Vazio Existencial

Cerca de 110 frases e pensamentos: Vazio Existencial

De meros vazios se constrói o recheio da existência humana.

Hugo Hofmannsthal

Estar sempre ocupado é a forma mais simples de não encarar o grande vazio existencial que existe dentro de nós...

Eduardo Volpato
41 compartilhamentos

As vezes me sinto como um trem com dezenas de vagões vazio, caminhando sempre em linha reta sem destino algum, ou como uma folha em branco que nao dá para escrever, ou como um copo vazio sem fundo.
Mas se eu for parar pra pensar, sou apenas uma massa formada por átomos neste universo criado sem propósito, sem destino. Apenas por acaso.
Fico procurando a razão da minha existência nos sentimentos. Mas quando vc apela para os sentimentos, vc tem que dar algo em troca.. Como por exemplo, o amor.. Pra você amar, tem que estar sujeito à sofrer. E sofrer faz parte de outro sentimento.. A tristeza.
Não, talvez eu nao queira isso pra mim.. Acho melhor não ser depedente disso parar viver. Acho que o único jeito mesmo é me conformar. Afinal, a vida é assim.. Você nasce, cresce, se reproduz e no fim morre e com um tempo, ninguém mais saberá que vc viveu aqui na terra e toda a sua realidade junto com todas as coisas que existiam somente na sua mente, morrerá junto com você.
Qual o propósito da vida? Não sei.. Talvez não tenha propósito algum, ou talvez críamos a nossa própria razão para viver. Não sei vocês, mas eu ainda não achei a razao da minha.

Poeira
36 compartilhamentos

Sou feita de acúmulos existenciais
de dores infernais
de desamores teatrais
e de vazios, vazios sem finais
Sou uma péssima versão de mim mesma

Camila Vieira

Por alguma razão inexplicável todos temos um grande vazio dentro de nós que tentamos preencher com algo, como: religiões, coisas materiais, algumas outras colocam até mesmo outras pessoas dentro desse vazio, tudo na vã tentativa de obter o todo.

Passamos praticamente a vida toda buscando preencher nosso vazio existencial, mas a verdade é que nada preenche esse vazio.

Por que o vazio existencial que todos nós sentimos é confundido com a ausência de algo como: amor, bens materiais, e até mesmo a falta de um DEUS?

Para mim é um grande equívoco falar que esse vazio existencial é a falta de alguma coisa, talvez esse vazio existencial seja um mecanismo de reflexão, como por exemplo: quando olhamos para o céu noturno e vemos uma grande imensidão de estrelas nos sentimos pequenos, frágeis, talvez esse grande vazio que temos dentro de nós seja simplesmente para isso... para refletirmos que um dia iremos desaparecer dessa existência.

Talvez tudo seja como o pensamento de Demócrito, para Demócrito só há mesmo átomos e vazio.

Filosoficamente falando, eu por exemplo, não acredito na transcendência do ser humano, eu não acredito que quando eu morrer existirá outra vida.

Eu NÃO acredito em um Deus onipotente, onisciente, benevolente e onipresente,
por isso a vida é muito mais difícil, é como diz o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé: A diferença entre o pensamento científico e o pensamento religioso é que o pensamento científico como o que eu gosto e acredito, não seca lágrimas, já o pensamento religioso seca.

No meu caso ser ateu é muito mais difícil pois não acredito em uma mão me guiando ou cuidando de mim de alguma forma.

Tudo que eu faço ou deixo de fazer é pura responsabilidade minha! Tem um verso de um rapper brasileiro chamado Fabio Brazza que me identifico muito. Fabio Brazza diz: Eu sei que a jornada da vida é feita sozinha e que no fim das contas, a responsa é só minha.

Enfim para resumir esse pequeno pensamento, eu acredito que esse vazio dentro da gente, esse vazio existencial presente em todo ser humano, nada mais é que um mecanismo da nossa própria mente para nos ajudar a refletir em certos momentos da vida.

Sem esse vazio não estaria aqui agora fazendo essa reflexão, quem sabe se esse vazio estivesse ocupado com alguma coisa não teria tempo de estar aqui escrevendo esse texto, que talvez ninguém vá ler.

Bom para finalizar, esse vazio não pode ser preenchido por nada, nem ninguém, esse vazio é simplesmente vazio. Um pequeno mecanismo para a reflexão humana.

Divergente X
9 compartilhamentos

A generosidade preenche nosso vazio existencial, o qual tentamos enganar comprando, comendo, consumindo, além do necessário.

Angela G. A. Beirão
56 compartilhamentos

Plural de solidão é vazio existencial.

Verônica H.
10 compartilhamentos

A existencia e um enorme vazio se não tiver com quem partilhar a sua curta passagem neste mundo sem sentido.

Claudio Pereira de Oliveira

A poesia conecta a abstração com a realidade, preenchendo os vazios da nossa existência.

Luiz Carlos Guglielmetti
Inserida por luizguglielmetti

Os verdadeiros cristãos são os mais felizes, porque não sofrem de vazio existencial. Pois tem no coração o firme fundamento, reconhecem quem os trouxe e para onde vão. Sendo assim; não vivem cheios de interrogações a procura do nada. Conseguem tirar mais proveito do tempo, sabem viver com intensidade e satisfação do amor e das demais coisas que Deus lhes proporcionou.

Vitt Feitosa

O vazio que nos preenche não sei se é algo existencial, ou subjetivo, mesmo que fosse qualquer um deles isso não importa mais quando você o sente. Você sente isso se esvaindo como o ar de um balão, mas é algo pesado, que tira seu sossêgo prendendo seu fôlego, talvez aquele balão nunca mais voe, talvez ele esteja furado ou simplesmente precise se encher de outra maneira

Alvorecer noturno

Parece que o vazio existencial tem assolado a humanidade. Atualmente, vivemos em um padrão comportamental dos momentos e prazeres fugazes, do consumismo desenfreado , da descartabilidade, do supérfluo e da valorização das aparências.

Soraya Rodrigues de Aragao

Esse tédio que me perseguia desde a infância era possivelmente o vazio existencial que eu buscava compensar não tendo plano algum de vida.

Mary Princess

Vazio pode até tomar conta, mas não vou sofrer por um que mal lembra da minha existência. Se você se importa, bom para você. Que agora, me dê espaço, vou passar, e a solidão vem junto. Seja bem vinda Solidão, vou ser tua compania e você a minha, até que alguém de voz suave, com um jeito apaixonante te leve pra longe.

LaylaPeres
Inserida por LaylaPeres

Criamos efemérides para preencher nosso vazio existencial.

kutuko Kuntakuarao
Inserida por FlavioFerrari

A humanidade busca desesperada pelo preenchimento do vazio existencial. Quanto maior a diversidade de distrações, maior o vazio interior. Aprender a atravessar o deserto e dar as costas ao efêmero requer muita disciplina interna e vontade para superar a si mesmo. Quem tem olhos para ver que trate de sair deste ciclo vicioso e condicionante das ilusões tecnológicas. A máquina mais maravilhosa e complexa que existe é o homem e isso deveria bastar. Sem despertar a consciência não tem como deixar de ser escravo do sistema e das ilusões. A liberdade cada um precisa encontrar dentro de si mesmo.

Swami Paatra Shankara
Inserida por swamipaatrashankara

"Em nossa condição original existencial. Buscamos o significado do encontro com o vazio. E nos deparamos com a solitária liberdade."

Bichara, R.G.
Inserida por robertogbichara

Aglomerados humanos onde ninguém escuta ninguém, há um grande vazio existencial....
Douglas Almeida Vergilio

Douglas Almeida Vergílio
Inserida por Douglasalmeidavergil

Se o vácuo é uma coisa existente porém vazia, a existência é um vazio?

Cruz. Romulo
Inserida por terryralf

Nesses últimos tempos em que meu vazio existencial se tornou quase o gene dominante de todo o meu ser, a recessividade tardia quase consegue me comandar. A madrugada se apresenta como um refúgio, ninguém tem medo dos monstros quando se vive no meio deles. Meus demônios a muito lutam para se libertar. Tenho aceitado as forças de atração que me puxam para a terra. Agora vejo que meu fim não está tão longe quanto pensei ser. O atrito de minhas moléculas é a única coisa que mantém meu coração aquecido nesses tempos de um inverno tão rigoroso.
Sinto como se os polos magnéticos estivessem agora situados em meu peito, e como opostos, se atraem, tomando-me por uma implosão sem limites, explodindo de fora pra dentro, sendo corroída massivamente a cada novo pôr e nascer do sol.
O movimento das marés, que tanto me encantava já não tem mais um efeito tão positivo. Sou mais sal do que açúcar, ainda assim, insolúvel. Indescritivelmente heterogênea acerca de qualquer outro componente que não seja você.

Thaylla Ferreira {Poesias sobre um amor inatingível}

Thaylla Cavalcante
Inserida por ThayllaCavalcante
1 compartilhamento