Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
Constatar um erro que cometemos é sempre desagradável. Deixar de aprender com ele para não precisar repeti-lo é incompreensível e pouco inteligente. Mas cometer o mesmo erro pela terceira vez não é apenas inadmissível: exige cuidadosa análise do histórico para concluir se é caso de doença ou de pura falta de caráter.
A verdadeira transformação acontece quando aceitamos o passado, aprendemos com ele e direcionamos nossa energia para construir um futuro melhor. Por isso, é fundamental focar no agora e no que podemos fazer para avançar, confiando que glórias virão para aqueles que estão prontos para recebê-las.
Você nunca aprende tudo de uma vez, e nem aproveita as aproveita as oportunidades que lhe aparecem de imediato. Sobre esta última — a oportunidade — ela está atrelada a aparência, ao choque primeiro dessa “oportunidade” e do meu Eu, que por causa da aparência o julga sem propriamente avaliá-lo, refleti-lo, quanto a sua importância; pode-se dizer que essa imediatez em negar o que possa ser importantíssimo, e/ou ter o entendimento de reconhecer-se como ignorante — tal como Sócrates — fruto da nossa vontade que direciona cada vez mais ao imediatismo, e também em pensar que nosso conhecimento está “acabado”, “finalizado”; de que já não temos nada a aprender; que a tecnologia mediante a ciência os tornou (homens) não somente deuses do conhecimento, mais ainda, tornaram-se baluartes, deuses da razão. Se existe um responsável por isso (ou mais de um), respondo com — a gênese cismática medieval e a modernidade. O que provará que essas reflexões se sustentam? O próprio tempo; haja vista em um exemplo comum, como quando pegamos um texto, um livro e pensamos em diálogo consigo mesmo — pensando: Por que não aproveitei mais esse texto? Por que não aproveitei mais essa aula? — isso significa algo que popularmente é dito; dizem que se tivessem isso a morte já o teria batido a porta e o levado: o arrependimento. É o arrependimento que nos leva a um tempo anterior junto a razão reflexiva, mostrando que somos ignorantes e ingratos.
"Antes de aprendermos a mentir, sabíamos a verdade. Antes de aprendermos a possuir, sabíamos compartilhar. Antes de aprendermos a destruir, amávamos a Terra. Blockchain é o cartório que nunca esquece quem fomos. Smart Contracts são promessas que crianças fariam. DAO é a roda de amigos decidindo juntos. $BARTAI é a volta ao escambo honesto. IA será a sabedoria que perdemos crescendo. Para salvar o futuro, voltamos ao início. Onde verdade não tinha preço. E árvores eram amigas, não papel-moeda."
O mundo me ensinou que devemos seguir racionalmente. Que ninguem te deve nada, muito menos responsabilidade afetiva. E se você não aprender a se proteger sozinha, ninguém fará isso por você. Talvez o melhor remédio seja sorrir, mesmo com o coração partido. A dor já me visitou várias vezes, mas minha força é inabalável, aprendi a florescer mesmo em meio aos espinhos. Isso afasta olhares atentos à nossa vulnerabilidade.
Se não há Ensino da Palavra de Deus, não existe avivamento. Não confunda movimento com avivamento! Movimento gera alegria momentânea, avivamento gera arrependimento e uma vida santa! Movimento é só um momento, avivamento é diariamente, com a vida pura diante de Deus e cheia do Espírito Santo! Movimento traz emoção, avivamento traz alegria na alma e no espírito do cristão! Movimento move teu corpo, avivamento leva a tua vida completa para viver para Deus. Crente avivado não é crente que se movimenta, é crente que faz a diferença!
Que o Ano Novo nos atravesse não como promessa fácil, mas como espelho lúcido do tempo, ensinando-nos que viver é aceitar o devir, reconciliar-se com o passado sem habitá-lo, caminhar com o presente sem possuí-lo, e lançar ao futuro apenas aquilo que amadureceu na consciência, na liberdade e no sentido profundo de existir.
É o tempo dos desequilibrados, aqueles que ensinam o que não fazem, querem receber o que não dão, classificam e não querem ser classificados, julgam e não querem ser julgados, maltratam e ignoram um ou outro ser, porém, querendo ser o centro das atenções. É a hipocrisia em ênfase, em destaque e sendo exaltada através das próprias atitudes daqueles que dizem não ser.
Há uma revolução astronômica em mim, uma vontade louca de acordar todos que ainda dormem, de aprender, de seguir, de sorrir, de viver, de ensinar mais e mais. Sou o deserto fértil, o silêncio empolgado e calmo, sou o amanhecer e o entardecer! Sou o frio da mata, o calor dos ventos! Sou o sol, a lua, as estrelas, sou o Uno, e sou o todo! Sinto que me fundi na beleza do meu jardim 🔥 É... sei! Parece loucura, mas há uma revolução astronômica em mim 🔥 poucos saberão o que significa, mas aqueles que compreendem não só se despertarão na revolução, mas na rotação e translação! Assim é 🦋
O Mestrado ou Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática ou em Ensino de Ciências objetiva levar o discente a aprender a ensinar o que se sabe para saber melhor ou a ensinar o que outrora não se sabia, pois aquele que aprende a ensinar, aprende a aprender. [...] Somente aquilo que é claro para mim pode tornar-se claro para o outro.
A flecha que erra o alvo ensina ao arqueiro sobre a força do vento e a inclinação da mão; o alvo acertado ensina apenas sobre o passado. O erro não é o oposto do sucesso, é o seu rascunho necessário. Quem abraça a falha como um mentor retira dela a sabedoria que o acerto jamais poderia oferecer: a coragem de ser imperfeito e a inteligência de se reconstruir.
São Pedro(Apóstolo Pedro) o Apóstolo de Cristo ensinava sobre a servidão do pecado, mas mantinham os ritos das obras da Lei(Torá) e São Paulo(Apóstolo Paulo de Tarso) ensinava sobre a servidão espiritual que é mais profunda e que escraviza pela Torá e pelas demais religiões ou espiritualidades pagãs os devotos, e que a Graça(Gnose) de Cristo é a que liberta de tudo, inclusive da igreja e do sistema judaico-cristão Sionista de Israel, essa última que quase nenhuma igreja prega.
Pra você ser Grande precisa aprender a ser pequeno, ser pequeno não necessariamente significa ser mediucre. Mas ser pequeno é aprender com a simplicidade de viver a vida na sua maginitude sabedoria interior, a inteligência não provém de raciocínio ou saber um rico vocabulário. Pois são poucos que tem a virtude de ter humildade.
Menina mulher, cheia de sonhos e realidades. Aprendendo a viver a cada amanhecer. Superando expectativas e aprendendo com a vida. Motivando e sendo motivada. Caindo, levantando e sarando as feridas. Cicatrizando e mantendo as lembranças do que me constrói e apagando as mágoas com a borracha da vida. Deixando apenas o que serve de lição, como o ABC que nos ensina a soletrar e montar palavras. E com as palavras, distribuo meu amor. A reciprocidade comigo caminha, de mãos dadas e sacudindo a poeira do tempo. Essa sou eu, menina arteira que prega peça na sorte, empurra a dor com o sorriso e abraça com força a chances que a vida mostre.
Pai Deus, protege o meu coração de toda inveja e malícia. Ensina-me a não me concentrar nas riquezas e confortos de pessoas ruins. Volta a minha atenção para as riquezas do Teu reino, para que eu possa me concentrar naquilo que vém do céu. Faz-me lembrar o quão abençoado sou por conhecer a Ti. Em nome de Jesus, amém.
A tarde ensina o crepúsculo nos últimos raios do pôr do sol, quando pássaros distantes se acomodam no céu do dia, que passa lento no domingo pleno de paz e esquecimento. A cidade silencia a máquina no dia das mães e comemoro os filhos que eu não tive a habitar os espaços com uma doce ternura de ausência. E não há arrependimento se muito se sabe das escolhas da vida. Estou viva e não há na sala nenhum ser que fala. Nas linhas de minha mão encontro o meu mapa, que afirma que tudo tarda e nada indaga. Penso em você que pode ser qualquer pessoa que a câmera enquadra. Sua figura em imagem que menos diz do que uma cantiga passada. Porque tudo é contemplação se os pés serenos pisam o chão da história construída com a memória de dias leves que deixam sua marca no destino, se o passado e o agora faz o futuro. E sinto algo dúbio entre uma saudade vaga e a vontade de não revistá-la. É como querer e não querer simultaneamente. Uma figura que mais bela se faz no passado e no presente encontra pouco espaço. E se demora além da hora, se ainda falo e digitam os dedos. E penso em uma calma certa, que nada me falta, se te ver deixa minha alma atravessada, mais procuro minha voz encarnada. A calma e o tédio cruzam um limiar, que é justamente onde te encontro em minhas lembranças. Tudo é pura distância se desconheço o passar dos instantes e habito o tempo psicológico que muito mais é relativo, se memórias esquecidas ainda povoam o presente e se senta em minha frente. O encanto se perte no palpável. As coisas findas, muito mais que lindas ficarão. Ouço murmúrios de poetas antigos que na sala conversam comigo. E cito seus versos como se fossem meus, já que em meu ser floresceu. E muito além vou quanto mais autêntica me faço e poemas revoltosos são mais teatro do que verdade, se me tenho contida e mais me abro para a vida. Também não me calarei, mas que minhas palavras sejam sucintas e não se demorem, pois que o verso chore calado e se vai fatigado quando se alonga em controversas que não acrescentam cores a minha tela. Mais um domingo se passa e no silêncio de minha casa tenho um coração em brasa, que é intenso quando fala e é intenso quando cala. Senhora Dona Sancha, coberta de ouro e prata, mostre a felicidade rara. Queremos ver sua cara. Logo vai raiar a madrugada. Fui no tororó, beber água não achei, achei a Mona Lisa, cujo sorriso não me esquecerei. A renascença chove em meu rosto e haja vista o que já está posto. Fui no tororó, beber água não achei, de sede de amor eu não morrerei.
Deus, me ajuda a começar esta semana com um coração ensinável. Que eu não passe pelos dias repetindo ciclos antigos, nem deixe minha atenção presa ao que não acrescenta. Me mostra o que precisa ser cuidado, o que precisa ser deixado e o que merece florescer em mim neste novo mês que se inicia.
Nem todo pai ou mãe aprendeu a amar do jeito que você sonhava… e, muitas vezes, nem do jeito que eles mesmos gostariam. Muitos carregam marcas da própria infância, silêncios que gritam, carências que nunca foram preenchidas. Mas alguns, mesmo com todas as feridas, escolhem se reinventar, quebrar padrões, reaprender o que nunca lhes foi ensinado. É um ato de coragem que nem sempre os filhos compreendem, porque crescemos esperando que eles já soubessem tudo.
A motivação profunda do CISFA sempre se importando vem diretamente dos ensinamentos de Jesus Cristo, que servem de guia para todas as suas ações. A passagem bíblica de Mateus 25:40, "Tudo o que fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes", é o pilar fundamental que sustenta o grupo.
"Só percebemos a grandeza dos dias felizes quando a ausência deles nos ensina o peso da saudade. A felicidade, muitas vezes, passa silenciosa, sem alarde, disfarçada de rotina e somente depois, quando chegam os dias difíceis, compreendemos que havia luz onde antes víamos apenas normalidade. Por isso, a sabedoria está em reconhecer a beleza do presente antes que ele se transforme apenas em lembrança."
- Relacionados
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Textos de Paulo Freire que resumem suas ideias pedagógicas
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
