Versos de Escola
Liberdade é uma camisa que se veste até dos avessos
apertada, rasgada, furada, a minha não tem preço
Eu mereço aquela que a mim Deus entregou
mas sé um irmão está na pior a ele eu dou
sei que aqui qualquer um faria igual
quero ver gente de bem não do mal
pedreiro, faxineiro, motorista, despachante
Quem está cursando a faculdade se levante
para que este vento nos traga muitas
coisas boas e que nenhum dos pequeninos fique atoa
ir para escola na hora empinar pipa jogar bola
não ficar por aí pedindo esmola.
Final do bimestre
Torturando-me estou,
me observando decair,
por meros conjuntos pontuais,
que toda manha são postas
ao que se nota, nada muda
e todos os alentos esmorecem dores
sempre iguais.
Tal uniformidade, se dá apenas
por tenebrosas situações,
que se apegam as mais complexas obras
e mais impetuosas ,dificilmente
incorrigíveis questões
Até que em parte sei agradecer,
por ser de meu o mal esforço que atina
na consciência,pois com ausência desse amigo
me pego sem palavras a escrever.
Como disse uma vez:
Não passo de libertino,
um mero vagabundo,
perambulando pelas classes
e corredores,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
um mero simplório aluno,
vagando de vez em outro mundo.
Gabriel Silva Corrêa Lima
Pó alérgico
Desafiante é calar o silêncio noturno
Escrito na profundidade oceânica
De uma voz insistente que nada diz.
Sou na vida apenas um atrapalhado aprendiz.
Sou regra
Desconheço a exceção.
Aprendi a dar
Mesmo sem receber perdão.
Sinto o ácido correr-me a alma
Letal e amargamente sem pressa.
Dizer a quem?
A ninguém interessa.
O pó alérgico da insônia me faz suspirar
E fico sem sono para deitar.
Perdi a matricula para a escola do viver.
Não sei como é.
Assim é minha vida.
Assim são meus dias.
Assim pra sempre há de ser.
Quando um aluno agride, verbal ou fisicamente, o professor é considerado um registo de ocorrência e, certamente, será reunido o Conselho de Turma, para proceder em conformidade, dando cumprimento do Regulamento Interno.
Este aluno, quanto muito, vai para casa uns dias. O que irá provocar nos pais indignação porque, o filho ou filha, fica talvez sozinho/a em casa.
Quando um professor motivado pelo desrespeito, desobediência, incumprimento total de regras e, algumas vezes, vítima de palavras grosseiras e até de abusos, psicologicamente, traumatizantes, poderá ameaçar ou avisar mais fortemente os alunos...... É alvo de processo disciplinar, vai responder e mais não sei o quê...
Isto denota claramente a pobreza da nossa sociedade.... Estamos a criar cidadãos cívicos ou arruaceiros?
Fica a questão.....
Era uma triste manha
Quando mais uma vez fui até la,
Ver todos eles fingirem ser quem não são
Aqueles sorrisos falsos
Sonhos falsos
Adultos que fingem se importar
Adolescente sem saída...
Tudo isso parece comedia
esse treco de passar na media
não quero levar na rebeldia
mas isso acaba com os meu dias
porem agradeço a companhia
e as boas vibrações que colhia
Sobre os professores...
Pela didática trilhamos o caminho para a aprendizagem.
Pelos livros, uma aliança com instigantes emoções se concretiza.
Porém, são com os professores que a imaginação ganha forma, os saberes profundos nos são revelados, a didática se cria e os livros nos são apresentados como amigos e companheiros na bela jornada dos saberes e da vida.
Estudo, um mundo de oportunidades, onde se quebra o ciclo da pobreza, é através do estudo que um filho do pobre se torna médico, advogado...Professor, sim, Professor (a) com “P” maiúsculo. Parabéns a todos aqueles que promovem essas oportunidades.
Aos pais e mães de todas as profissões uma salva de palmas.
Vamos crescendo
Vamos apreendendo
Ao mesmo tempo
Ansiedade vai batendo...
Não é fácil ser da geração Z
Onde tudo parece ser tão fácil
Tecnologias atrás de tecnologias
A cada dia vai ficando tudo mais complicado...
Ensino nas escolas, ultrapassados
Onde jovens termina o ensino médio
Sem saber fazer um currículo
Onde o currículo é um intermédio com o empregado...
No mercado de trabalho
A cada dia exige mais competência
E para o jovem que terminou o ensino médio?
O que resta, é paciência
Brasil! Educação nunca foi visão
Má educação, torna você dependente do sistema
E o Brasil não que perder esse padrão.
Desejo de eleitor/munícipe de Fátima/BA a partir de 2021:
Que a gestão municipal disponibilize recursos financeiros para os caixas escolares. O Programa Dinheiro Direto da Escola - PDDE (PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL) serve para compra de material de consumo; manutenção, conservação e reparos na unidade escolar; e pequenos investimentos em bens permanentes, como a aquisição de aparelhos de som, tv, computador. Contudo, esse recurso federal não é suficiente para a atual demanda das escolas. Se o programa já existe, se os diretores e diretoras têm CNPJ e contas bancárias, se cada escola tem o conselho escolar, se há necessidades estruturais e de materiais pedagógicos, o que falta para o apoio financeiro municipal?
(Parte VI)
Desejo de eleitor/munícipe de Fátima/BA a partir de 2021:
Que a gestão municipal disponibilize recursos financeiros para os caixas escolares. O Programa Dinheiro Direto da Escola - PDDE (PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL). Contudo, esse recurso federal não é suficiente para a atual demanda das escolas. Se o programa já existe, se os diretores e diretoras têm CNPJ e contas bancárias, se cada escola tem o conselho escolar, se há necessidades estruturais e de materiais pedagógicos, o que falta para o apoio financeiro municipal?
(Parte VI)
O Amanhã da Quarentena
Acordar recebendo atividades
Virou rotina na realidade
O frio da manhã
Se tornou a incerteza do amanhã
O banco cheio do recreio
Deu lugar ao vazio e anseio
As conversas e risadas
Deram lugar a mentes angustiadas
O preenchimento virtual
Não ampara o vazio emocional
Dormir ao anoitecer
Sem saber o que vai acontecer
Quem diria
A sociedade tida como imparável
Pode ter apenas um fim deplorável
Me disseram
-Vamos reprovar
Eu respondi
-Mas sabe o que é bom teremos mais tempo aprendendo
-2020 Ruan
Não é so porque eu sei ler que eu quero ler Lusíadas e poesias.
Isso não é cultura ou aprendizado é tortura
EM TEMPO DE PANDEMIA, todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor a ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre, dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo. Se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor?
Estou dando as tais aulas virtuais, pensei que ia interagir com os alunos, mas as mães arrogantemente mandam mensagens dizendo que seu filho não entendeu a tarefa nem me dão a chance de perguntar a ele em qual ponto não entendeu, pois elas explicarão do jeito delas, e a dúvida que nunca existiu continuará. Sim... porque as tarefas são simples demais para exatamente evitar dúvida, devido a dificuldade de comunicação. CiFA
E mais uma vez as armas
São apontadas contra nós
Pistolas, Fuzis e Mordaças
Querem calar nossa voz
E querem que fiquemos calados
Sem saber o que é pensar
Querem que fiquemos parados
Sem reagir e sem lutar
Eis o que digo para vocês
Que apontam seus canos
Sem nem ao menos entender:
Iremos reagir à sua violência
E isso não tira nossa razão
Não somos Flores, afinal
Mas Plantas Carnívoras
Que atacam com a boca
Que fagocitam esse mal
O medo que senti, foi eu nunca mais te ver
então criei coragem, e fui falar com você
foi como magia, um show bis de sedução
amor hoje é seu meu coraçao
Romaria no Bixiga
A campeã das campeãs estas em festa
Salve o seu manto preto e branco abençoado
Comunidade bate palmas se agita
Roda bahiana com o rufar da bateria
Porta bandeira e mestre sala esplendor
Quanto glamour no sambar lindas passistas
A harmonia conduz tudo com amor
E a velha guarda da Vai Vai é tradição
A multidão canta seguindo o pavilhão
Vai caminhando a romaria no Bixiga
Ó padroeira nossa senhora Achiropita
Abençoai minha escola na avenida
Cleiton Asca
