Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
As religiões indo-orientais ensinam a via pacífica há milênios como método pragmático (e utilitário no sentido do menor sofrimento para o menor número de seres) que pode ser conseguido pela aptidão e/ou perseverança da mente e/ou do coração. Ou seja, vemos vários caminhos diferentes, mas todos requerem pureza e esforço interior. Já para a violência, suponho que basta deixar a medula espinhal nos comandar sem restrição superior.
Como dói esperar um(a) verdadeiro(a) amigo(a), aprendendo a identificá-los(as) nos erros e acertos da vida. Suportando cada traição, cada ato covarde, cada sabotagem, cada frustação. Vencendo cada pensamento e sensação de derrota e fracasso para não entrar em depressão. Obtendo êxito contra a pressa para não adentrar a ansiedade. Mas, no fim todo esforço vale a pena, quando de fato encontramos aquele tão esperado amigo(a).
Temos tudo? Não, não temos tudo que queremos. Queremos mais do que precisamos. Precisamos aprender a querer menos. Menos não é a falta de mais. Mais que muitos que não tem nada e são melhores que muitos que tem muito. Não alcançar o que se quer, se frustrar e categorizar isso como "pior", não é uma opção. O pior passa e percebemos que o melhor surge. O melhor não precisa de tudo, não quer tudo, ele já tem. A linha que diz que já tenho tudo, vem antes de todas, mas só é lida no final.
O homem aprende a ser digno do criador como ele é criado o ser mais poderoso do universo. Este título carrega uma responsabilidade porque, tendo a capacidade de criar e destruir, você só pode se identificar com o poder do coração. Qualquer desvio que tenhamos da verdade básica ainda nos leva de volta ao coração.
Que a distância nos ensine o valor das coisas simples que hoje estamos com receio de fazer: abraçar apertado, dar aquela boa crise de risos com os amigos. Aviso logo que aquelas reuniões chatinhas de família e de trabalho vão fazer falta, se já não estiverem fazendo. O amigo que você liga e encontra quase que sem pensar, ou aquela ida à padaria próxima, o tão falado “vamos ali tomar um café”. Nossa, tanta coisa simples deixando de ser simples. No fundo, não passa daquela velha máxima: é preciso perder para dar valor ao que se tem. E adianta frase ou provérbio? Só quando sentimos acreditamos!
Temos que aprender interpretar cristologicamente às escrituras, com Jesus Cristo sendo o centro, o filtro, a autoridade final da interpretação bíblica, porque ele é O Verbo Vivo, O Logos encarnado e, portanto, Ele está acima das escrituras, Ele é a Absoluta e final revelação de Deus. Qualquer texto, versículo, vírgula, ponto nas Escrituras que aparentemente entre em desacordo com a manifestação de Deus revelada em Jesus nos Evangelhos, deve ser submetida, esclarecida e ensinada à revelação do Deus manifestado em Jesus.
Como fora ensinado por seus antepassados, no longínquo Reino de Túrrilas de Árbara, era preciso resistir. O veneno da lança atravessada em seu tórax, descendia de uma planta maligna, de tempos antigos, seria incurável em qualquer outra região do mundo conhecido, mas naquele local sagrado, existia uma única planta capaz de salvá-lo.
"Comece educando cedo as crianças, pois elas são as sementes do nosso futuro. Ensine-as a amar, plante amor em seus corações e ajude-as com sabedoria e lições de vida. Quando estiverem crescidas, dê-lhes espaço para que continuem crescendo. Assim, você estará construindo um novo amanhã, com menos violência, mais fraternidade e mais amor".
Com o tempo aprendemos amar, as pessoas ou alguém,mas sempre fica uma dúvida. Posso eu dizer para alguém que tão pouco estive ao lado dela que em mim nasce um sentimento, e que esse sentimento posso dizer que é amor ou será uma paixão, ou só carência de estar muito tempo sozinho, sonhando,desejando encontrar alguém que me faça sorrir novamente, que me traga felicidade,que possa ficar face a face comigo e conversamos com uma cumplicidade que nos permite além de sermos namorado,marido e mulher,amantes,mas também poder ser duas pessoas inteligentes,buscando ser um só corpo e um só espírito.
E querendo ou não, todos nós precisamos aprender a conviver com certos ''demônios'', tanto os internos como os externos. Querendo ou não, eles fazem parte da vida. Nós de alguma forma dependemos da existência deles para que possamos ter nossos aprendizados. Os demônios também têm um lado bom. Muitas vezes a intenção não é a de destruir mas de ensinar, de mostrar algo que nós ainda não tivemos a capacidade de ver.
Eu realmente preciso aprender a ter calma, sabe aquele lance de pensar antes de falar, esperar o melhor momento para as coisas darem certo, ir construindo aos poucos, esperar a hora certa de falar, calar, deixar ir... Minha principal meta desse ano é aprender a ter calma, entender que há um tempo para todas as coisas acontecerem e principalmente entender que eu estou no tempo certo, no tempo que tem que ser.
É uma ideia corruptiva ensinar uma criança a fazer algum bem por dinheiro ou premiação. Isso pode distorcer a percepção do indivíduo sobre o valor de suas ações, seus esforços e desenvolvimento e provavelmente formará um adulto interesseiro que dificilmente agirá sem que haja algo em troca, focando sempre na recompensa.
Com os animais, aprendemos a simplicidade. Eles não conhecem nosso nome, tanto faz o que fazemos na vida. É uma conexão no instante presente com o nosso coração, com a nossa energia, sem passado, sem futuro, aqui e agora. Tento entrar em contato com os seres humanos da mesma maneira, sem ter que provar nada, somente ser.
O tempo nos ensina que caminhar sempre é necessário. O caminho para a felicidade é longo, Cair é necessário!para que aprendemos a nós levantar. As tempestades viram para interromper sua jornada, e se por um momento você cair ao chão sem forças, e o choro vier,e a tristeza o acompanhar, dizendo ao seu corpo "acabou"!. Você chegou ao fim da caminhada! E por um momento levantarás a cabeça, e não enxergar às o horizonte pois seus olhos estão fechados por suas lágrimas?E no silêncio; Só a sua respiração hávera de se ouvir. " Ouça a voz da alma?. Levantasse? Erga a cabeça?lute?sorria mesmo que as lágrimas continuem a cair! e no amanhã de um futuro tão próximo,o mundo estará na palma da sua mão! e no seu coração a felicidade se fará morada!.
É importante aprendermos a dizer não, para saber lidarmos com o egoísmo das pessoas.Não há reciprocidade maior que a sua própria companhia! Faça bom proveito de si mesmo! Desapegue-se de somente ter que agradar , deixe que sintam a tua falta... Muitos acham-se muito superiores , e detalhe... Eles sabem disso ... Fingem não notar ... Pouco se importam com suas opiniões... Acostumaram-se com o seu sim ... Sempre o sim ... Então quem tal um não para variar ? Façam isso... Você não e obrigado a ser o que não lhe são em agradecimentos... Quantas e quantas vezes usamos o nosso melhor para ajudar ? Resultados os melhores nós trazemos , e sabem o porquê? Porque quando gostamos o fazemos com prazer , com carinho , com respeito e afeição... Porém infelizmente muitos de nós possuem uma deficiência muito grande ou seja... Admitir , reconhecer, valorizar e manter , são claramente atitudes muito linges de se ver ... Portanto pratique o não com um discreto aumento, mas o faça com frequência ...
Uma vez me falaram. Olha você precisa aprender a ver as maldades nas pessoas. E eu então pensei : Sim eu vejo a maldade nas pessoas. Mas, eu também vejo o Bem . Então eu penso se Eu ficar com estas pessoas podemos fazer o bem , mas na verdade muitas vezes acabo absorvendo as maldades das pessoas e me contaminando. Portanto ainda não estou preparada para isto...
Tenho urgencia no aprender... tenho urgencia em realizar... tenho pressa em viver... Não quero perder um minuto se quer. Só eu sei o quão profunda é minha vontade de crescer. Só eu sei os sonhos que guardei e de quanto abdiquei. Tenho urgencia... Tenho urgencia... de liberdade, de sonhar, de voar...
Meu maior ato de feminismo foi na maneira com que eduquei meus filhos, ensinando a ambos os mesmos direitos e deveres, sem afetar seu gênero. O resultado após 25 anos de experimento foi um filho que respeita a força das mulheres (em especial a esposa), sabe lavar, passar, cozinhar e trocar fraldas sem se sentir menos macho. Uma filha que respeita a sensibilidade masculina (em especial do esposo), sabe agir com força, racionalidade, coragem e tem independência financeira sem se sentir melhor feminina.
Construa e se preciso for desconstrua, e construa novamente... Siga crescendo, aprendendo e evoluindo com as suas decisões, seja nos erros ou acertos, mas, que estará seguindo em frente e buscando a sua felicidade, o seu bem estar, um melhor lugar no mundo. E o melhor lugar está dentro de você, por isso segue firme e não pare de construir o seu verdadeiro eu, a sua evolução pessoal.
Ensinar não pode ser sinônimo para que as coisas acontecem somente nos 50 minutos de sala de aula. Educar/ensinar é um exercício que devemos fazer a todo momento, em cada canto da escola. Conseguiremos mudar o mundo?? Claro que não, mas teremos a certeza que estaremos vivendo plenamente a nossa opção profissional.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Textos de motivação para comunidade educacional
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
