Textos e frases para professor de matemática homenageando o mestre
Imagine um copo tão cheio que só falta uma gota para transbordar. Se você adicionar gotículas microscópicas nele, uma de cada vez, parece que nada muda, o copo já está completo. Assim como o número 0,999... é matematicamente igual a 1, certas aproximações na vida chegam tão perto do ideal que já podem ser consideradas completas.
Da mesma forma, cada segundo que perdemos com distrações é como uma pequena gota. Sozinha, ela parece não fazer diferença, mas, com o tempo, elas se acumulam, e, de repente, percebemos que já estamos envelhecendo, olhando para trás e nos perguntando onde foi parar o tempo.
No futuro, cada momento conta. Não deixe a vida passar no ritmo de um "quase lá." Faça valer o presente. "O tempo não espera por ninguém; o futuro é agora. Aproveite cada segundo antes que ele vire apenas uma lembrança." JMJ
.."O homem nada mais é do que o resultado das variações e combinações geno matemáticas das grandezas que constituem as matérias existentes no universo! O princípio da existência é grandiosamente inexplicável, porquê o homem é apenas o meio; ele nunca sera a resposta, nem sera começo e nem fim. Ele sempre sera apenas a continuidade."...Ricardo Fischer.
A matemática, então, é uma arte. Como tal, tem seus estilos e períodos de estilo. Não é, como o leigo e o filósofo (que neste caso também é leigo) imaginam, substancialmente inalterável, mas sujeito, como toda arte, a mudanças despercebidas de uma época para outra. O desenvolvimento das grandes artes nunca deve ser tratado sem um olhar de relance (certamente não inútil) para a matemática contemporânea.
A matemática não foi invenção, a matemática é como o estudo que correlaciona o surgimento com a invenção e vice versa dado qualquer objeto dado como pesquisado por ela, é mais fácil dizer q a terra foi inventada na matemática dq a matemática na terra... Sendo mais preciso para os mais categóricos, suponha inicialmente por hipótese que tudo possa estar divido em duas fontes perspectivas inicias uma dada sobre o conceito ideial do objeto arbítrio e a outra sobre o conceito material, a matemática é a ciência que dado qualquer objeto sobre qualquer uma das duas perspectivas se preocupa em encontrar o referencial equivalente na outra perspectiva, assim como e ao mesmo tempo, o "caminho" ou "elo" que tanto une quanto transforma, varia, correlaciona e etc os dois... Criado tal conceito tente provar que nosso universo não funciona de tal modo... Visto que é tal prova é impossível, pois resultaria em deixar o próprio pesquisador sem ferramentas de prova, e somado ao fato que dal declaração que fiz anteriormente faz parte do universo e por tanto deve ocupar algum espaço, concluímos que o conceito ocupa na vdd todo o espaço e é na vdd o lado conceitual dq chamamos de universo (literalmente, de unir os versos), a matemática antecede seu próprio nome...
A vida é uma grande escola, só que é uma matéria a parte. Onde a gente não aprende apenas matemática, história, e essas coisas, nela a gente aprende sobre valores, moral, ética, respeito; nela a gente conquista a sabedoria, o amadurecimento, a busca pelo evolução.. o real entendimento do mundo e de tudo que nos cerca.
Não sei por que, mas a matemática da vida não funciona muito comigo. Não tem como colocar meus problemas numa maquina de calcular, extrair a raiz quadrada ou calcular o percentual para resolvê-los. Eu os encaro como um desafio, mais uma etapa da minha evolução. E meus sonhos, sendo realizados ou não, continuo acreditando. Porque sonhar é elevar a alma a um nível não natural. Meus erros e enganos do passado, durante muito tempo me martelaram a cabeça, e usando da matemática preferi subtraí-los da minha mente. Sei que muita coisa ainda está por vir, pra supostamente somar às minhas conquistas. Sei também que o pior pode acontecer espero estar preparado pra sempre me manter de pé. Matematicamente é impossível expressar minhas exatidões de maneira clara, porque eu sou sempre assim, meio surtada, que odeia a falta de oxigênio das obrigações. Talvez por isso, me reinvento sempre que a vida me exige um pouco mais, mas espero me reinventar quando eu mesma precisar de mim, porque um dia eu me olhei no espelho e vi refletido nele a única pessoa capaz de me fazer feliz em meio a tantos problemas.
Ser casado é uma operação matemática. Você soma o tempo, para diminuir as birras, multiplica o carinho e divide as horas. Divide o mesmo espaço, o mesmo cobertor, os mesmos planos. Soma datas, comemora dias, registra décadas. Ser casado é fazer da mesa e banho o resultado da cama. É comer do feijão com arroz no mesmo prato. É agendar a dois o mesmo horário com requisitos. É prolongar um discurso e agitar o silêncio. É ter chamego nas horas avulsas de um cafuné. É calcular a medida exata de tempero para conviver com os sabores e frutos do amor. É saber abdicar de uma viagem pelo doce lar.
Como diz a matemática duas retas paralelas podem se encontrar no infinito.Por isso,deixe fluir.Aprenda a discutir ideias e lute por seus ideais.Faça tudo o que puder ser feito com os recursos que você tem onde você vive.Não dê um passo maior que sua perna,pois poderá cair do cavalo.Se não tiver cão aprenda a caçar com gato tenha autenticidade e seja feliz.
A matemática é um estudo que, quando partimos de suas partes mais conhecidas, pode ser continuado em uma de duas direções opostas. A direção mais conhecida é construtiva, rumo a uma complexidade gradualmente crescente: de números inteiros para frações, números reais, números complexos; de adição e multiplicação para diferenciação e integração, e adiante, para a matemática superior. A outra direção, menos conhecida, procede, por análise, rumo à abstração e à simplicidade lógica cada vez maiores; em vez de perguntar o que pode ser definido e deduzido do que é inicialmente suposto, perguntamos que ideias e princípios mais gerais podem ser encontrados em termos dos quais o que foi nosso ponto de partida pode ser definido ou deduzido. É o fato de seguir essa direção oposta que caracteriza a filosofia matemática em contraposição à matemática comum.
Não precisei aprender matemática pra saber a distância dos nossos corações, sequer aprendi gramatica pra dizer-lhe que saudade não tem tradução. Nunca soube de química, mas sei que nossa mistura causa explosão. Jamais cogitei estudar biologia, mas você acelera o meu coração. Hoje, no entanto, estudo essas matérias para tentar explicar, por que razão me tens em tuas mãos.
Sempre muito analítico, calculista, matemático... Descobri que o binário facilita a previsão, precisão e/ou conclusão, mas o doce da vida esta no imprevisível, na surpresa, na novidade... Que mundo bom seria aquele calculado, porém branco e preto, binário, sem novidades, sem surpresas gostosas... Agora calculo, mas tenciono a utilizar variáveis erradas, para errar os resultados e ser surpreendido...
A matemática só pode ser utilmente aplicada às coisas reais DEPOIS que estas foram analisadas e conceitualizadas corretamente. Ora, a análise lógica das coisas reais, por sua vez, pressupõe toda uma constelação de faculdades cognitivas operando em harmonia -- percepção, memória, imaginação, sentimento, vontade --, ao passo que o raciocínio matemático exige apenas... a capacidade de raciocinar matematicamente -- uma habilidade setorial que os computadores podem imitar com perfeição e às vezes com vantagem.
Na matemática as vezes os problemas são compostos por operações de mais, menos, divisão e multiplicação, não entendemos a formula , mas no final após subtrair , dividir, somar e multiplicar, chegamos ao resultado. Assim é os problemas da vida, varias operações de tirar, multiplicar, somar e dividir precisamos fazer para se ter resultado.
A hipótese elementar da matemática de que 1+1=2, ou da máxima: "Tão certo como 2+2 são 4". É quebrada naturalmente diariamente a quase todo instante, quando uma bolha(ar ou água)+uma bolha(ar ou água)=uma bolha(ar ou água). 2pingos+2pingos=1pingo. Da mesma forma, 1:2=2 e não 0,5."
Uma civilização que iniciou e prosperou usando a matemática, astronomia, aprendeu com a Terra, a natureza, usou a agricultura e a pecuária está a beira de uma destruição eminente e pré-datada, onde não se olha mais para a matemática e astronomia como antes; onde o próprio lar onde pisamos foi esquecido.
A matemática sempre esteve ao meu lado quando eu precisava decidir se queria pequenos momentos bons, divididos em três, ou se somava cada uma das parcelas e sorria um riso gigante, supondo que isso fosse bastar. Nunca basta. Quando se é criança, principalmente, cada momento é único. Na verdade, momentos únicos acontecem para todos nós. Cada vírgula é um texto inteiro. Cada momento é pra sempre. Pra mim, pra você. Pra nós dois juntos.
Na teoria do caos é exatamente isso que os matemáticos querem prever: o que as pessoas pensam que é acaso mas, na realidade, é um fenômeno que pode ser representado por equações. Alguns pesquisadores já conseguiram chegar a algumas equações capazes de simular o resultado de sistemas como esses, ainda assim, a maior parte desses cálculos prevê um mínimo de constância dentro do sistema, o que normalmente não ocorre na natureza. Diz-se que até o bater de asas de uma borboleta - teoria de Edward Lorenz - podem mudar acontecimentos. Então qual o motivo de você achar que suas palavras e atitudes não tem consequência alguma?
Um relacionamento, embora tenha suas nuances, é resumidamente uma conta de matemática. Adição. Soma. O único resultado que ao se juntar dá mais que 1. Não é multiplicando, nem dividindo e muito menos subtraindo. Por isso, às vezes, não adianta a gente querer só juntar quando simplesmente não se completa, não aumenta. Não adianta palavras quando o outro tem silêncio. Não adianta vontade quando o outro tem indiferença. Não adianta explicar quando o outro está decidido a não entender. Não tem fórmula mágica. Dói mesmo. Mas o que podemos fazer? Não tem soma quando um dos lados, infelizmente, é 0.
Uma pessoa se envergonha por errar alguns cálculos matemáticos, por morar em uma casinha modesta, por se expor a um público múltiplo e contestador e por andar nas ruas trajando vestes singelas e esfarrapadas, mas não se contrai nenhum pouquinho por ofender os mais velhos, por incitar piadas de mau gosto contra criaturas frágeis, por fingir ser aquilo que não é e tampouco por mentir e manipular seus semelhantes. Destarte, não faz o que deve ser feito por timidez e realiza o que não deve ser realizado por extroversão.
Crescemos e frequentamos escolas, onde aprendemos informações sobre matemática, ciência e história, mas não recebemos a sabedoria sobre como viver a vida. Nossos pais, professores e amigos interagem conosco e nos dão o que podem, mas ensinar como estarmos presentes em nosso viver, com envolvimento e receptivos, e com capacidade de resposta para a verdade, não é foco da nossa cultura.
- Relacionados
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
- 41 frases de matemática que desvendam a beleza dos números
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Pensamentos de Matemática
- Matemática
- Poesias da Matemática
