Textos sobre Música
É inevitável o fim do carnaval. Fantasias, serpentinas, muita música e crianças correndo de um lado para o outro. Meu amor, que um dia já foi criança, brinca num carnaval sem fim, onde se enrola com suas serpentinas e encanta com seu sorriso tão provocante. O dia de criança já se foi, mas o carnaval dela não. Ela dança, mexe, ri, bebe e contagia, ninguém ao lado do meu amor pode, e nem consegue, conter a alegria. Meu amor... é o meu poço, é o meu fim, é onde eu me perco, é onde eu me jogo, sem culpa, sem medo, e com um sorriso no rosto. Embalando-me em suas fitas e perdendo a consciencia no seu ritmo estonteante.
Gosto de cantar, gosto de tocar minha guitarra, estou com a música 25 horas por dia. Tudo que eu faço a música esta presente. Eu me casei com ela desde o primeiro momento em que ela apareceu na minha vida. Acho que se um dia eu não poder mais cantar e tocar este será o dia em que eu ficarei louca, sera um pessimo dia para mim.
Sabe aquela música " você não sabe o que é amar, você não sabe o que é amor " certa vez cantaram se referindo a mim. Foi pensando nisso que eu cheguei a conclusão que talvez eu realmente não saiba o que é amar, nem o que é o amor, pelo menos não da maneira em que 'eles' desejam. Eu não sei amar pela metade, não sei demonstrar interesse quando não tenho, não sei viver de mentiras. Hoje, as pessoas mal se conhecem e já estão falando que se amam, fazendo juras de amor eterno, dizendo ter encontrado a razão de suas vidas, e bla bla bla. Porque? Isso é uma coisa que eu não sei responder e que eu nunca consegui compreender. Talvez isso ocorra por muitos confundirem o AMOR com a PAIXÃO. A paixão é um carinho especial por alguém, é colocá-lo num patamar acima de si mesmo. Algo que faz você pensar 24h em alguém, que te deixa chata até, e dura mais ou menos um mês. E só. Mas talvez seja pura banalidade mesmo, eu particularmente concordo mais com essa segunda teoria. Não se ama ninguém somente por um rosto bonito, por popularidade, pela sua classe social, ou porque você "deve" isso a alguém. Não se deve dizer que se ama alguém muito menos porque você tem uma alta atração, um certo desejo, fogo ou qualquer coisa que você sinta ou tenha feito com essa pessoa. O AMOR não é assim. "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." Para muitos isso é ilusão, é uma fantasia, é como esperar sentada um príncipe encantado que nunca vai chegar. Mas não é. O amor, aquele verdadeiro, não chega de uma hora para a outra. Ele vem com o conhecemento pela outra pessoa, vem com a descoberta e a aceitação. A aceitação dos defeitos do outro, que diante de suas qualidades se tornam mínimos, a aceitação da outra pessoa da forma que ela é, afinal, como já diz o ditado: " O amor é cego ". O amor não é exterior e sim interior, é a descoberta de todos os fatores que tornam aquela pessoa especial. De como o olhar ou o sorriso da outra pessoa fazem o seu coração bater mais forte, e as suas mãos suarem frio, e de como o seu abraço e o seu beijo fazem você pensar ser a pessoa mais feliz do mundo. O amor... ah, o amor é isso. É um sentimento inesplicável, que está guardado dentro de cada um de nós e quando menos esparamos ele nos atropela, e nos deixará bobos.
Eu sei que é amor, porque não consigo ficar um minuto sem pensar em você. Porque cada música que ouço, arrumo um jeito de me encaixar nela e com você ao meu lado. Porque sinto saudades do seu abraço, do seu jeito comigo, da sua voz, do seu sorriso, do seu olhar; sinto falta de tudo que me lembra você, e por isso procurar lembrar sempre pra não sentir tanta falta. Eu sei que é amor, porque não sei mais o que é sonhar com outra coisa, o que é pensar em algo além de você. É uma dependência, não só física, mas também mental. É uma necessidade tamanha, em estar junto ou pelo menos querer isso o tempo todo. É uma saudade, até mesmo quando estou perto, porque imagino o momento em que você irá dizer “até depois, meu amor”. Sei que é amor, porque desejo sempre o presente, às vezes esqueço o futuro e guardo o nosso passado. Não sei se é loucura, talvez tenha mesmo um pouco disso… Mas pra amar tem que ser um pouco louco, não é? Pra precisar tanto de uma só pessoa assim, tem que faltar um pouco de sanidade. E se isso não for amor, é algo mais forte que o próprio termo.
A música começou a tocar, e eu me peguei pensando como foi que eu te ganhei. Lembro-me bem quando você pediu a minha mão, no momento apenas para segurá-la, enquanto a pobre da rua descalça levava toda a culpa pela minha maneira desajeitada. Eu pude sentir seu nervosismo, você tentava mostrar-se firme, mas, no entanto, era na minha mania de rir de tudo que você encontrava força. Eu me senti segura, como que toda alegria do mundo estivesse concentrada somente em mim e nada fosse o bastante para quebrar aquele encanto. Mas eu me esqueci de te avisar que as coisas não são eternas, meu amor, e que o caso da gente não era exceção. Eu fui ouvindo cada vez menos, e a creditar menos. Mas amor, você sabe, amor é uma coisa estranha. Talvez eu tivesse tudo, mas nem sempre isso se torna o bastante pelos reais princípios. E eu preferi tapar meus ouvidos, tapar meus olhos, tapar meu coração, tapar essa voz louca que tenta aprisionar-me a esse desejo tão equivocado que me fazia, além de tudo, te querer. Mas fazia, e a música acabou, juntamente com o meu amor.
Algumas vezes, principalmente quando não temos nada a fazer, e acompanhados de alguma música, voltamos no tempo, imaginamos cenas que queríamos que acontecesse, ou que já aconteceram. E levados por essas imaginações e lembranças, deixamos algumas gotinhas de água cair dos nossos olhos, abrimos um sorriso confortante, ou talvez, sentimos uma nostalgia que nos toma por inteiro e assim, ficamos com vontade de escutar a mesma música várias vezes para que, estas imaginações e lembranças continuem dentro de nós. Saímos um pouco da realidade cotidiana, e entramos em um mundo desconhecido, um lugar triste, misterioso, alegre ou raivoso. Embalados nisso, sentimos vontade de nos expressar, mas as palavras falham. E ficamos então, com a lembrança da nossa imaginação.
Danço conforme a música que está tocando. Barulhos. Alguns Tunz-Tunz-Tunz ao fundo, acabam pedindo algo animado, pedem algo que já não sei nem mais por onde começar. Não se balanço o corpo de um lado para o outro, ou se levanto o meu braço direito. Não sei se encaro o menino que está bem na minha frente e sorrio de lado, ou se evito e sento
Esquecer não é como escutar uma música pela primeira vez e não lembrar mais dela. Amar não é dizer “eu te amo” em palavras, é demonstrar isso em gestos. Sofrimento não é lhe desprezarem, sofrimento é estar entre a vida e a morte, e tem pessoas que se julgam machucadas por amores iludidos, mas não sabem o que é perder o chão de verdade. Felicidade não é comemorar o ano novo, estar feliz é quando você se sente livre de tudo, e acima de tudo, quando você está com a mente limpa. Expressar-se não é lamentar sobres as coisas caóticas ou amar a vida, é dizer em palavras o que o teu coração grita, o que tu sente pra valer.
Ja pensou si a musica fosse baseada num poeta viciado em coca cola? ainda bem que existiram loucos que nao teve a loucura de ser um sujeito normal e de fazer com que a musica vinhesse de um centro universal cuja os pensamentos veem da natureza num poder angelical, fazendo com que as ideias fluam em uma viagem astral, fazendo das suas ideias letras e musicas que nunca vao ser esquecidas nesse mundo imoral..
"você é o cara" , já dizia uma música de uma das minha ídolas até pouco tempo atrás. Se bem que não se aplica a música toda a você, então transcrevo essa parte e o complemento fica por minha conta. Você é o cara que me embola os pensamentos, que me faz ter desejos desmedidos, que me ilude, que eu quero, que me faz bem, que me confunde, que me prende em algum sentimento que não consigo entender, que me faz querer-te e não te ter, que eu desejo o beijo a todo momento, que eu quero estar sempre pendurada no pescoço num abraço que nos sufoque, que eu tô querendo p. mim, que parece querer fugir para preservar algo que não quer que acabe mas se esquece que existe o tempo como agente natural dessa situação, então por que não fazer as coisas direito?. Você é o cara que me tem feito fazer as mesmas escolhas sabendo que o que eu perco é algo ou alguém que me daria o que eu quero com você e assim entramos em uma cadeia viciosa, evitando algo entre nós eu acabo evitando algo entre eu e o outro. Por que será tão dificil p. vs ?
Pensando bem, o que realmente conta não é se teve velas, se teve música de fundo, se foi cedo. Não importa se ele usava uma roupa esquisita e se tinha roubado o carro da mãe. O brilho no seu olhar, o barulho dos nossos corpos, sua pele macia e um 'eu te amo' suspirado é que fizeramm nossa história de amor. E eu disse sim.
Que essa música não seja a última. Que as lágrimas não motivem a sua insegurança. Que o adeus, não faça tanto parte do seu dia-a-dia. Que o sol permaneça sempre no mesmo lugar e, seus olhos divinos continuem a me olhar. Que os nossos planos, não sejam mentiras. E, que as mentiras não se tornem planos diários. Que os instantes, sejam eternos... E o nosso amor, parte do concreto.
Fones de ouvido com música alta para tentar me livrar da podridão que está acontecendo.Fones, para tentar me abafar desse mundo que tem a minha volta. Estou tentando, juro. Fiz escova, hidratei meu cabelo, tirei a sobrancelha como simbolo do mandamento de uma menina vaidosa. Mas me arrumar? Para quem? Para que? Estou comemorando mais um ano de tortura de amor, e acho que sinceramente, eu não mereço isso. Eu não preciso disso. E olhe, acordei mais cedo do que o normal e não estou de mal humor, mas estou com sono. Sono desse mundo, sono desse sentimento, sono de mim.
Encontro teus olhos refletidos em cada música que escuto. Encontro seu cheiro em cada pessoa que abraço. Encontro teus defeitos perdidos em cada parte de mim, e suas qualidades guardadas dentro de um eu, que acaba sendo inexistente. Porque só quando estou com você, que eu sinto vontade de arriscar. Porque só quando eu sinto a sua presença, que me dá vontade de continuar. Teu amor me dá forças suficientes, pra seguir em frente.
As luzes me cegam na escuridão sem fim em meio a noite fria e solitária. Ao fundo uma música me traz boas lembranças, logo penso em te ligar, mas já são 4 horas da manhã. Me bate uma tristeza por saber que poderia estar com você agora. E tudo que tenho são latas e garrafas vazias ao redor. Os amigos não virão ao meu encontro, você se manterá longe de mim, não tenho como sair de onde me encontro, estou preso em uma situação que a cada dia me surpreende mais, de todas as formas possíveis. Muda a música, uma batida maneira eleva o astral, mas logo me lembro que você não está aqui comigo. Estou só me afundando em minhas memórias, pensamento perdido, assim como o olhar. Já ouvi coisas que não pretendia, já fiz coisas que não pretendo dizer. Nas sombras da noite levo a vida em silencio e só, tinha tanto pra fazer e pra falar, mas a vida me restringe muitas coisas boas, a vida que eu escolhi sem saber, anos atrás!
Quando eu escuto a nossa música, eu lembro da nossa vida. Daqueles tempos em que você dizia, que tudo seria para sempre. Eu lembro dos seus lábios tocando os meus, das suas mãos tocando o meu rosto, da sua vida na minha vida. Eu lembro, e isso me machuca.. não por serem lembranças que eu não queira ter, só pelos simples fato que o para sempre eu não vou ter.
Tanto tempo se passou, e escutar a nossa música ainda parece normal. O tempo passou, e meu amor não acabou. Porque eu incisto em querer tudo aquilo que não posso ter? Porque eu só penso e quero você? Eu escrevo e isso só me faz sentir, que a cada dia que passa você está mais perto de mim. Não sei se é certo, não sei se é errado. Mas eu continuo me iludindo, e isso me conforta. Mesmo sabendo que está longe, e ao mesmo tempo perto, tão perto que poderia te tocar. Mesmo sabendo isso, eu não consigo nem te enchergar, eu já não sei mais como te encontar.
Uma batida constante, uma música pela metade, dois corações partidos. Nossa história não teve um fim, pelo menos não para mim. Nosso amor não acabou, pelo menos que eu saiba nem começou. Nossa parceria, nossa amizade, nossas vidas construidas, não caíram como um castelo de areia, pelo menos eu nunca sonhei com um castelo. Nossos sonhos não foram embora, na verdade nós nunca tivemos um sonho concreto. Na verdade nosso amor não aconteceu, na verdade você nem existiu. Na verdade, eu nem deveria continuar sonhando. Pois você faz parte de uma ilusão minha, você faz parte sómente de um texto com algumas linhas. Na verdade, você nunca existiu. Na verdade, você nunca esteve aqui. Você só é mais um dos meus milhares de enganos, só mais um na minha lista de sonhos.
Podem nos chamar de loucos mas se a nossa música não tem letra há uma razão. Nossa língua é única e verdadeiramente universal. Não fala de amores amargurados. Não se trata de um samba carregado de tristeza. Não expressa sonhos e aspiraçoes profunda. Nada disso! Então entenda... Nossa música não tem letra porque deixa soar e se propagar unicamente o presente, aquele presente livre de aflições, egoísmo, posse. Se tudo que podemos viver é o segundo imediato como fazem os recém natos ainda aprendendo a estabelecer conexoes simpáticas. Estamos livres, puros e felizes! É essa música que voce julga sem sentido? Será que somos nós os loucos? Nós, que na nossa tribo, em nossa meditação vara as madrugadas e permite céus que mudem de cor.
A Música já está tão marcada, tão presente, que já faz com que a consideremos um meio de sobrevivência, e que muito geralmente faz com que pensemos e consigamos encontrar a resposta para muitas das nossas perguntas.. Vida sem Música? Estamos a enganar quem? Vida sem música não é, nem pode ser vida.
