.

Albert Einstein

(Bibliografia: Nathan, O; Heinz, N. Einstein on Peace. Nova York: Schoken Books, 1960.)

Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso.

Albert Einstein

(Bibliografia: MILLER, William. Death of a Genius: His fourth dimension, time, overtakes Einstein. Life, 2/5/1955. Nota: Adaptação de citação atribuída a Albert Einstein, publicada no artigo "Death of a Genius: His fourth dimension, time, overtakes Einstein", em 2/5/1955, na revista "Life".)

Eu nunca penso no futuro. Ele não tarda a chegar.  Albert Einstein

Eu nunca penso no futuro. Ele não tarda a chegar.

Albert Einstein

(Bibliografia: SENTNER, David P. Would Take Three Days To Make Simple Explanation Of Theories, Says Einstein. Clearfield Progress, 12/12/1930. Nota: Trecho de uma entrevista conduzida em alemão com Einstein a bordo de um navio em Nova York, em 1930.)

Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade.

Albert Einstein

(Bibliografia: Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.)

Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal.

Albert Einstein

(Bibliografia: Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. Nota: Trecho adaptado do livro "Como vejo o mundo".)

O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.

Albert Einstein

(Bibliografia: Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. Nota: Trecho adaptado de "Como vejo o mundo".)

A curiosidade é uma plantinha delicada que, além de estímulo, precisa principalmente de liberdade.  Albert Einstein

A curiosidade é uma plantinha delicada que, além de estímulo, precisa principalmente de liberdade.

Albert Einstein

(Bibliografia: Autobiographical Notes, 1949.)

Um homem feliz está muito satisfeito com o presente para pensar demais sobre o futuro.

Albert Einstein

(Bibliografia: CALAPRICE, Alice. The Ultimate Quotable Einstein. Princeton University Press, 2010. Nota: Einstein escreveu esse pensamento aos 17 anos, em 18/09/1896, para um trabalho escolar intitulado “Meus Planos Futuros”.)

Ainda não comi frutos suficientes da Árvore do Conhecimento, embora na minha profissão eu seja obrigado a comê-los regularmente.

Albert Einstein

(Bibliografia: BORN, Max. The Born-Einstein Letters, 1916-1955: Friendship, Politics and Physics in Uncertain Times, 1971. Nota: Trecho de carta de Einstein a Max Born, escrita em 9/11/1919.)

O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir.

Albert Einstein

(Bibliografia: MILLER, William. Death of a Genius: His fourth dimension, time, overtakes Einstein. Life, 2/5/1955. Nota: Citação atribuída a Albert Einstein publicada no artigo "Death of a Genius: His fourth dimension, time, overtakes Einstein", em 2/5/1955, na revista "Life".)

As pessoas são como bicicletas. Elas só podem manter o equilíbrio enquanto continuarem se movendo.  Albert Einstein

As pessoas são como bicicletas. Elas só podem manter o equilíbrio enquanto continuarem se movendo.

Albert Einstein

(Bibliografia: CALAPRICE, Alice. The Ultimate Quotable Einstein. Princeton University Press, 2010. Nota: Trecho de uma carta escrita ao filho Eduardo em fevereiro de 1930.)

Olhe profundamente a natureza e então você entenderá tudo melhor.

Albert Einstein

(Bibliografia: CALAPRICE, Alice. The Ultimate Quotable Einstein. Princeton University Press, 2010. Nota: Pensamento citado em uma carta de Margot Einstein, enteada do físico, a Carl Seelig, em 8/5/1955.)

A maioria de nós prefere olhar para fora do que para dentro de si mesmo.

Albert Einstein

(Bibliografia: NATTAN, O.; NORDER, H. Einstein on Peace. Nova York: Schoken Books, 1960. Nota: Trecho de uma carta para a rainha Elizabeth, da Bélgica, escrita em 20/11/1933)

Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a beleza libertadora do intelecto para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.

Albert Einstein

(Bibliografia: CALAPRICE, Alice. The Ultimate Quotable Einstein. Princeton University Press, 2010. Nota: Trecho de uma declaração dada para a publicação "The Dink", da Universidade de Princeton, em dezembro de 1933.)

Um professor dedicado é um mensageiro valioso do passado e pode ser uma escolta para o seu futuro.  Albert Einstein

Um professor dedicado é um mensageiro valioso do passado e pode ser uma escolta para o seu futuro.

Albert Einstein

(Bibliografia: RICHARDS, Alan. Einstein as I Knew Him. Princeton: Harvest Press, 1979.) Nota: Resposta de Einstein ao aluno que reclamou de um professor.)

Vejo que muitas vezes as pessoas mais sedentas por poder e politicamente radicais não eram capazes nem de matar uma mosca em suas vidas pessoais.

Albert Einstein

(Bibliografia: CALAPRICE, Alice. The Ultimate Quotable Einstein. Princeton University Press, 2010. Nota: Carta a Paul Ehrenfest, escrita em 3/6/1917.)

Falsas autorias: frases que nunca foram ditas por Einstein

Confira as frases que muitas vezes são falsamente atribuídas ao físico.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Stubby Currence

(Nota: A autoria do texto tem vindo a ser erroneamente atribuída a Albert Einstein. A frase também atribuída a Vince Lombardi, Vidal Sassoon, Donald Kendall e Mark Twain. Acredita-se que o autor seja Stubby Currence (1935), mas não se sabe se a expressão já estava em circulação antes disso.)

Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a vida acreditando que é estúpido.

Desconhecido

(Nota: Esse pensamento é erroneamente atribuído ao físico Albert Einstein. A citação provavelmente se baseia em fábulas sobre escolas de animais, nas quais os bichos são julgados por suas habilidades, como A Escola dos Animais ou A Escola dos Bichos.)

Sintonize a frequência que você deseja e, inevitavelmente, essa é a realidade que você terá.

Desconhecido

(Nota: Esse pensamento costuma ser erroneamente atribuído ao físico alemão Albert Einstein.)

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Desconhecido

(Nota: Frase muitas vezes atribuída de forma errônea ao físico Albert Einstein.)

Se os fatos não se encaixam na teoria, modifique os fatos.

Desconhecido

(Nota: Frase falsamente atribuída a Einstein em um tuíte de Ivanka Trump, filha do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A autoria falsa foi confirmada pela Albert Einstein Estate, fundação do acervo do físico.)

Coincidência é a maneira que Deus encontrou para permanecer no anonimato.

Desconhecido

(Nota: O pensamento é erroneamente atribuído a Albert Einstein. O pensamento pode ser uma variação de uma frase do escritor francês Théophile Gautier, publicada em 1845.)

Recomendamos também: