Cidade

Cerca de 3548 frases e pensamentos: Cidade

Nascemos em uma cidade que se chama Liberdade, o exílio é uma opção?

Inserida por reisYur

Solitárias e Solidões

Na pequena cidade, no silêncio noturno e pacato,
quase fantasmagórico e solitário de suas ruas,
não há quem caminhe por entre elas,
cada qual se refugia entre os seus muros de concreto.
Solitária condição fortuita ou não,
as pessoas vão-se embora, migram pelo mundo a procura de si.
Vilas de campos verdes e pastos,
de fortalezas-morros e estradas curvilíneas,
habitados pela simpatia de seus concidadãos,
uma hospitalidade com aroma de café,
solidões acompanhadas de broas e pães de queijo.
Solitárias são as margens de rios que secam aos poucos,
que surpreende um filho que outrora não alcançava as suas ‘funduras’.
Solidões somos muitas entre as matas, o canto do canário, a chuva fininha a cair.
História e sabores das Minas em mim veladas pelas areias do tempo em nós.

Inserida por warleywaf

DESAJUSTADO SOCIAL

Eu rabisquei seu nome dentro de um coração
Num beco sujo da cidade
Mas me assustei e ocultei essa paixão
Num segredo com sete chaves

E de bem longe eu te vejo e explodo de emoção
Furtando meu mundo perfeito, assim como ladrão
Eu fico louco de desejo ,estranha sensação
De ver você,em meio a sombras geométricas

E eu me atirei sem rumo (e sem direção)
Numa fria chuva de Abril

E eu bem sei,até certo ponto"cê" tinha razão
Eu não me ajusto a sociedade
Um zé ninguém que sem trabalho vive num porão
Aos trinta e cinco de idade

Mas me conheço e me respeito com a mesma proporção
Do amor que eu sinto em meu peito e escrevo essa canção
E fecho os olhos quando canto em meio a multidão
Vejo você...naquela noite ela não estava não .

E eu me atirei sem rumo (e sem direção)
Numa fria chuva de Abril

Não existe algo que me pertença, nada que se ostenta
Só um punhado de poemas e meu violão
Também não sou do tipo de homem que pensa
Que possa valer a pena, uma mulher que se compra...

Até sonhei com a gente de mão dada no centrão
Vem da minha vida fazer parte
Mas acordei com a saliva fria num balcão
Foi tudo um simples disparate

O advento da poesia traz transformação
Com três acordes e a essência ensaio o meu refrão
E as luzes do palco da vida afastam a escuridão
Vejo você, num dia claro e lindo de verão

E não mais andei sem rumo (e sem direção)
Numa fria chuva de Abril.

Inserida por AlexanderNorthgarden

Caminhar pela cidade sem noção, uma ação sem adição, divido o mundo e me sobra o pó da estrada, dividendo do meu surto cravador, estacas são as luminárias, onde iluminam o foço, ecoando gritos absurdos, resultado do suplicio das ideias, e, mais nada...

Inserida por ricardo25vitti

Preciso arrumar um jeito de não ver teu rosto por todo lado desta cidade.
Não posso mais machucar esse meu coração que soa desentoado e que tem uma leve disfunção. Não posso ser cruel ao maltrata-lhe assim.
Pra isso preciso de tuas palavras, aquelas não-ditas, sabe?!
Não mande eu não confundir as coisas. Não percebes que elas já estão todas confundidas em minha mente?
Faça o contrário, desconfunda!
Mas se tiver que FICAR, diga, fica!
Caso contrário arranque teus pedaços de mim. Arranque tuas músicas.Teu cheiro impregnado em meu braço. Tua poesia completando a minha. Arranque tudo. Desmanche as prosas ao pé da lua. Desmanche o teu amor que um dia pintou em mim.

Inserida por nandaribeiro90

Essa cidade nunca foi tão escura sem você aqui, para colorir o céu, e fazer chover com suas lágrimas, agora meu coração esta apertado e você esta com outra pessoa em seu lado.

Inserida por gabrielouriques

a cidade sem muralhas e vazia e nao tem defesas assim como muitos em nosso meio

Inserida por fernanda1993marilia

Luzes da cidade
Na - tal alegria, é natal!
Eu visto saudade.

Inserida por Christinnyolivier

A minha Ribeirão Preto não é a gênese, é a revisita. Não é a metrópole , é a cidade pacata do quarteirão francês. É onde o público ensina e forma os jovens a se transformarem líderes da coisa privada.

É a cidade largo, outrora capital da cultura, do renascimento, do experiente cheirando a novo.

É a do Teatro do Imperador, das praças e do cafezinho. É Única. Altiva, capitaneia a região soberana , congrega os locais.

A Ribeirão pela qual me apaixonei é a do Otoniel, do antigo e , ao mesmo tempo, renovador, colégio Estadão. Diretor herói do Sertão, que clamava pelo Hino Nacional com respeito e orgulho.

Ribeirão, das domingueiras recreativas aos sábados da Nove de Julho. É a cidade dos nomes globais. De Heraldo a Ernesto. Do Nacional ao Fantástico. Do Pereira ao Paglia. Universo das rádios, do Datena ao Marcio, irmão do Zé e do Edmo.

A Ribeirão em que meus filhos e meu neto nasceram não é menos charmosa, é mais comercial. É política, com conquistas e dissabores.

A Ribeirão que me entristece é a que não reconhece. Grandes nomes da educação, da cultura, das artes e do esporte. Figuras carimbadas , hoje desdenhadas. Esta não é , definitivamente, a minha terra.

A minha terra tem palmeiras na Jerônimo, tem Museus, tem Bosques, tem Condomínios de luxo , tem estádios grandes e vazios, tem desenvolvimento, tem futuro.

Quem tem raíz, tem vida. Tem o chopp na veia, tem a história bem formulada , nunca acabada. Tem orgulho e cuidado. Somos responsáveis pelo que amamos.

A Ribeirão, enfim , que queremos é a que iremos construir, divulgar e respeitar.

Inserida por JorgeRodini

A Brasília que conheço é a cidade de uma amor mal resolvido, de idas e vindas, de ventos e contratempos. É uma cidade planalto que mira do alto o nosso chão das planícies.

É a Brasília origem - polis - urbis sem vales e sem becos. Muitos dos que aí vivem pensam ser maestros da nossa orquestra, mas desafinam a toda sessão.

Brasília de um amor moroso, amoroso, distante, tão perto ao alcance de um tom e tão impossível que não conhece meu som.

Essa é a Brasília que habito, porque não moro, porque quanto mais eu desejo mais eu demoro.

Inserida por JorgeRodini

Já perceptível na cidade o clima natalino, festivo e contagiante. Por mais ateu ou cético que alguns sejam, é maravilhoso este período. E vamos às compras!!!!!

Inserida por rcfonseca

MERCADO CENTRAL


No interior dessa cidade, corredores em labirinto escrevem lentamente a história desse valente povo. Tradição e modernidade caminham lado a lado com a cultura de toda essa gente, convivendo com a vida simples que se leva aqui nas terras de Minas, na contemporaneidade da Belo Horizonte.

Sorrisos encantados numa lasca de queijo branco, numa banda de melancia encarnada, ou no doce mel contido num pedaço satisfatório de abacaxi - na praça nossa de todos os dias - nas esquinas desse pequeno Brasil. Beleza e riqueza de detalhes e variedade (in)igual de opções, pluralidade que encanta mundos e atravessa com orgulho muitas e muitas gerações. Peças de encanto dispostas pelo quadriculado chão, cheio de antropomorfismos, perfazem um mosaico histórico ocupando cantos distintos no coração das pessoas.

A vida simples desse mundo singular confunde-se a todo tempo com o requintado gesto de nobreza humana existente no seio dessa grande família. O rico convive lado a lado com o pobre e sente orgulho de ali estar. Patrão e empregado são grandes amigos viciados na cachaça que é estar lá. Percorrem juntos a lida no dia a dia e vencem juntos a dura jornada de trabalho desse lugar.

Por todos os lados o que se vê é gente viciada na vida, os visitantes tornam-se logo íntimos. Pois, sorrisos não são difíceis de encontrar! E se jogam Cruzeiro e Atlético no domingo...Na segunda-feira, o mundo pára, se um deles ganhar.
No cafezinho todo mundo se envolve nas prosas e ao rival perdedor, não é permitido apelar.

Dia e noite se confundem no tempo, não se percebe o dia passar!
Turistas se apressam nas compras, religiosamente a sirene toca. Até amanhã! Alguns dizem... Não vejo a hora de aqui um dia voltar!

Inserida por JotaW

A LENDA DO MOÇO DA PRAÇA
Numa pequena cidade de interior chamada Ibiranopolis onde a uma lenda daquelas que minha avó escutou da tia dela que diz que sua mãe já viu acontecer a tal lenda de verdade.
Uma vez minha vó me contou, era assim quando a cidade ainda era vila havia dois namorados que se amavam muito, segundo minha avó ele se chamava Alberto e ela Julia, Julia era uma das moças mais bonitas da vila tinha cabelos negros como a noite um olhar radiante como o sol causava inveja nas outras mulheres e despertava o amor nos rapazes. Alberto era um rapaz muito bonito com um sorriso tão belo como o azul do céu.
Eles viviam passeando pela a praça, era um amor eterno todos da cidades diziam com certeza eles se amariam para sempre, toda tarde ele saia do serviço para a esperar ela na praça ansiosamente por sua companhia, e ali ficavam naquela praça enorme cheia de árvores com aroeiras, sapucaias e pitangueira até anoitecer.
Ibiranopolis era uma cidade pacata com taxas de crimes baixíssimos quase zero, minha vó fala que e bem de diferente de hoje.
Num certo dia comum sem muitas diferenças, ela não vai para a praça pois ficou cuidando de sua mãe que passara muito mal naquele dia, ela por não conseguir ir naquela tarde na praça não se preocupou muito pois pensou que quando ele percebe-se iria na sua casa.
Alberto então a espera como de costume, quando vê que já está anoitecendo ele fica preocupado com a ausência de sua namorada, ao perceber que já passava das 21:00 decide ir na sua casa, quando de repente chega uma assaltante ele sem reagir entrega o dinheiro, mas o assaltante sem dó e nem piedade atira contra Alberto , seu corpo fica no chão até duas mulheres voltando da missa encontra seu corpo estirado no chão.
Quando Julia fica sabendo fica desesperada seu pai e a mãe tenta a lhe acalmar mas nada resolve, o enterro é marcado e feito a tarde naquele outro dia, Julia se nega ir ao enterro pois não aceita que terá que se despedir pela última vez de seu amor.
Ela se tranca no quarto, não sai mais de casa para nada, come quase que por imploração de sua mãe depois de três dias sua mãe a encontra em seu quarto deitada quando ela encosta em Julia vê que ela está muito fria, e se desespera e sai correndo para pedir ajuda mas quando chega uma pessoa logo em minutos percebe que já é tarde demais.
Uma morte sem nenhuma explicação a não ser de desgosto e saudade.
Alguns meses depois pessoas relatam ter visto um casal de jovens namorados se beijando na praça nunca ninguém teve coragem de se aproximar, mas vê em que e um rapaz claro e uma moça de cabelos tão negros como a noite.

As vezes nem a morte e capaz de apagar um grande amor

Inserida por RayOliveira

O vento me alçava pelas ruas da cidade.
Lentas as rodas do carrinho giravam
e viravam ao bel prazer do meu olhar.
Aqui-e-ali algumas ilhas de música, bebida,
carnes, gentes...
Carteados nas calçadas...
Dentro um jazz baixinho roendo meus tímpanos.
Fora: os meus olhos perscrutando novidades.
O natal é dia morto.
Cada um com os seus.
Botecos fechados, círculos fechados.
Fui-e-voltei-num-risco.
Um pequeno giro pra digerir a leitoa.
O que me resta agora
é preencher a boca-da-noite
voltando ao ritual
de abrir freezers e cervejas
e sorrisos.
Amanhã será outra coisa.

Inserida por ranish

Sejam bem-vindos as ruas sujas da cidade,
onde hoje em dia a pouca liberdade.
Que se lixe o governo e a sua falsa democraçia,
é por causa desses ladrões k o povo anda com azia.

Inserida por TiagoSuil

Curitiba É Bonita Demais

Vem cá, vem dançar
Que eu vou te contar
Esta cidade, linda, linda
Mil versos vão dar
É Curitiba, é minha vida
Meu mundo, enfim
Na rua das Flores
No Largo da Ordem
Ou em qualquer outro lugar
Vamos passear
Bem juntos cantar
É Curitiba, linda, linda
Eu vou te mostrar
O verde dos parques
É um sonho à parte
As noites não são nunca iguais
O inverno é dolente
O verão tão ardente
Curitiba é querida demais

Inserida por marcosdemacedo

AVIÃO-GIZ

Há mais labra
no teto desta cidade
y o maior risco
que há no céu é feito de avião-giz

registro de minha
perniciosa
liberdade

Inserida por FabricioHundou

E o morador de rua brado aos quatros cantos da cidade sua acusação contra a sociedade civilizada, que desperdício! Que desperdício, o ser humano só sabe fazer isso, enquanto reparti o farelo de arroz com os pombos na calçada. Escutai enquanto é tempo humanidade, o sermão do morador de rua.

Inserida por FranciscoWallas

CHEIOS DE BOAS OBRAS

Leia: "Atos 9:36-41" Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Tabita. ( Este nome em grego é Dorcas. ) Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres ( v.36 )

Examine: Mateus 25:31-46 ; 1 Timóteo 6:17-19 ; 1 João 3:16-18

Considere: O que você fez recentemente e que revela a sua identidade como pessoa que crê em Jesus ? Como você poderá ajudar a curar as pessoas abatidas e feridas de sua comunidade ?

O dr. Martin Luther King disse certa vez "Os abastados e seguros têm muitas vezes se tornado indiferentes e desatentos quanto à pobreza e privação em seu meio. O pobre... foi barrado de nossas mentes e afastado do entorno de nossas sociedades, porque permitimos que se tornasse invisível. [...] Enfim, uma grande nação é uma nação compassiva. Nenhum indivíduo ou nação pode ser grande se não tiver cuidado do '...mais humilde dos meus irmãos'" ( Mateus 25:40 ).
Em Jope, Dorcas deve ter sido vista como uma grande pessoa devido à sua preocupação com "...o mais humilde dos meus irmãos". Para descrevê-la, Lucas usa uma palavra grega que significa "discípula" ( Atos 9:36 ). O termo significava grande honra para uma mulher e significava que ela se compremetia a aprender as palavras de Jesus e a pautar sua vida pela dele.
Esse compromisso era expresso através de suas lindas obras em favor dos pobres, especialmente das viúvas de Jope ( v.39 ). Suas obras altruístas aos "...mais humildes dos meus irmãos"
fluíam de seu relacionamento íntimo com Jesus ( João 15:5 ). A vida dele estava agindo nela e ela estava procurando ativamente fazer o que Jesus desejava. Suas boas obras não asseguravam seu relacionamento com Ele: ela eram prova de seu relacionamento com seu Salvador. Esses feitos compassivos certamente vinham de sua compreensão de que ela era feitura de Deus, criada em Cristo para boas obras ( Efésios 2:10 ). Ela não descansou e desfrutou de sua riqueza, deixando o trabalho de cuidar dos pobres para os outros. Ela desejava servir pessoas reais em tempo real, dando sua vida em favor dos pobres.
A graça tornou-se visível para nós em Jesus. Nossa maneira de lhe agradecer é abrir nossas vidas e derramar Seu coração sobre as pessoas abatidas ao nosso redor. - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

RECONSTRUIR

Leia: " Neemias 2:1-18 "
Vejam como é difícil a nossa situação ! A cidade de Jerusalém está em ruínas, e os suas portões foram destruídos. Vamos construir de novo as muralhas da cidade e acabar com essa vergonha ( v.17 ).

Examine: O Senhor diz: " Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos... " ( Joel 2:25 ).

Considere: Que inspiração o exemplo de Neemias lhe dá ? Como você buscará a ajuda de Deus para restaurar algo quebrado em sua vida ?

"Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei..." ( Neemias 1:4 ). Estas palavras, escritas pelo profeta Neemias, expressaram sua tristeza com a condição deplorável de Jerusalém - a cidade sagrada onde seus ancestrais estavam enterrados. Jerusalém havia sido arrasada e os poderosos muros que um dia tinham protegido a cidade santa de Deus estavam em ruínas ( v.3 ).
A notícia partiu o coração de Neemias. Depois de lamentar e jejuar por vários dias, entretanto, o profeta sentiu a direção do Senhor. Deus colocou em seu coração o desejo de tomar dianteira e começar o trabalho de restauração.
Recusando-se a aceitar como final a destruição que marcara sua terra natal, ele orou a Deus pedindo Sua ajuda ( 1:5-11 ). Pediu ( e recebeu ) o favor divino ao buscar a permissão e a cooperação de seu senhor, o rei Artaxerxes, para viajar de volta a Jerusalém e reconstruir a cidade ( 2:1-6 ).
Após 53 anos de trabalho dedicado, muita oração, e considerável oposição, Neemias e sua equipe reconstruíram os muros de Jerusalém ( 6:15 ).
Pode aparecer impossível, às vezes, ajuntar novamente as partes desta vida despedaçada. As fraturas parecem ser complexas demais, ou a oposição à reconstrução, muito forte. O relato de Neemias nos lembra que no meio de grande estrago há sempre esperança de restauração.
O mesmo Deus Todo-poderoso a quem Neemias orou pedindo ajuda para reconstruir os muros da cidade é o Deus que buscamos hoje em oração. Ele está muito interessado em construir o que foi destruído. Sua especialidade é reconstruir a fé, os relacionamentos, e a autoconfiança - apenas citando alguns de Seus projetos de restauração.
Existe algo em sua vida que está quebrado e arruinado ? Você sente a tentação de crer que não dá mais para consertar ? Lembre-se da história de Neemias e busque a ajuda de Deus para começar a reconstruir hoje mesmo. - Jeff Olson

Inserida por pao_diario