Coleção pessoal de carlosmachado67

1 - 20 do total de 309 pensamentos na coleção de carlosmachado67

Dentro de um pedaço de mármore existem diversas formas esperando que um artista as transforme em realidade. Dentro de uma criança ou adolescente encontra-se adormecido um grande homem em que essa criança pode se transformar. Cabe ao Professor acordar esse homem dentro da criança e fazê-lo crescer. Professor, um artista em falta no mercado.

Carlos Machado67
Tags: mármore artista

Hoje comemoramos o dia de um artista notável - O Professor.
Obs: não confundir professor com instrutor. Aquele é raro de se encontrar. O último é fácil de achar e frequentemente deseduca os alunos e vivem fazendo greve pelo ter. (O professor busca em primeiro lugar o ser).

Carlos Machado67
Tags: artista notável

O Professor verdadeiro é um sacerdote que não vive de pregar o Evangelho, mas de explorar o ser humano, para tornar explícito todo o conhecimento que ele carrega dentro de si em meio à sua ignorância.

Carlos Machado67
Tags: professor verdadeiro

A Pan-Amazônia, ou simplesmente Amazônia, é uma região geográfica latino-americana compartilhada por nove países. Desse território, em números arredondados, 67% pertencem ao Brasil, 13% ao Peru, 11% à Bolívia, 6% à Colômbia, 2% ao Equador e 1,1% à Venezuela, ao Suriname, à Guiana e à Guiana Francesa. O território tem 7,8 milhões de km² de superfície e conta com 34 milhões de habitantes, dos quais cerca de 3 milhões são indígenas. Estes formam 390 povos – 137 não contatados ou voluntariamente isolados –, com 240 línguas faladas pertencentes a 49 famílias linguísticas. Uma imensa riqueza cultural, histórica, religiosa e étnica, hoje mais do que nunca ameaçada.(do livro O Sínodo para a Amazônia)

Livro - O Sínodo para a Amazônia
Tags: amazônia território

"Não é o presidente que eu temo, mas, quando o arbítrio e o autoritarismo se instalam no topo da cadeia, eles descem em cascata até o guarda da esquina, e a esse eu temo. Então, não assino”.
(Pedro Aleixo, vice-presidente de Costa e Silva, recusando-se a assinar o AI-5)

Pedro Aleixo
Tags: temor arbítrio

Nunca haverá momento oportuno para se combater a corrupção. Se formos esperar o Brasil endireitar a sua economia para depois empreendermos uma luta contra a corrupção, isso nunca acontecerá.

Carlos Machado67
Tags: momento oportuno

Precisamos repensar a democracia que temos no Brasil. Uma democracia onde o povo entra apenas com o voto e depois é ignorado pelos eleitos não é democracia.

Carlos Machado67
Tags: democracia povo

Depois que o cidadão brasileiro deixa seu voto na urna e um dos candidatos é eleito, o cidadão deixa de ter importância e é ignorado até a próxima eleição. Manifestações de rua não têm a menor importância e os eleitos fazem tudo à sua revelia. Isso é democracia? Precisamos repensar o nosso modelo de democracia, porque o que temos é apenas simulação.

Carlos Machado67

Fala-se muito em nossa democracia do "direito de expressão". De que adianta esse direito se as autoridades que nos governam são surdas ou cegas? Serve apenas para grupos poderosos impor suas idéias aos mais fracos e fazer suas cabeças, para atingir seus propósitos. Isso é democracia?

Carlos Machado67
Tags: direito expressão

A humildade é um sintoma: ou de muito saber ou de pouco saber. Os intermediários oscilam entre o orgulho e a humildade.

Carlos Machado67
Tags: humildade sintoma

No governo, os bandidos se protegem pela conivência mútua.

Carlos Machado67
Tags: governo bandido

Quanto mais se é, menos se é.

Carlos Machado67

O princípio ativo do mal chama-se egoísmo.

Carlos Machado67
Tags: princípio ativo

Para quem não crê na imortalidade da alma após a morte, resta o consolo da imortalidade pela obra de cada um que os vivos se encarregam de fazer a manutenção.

Carlos Machado67
Tags: imortalidade alma

A sabedoria talvez consista no despertar e na percepção de que as pessoas mentem umas para as outras, pelos mais diversos motivos, todas buscando tirar proveito umas das outras.

Carlos Machado67
Tags: sabedoria despertar

Os brasileiros vivem no dia a dia o mito da Caverna de Platão. A exemplo daqueles escravos presos e assistindo o desfile de imagens na parede da caverna, os brasileiros assistem diariamente o desfile de autoridades dos três poderes da república, que,- agora em telas digitais e até mesmo ao vivo -, falam, prometem, encantam, decepcionam, mentem, assaltam e deixam os escravos ainda mais escravos. Mas como os antigos escravos da caverna, também os brasileiros continuam iludidos que tudo que vêem é a verdade. De tempo em tempo, alguns destes escravos se libertam e se tornam um daqueles e tentam mostrar para os que não entraram na política que as coisas são bem diferentes do que eles imaginam. Mas como mito original, continuam acreditando nos políticos safados como se honestos fossem e que lhe falam a verdade.

Carlos Machado67

Caminhamos para a morte. Alguns trilham caminhos longos, outros caminhos curtos.
Quem é mais feliz?

Francis Iácona

Ideias robustas resistem ao tempo.

Francis Iácona

Homofobia e racismo não devem ser equiparados. São coisas distintas. Os criminosos podem até mesmo merecer a mesma penalidade, mas não podem ser equiparadas. Um gay pode sofrer de racismo e de homofobia ao mesmo tempo. O criminoso seria duplamente penalizado?

Carlos Machado67
Tags: homofobia racismo

Essa equiparação da homofobia ao racismo constitui também uma ofensa aos gays, uma vez que devem ser vistos e aceitos como seres humanos normais e não diferentes. Pois para haver racismo há que estar envolvido pelo menos duas espécies de raça.

Carlos Machado67
Tags: equiparação homofobia