Textos de Rita Lee
Uma boa interpretação de texto é fundamental para obtermos resultados eficientes e coerentes na solução de exercícios, assim como na compreensão de situações do dia a dia. Interpretar um fato ou texto de forma lúcida requer atenção, e uma leitura imparcial antes de qualquer prejulgamento.
Evolução te impulsiona para frente, involução para trás...as lembranças do passado seriam um atraso se o apego fosse maior que o desejo de evoluir, por isso esquecemos das viagens de outrora, mas nosso coração lembra silenciosamente de coisas que não sabemos e não entendemos de onde são...o corpo é só um veículo escolhido para a viagem....a cada partida nada mais acontece do que um novo rumo em um novo carro, viajantes se encontram e se separam o tempo todo... amores amigos familiares animais de estimação, lugares...tudo conectando e desconectando numa grande cadeia de idas e vindas. Frequências e vibrações das mais variadas, quanto mais alta a frequência, mais elevada a vibração...assim subimos ou descemos oitavas na nossa jornada...o mesmo Ser caminha no Universo em todas as direções, escolhendo a desarmonia com a mesma intensidade que pode escolher a harmonia, e a liberdade para tal está em todos nós...viajantes do espaço somos, cujo tempo nada mais é que a passagem, ora breve, ora prolongada...o "tempo" não passa, o peregrino é que está passando pela vida...
Escrever é um tratamento! Trata medos de dizer em voz alta um desabafo, trata angústias de não ser compreendido, trata insônias improdutivas, trata o coração tímido que se declara em poemas, trata o pai que quer aconselhar sem espaço para falar, trata a mãe que quer elogiar ou o filho que quer agradecer, trata os amigos que não sabem falar com a mesma delicadeza que conseguem escrever, trata almas e corações que na "ausência" da voz se apaixonam por lápis, caneta, papel ou teclado....trata o silêncio que queima e os gritos que ninguém ouve..escrever trata de gente que quer ser ouvida sem ter falado, porque não tinha voz, porque não tinha espaço e não tinha coragem...escrever é entrar pelas janelas da alma e sair pelas portas do coração...é soltar os anjos, os demônios e os egos, é libertar memórias e aprisionar esperanças...quem escreve trata de si, e sem querer se torna também tratamento para quem lê...O tratamento eficaz pode ser escrito e até rasgado, apagado ou amassado. Os escritos que tratam por vezes não são lidos por terceiros, mas são remédio único para quem os escreve..
Lembro-me bem da minha avó dentro de um surrado vestido laranja com olhar meigo e sereno balançando o corpo cansado sob efeitos de tarja preta... Tratamento malvado que levava sua essência e deixava certa ausência que criança não sabe ler. Olhar quase perdido, mas ainda sereno e manso que jamais pude esquecer...Um sorriso sem maldade, pureza e ingenuidade espelhavam sua alma adulta, conformada,um tanto esperançosa talvez, sem sombra de vaidades ...Andava bem devagar, passos calmos para chegar sem pressa em qualquer lugar. Minha velha avózinha pouco pude aproveitar, mas com carinho lembro da profundeza do seu olhar. Banha-me o rosto as lágrimas de profunda emoção. Lembrança boa e saudosa de um nobre coração, mãos trêmulas cortando pão ... doçura sem reservas, sendo tão e apenas vó na tarde de uma criança... que cresceu...
Por um momento na vida entramos no calabouço de nossas ansiedades, incertezas e absurdas convicções. A chave que abre a prisão nem sempre é encontrada e muitos morrem nas correntes sem ao menos tentar sair. O cativeiro tem a missão de te libertar, a chave está em suas mãos...Seja mestre de si mesmo!
O Criador quer seus filhos independentes. Da mesma forma que um pai que tem amor genuíno por um filho e quer que eles andem com as próprias pernas, Deus também nos deu poder para que nós nos realizemos por conta própria. Chegou o momento de deixar de sermos crianças que tudo quer e nada faz e criar sua própria realidade. O criador nos quer livres!
Denota-se tanta amargura, que fica difícil enxergar o lado bom de tudo. Vive-se de aparências! Olha-se o quintal do vizinho, pensando ser o mais florido. Mas esquece-se do teu jardim... não enxergas nele tantas flores, afinal já colheste, muitas das que plantaste, pois com o passar de tua existência, foram tantas que teu quintal ficou pequeno, para tanta primavera!
Penso que a solidão é algo que eu inventei, porque não existe. Como posso me senti só, diante da imensidão do universo? Por isso insisto em ter a companhia da poesia embalada por belo verso. Do perfume das flores, da suntuosidade da natureza. Na singularidade dos animais, da mistura do arco-íris nas cores... extrair da vida toda a beleza. Solidão que nada, é apenas meu peito pulsando vida feito um vulcão!
Um povo saudável é o retrato da educação, da consciência limpa, da dignidade. O dia em que no Brasil a saúde passa a ser menos importante que a educação e a segurança, é o dia em que olhar para as próprias botas sujas é mais importante que erguer os olhos e ver toda uma nação mergulhada no crime organizado, no aparelhamento e na corrupção desmedida. E por fim dizer: Ele nunca Ele não, como se isso lhe enchesse a boca de algum valor moral.
Quero parar, parar com tudo! Chegar ao ponto zero, não sentir nada! Quero o silêncio mais completo, mais intenso, mais vazio! Quero parar de ouvir ruídos dentro e fora da minha mente. Quero parar de sentir esse misto... quente e frio de toda angustiante confusão que se desenrola e se embrulha no meu descompassado coração. Quero só fluir como um rio sem correnteza, sem pressa de chegar ao mar... Quero parar!... de pensar de sentir de saber. Quero só ser, e deixar o ter que me atormenta morrer...
O abraço é o lugar que procuramos para colocar os nossos cansaços. Nele nossos olhos se fecham e é ali dentro que tudo acontece. Nossas alegrias desabrocham, o sorriso se manifesta e tudo que nos incomodava, o esquecimento leva. É dentro do abraço que nos tornamos um só. Os corpos se desejam, as mãos deslizam e tudo se torna seguro. Dentro do abraço tudo é quente é confortante.
Às vezes o que precisamos, é de um sorriso no rosto de quem gostamos. Um forte abraço que nos aconchegue e tire esta dor que está nos machucando. Um olhar sereno que nos acalente. Um ombro amigo para encostar nossa cabeça. Às vezes o que precisamos é de apenas uma palavrinha amiga que toque fundo o nosso coração. E às vezes o que precisamos é apenas a companhia do silêncio.
Estou procurando alguém a quem eu possa desesperadamente derramar todo esse meu conhecimento da vida. Dar esta minha vivência. Dar em enormes doses, o que eu sinto, o que eu penso e o que eu vejo. Dar generosamente tudo o que aprendi neste dia a dia intenso. Não quero ficar apenas pra mim, toda esta enorme vontade de viver. Quero dividir, como quem divide metade de um chocolate.
Hoje somos muito para alguém. Amanhã podemos nem estar na sua lista de amigos e nem mesmo em seus pensamentos. Hoje somos amados, amanhã podemos ser odiados. Assim são os ciclos que completamos e que muitas vezes se fecham porque chegou o momento de irmos embora. Lembremos que, outros logo se abrirão e precisamos estar preparados para recebê-los.
Tentam me entender, mas não é fácil. Nem eu me entendo às vezes. Entender o ser humano, é tarefa deveras difícil. Já tentei de todas as formas entendê-los e me entender também, mas não consegui. Terei que me aprofundar mais e mais, se um dia eu quiser chegar perto deste misterioso ser indecifrável.
Lutar dentro de um contexto definido por uma faixa de hipócritas que não conseguem enxergar um palmo além dos seus próprios interesses, é nadar contra a maré. É se desgastar à toa. É gastar boas energias com o que não tem mais conserto. Por isto, o melhor a se fazer neste caso, é se recolher à sua insignificância.
Por trás de todas as portas, há passagens secretas. Há histórias para contar. Há surpresas inesperadas. Há o inesperado de malas prontas, ou para partir ou para chegar. Quando chega, chega alertadamente. Mas, quando parte, não deixa nenhum vestígio. O inesperado tem dessas coisas. Quando percebemos, ele já aconteceu. Assim, é a vida e as suas passagens. Todas com os seus segredos, os seus mistérios e as suas loucuras.
Vivemos em tempos de crise. Crise existencial, de ansiedade, de pânico, econômica e tantas outras. Sua evolução pode ser maléfica ou benéfica, depende da nossa visão. Podemos aproveitar a ocasião para evoluir, crescer e amadurecer ou viver à mercê de todo este desequilíbrio existencial. Vamos olhar a crise como um novo recomeço e uma nova etapa que precisamos superar.
Sentimento é uma mistura de desentendimentos. Não o entendemos, mas o sentimos. Muitas vezes controláveis, noutras não. Tão mais forte que a nossa própria vontade. Tão mais intenso que nossa própria imaginação. Povoa a mente e o pensamento, sem permissão. É uma mistura de loucuras, imaginações, vontades e intensidades.
Sempre haverá desistências e lutas. Para os vencedores, coragem. Para os incapazes de seguir em frente, fracasso. Sejamos corajosos. Lutemos, para não nos limitar a uma incapacidade de agir e seguir com medo. A vida é uma corda bamba, ou nos equilibramos ou cairemos no vazio da insatisfação e do fracasso.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
