Textos Reflexivos sobre Crianças
Se um dia eu pudesse voltar ao tempo de criança
Faria tudo de novo com mais fé e esperança
Brincaria de bola, pega pega, pique esconde,
Mamãe da rua, passa anel, quantos beijos e abraços sabor de mel
A tardezinha mamãe chamava correndo em casa chegava
Depois do banho tomado na mesa fraca arroz e salada a gente jantava
Hoje formado vivo e mais sossegado fazendo o que gosto
Com a mulher amada do lado cantando rimas e trovas
Assim aqui deixo a prova
Desta vida só se leva a vida que a gente leva
Renovação da vida
No clarão da lua pelos caminhos,
Percebi o sorriso lindo de uma criança,
Ouvindo o canto dos passarinhos,
Com um olhar brilhante de esperança.
Em uma noite quente só de camisa,
Deixando a tristeza longe e esquecida,
Sentindo a fresca aragem da brisa,
Curtindo a mais linda essência da vida.
Em minha frente um cristalino regato,
Com as suas águas direcionadas ao mar,
Varrendo nas areias da praia o mato,
Reluzindo o brilho na clara luz do luar.
A escuridão do infinito contada em verso,
Com o mais lindo ponteado de estrelas,
Iluminando a amplitude do universo,
Trazendo-nos o mais simples prazer vê-las.
No mais seguro segredo da vida,
Observo o lindo germinar da semente,
Em uma terra de adubos desprovida,
Onde tudo cresce incessantemente.
Vejo na manhã o orvalho sobre a relva,
Tornando uma passarela que encanta,
Que seja na cidade ou mesmo na selva,
Em qualquer ponto o sol se levanta.
Com ele as lindas flores se desabrocham,
Perfumando com seu aroma a atmosfera,
Por entre as folhas novas que ali brotam,
Anunciando a beleza da primavera.
No perfeito complexo ciclo da natureza,
A metamorfose é variada e constante,
Onde as cores desfilam a sua beleza,
Com o mais luxuoso brilho radiante.
Fazendo com que todo broto se renova,
De certa forma a levar a vida adiante,
Pelas mãos do Criador que as aprova,
De maneira a nos fazer consciente.
Para nas dores ajudarmos a um irmão,
Extraindo do coração toda bondade,
Na certeza de cumprirmos a missão,
De estritamente levarmos a felicidade.
Du'Art 18/ 07 / 2015
Natália, Confiante Mulher
Que desde criança sabe o quer,
De uma personalidade
que tanto cativa
quanto incomoda
ou, talvez, intimida,
Mas não se importa,
defende seu ponto de vista,
é audaciosa,
Cabelos cor de fogo
como uma chama viva,
Além de ser linda,
Natália com a vida, sabe lidar,
Sensata Postura, Belo encorajar.
A mente de uma criança
é simplesmente inspiradora
por sua capacidade poderosa
de transformar um breve momento
mesmo com poucos recursos
num universo de divertimento
que traz vigor ao coração,
um sorriso espontâneo no rosto,
uma saudável inquietação.
Dessarte, não é em vão
que a infância deixa tanta saudade,
já que com o passar do tempo
aquele poder de transformação
não é mais uma constância,
vai enfraquecendo,
atrapalhando o senso de relevância.
Diante de tudo isso, compreendemos que precisamos preservar
a nossa criança interior
pra que ela seja a fonte do nosso poder de transformar,
pois será um gesto do nosso próprio amor.
Confiança de um amor puro, a bênção preciosa no mundo de uma criança
numa sensação de renascimento, um sabor de esperança, fruto de um abraço sincero, acolhedor, que passa segurança, também dos risos e da atenção que fazem aliviar a dor, então, feliz de quem alcança o esmero de um ser de tanto valor que traz o frescor da infância graças a constância de amar do Senhor.
A ternura cativante de uma criança alegre hoje finalmente atinge a maior idade, uma mulher romântica, inteligente, temente ao Senhor, que esbanja amor e graciosidade, uma poesia interessante, vivente, o lindo florescer da simplicidade, arte emocionte, cujo olhar é belo e reluzente como um girassol apaixonante, a riqueza de um coração veemente, possível inspiração que agradaria o aclamado van Gogh demasiadamente.
Vejo também que tem se mostrado cada vez mais resiliente em meio às adversidades através do seu semblante grato e sorridente, seus gestos de bondade, da sua rara capacidade de colorir os dias dos outros mesmo quando o seu dia está acinzentado por suas inseguranças, problemas e excesso de cobrança pessoal, além daquilo que está fora do seu alcance, o que contribui bastante para que seja esta pessoal tão especial.
E naturalmente, tem as suas imperfeições, porém, as suas qualidades chamam bem mais atenção, enaltecem a sua presença, marcam ocasiões breves na mente, belas histórias graças a Deus vivenciadas ao seu lado, um livro de muitas páginas, parágrafos exultantes na sua maioria e com a participação de alguns privilegiados, verdades claras e outras nas entrelinhas, então, espero que o seu amadurecimento seja uma constância e que nunca perca aquela alegria da infância.
Dia da Criança 2024
Poema amar
Entre uns e outros pequeninos, jovens e adultos e seniores, dão um momento de alegria ao seu sentimento jovial e inocente, entrelaçados pelo acolher de um dia repleto de amor para dar e receber.
Percorre no decorrer do momento a inspiração do divino e com a oração para inicicio da actividade do dia das Crianças promovida para facultar felicidade a todos em especial as crianças.
Para criar um elo de ligação e de bem estar entre todos.
Os nossos pequeninos tem muito para nos ensinar e nós a eles, os jovens, os adultos, e os seniores numa interacção interpessoal de comunicação espiritual, ludica didatictica, desportiva, de lazer, de brincandeira e gastronomica, vem o prémio apetecido a recompesa pelo bem fazer, o salutar no viver e no amar. Com a musica das cores da vida o vermelho, o amarelo, o aul,cada cor tem um significado e representa a sononaridade dos limites e as liberdades da vida. Nossos dons foram desenvolvidos pelos atributos a flor da pele senciblidade de seres celestes anjos que pairam por locais destintos a espera de almas para as acolher para e o espirito santo fazer morada em seus corpos para dar bênçãos da vida de todos, trazendo paz interior e maior fé e esperança no futuro incógnito e incerto. Por isso hoje preparamos-nos porque amanhã queremos estar melhor , é isto que construimos e acreditamos.
Emanuel Bruno Andrade
Comecei a pintar ainda em criança com a minha mãe, ela pintava porcelanas e eu pintava algumas peças para uma fábrica de cerâmica, nas Caldas da Rainha, em Portugal. Também tenho uma prima que pinta, como muitos dos meus ancestrais também tinham uma veia artística por isso acredito que também já está no meu ADN, foi só desenvolver, apesar da arte estar em tudo, as peças que eu crio são muito cativantes com cores claras e para demonstrar alegria e iluminar quem observa, se vem do divino, da natureza e das pessoas o universo daquilo que faço tem que ser luz que ilumina, para transmitir um místico de emoções e energias positivas, o ritual de criação delas apaixona-me cada vez mais a ter o desejo de pintar de escrever e fazer acontecer, a semente está plantada, e brotou uma serie de obras de várias ordens. Comecei a ver que num todo a arte, que não há o feio e o belo, porque nesses pontos não recai a obra, mas sim recai uma existência, A arte é num todo a nossa vida, ser humano como maior medida, nela está contido as vivências, são marcas que vamos deixando como marco, que demarcam o tempo, o espaços, experiências e nela está também a perceção, a perspectiva a emoção, a razão, o pensamento, o sentimento. A arte não tem limite nem, podemos definir num todo sendo ela material e imaterial. Há quem se rege por regras, Há quem quer ser livre e espontaneo e automático, que é o meu caso, Outros estilos de arte ganharam outros contornos, para o mundo contemporâneo.
Eu fui uma criança/adolescente estranha... quando menina gostava de brincar sozinha na minha casinha que ficava escondidinha no quintal; aos 13/14 anos lia K. Gibran e muitas vezes preferia ficar sozinha lendo ou escrevendo na minha Remington ( não sei bem o motivo... mas acredito que entre todos foi o melhor presente que o meu pai me deu), matava algumas aulas de religião e educação física para ir namorar na praia deserta durante o inverno. Detalhe importante: eu namorava o Mar.
Eu continuo estranha...
A humanidade deveria se preocupar com o nascimento e com a odisséia das várias crianças do presente
para poder então festejar com farturas na mesa e com felicitações essa data chamada Natal .
*Observação: Na Palestina ( o mesmo lugar de origem de Jesus Cristo ), Oriente Médio , especialmente naquele tempo ( nascimento de Jesus) a população era morena , não tinha loiros com olhos azuis como nas várias imagens de Jesus Cristo divulgadas por todo esse tempo pela igreja católica.
Venham á noite, melhor durante a madrugada
quando as crianças já estão dormindo,
venham devagar , usem armas com silenciadores ,
para que elas não acordem aterrorizadas.
Não atirem por atirar!
Deixem as crianças vivamente abraçadas ao sonho,
não façam delas estatística de morte
durante vossas operações.
Durante o dia, façam silêncio!
Non atirem por atirar!
As crianças estão nas creches e nas escolas,
deixem-as tranquilas estudando.
Não atirem por atirar!
As crianças gostam de balas,
mas não essas que vocês usam.
*Pelas crianças desse mundo em guerra*
O dia que eu encontrar Papai do Céu...
Eu vou pedir para ele me dar um pouquinho do tempo dele... pois tenho muita coisa para contar e
muitas perguntas à fazer ... será que ele vai
querer me ouvir e responder?!...
Enquanto isso... vou vivendo nesse mundo assim... assim como é.
Quantas crianças mais precisarão morrer? Quantos negros, brancos, jovens ou idosos ainda terão suas vidas arrancadas brutalmente?
Nada trará de volta quem foi levado pela violência alimentada pelo desamor, negligência, racismo e ódio.
A desigualdade social, enraizada no racismo estrutural, faz novas vítimas todos os dias. Enquanto isso, culpados pagam fiança, respondem em liberdade e continuam impunes.
Você ainda não vê? O racismo está matando adultos, jovens, crianças. A morte não escolhe cor, profissão ou classe social: ela leva policial, bombeiro, morador de rua, rico ou pobre, a dor é a mesma.
Fechar os olhos para essa realidade é condenar a própria alma. Todos os dias, histórias são interrompidas; vidas são silenciadas.
A vocês, governantes, magistrados, autoridades: vocês têm o poder de mudar esse destino. Façam justiça, façam a lei ser cumprida, façam a Constituição prevalecer.
Não deixem que mais inocentes paguem com a vida pela omissão de quem deveria protegê-los.
Protejam nossas Crianças !
Hoje se encerra o ciclo de mais uma criança. Mais uma entre milhares que têm suas vidas ceifadas pela crueldade, por erros, por atitudes impensadas, por cinco minutos de raiva, por corações endurecidos.
Quantas mães choram, quantos pais e familiares sofrem com a dor de perder quem ainda tinha toda uma vida pela frente?
O que mais dói quando se trata de uma criança é saber que havia um futuro esperando por ela, sonhos a serem vividos, possibilidades infinitas, e que tudo é destruído em um estalar de dedos por pessoas más, que não têm compaixão.
E o que mais revolta: poderia ser o filho de qualquer um, o meu, o seu. Só Deus para proteger e cuidar dos nossos pequenos.
É estarrecedor ver que, muitas vezes, quem tem dinheiro ou status consegue se livrar e ficar impune, escondendo tudo debaixo do tapete com o poder de uma fiança.
Pais, vigiem seus filhos. Cuidem deles. Não os deixem com qualquer pessoa.
Viveu pouco para viver bem; morreu jovem para viver sempre.
Que Deus guarde nossas crianças e conforte cada família vítima de tanta atrocidade.
Me conta, amor,
que o fogo já está aceso,
que o mate está pronto,
que as crianças já estão aninhadas...
Me conta, amor,
que tu está me esperando na porta do galpão,
com o facão na cintura,
e o vestido vermelho marcado pela lida, e mesmo assim o mais lindo que já vi...
Me conta, amor,
que tu não tens pressa porque a noite já chegou...
Me conta, amor,
que o açude está cheio,
que ainda não é tempo de seca,
que o gado está no pasto
e a chuva chegou mansa,
molhando a terra e lavando a alma.
Me conta que amanhã cedo
o sol vai nascer por trás do campo,
que tem pão na mesa,
mate na cuia
e trabalho esperando.
Mas me conta também, amor...
como foi que o tempo passou tão ligeiro,
e a vida trocou o cavalo pelo carro,
a carta pelo celular,
a prosa na varanda pelas mensagens apressadas?
Ainda assim, me conta, amor,
que alguma coisa ficou.
Que ainda existe um fogo aceso,
um mate esperando,
um campo depois da chuva
e um Rio Grande dentro da gente
que o tempo não conseguiu levar.
Salve o 20 de Setembro!
Se às vezes dizem dentro de ti está uma criança ferida, não reprimas as palavras.
E se eu dizer dentro de ti falta conhecimento e suporte de pensamento consciente perante situações adversas.
Assim o faço pelo crescimento e não o vitimismo.
Verdadeiramente real racionalizar a palavra ferida por acontecimentos negativos reprimidos pela falta do medicamento da lucidez das palavras.
TITULO:
VOCÊ ERA FELIZ E NÃO SABIA ...
******************************
NOS SEUS TEMPOS DE CRIANÇA,
VOCÊ, MENINA , BRINCAVA DE RODA, PULAR CORDA E RODAVA BAMBOLÊ,
E VOCE, MENINO , JOGAVA BOLA NA RUA, BOLA DE GUDE,
BRINCAVA DE PIQUE E PEGA LADRÃO,
VOCÊ, MENINA, BRINCAVA DE BONECA, DE CASINHA,
E VOCE MENINO ,SOLTAVA PIPA E RODAVA PIÃO !
VOCÊ VIA NATIONAL KID. SPEED RACER,
E NÃO VIA NOVELAS NÃO...
VOCE QUANDO ERA ADOLESCENTE,
VIVIA SEMPRE CONTENTE,
MENINA E MENINA, SORRIDENTE,
NAMORAVA NA RUA,
BAILES ,HI-FI AO SOM DE WISKY A GO GO..
VOCÊ ERA FELIZ E NÃO SABIA .
VOCÊ, MENINO E MENINA FOI CRESCENDO,
E NA VIDA AMADURECENDO,
OUVINDO BEATLES OU ROLLING STONES,
MAS HOJE, DAS COISAS DE CRIANÇA foi ESQUECENDO,
E EM MEIO AS LEMBRANÇAS QUE CAUSAM SAUDADES E DOR,
HOJE É REFÉM E PRISIONEIRO DO SEU COMPUTADOR,
NAMOROU, NOIVO E CASOU..
ALGUNS TIVERAM FILHOS E UMA BELA FAMILIA,
MAS PARECE QUE TUDO NO PASSADO FICOU..
A PAIXÃO ACABOU,
O AMOR ESFRIOU,
O CASAMENTO TERMINOU..
VOCÊ ERA FELIZ...
VOCE FOI FELIZ E NÃO SABIA .....
AS CRIANÇAS QUASE NÃO BRINCAM NA RUA E NEM JOGAM MAS BOTÃO..
VOCÊ, EU , NÓS , ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS !
Histórias de amor 2 “ O reencontro”
************************************
Èramos crianças, com nossos brinquedos,
Nossas brincadeiras no portão,
Até que um dia nos separamos por diferentes caminhos,
Novos lugares, outros países,
E ficou a lembrança do nosso tempo de criança,
E que grande amor poderia ser.
Fomos crescendo,crescendo mas nunca esquecendo,
Que um dia fomos quase namorados,
Mas pela vida fomos separados,e mesmo distantes,
Continuamos sonhando com nós dois.
Ate que um dia, quiz a vida e o destino,
Já adultos e crescidos,
Nos reencontrássemos novamente,
Mas só um abraço e um aperto de mão.
Mas a chama reacendia, a vontade de ficar prevalecia...
Então como um raio e um trovão, eu te disse: eu te amo !
E você, como um ciclone ou furacão me disse:
Fica comigo que eu te amo também !
E hoje temos uma linda história,somos dois em um,
Nos reencontramos ,nos amamos e iremos nos casar,
Pois o que é o tempo e a distância, para quem escolher só amar e ser feliz ?
***************************
O REENCONTRO
Gilberto Braga Celebrante
Às vezes olhamos para trás e relembramos a nossa infância. Às vezes queríamos voltar a ser criança, só para ficar longe dos problemas de adultos. Ser criança é ser feliz o tempo todo, é se alegrar com quase nada, é ter atenção toda hora, é amar, perdoar e nem ligar pro que falaram pra você.
Graças a Deus, Ele me deu você para voltar a ser criança; com você os dias de calor são frios, e os dias frios são calor.
Meu Paraíso
A pureza de uma criança
é a mais bela obra que a vida já escreveu.
Não há tempo, dor ou tempestade
capazes de apagar a luz que nasce em um sorriso sincero.
Menina dos olhos cor de mel,
dos cabelos banhados pelo luar,
da pele alva que o sol beija com carinho,
e do sorriso que ensina meu coração a continuar.
Minha pequena de cachinhos dourados,
minha Dorothy amada...
Foi em vocês duas que encontrei abrigo,
um lugar onde o silêncio também é paz
e o amor fala sem precisar de palavras.
Quando vejo seus sorrisos,
o mundo desacelera,
as feridas esquecem de doer
e meu peito encontra descanso.
Em vocês, descobri um paraíso
que não existe em mapas,
não se mede em distância
e nem se explica em palavras.
É um lugar que só eu sou capaz de desbravar,
porque foi o amor quem me mostrou o caminho.
E, enquanto houver o brilho dos seus olhos,
saberei que sempre existirá um lar
onde minha alma poderá repousar.
