Versos de Escola
Já sente as saudades,
da amizade de verdade,
que há anos se formou.
Amigos não se esquecem,
estão vivos e inquietos,
em um típico caso de amor.
E quando houver distância,
e a falar a esperança, de um dia reencontrarmos,
recorra a lembrança,das brigas e festanças,
para juntos chorarmos.
Um dia chega o futuro,
com glória e horrores,
e se ficares olhando o escuro,
lembra de seus professores.
E quando a saudade afetar a razão,
quando tudo estiver sem jeito,
coloque a mão no peito,
por que todos estarão, no seu coração.
Homemangem ao 9º ano do Colégio Santa Terezinha Uiraúna PB.
"Se em todas as escolas fossem ensinada com prioridade a Bíblia, e a doutrina de ensino fosse o militarismo, indubitavelmente o mundo estaria significativamente melhor".
Anderson Silva
As pessoas estão tão acostumadas com a escassez, que ao invés de evoluir, as pessoas pensam que a vida é sobre uma competição onde o outro tem de perder para que você ganhe. É deprimente.
Os pais podem e devem ensinar aos seus filhos que todos podem ganhar e que há mais que o suficiente para todos!
Não é uma carga exorbitante de conteúdo que faz um aluno aprender. É a forma como você ensina o aluno enxergar o mundo com aquilo que ele aprende.
Ensinar para além dos muros da escola.
Viver crendo, buscando o melhor e expondo opiniões é um ato de coragem e resiliência.
As relações humanas são escolas em várias etapas e muitos não sabem aproveitá-las.
Simples é dizer quantas sementes existem dentro de um fruto. O difícil é saber quantos frutos existem dentro de uma semente.
A educação é o meio multiplicador do conhecimento, seu fruto gera novas sementes, que geram novos frutos, que por sua vez geram novas sementes, em uma repetição infinita e exponencial do saber.
Evidente que quando ensinamos compartilhamos o que aprendemos com alguém. Por outro lado, só se pode ensinar quando há uma iniciativa para multiplicação do que foi aprendido. Nesse sentido, ensinar é ser fruto, mas também é ser semente.
Assim vamos seguindo, as vezes tentando contabilizar quantas sementes são parte desse fruto, mas com a conciência de nunca sabermos quantos frutos fazem parte dessa semente.
Brasil, um país belo, um grande diversidade e variedades de raças, culturas, nações, entre outras coisas. Um país com grande poder político e econômico, um país muito notado pelas grandes nações, um país que ainda se apropria de um sistema antiquado de ensino, um sistema falho, um sistema problemático.
A escola exige demais de nossos alunos, exige demais de nós mesmela não evoluiu como nós evoluímos, sinto como se ela ainda estivesse no passado, cadeiras enfileiradas em frente de uma lousa com um simples professor ensinando coisas básicas, bom educação financeira, educação emocional, essas coisas tão importantes hoje em dia foram deixadas de lado. Conheço pessoas que têm diversos problemas emocionais simplesmente por acúmulo de responsabilidades, estresse emocional, enfim diversas coisas, sinto que erramos, sinto que mudamos, mas nossa escola, não mudou.
"Era a menina que lia
Lia de tudo
Lia o que via, aquela menina
Todo dia ela lia
Lia tanto, que teve encanto
Certa vez, criou asas e voou
Então, o chão já não mais existia
Já não corria
Vivia voando, aqui e ali
Quanto mais lia, mais ligeira voava
Quanto mais voava, ria mais que chorava
Lia e voava
Quanto mais lia, mais alto voava
Quanto mais subia, parecia que ela sumia
Quanto mais alto voava, tudo parecia e tudo desaparecia
Quanto mais e mais ela lia, tudo desaparecia e tudo aparecia"
Leio e vivo
Revivo e crio
Viajo um rio
Cada texto, aprendo
Integro o vazio
Me transformo, me recrio.
Salatiel, pedacinho do céu ?
Difícil descrever no papel
quem por lá passou
alguma coisa para sempre mudou.
Quem não se lembra
das histórias contadas
Debruçadas nos degraus
Daquele imensa escada
Efêmero
É tudo o que a gente acha que não passa
Mas que de repente passa
(Para sempre)
Há quem em meio aos cadernos
fez por lá, um amigo eterno
há quem guarde com cuidado nas lembranças do coração
um professor que lhe confiou a atenção, lhe estendeu a mão...
Há quem sinta saudades da tia do lanche
Há quem lamente-se para sempre
Por ter deixado para trás a preciosa chance
Há quem deixe escapar um sorriso
Uma foto no jornal
Um jogar fenomenal
Uma rainha
De azul ou vermelho
Confere os últimos detalhes no bastidor espelhado
Não importa a idade
Nas entrelinhas da história
Habita uma vontade
Regressar um pouquinho a idade
Só pra matar pra sempre a saudade.
Juramento do Aprendiz
Juro que sempre serei um aprendiz para a vida,
Utilizarei meu trabalho para me autorrealizar,
e para promover a felicidade humana.
Prometo que vou respeitar e compreender a todos.
Serei honesto, ético e sempre trabalharei com paixão.
Amarei toda a natureza,
até mesmo sua forma mais simples,
assim como respeito o meu conhecimento.
Aprenderei com o passado,
Viverei o presente,
Planejarei um bom futuro para todos,
E sempre sentirei Deus no meu coração,
Para que todos possamos viver juntos num mundo bem melhor.
Tentei falar com você, mas não sei por que você não quis me atender... Eu te procurei na sua casa, na rua e até mesmo na escola. Nenhum sinal de vida, nada. Será que foi embora pra outra galáxia? - Não. Estava acompanhado(a) em outra praça, de mãos dadas e novamente amando numa boa...
E eu aqui... Morrendo de saudades suas...
Vou marinar e maquinar um estratagema
Uma ideia
Genuína
Um dom
Que me sai
De dentro
Do cerne
Do meu ser
Eu quero parar
Não pode ser
Por isso decidi escrever
Uma estória
Do ser
Que se embala
Dança e canta
Nunca se cansa
Um dia estava
A pensar na vida
E reparou
Que ela é vazia
Precisa da palavra
Para dar sentido
E encontrar equilíbrio
Entre uns e outros
Numa relação
Com a palavra
Jogos desmedidos
Sentimentos e pensamentos
Transmitidos
Emoções expressas em prosa ou em verso ou por um gesto
Procurei as palavras certas
Da irmandade
Encontrei
Liberdade
Ombridade
E caridade
E amigos de verdade
Emanuel Bruno Andrade
Não é o poeta que faz a poesia, ela é quem o faz. Apesar dos pesares - em todo momento bom ou ruim - ela está junto a ele, num laço apertado envolvendo sua alma que não consegue calar.
Poesia é a arte, o poeta é apenas seu tradutor. Não pode fugir disso porque foi escolhido.
A poesia não tem explicação, não pode ser definida e cada um a sente de uma forma.
