Textos reflexivos para professores que motivam a paixão pelo ensino
O tempo ensina. Machuca, mas ensina. Dizem que é capaz de curar, na verdade ele é capaz de nos fazer aceitar. Cada lágrima, cada momento, cada despedida, cada abraço, cada beijo. Ah o tempo, ele nos faz acreditar que podemos. Podemos recomeçar, voltar a cantar aquela música sem lembrar, dançar até o sol raiar, gargalhar, nos amar...ah o tempo. Este tal de tempo é capaz de nos fazer ressurgir com uma força que até então desconhecíamos. Ele é capaz de nos reinventar, nos fazer provar de todos os tipos de emoções, nos fazer acreditar que o amanhã será melhor que hoje, que o ontem já não se pode viver mais e que o hoje, ahh o hoje, esse é o exato momento que você tem para se superar, afinal o maior obstáculo, não é o outro, não é algo, não é o tempo....você é o seu maior obstáculo.
Só é feliz, quem um dia ousou viver as suas decepções, frustrações e tristezas. Quem aprendeu a renunciar as aparências, interesses, aos pequenos mimos e confortos dentro da relação e se tornou independente. Quem abriu mão do passado. Quem acusou os golpes da vida com coragem e sinceridade. Quem aprendeu a dizer: Não! Para uma sociedade manipuladora, que vive suas relações genéricas. Só é feliz, quem ainda não perdeu a genuinidade no amor.
Sigo aprendendo que antes de pedir a Deus que me ouça, tenho que buscar ouvi-lo, que antes de pedir que ele me entenda, tenho que buscar entende-lo, que antes de pedir a ele dias melhores, tenho que buscar construir melhores dias, que antes de pedir justiça, tenho que buscar ser justo, que antes de pedir a ele a verdade, necessito em reflexão buscar pesquisa-la, que antes de pedir a ele que confie em mim, necessito confiar nele, que as pessoas que ele coloca em minha vida não são para eu julga-las boas ou más, mas para amá-las exatamente como são, que nada cai do céu além de chuva, e o que permanece na terra é luta... Tenho aprendido também que as dificuldades não são castigos, mas ilusões criadas pela minha fé que ainda se faz tão jovem, que a relação dele para comigo depende da minha relação para com ele, que não posso pedir alegria sem antes estar preparado para ser alegre, que ele me oferece o caminho, eu a caminhada, e por fim; Estou bem, pois sigo compreendendo que não tenho nada do que me queixar, mas tenho tudo de que agradecer.
Aceitar. Deus é o único capaz de nos ensinar isso. Há situações que somente a aceitação é cabivel. Saber que nessa hora Deus está ali para nos amparar e ajudar faz toda diferença. Por isso, por pior que seja o momento, se realmente não há nada que possa fazer para mudar essa situação e essa dor que está sentindo, aceite no Senhor e tenha paz. Um dia, isso irá passar e Deus enxugará do seu rosto toda lágrima.
Só conhece quem viaja... De teoria basta o que ensinam nas escolas. Só conhece quem arrisca, quem vive, quem se aventura. De verdade, acredito mais no homem que passou a vida viajando e vivendo um pouco dessa mistura que é a sociedade, do que no homem que passou a vida atrás de livros, não provou, não tem ideia de como é viver na prática.
Educação vem de berço, não se aprende nos bancos das universidades, e não há dinheiro que a compre. Um dos maiores legados que um pai pode deixar ao filho. O outro é a oportunidade de adquirir conhecimento. Esse, sim, se aprende nos bancos das universidades. Já sabedoria, só mesmo a vida vai te dar.
"Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo. É elegante a gentileza. Atitudes gentis, falam mais que mil imagens. Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura."
Quem pratica o lúdico descobre que alcança seu objetivo sem se preocupar em decorar, pois, aprender é internalizar o conteúdo e não decorá-lo, no primeiro existe a verdadeira eficácia da educação, aonde o material ensinado é permanente, enquanto o segundo é momentâneo, se apaga algum tempo depois.
A nossa felicidade não deve e não pode depender de ninguém, a não ser de nós mesmos. Se não aprendemos ainda a ser felizes sozinhos como vamos conseguir fazer alguém feliz? Por carência afetiva, achando que o fato de estar ao lado de uma pessoa vamos resolver os nossos problemas, não passa de um tremendo engano. Portanto não deposite a sua felicidade nas mãos de ninguém, ao invés disso vá a luta, se ame, se goste, porque amor próprio e auto estima são fundamentais na vida de todo ser humano!! Pense nisso!!
Nós temos que aprender a perceber que não existe somente nossa opinião nesse mundo. Que cada indivíduo é um ser humano ímpar, com gostos, visão e opiniões diferentes. Não é porque você acha que algo é certo ou errado que isso se torna uma verdade absoluta. Nenhum ser humano está programado para fazer isso ou aquilo. Assim, por maior que seja a pressão dos outros sobre nós, sempre temos uma escolha. Está na hora de aprendermos a lidar com o diferente. Já pensou se todo mundo pensasse igual? Quão chato não seria o mundo? O mundo ficaria monótono. Saber viver não é tão fácil assim. E nem todos pensam igual ou querem as mesmas coisas. Ainda bem! Então que a gente aprenda a respeitar a opinião do próximo, mesmo que não concordemos, afinal, como diz um velho ditado popular: o que seria do amarelo se todos gostassem do azul?
Jesus ensinou a perdoar, mas também advertiu sobre os lobos em pele de cordeiro. Os cristãos atuais não possuem a mesma habilidade que Jesus tinha de perceber a sinceridade e olhar para o "coração" para saber se a mudança é genuína ou não. Por isso, cautela é palavra de ordem. Jesus não perdoava indiscriminadamente, ele perdoava apenas os genuinamente sinceros. Advirto que a mudança programada, como por exemplo, "aproveitar a juventude, vadiar até os 30 anos depois eu me arrependo, sossego, vou para a igreja e caso" não é um arrependimento sincero.
O deserto produz sabedoria, produz paciência. É no deserto que aprendemos a dar valor até uma gota de água. Mas quando Deus nos tira de lá, saímos muito mais fortes e vitoriosos e dispostos a enfrentar outras batalhas que a vida nos oferece. Crendo que no fim de tudo a vitória estará garantida.
Diante dos desafios, ainda me lembro de como fazia quando criança e como a natureza ensinou-me importantes lições. Durante as férias de julho, na fazenda de meus pais, a água da cachoeira, rodeada por árvores, era sempre gelada para entrar, mas depois de alguns minutos o corpo acostumava e podia-se nadar o dia todo, sem problemas. Eu não queria perder a diversão com minhas irmãs, mas hesitava muito, avaliava bem, até ter coragem para enfrentar o desafio inicial. Assim eu pulava, de uma vez, na cachoeira. Depois de um ou dois gritos e arrepios, vinha a recompensa. A vida tem sido assim até hoje: desafiadora e divertida.
"Nada melhor que o tempo para nos ensinar , por que ele sim tem consciência do que ele faiz,vou ler uma livro pra esquecer ele um pouco, mais se você esquecer dele por um segundo você já vai se lembra que ele existe , o infinito escolheu o tempo como guia para ele nunca acabar , pois nada disso acaba , o que se passa em um segundo ?isso é uma vida inteira, é muito tempo para alguém ou para algo "
Se você é produto do meio, o mérito não é seu, o mérito é do meio, você precisa aprender a sobreviver independente do mundo que esteja vivendo. Você tem que ser capaz de ser como uma joia, ainda que em meio a lama, você precisa aprender a ser como as joias preciosas, continuando a ser valiosa independente do meio em que vive.
Temos que aprender a dar valor a quem nos dá a mão para nos ajudar a levantar e nos incentivar a buscar nossos sonhos; a quem nos dá colo e nos embala, se for preciso, dizendo que vai ficar tudo bem e simplesmente nos fazem ficar bem; a quem nos dá força quando precisamos e que nos mostram a força que nós temos em vencer qualquer situação, barreira ou obstáculo...
Talvez seja esse o motivo dos alunos não se dedicarem aos estudos! A beleza de quem os ensina não é inspiradora! Não sei o que será, se o sistema é feio e burocrático, aberto a abusos e aberrações, está cheio de professores velhos e feios que não morrem nunca e com a aposentadoria dificultada.(CiFA
Viver também é aprender o que se faz com um desejo que não depende só de um. Sublimá-lo não vai matá-lo. Dominá-lo não parece possível. O jeito então então é tentar pelo menos matar a expectativa sem se preocupar em evitá-lo no futuro, na hipotése de necessidade. Seria muito trabalhoso pensar nisso agora, e muita loucura antecipar um fato que talvez não aconteça. O jeito é se concentrar no agora e admitir que a realidade basta.
Como desde pequenos temos ideias capitalistas incutidas, aprendemos que só vale a pena trabalhar em troca de dinheiro. Nossa função na vida passa a ser acumular riqueza. Então, se perdemos o emprego, ficamos parados, porque é inconcebível - para nossa sociedade - trabalhar sem ser por dinheiro. Por isso o trabalhador que joga a moeda e o mendigo que a recolhe são dois seres da mesma natureza, mas um empregado e outro não.
"Se os uivos fossem como palavras, os homens poderiam aprender como rege a ordem e respeito numa alcateia. Se os uivos fossem como palavras, seria possível ouvir os apelos famintos do caçador em noite de Lua. Se os uivos fossem como palavras, todos poderiam ouvir e entender a clara voz dos deuses. Se os uivos fossem como palavras, perderiam toda sua Magia."
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos para professores que destacam o valor da educação
- Poemas para professores com palavras de homenagem e agradecimento
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
