Textos de Reflexão

Cerca de 75880 textos reflexao Textos de Reflexão

⁠Será que realmente precisamos saber...!

Como as vezes somos surpreendidos pelas ações de onde não esperamos jamais virem.
A vida surpreende a cada dia, e as pessoas mais ainda com suas atitudes, seus julgamentos, suas palavras. Palavras que as vezes machucam, que relembram coisas e situações que jamais deveria ser tocada novamente. Como é difícil de alguém entender que por mais curioso que precisa ser, tudo tem um limite. A curiosidade não mata, dependo do assunto ela faz sofrer.

Por que precisamos saber tanto a respeito de alguém? Por que a falta de confiança, a falta de entendimento, o despreparo de entender que todos temos nossos segredos, tomos temos um passado, e que por muitas vezes não queremos lembrar. Não porque seja ruim, apenas que quando se cicatriza e fica no seu canto bem quietinho, estas lembranças não machucam.

Mas sempre há um motivo para se cutucar, para querer saber, mas mesmo por curiosidade ou não, precisamos entender e respeitar a maneira de que cada uma lida com suas lembranças. Não necessitamos de saber e conhecer tudo de alguém, se nem ao menos conhecemos a nós mesmos. Muitos se guiam pelo nome, pela família, pelos bens, pelo nível de escolaridade.

Querem saber o passado da pessoa, mas não entendem que o que vale é o presente. O passado já ficou no passado, nada vai mudar, agora o presente você vive o hoje, vive o agora, e o futuro somente a Deus pertence.

O que queremos com tudo isso em nome de conhecer alguém, seja para uma relação, seja por uma amizade, seja por um familiar. Sempre a dúvida paira e faz das suas, falta compreensão na forma como cada uma lida com seu passado e como este mesmo influencia no que vive seu presente.

Porque instigar uma resposta a um detalhe ou outro no que entendemos pelo passado de alguém. Na maioria das vezes sem uma lógica que faça sentido e que realmente sirva para alguma coisa mais concreta.

O passado fica no passado, ele não pode ser mudado. Ele serve de lição com certeza, mas não deve servir de argumento e nem parâmetro para definir quem é ou não a pessoa que o viveu.

Viva a poesia!

Poesia; cultura escrita, arte vibrante na mente dos leitores e autores que carregam um potencial incrível de interpretação, interação e imaginação.
Poesia; vai de uma fantasia remota ou uma leitura sem compreensão á um mundo fantástico de ilusões, transformações e aplausos.
Poesia; seus versos podem nascer de um sonho, de um desejo, de viagens, recordações, saudades, homenagens, podem ser fruto de um amor antigo ou atual, brota de corações apaixonados, da vida á músicas de qualidade, vai do lúdico e surreal á experiências vivenciadas e fatos reais.
Poesia; trás esperanças e palavras fortes de auto ajuda, tem o poder de alegrar e mudar a vida das pessoas, em suas linhas existe o encantamento, o conhecimento, as histórias e as verdades; na poesia, a natureza, o sol, os animais, o ser humano, a lua e as estrelas tem seu lugar de destaque.
Poesia; veio para abrir nossos olhos á inúmeras realidades, ela nasce a cada dia nos quatro cantos do mundo e vem acompanhada de muita luz, do saber e de muito amor!

O nosso consolo é saber que o bem realmente existe. É o que nos dá coragem para enfrentarmos a maldade sem medo, com confiança, sem abaixarmos a cabeça, olho no olho mesmo, sem precisarmos revidar.
A maldade existe sim, mas o que é o mal diante do bem que vivemos todos os dias, todos momentos e a todos os livramentos?

E o pior sabe o que é? É saber que voce não se importa,
é saber que já te disse que todas as mentiras por menor
que seja nos afasta, me distancia e para o fim não irá faltar muito.
Mais voce não se importa né... Fazer o que? É só esperar
até que voce se torne apenas mais um, mas um a passar
pela minha linha do tempo, como um poste antigo, como
uma folha a vento!

Inserida por barbaracleide

Mil pedradas.
* Sabe quando você passa meses esperando que aquele tal garoto venha falar com você ? e quando ele finalmente vem, ele chega com mil pedras nas mãos, querendo saber de tudo sobre o tempo em que não se falavam. Mas você, não quer nem saber das pedradas, o que importa é que ele veio falar contigo.
* Como uma tola, as vezes você chora lembrando de tudo que viveram, e a irá te domina quando lembra dos planos que fizeram juntos e as datas chegam porém juntos já não estão.
* Lindo você nesta conversa vindo e pedindo pra volta, se redeclarando a mim, e pedindo apenas para recuperar o tempo perdido, mas tudo isso não passou de um sonho que tive essa noite, tudo que aconteceu de verdade foram as pedradas.

Inserida por apequenapoetisa

A inveja é um dos sentimentos mais desprezíveis do homem. Sendo a porta de entrada para outros males. De um invejoso, pode-se esperar tudo, menos algo bom. É bem melhor ser odiado por aquilo que você é do que "amado" e idolatrado por invejosos e uma cambada de "Judas".
É preciso dissipar todo mal que é lançado pelos invejosos em nossas vidas. Não se tem inveja de quem não brilha, antes, têm-se daqueles que tem luz própria e ofusca aqueles que vivem na escuridão.

Inserida por brunodelimaoficial

Um amor e um sonho.


O dia e a noite não há,
E quando percebi,
Não havia mais nada,
Nem alegria,e nem raiva.

A dor era constante,
Mas se houvesse um,
Abraço,tudo passava,
As lagrimas são de sal,
Mas o beijo,é de mel.

Se tivesse um só,
Um pouco de mel,
Isso me salvaria,
Da dor,e da solidão,

Que dentro do coração,
E invada minha mente,
Tenho sonhos e medos,
De ficar nos pesadelos.

Inserida por Josespoeta33

Armadilhas do amor...


Naquela tarde de outono
Sua decepção se socorreu em mim
Vieste decidida, em lágrimas e coragem
Num férreo desejo de necessitada acolhida
Seu corpo inquieto, alma e sentimento feridos
Buscavam bem mais que um abraço
Sofrias a dor da traição, da decepção
Imposta por aquele a quem se rendeste
Mais que isso, confiaste sua rica pureza
Cega, no acreditar de reciprocidades
De entrega de dedicação, paga com traições
Lembro de seu choro desiludido
Sua voz embargada, confusa
Olhar sem horizontes, sem esperanças
Bastou uma atenta escuta, doada atenção
Um carinho fora de hora, um beijo roubado
E uma nova esperança nascia ali
Sem enganos, sem trapaças... sorte sonhada
Num repente, o amor ferido sofrido e carente
Em meio a um querer acontecido, acolheu sincero
A surpresa gêmea de nos aceitar em sentimento

Inserida por mucio_bruck

#Em #meu #sonho #destilado...

Desvende meu segredo...

Como vinho que espera ser saboreado...

Na essência de minha paixão...

Sem fugir da forma de ser...

Onde minha alma possa descrever...

O tempo contado nas batidas do coração...

Meu amor assim é contado...

Entre passos e compassos...

Sem saber nem quando...

Sem saber nem onde...

Assim te amo...

Porque não sei amar de outra maneira...



Sandro Paschoal Nogueira

— em Conservatória Pousada Chic Chic Casa do Sandrinho.

Se meu equívoco chegou ao ápice
Tenho que refletir
Pois não seria viável
Ficar sem te sentir

As vezes te perco sem perceber
Tudo faz falta sem você
Todas as coisas não teria sentido
Se um dia não pudesse te ter

Te esquecer
Jamais
Pois junto com você
Eu quero muito mais

Se o amor me afasta
Não quero perceber
Pois tu és tão importante
Meu amado, meu querido saber

Inserida por Elder_de_Jesus

Talvez as coisas não são exatamente como a gente pensa.
Procurar evoluir é o lema.
Trago comigo coisa boas por quem já fiz quem eu amo.
Tenho fé em Deus, e no poder da minha mente.
Sempre acreditei que na vida tudo é possível, você é o que você pensa, a mente atraí o que você pensar, o universo é o campo e a vida é saber jogar.
Então recicle suas idéias e queiram prosperar!

Aprenda a lidar com as diferenças.
Respeite o tempo.
Cuide da natureza.
Mas nosso voos é bem mais alto que o seu preconceito e o mundo dá volta.
Eu vou fazer de novo e vou fazer bem feito.

Meu mestre é Chorão. Família Charlie Brown.

Fé em Deus!

"Márcio Miranda Dantas"

Inserida por MarcioMirandaDanta

Para viver, é suficiente não morrer...
Mas, para viver bem, é preciso saber faze-lo...
Não é fácil, nem difícil...
Vamos ver...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A CAPACIDADE DE SABER VIVER BEM
Marcial Salaverry

Parece ser a coisa mais fácil do mundo, o fato de saber viver. Para tanto, é suficiente ficar respirando,
mas isso pode ser feito por quem apenas está passando pela vida, sem contudo a estar vivendo em sua plenitude. É preciso entender que saber viver, é saber buscar o que a vida tem de bom e de belo para nos oferecer.

Alguém me enviou uma linda mensagem de autoria de Rubem Alves. É uma mensagem que encerra uma das maiores verdades que conheço. Vejam só:
"Sim, eu quero viver muitos anos mais. Mas não quero a qualquer preço. Quero viver enquanto estiver acesa em mim a capacidade de me comover diante da beleza."

Bem minhas crianças, concordo inteiramente com nosso amigo. Viver por viver, não vale a pena. Viver apenas em função de um cargo, do montante da conta bancária, do status social, do quanto eu tenho, não é viver realmente.

Escravizados pela ambição do dinheiro, ou pior ainda, pela ambição do poder, muitas pessoas sequer tem tempo para apreciar as belezas da natureza, e em suas viagens de negócios, de negociatas ou negociações políticas, passam por muitos lugares, mas nunca se detém para apreciar o que existe de belo lá existe.
Visitam, mas não conhecem. Muito viajam, mas nada vêem.
Outros, simplesmente esquecem o convívio familiar, e se dedicam full-time ao trabalho, numa ambição insana de sempre querer mais, e deixam de desfrutar as belezas da vida familiar, não acompanham o crescimento dos filhos (nunca tem tempo para essas coisinhas...). Sua secretária o conhece mais que sua esposa. Mais tarde, lamentará não ter aproveitado melhor seu tempo.

O trabalho é necessário. É a lei da sobrevivência. Mas a família, o lazer, também o são.
Há que saber dividir o tempo, que é inclemente e rapidamente passa. Depois, quando se tenta recuperá-lo, não adianta mais, pois já foi.

As belezas a que nosso querido Rubem Alves se refere, estão nas pequenas coisas da vida, às quais nem sempre prestamos atenção, e que sempre poderemos e deveremos tratar de observar. Serve inclusive, como preventivo contra o stress, eis que tais coisas estão na Natureza e tudo que ela nos oferece, desde o nascer e o por do sol, ao canto dos pássaros, à beleza do mar, das montanhas, ao luar, às estrelas. Enfim a tudo que podemos ver e admirar quando quisermos e a custo zero. Basta parar um pouco com a atividade incessante e apreciar, curtir, viver, enfim...

Apreciar as belezas da vida familiar, e assim, podendo acompanhar o crescimento dos filhos, conversar com a esposa, saber dos problemas domésticos do dia a dia. Brincar com as crianças, rolar na grama ou na areia da praia. Esquecer por um momento a cotação da Bolsa, o jornal na TV, e escutar o que seu filho está tentando lhe falar. Essa conversa poderá evitar que ele faça alguma besteira.

Ajudar a esposa nos pequenos afazeres domésticos, e conversar com ela. Participar de seus sonhos, saber o que ela gostaria de fazer no fim de semana. Fazer uma pequena viagem, apenas para curtir a família, esquecendo-se de tudo que refira às obrigações. Certamente isso poderá diminuir um pouco sua conta bancária, mas vai render muito na conta familiar, em seu futuro.
Não se esqueça de que quando os anos chegarem, quem poderá estar ao seu lado, será sua família, isso quando se sabe investir nela.

Enfim, não basta apenas viver... É preciso saber viver, e saber apreciar tudo o que de belo a vida nos oferece, o que podemos fazer, sabendo desfrutar de UM LINDO DIA, que é o que de coração, lhe desejo...

Inserida por Marcial1Salaverry

Quando, quando...
pararmos de repetir fórmulas, orações e textos alheios.
Quando tivermos mais coragem de Ser: aquilo que somos.
De pensar por si mesmos, sem precisar de muletas.
Cantar sua própria música, dizer o seu poema.
Quando a gente sair da atitude de omissão e comodismo.
Despertar da anestesia do conforto - Comfortably numbs
(como diz aquela canção do Pink Floyd).

E curar o medo de ser diferente; quando conseguir levantar
a cabeça acima da boiada - a caminho do brejo,
do matadouro ou do curral eleitoral...

e isso vale pra tod@s Brasileir@s :
uma gente que idolatra times e jogadores de futebol;
mantém igrejas e religiões; líderes e partidos políticos
enquanto subestima e ignora a Arte e a cultura de seu povo.

Que o Divino Espírito Santo nos ilumine
e cure da cegueira do materialismo,
da mentalidade limitada e mercantilista,
de toda alienação e estupidez.

Menos estádios e mais Museus !

Inserida por romulo_andrade

Livros abertos

Quando menina gostava de livros abertos
Parecia que a qualquer instante bateriam asas, alçariam voo pela janela
Suas folhas me lembravam gaivotas
Aquelas que desenhávamos em nossos pores de sol no papel
Cresci!
Descobri que não era imaginação
Livros abertos sabem voar
Quando menina eu tinha razão.

Inserida por elis_barroso

Intuition

É quando estou observando, atento, o tempo,
Relacionando-o com um acontecimento
Sinto-te, me invadir, o saber dos saberes
E o que pode dizeres? Quanto sabes, quanto?!

Já te conheço de erros passados
Poderia, eu, evitá-los...
Mas por que não lhe cedo o senso?

Tu me vens e eu desconfio, penso, penso...
Mas, ao final, desconsidero-te, ó Intuição
Porque tu não dispões de razão

Vezes contrariastes insistente, minha vontade
Sei, só queres dizer-me a verdade
Mas quem saberá o momento, a ocasião
Em que terei de creditar-te o sucesso de uma ação?

Vivo o medo de bem agir
E não saber, no desfecho, explicar
Porém os passos haveriam de surgir
E esquecer-me-ia de lhe honrar.

Queria eu saber usar-te,
Apesar de não entender de tua arte
Sei que funcionas bem e nada cobras
É o melhor saber para quem a detém
Para o que acompanha tuas manobras

Certas vezes, confiei em previsões tuas
E é certo dizer que sempre acertei
Porém, não hei de conhecer tuas ruas
E nunca, nada importante arriscarei.

És e serás, portanto, do meu dia-a-dia
Das decisões pequenas e da mente vazia
Quando eu já não dispuser de artifício nenhum
Que justifique o passo seguinte, o estagnar ou a escolha do rum

Inserida por AZEVEDODouglas

Mas o que o SABER tem a ver com o SABOR?

O movimento “ensinar-aprender” que contempla os momentos de busca, de conhecimento, de entendimento, ou seja, de tudo o que está à nossa volta, na escola, deve estar ligado aos momentos de DEGUSTAÇÃO DO SABER.

Por isso, todas as escolas deveriam ensinar o aluno a DEGUSTAR AS DISCIPLINAS, tornando-as assim, algo SABOROSO.

O SABER com SABOR desperta o bem mais precioso de um aluno: O DESEJO PELO CONHECIMENTO!

Inserida por DanielGRibeiro

A consciência da perda da inocência.

Fico sempre um pouco aflito quando vejo nos olhos de uma pessoa (amiga ou paciente) que ela começou a perceber a cadeia de comportamentos dela mesma ou de outra pessoa, e que os fatos, antes isolados e pouco relevantes, passam a se tornar uma história bem amarrada, indicativa de uma escolha, consciente ou não.

Em geral é um olhar para um vazio, recheado de significados, meio espantado, às vezes triste e às vezes portador de uma satisfação por desvendar aquele enredo.

Fico aflito pois esta é uma fronteira que nunca sabemos se, quando ou como cada um irá atravessar.
E após realizar a travessia se torna bastante difícil retornar.

Como dizia um paciente: "é impossível desver."

E de fato, algumas coisas após a conscientização são impossíveis de serem acobertadas, pois deixa de ser um ato inocente, para um ato deliberado.
Se antes não tínhamos culpa, ou ao menos, nos desvencilhávamos dela por alegar não saber, após sabido, seremos responsáveis por nossa omissão.

Tomar consciência é abrir mão da inocência, uma inocência que podemos questionar se algum dia existiu, mas que muitas vez convenceu a quem a portava.

E assim, enxergando, escutando, sentindo e percebendo se ganha o direito e o dever, o prazer e a dor do livre-arbítrio.
Temos o direito e o prazer da liberdade, mas com a dor e o dever de renunciar a cada decisão.

Por isso a resistência em crescer, em enxergar, em escutar e em saber, inclusive com isso se perceber pequeno e impotente diante de tantos não-saberes.

Mas é através destes confrontos, destas tensões que nos colocamos no mundo enquanto singularidades.

E por mais que perder a inocência seja desagradável, a existência fora dela é que tem sabor.

Bruno Fernandes Barcellos

Inserida por brunobarcellos

O crer para saber

"Aquele que não crer,
não possue o dom do saber,
para a Cristo conhecer
e a sua ignorância vencer.

Sua Fé irá transcender
um novo caminho do saber.
Iluminado por uma luz divina,
que do céu te fascina,
como o soar de uma missa tridentina.

A esperança irá aparecer
num novo dia,
num novo amanhecer,
em que Cristo vai estar
a espera do seu filho reencontrar."

Inserida por ricksonjordan

Hoje 31 de dezembro, ultimo dia do ano, me responda como você acordou? onde estão as suas preocupações, quais as tuas prioridades?, será que está na correria do mercado e da bebedeira, do acaso que leva a ressaca e o mau humor do fim de festa, a agonia do saber que não durou o suficiente e que para a próxima virada terá que esperar 365 dias que nada irá mudar na sua vida, vais assistir os noticiários, as reportagens, vais ver as ingratidões e até fazer parte delas, mas serão problemas alheios porque você acha que já é bom o suficiente para ser melhor ou melhorar por quem precisa e merece, vai ficar nessa de achar que você é tão bom que o mundo deve girar ao seu redor, que todos devem algo e que são os outros que precisam mudar, será que seu mundo é tão perfeito assim? Hoje é dia 31 e dai? quantos 31 de dezembro irão passar até você perceber que não são as festas que fazem você melhor, que a felicidade está no interior de cada um independente da festa, mas sim do que o sentimento tem a oferecer, quem você vai abraçar hoje, a quem você vai desejar o que realmente é verdadeiro em você, e se realmente tem algo de verdadeiro ou é tudo comércio e propaganda, coisa que o mundo está cheio, e que talvez você queira fazer parte desse mundo igual achando que é o único diferente sem mudar nada em você.
nada precisa ser perfeito, mas pode ser sempre um pouco melhor, espero que amanhã 01 de janeiro você não acorde de ressaca, de mau humor, mas sim uma pessoa nova, com novos sentimentos e atitudes, Não posso desejar um feliz ano novo para continuar com as mesmas atitudes a não ser que o ano seja realmente de mudança interior, mude e seja a mudança que os outros esperam em você, você vai ver o quanto isso é gratificante.

Inserida por VilmarBecker

P ondo seus planos em ação
R ealizando sonhos e desejos
O bra de seu trabalho e dedicação
F acilitador de um aprendizado
E ncaminhando o crescimento
S edimentando o conhecimento
S olidifica o caminho da conquista
O pera o saber, o despertar da vida
R eflete sua luz, nos ensinamentos
E m cada conquista, um novo futuro
S empre lembrado com carinho!

Inserida por salvafaria