Textos Reflexivos sobre Crianças
Meus olhos sentem a tua ausência,
Fostes tão depressa,
Nem pude me despedir.
Ainda lembro dos teus risos inocentes,
De tuas brincadeiras e travessuras...
Sei que de mim te escondes,
Por detrás dessa face já punida pelo tempo...
Te sinto viajar pelos meus olhos,
Te carrego nos meus mais profundos desejos,
Nas minhas esperanças mais inocentes,
Nos meus mais doces sonhos.
Gosto de ti, não te cales,
Não te queixes,
Ri, pois teu riso fascina,
Continuais alegre e feliz,
Continuais com tuas travessuras,
És criança, sempre serás!
Sentiu alegria no primeiro dia de escola,
entrou no portão com as grades abertas,
correu destemido atrás de uma bola
cheia de um ar de aversões encobertas...
As outras crianças olharam-lhe a cor,
olharam-lhe os pais com a tal rejeição
que entorna por dia oceanos de dor
e o fez encostar sozinho ao portão...
Sentiu-se confuso, procurou os defeitos
que tinha no corpo, nos pais e na pele,
não viu mal algum a não ser preconceitos
criados por muitos e ali para ele...
E a pura alegria desfez-se em tristeza,
ouviu impropérios com a alma oprimida,
sentiu no momento abalar-lhe a beleza,
que em tantas crianças marcou uma vida.
Meu herói
Então um dia, um anjo veio
E levou o meu herói
Ficou comigo a saudade
Da falta que ele me faz
ainda bem que restou as lembranças
alguns boas outras mais
Do meu tempo de criança
Onde brincava com o pai
Hoje ele mora lá no céu
E sua ausência dói demais
Pois o filho mesmo grande ainda precisa de seu pai.
E lá vem ele com seu guarda-chuvas encantado de sonhos
com folhas penduradas de outono
em sua maleta ele traz poesia
as mais lindas reflexões
que faz bem aos corações
Eu me pergunto:
de onde veio este homem tão alto?
Que traz consigo um sorriso tão belo
e eu com meu coração de criança
fico encantada com tanta elegância
Para onde está indo
com seu terno tão bonito?
Não me digas que veio aqui só para me encontrar
e contar as suas histórias...
adoraria compartilhar suas memórias
Confesso que sou uma boa ouvinte!
Mas eu tão pequena diante de um gigante
me faz pensar que sou gente grande
e fico a imaginar
as histórias que tem para contar
06/01/2019
Parabéns a você, leitor, responsável por inspirar cada vez mais criações, mais mundos paralelos e histórias que necessitam ser contadas.
Você é igualmente criativo para conseguir sentir-se parte da história e amigo de cada personagem. Além de necessário, ler é abrir uma porta para conhecer universos completamente novos e ampliar os horizontes. É viajar sem sair de casa.
Parabéns! Sem vocês não existiria a necessidade de livros.
Verossimilhança.
As vezes sonho acordado,
Imaginando eu com você ao meu lado.
Sonho assim não seria direito,
Mas nada é perfeito.
Sem alusão à perfeição,
Seria um homem feliz quando entre suas mãos.
Sonhar acordado, a realidade e a ilusão lado a lado.
Sonho assim não faz bem para a mente, mas agrada o coração quase que sempre.
Uma loucura, um devaneio, sonhar acordado, um coração em demaseio.
Ficar acordado e sonhar, uma boa mistura para imaginar, engolir a seco um ciúme, ter o mesmo sonho todos os dias, uma singularidade se transforma em costume.
Quando em sonhos tentar conquistar uma atenção, por vezes em realidade meter os pés pelas mãos.
Refugiando-se em fantasias, com verossimilhança, sentimentos e desejos purificados, um coração bobo apaixonado lembrando os tempos de menino, os tempos de criança.
Um segredo guardado no peito, meus sonhos, seu jeito...
Não importa quando, onde, no sonho de um menino, reflexos de outro coração sempre ô corresponde.
*ABENÇOADA É A MÃO QUE DÁ COM ALEGRIA*
Dois irmãos que estavam em busca de uma vida melhor, um de 18 anos e o outro de 21 anos. Saíram da aldeia rumo a cidade a procura de oportunidade.
Pelo caminho encontraram uma criança de aparência muito pobre. A criança pediu aqueles dois irmãos que o ajudassem por alimentos alegando que já fazia três dias sem comer.
O jovem de 21 anos cruelmente bateu e empurrou o rapaz expulsando lhe dalí e nao quis ouvir mais nada saindo da boca daquela criança.
A situação do menino mexeu o coração do irmão mais novo de 18 anos, pôs a mão no bolso e tirou a sua última moeda que possuía e deu àquela criança "não tenho comida para te dar mas tenho esta minha última moeda e água para te dar" disse aquele jovem de 18 anos caindo lhe lágrimas no seu rosto.
Aquele menino recebeu e agradeceu tanto ao jovem "que Deus abençoe o irmão poderosamente" disse aquele menino.
O jovem mais velho de 21 anos apenas estava a rir deles como se estivessem a fazer algo muito engraçado e sem sentido. Os dois saiam dalí deixando alí aquele menino. Percorrido uma longa distância vem um carro de passageiros, uma vez que o irmão de 18 anos já tinha tirado de oferta sua última moeda, não lhe foi admitido a subir naquele carro.
O jovem de 21 anos teve sua moeda bem guardada, este lhe foi permitido a entrar naquela viatura.
Alí foi a separação daqueles irmãos, o jovem de 21 anos saia dalí daquele transporte rumo a cidade rindo do irmão e o deixar alí a continuar com a marcha.
A viagem a cidade levava quase dóis dias para quem caminhasse a pé. Fome, cansaço e sede, ao anoitecer ainda a caminhar de repente na sua frente aparece um cão que vinha em sua direção.
O jovem apanha uma pedra e antes de lançar a pedra, o cão se lançou ao mato, distraído ele coloca aquele pedaço de pedra no seu bolso.
Por cansaço o jovem arranja um cantinho numa das arvores na beira da estrada e descansa alí.
Muito cedo pela manhã ele acorda e continua com a jornada, sede e fome ainda sem saber como e onde começar lá na cidade.
Depois de uma longa caminhada aproximadamente 14 horas da tarde ele chega a cidade. Muito cansado o jovem descansa num sono profundo em baixo duma árvore frondosa que dava uma boa sombra na beira da estrada.
De repente o sono é interrompido por um pedaço de papel que o colou na cara. Ele tira e aproveita a ler o que estava lá escrito. Lhe surpreende o que lá estava escrito _*"tu ontem me ajudaste e eu estou a retribuir, atravessas a estrada e vai ao estabelecimento que está do outro lado da estrada e entregas o pedaço de pedra que está no seu bolso".*_
O jovem levanta dalí coloca o pedaço de papel no seu bolso e sem demora atravessa a estrada até a porta do referido estabelecimento. Lá dentro o jovem se encontra com o dono daquele estabelecimento e entregou aquele pedaço de pedra.
Ao reparar naquele pedaço sujo de pedra, o dono do estabelecimento sorriu mas não desprezou, levou a pedra e a lavou "wooooowww.." foi o grito de espanto do dono daquele estabelecimento por ver a preciosidade que havia se escondido no interior daquela camada de sujidade naquela pedra.
*"Jovem tu me trouxe o diamante de alta qualidade que procurei há anos, diga quanto eu posso lhe pagar?"* perguntou aquele senhor mas o jovem apenas disse *"me dê o que convém ao produto".*
O dono daquele estabelecimento deu um cheque de muito dinheiro ao jovem. Ele saindo dalí feliz, tira o pedaço de papel que punha no seu bolso mas desta vez a escrita não era a mesma. Miraculosamente mudava para:
_*Marcos 9:37- qualquer que em meu nome receber uma destas crianças, a mim me recebe, e qualquer que me recebe a mim, recebe não a mim mas aquele que me enviou.*_
E aquele foi o início de aberturas das portas de bênção.
------------------------------------------------
Há vezes em que Deus coloca o sucesso bem na nossa frente mas por ignorância e falta de amor e entendimento em nós, empurrarmos a oportunidade para longe de nós.
Deus está de olho em ti e ele recompensará a sua boa obra.
*********"""""********
*Deuteronômio 15:11*
*Pois nunca deixará de haver pobres na terra; pelo que eu te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra.*
******************
==============
by: *jvasMp*
...
Os sonhos de Deus são maiores que os meus.
Posso tudo Naquele que me fortalece.
Entrego em suas mãos todos os projetos do meu coração.
Tudo que Deus sonhou pra mim, vou conseguir.
Com dores, sem dores,
com dificuldade, com facilidade.
O que sei de verdade
é que vou realizar todos os sonhos que Ele para mim sonhou.
Vou persistir, sem desistir.
Vou continuar esperando e crendo.
E quando a incerteza se instaurar e lágrimas pelo meu rosto rolar,
manterei na alma a certeza da vitória,
que chegará.
Janela da vida
Abro a janela, lá fora existe o mundo,
pequeno ou grande, depende, nem importa,
posso ver apenas até o horizonte
que minha imaginação desenha e exorta
Pela janela é que vejo a vida plena,
sinto-a no ar puro que respiro,
vendo o mundo exterior sinto alegria,
mas dentro de mim outro mudo me inspira
Inspira-me a ser melhor a cada dia,
ter mais paciência e sorrir sem receio,
ser feliz é isso, viver passo a passo,
fazendo de conta que sou criança no recreio
Em vez de nos agredirem como nos agridem, por que é que não fazem simplesmente uma pergunta: como é possível que Cuba em 30 anos tenha feito o que a América-Latina não fez em 200 anos?"
- "Esta noite milhões de crianças dormirão na rua, mas nenhuma delas é cubana".
- "Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral".
- "A história me absolverá".
- "Viver acorrentado é viver na vergonha".
A Pastelaria Defronte À Casa Vazia De Mim
Na pastelaria defronte à casa vazia de mim
onde habito
distraio-me nas gargalhadas imbecis
das gentes rotineiras que absorvem meias de leite e galões
fazendo uma espécie de orquestra
com o autocarro parado adiante
falando da vida alheia
com a boca tão cheia
que chegam a cuspir “gafanhotos”espaciais
apanhando os mais incautos.
São raras as vezes que passo por lá,
mas gosto de observar o saltitar dos pardais em busca de migalhas.
Na pastelaria defronte à casa
onde ainda habito
o álcool ameniza as mágoas,
a marijuana devolve-lhes
os sonhos mais banais
e as crianças vagueiam soltas sem jantar
brincando e comendo gomas e chocolates.
Se ao menos fossem como os pardais da manhã a saltitar entre as mesas,
se ao menos fossem como alguns cães que certas senhoras
levam a passear aos quais compram bolos de arroz ou com eles dividem a tosta mista!
Quão estéril é a pastelaria defronte a esta casa vazia de mim!
O céu estava como um quadro, o azul era a tela, as nuvens pareciam ser feitas à mão; e o Sol estva brilhante como uma jóia dourada. As ruas pouco movimentadas e as calçadas sem muito fluxo de pessoas.
Ah, e em uma dessa calçadas havia uma menina de olhos castanhos como uma avelã, seus cabelos caiam igualmente uma cascata por cima de seus pequenos ombros, sua pele era um pouco bronzeada, vestia um vestido branco rodado com flores estampadas e no seu cabelo castanho, um laço delicado enfeitava.
Para a criança aquilo era uma diversão, dava pulinhos desviando das cicatrizes do chão, em sua cabeça contava todos os momentos em que seus pezinhos saiam e voltavam as calçadas.
Ela se desligou um pouco do mundo, e por acidente tropeçou em seus próprios pés, logo seus pequenos joelhos encontraram o chão e suas bochechas gordinhas foram molhadas por lágrimas salgadas, após alguns segundos uma mulher de estatura alta apareceu, sua feição era a de uma mãe preocupada, ajudou a criança a se levantar e a levou para o seu lar.
Agora mãe e filha estavam dentro de um quarto, a mãe limpava o ferimento de sua filha, com um sorriso compreensivo no rosto enquanto cantava uma música qualquer, e o rosto da criança, que antes estava banhado em lágrimas, agora um sorriso puro estava lá.
BOM DIA, MAS... BOM DIA MESMO !!!!!
"Eu fico com a pureza das flores e dos pássaros, das matas nativas e das fontes de águas cristalinas, das hortas e dos pomares, das brancas areias das praias e da brisa do mar, da alegre algazarra das crianças.
Eu fico com a Natureza, como você, e assim amorosamente vou vivendo meus dias.
Feliz."
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
12_10_2018
Bom dia da Padroeira do Brasil
O dia abre o grito
preso na garganta, sufocado pelas angústias
de dificuldades e tropeços do caminho.
Povo sofrido que segue em silêncio, construindo em cada passo
sua esperança de vida melhor.
Onde falta eco à voz
prolifera a dominação de surdos e mudos das próprias sensações e emoções.
É nas mãos de nossa amada santinha que colocamos nossos desejos e esperanças.
Onde existir clamor e dor,
que nunca falte o manto protetor de nossa querida mãe santa,
que no seio do Criador, à todos vela e cuida com todo carinho e amor.
Nossos corações vibram pelo seu dia,
agradecem e humildemente e pedem que nunca lhes faltem a esperança
que encha os corações do grato sentimento de amar.
Também a data é grata pelas nossas crianças
que brotam e florescem nesta infância de pureza e amor.
E que jamais deixe de existir em nós
as crianças que cultivamos em nossos interior e sentimentos
Era uma Abelhinha tão belinha
que pediu a Deus o que não tinha:
- Quero uma flor e uma amiguinha!
- Quero uma rosa e uma borboletinha!
Deus - que não era nenhum Papai Noel,
que realiza sonhos e desejos a granel -
Deus, que sabe de onde vem o mel,
deu para a Abelinha... espaço no céu.
Acostumada a voar com o pensamento
a Abelhinha se deixou levar pelo vento
aproveitando aquele doce momento:
- Se a felicidade não existe eu invento!
Deus gostou do que ouviu e fez um teste.
- No cacto e na lagarta a cor se manifeste,
entre espinhos a delicadeza mais rupeste
e a flor voe até a mais alta folha do cipreste!
Chamou a Abelhinha e deu o seu presente.
Que vendo a lagarta e o cacto tão contentes
sentiu pela primeira vez uma felicidade latente:
- O amor que a gente sente é amor diferente!
"Quem ama o feio leva cada susto" disse Millôr.
A abelhinha gostar da lagarta e do cacto não é pior
do que fazer do gato sapato ou espinho na flor?
- Na lagarta ou no cacto o que nasceu foi o amor.
GAZA aGonizante.
GAZA
aGoniza.
AGORA. E fica o nó preso na
GARGANTA do mundo omisso.
GATILHOS de metralhadoras destravados
GRITAM foGo e bombas
GERMINAM do céu, anjos neGros da morte.
GANIDOS dolorosos se espalham
GRILHÕES das almas tenras se fecham numa
GUERRA cruel e desumana.
GRUNHIDOS e lamentos tinGem nossas páGinas em
GROSSO, robusto e verGonhoso
GRAVÍSSIMO
GESTO de lavar as mãos. Tentamos o cessar-foGo
GABAM autoridades do resto do mundo.
ENGROSSAM, alguns, o poderio do armamento que já
estranGulou mais de trezentas crianças indefesas.
GENUINAMENTE inocentes, mas ai, que ainda
GEMEM os esfacelados sobreviventes...
PARA AS MAMÃES...
Por obra da natureza...
Sob a permissividade
e cuidados
do Divino Criador
Fostes escolhida
para gerar em ti
a V I D A ...
Numa maravilhosa
G E S T A Ç Ã O
para hoje ser chamada de:
BEM AVENTURADA!
Numa justa homenagem...
"Mamãe, presente de Deus
que se guarda no coração!".
365 dias é o suficiente para concluir muito sobre a vida. Reposicionar pessoas na sua lista de “pessoas que quero perto”, incluir algum nome aqui, apagar outro ali... Em 365 dias tive um aprendizado imensurável, conheci pessoas maravilhosas, sorri, chorei, ensinei, aprendi, evolui, compartilhei... E encerro 2015 compartilhando aprendizados que esses longos dias me proporcionaram:
Aprendi que crianças curam dores no coração.
Aprendi que temos amigos que não são nossos amigos;
Aprendi que tem gente que diz eu te amo e nas atitudes demonstra o contrário;
Aprendi que no jogo da vida as pessoas jogam com a gente;
Aprendi que realmente todo mundo mente;
Aprendi que as pessoas não ligam se você diz “não estou bem”;
Aprendi que há pessoas que nos admiram mesmo sem nos conhecer pessoalmente;
Aprendi que tem famílias mais loucas que a minha;
Aprendi que orações, meditações, mantras, ir à igreja são importantes APENAS se você estiver em conexão com o cerne da sua alma e continuar assim durante o dia todo.
Aprendi que dinheiro é útil, mas não é necessário perder a saúde por ele.
Enfim aprendi que vivemos correndo atrás de algum sucesso, sendo que sucesso é simplesmente VIVER.
A delicadeza em seus olhos...
“A delicadeza em seus olhos, não precisa ser descrita, mas sim apreciada; mas enquanto os meus olhos não podem olhar dentro dos teus, eu tento descreve-los, sem razões, apenas com emoções. Emoções que fazem o meu coração disparar e se alegrar como uma criança boba, que saí correndo atrás do sorveteiro, com intenção de se lambuzar com um delicioso sorvete, é assim que eu me sinto quando olho pra ti, sinto vontade de me lambuzar com a sua doçura e delicadeza. Nas suas palavras eu viajo e me perco, e tudo sai do contexto e quando me dou conta, viro personagem de suas fantasias e juntos, vamos construindo uma ficção, onde em sua história até peixe vive fora do aquário; olha que hilário o pobre do peixe viver fora do aquário, seria como não ter a tua presença em meus dias, colorindo-o com suas belas e engraçadas histórias. Sendo assim menina, coloca logo o peixe no aquário, cuida bem dele, não deixa morrer; falando nisso, vamos brincar de ser felizes, vem logo cuidar de mim, me deixa ser o seu peixinho para flutuar no brilho dos teus olhos e afogar-me nos teus calorosos beijos.”
Você quer mudança? Comece por você! Seja você a mudança que quer...
- Pegou emprestado, devolva!
- Comprou, pague!
- Não consegue pagar, não compre!
- Teve ajuda, agradeça!
- Ajude se puder, e se não puder não iluda, não atrapalhe!
- Não minta, não engane, não enrole!
- Fale a verdade, seja sincero, abra o jogo!
- Não explore os outros!
- Não queira levar vantagem!
- Pense antes de falar e agir!
- Nem sempre você precisar falar e agir!
- Respeite as pessoas, independente de quem sejam e de quem você seja!
- Assuma seus erros e corrija-os sempre que possível!
- Não superproteja seus filhos. Não os beneficie em detrimento dos filhos dos outros. Eduque as crianças para que respeitem os mais velhos, a começar pelos próprios pais. Ensine valores e não preços.
- Use o dinheiro, e não o contrário. Compre coisas e não pessoas. Não se favoreça e nem seja escravo dele. E nunca, nunca mesmo, pense que a fonte é inesgotável e que com ele você pode tudo.
- O principal: faça aos outros o que gostaria que fizessem com você.
Antes de qualquer atitude, pense: em meus passos, o que faria Jesus? Isso é infalível! Porém, nem todos conseguem.
Pequenas coisas não mudam o mundo, mas mudam as pessoas que estão no seu mundo, que mudarão as pessoas que estão no mundo delas, que mudarão o mundo de outras pessoas, até que o mundo mude.
- Relacionados
- Poemas sobre crianças que celebram a pureza infantil
- Era tão Melhor ser Criança
- Texto de Alegria de Crianças
- Textos sobre infância que encantam todas as idades
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Pensamentos para Crianças
