Textos de Crianças
É triste ver a exploração de crianças, mais triste ainda é saber que, o motivo disso é culpa da desigualdade social e econômica. Por causa de políticos corruptos, gananciosos, que só visam lucros e bem estar próprio, a dor se faz nas regiões menos privilegiadas, nenhuma mãe gostaria de ver seu próprio filho sendo explorado pelo sistema. Por trás disso alguém esta se enriquecendo as custas de dor e lágrimas. Em um lugar onde todos mandam, nada se faz, ninguém é dono de nada. Filhos da lamuria ainda sonham com futuro melhor, que lhes são roubados a luz do dia, crianças morrem aos olhos de covardes, e que depois vão até as emissoras, fazerem propagandas contra fome e exploração trabalhista, pura ilusão, pois os mesmos não tem sentimentos, muito menos moral de honestidade. Enquanto eu viver, terei esperanças de um dia, ver os políticos se tornarem mais humanos, pois sei que perfeito ninguém é, Mas honestidade é obrigação e dever de todos.
É sempre importante mantermos viva a criança dentro de nós. Crianças são cheias de esperança, não percebem a maldade de imediato e sabem viver a alegria dos momentos. Elas cultivam um senso de humor tão transparente, tão gostoso. Dizem o que dizem e é isso. Sem mais. Nem menos. Eu as vezes fico pensando se sou imatura pra certas coisas. Mas quer saber? Não quero nunca ser completamente adulto. E de fato, nunca serei. Não quero perder o senso de humor leve que ainda tenho sobre muitas coisas, não quero ficar triturando pensamentos ruins sobre algo ou alguém, eu não quero. Espero ser uma profissional bem sucedida, mas acima de tudo espero ser uma pessoa bem sucedida, que vive a bem a vida sem se preocupar se atingiu certo "nível de maturidade" que nada tem haver com maturidade. Algumas cobranças são apenas pontos de vistas pessoais de pessoas serias que já deixaram a criança interior morrer e acha que todos tem que ser certo tipo de "adulto". É isso. Tenho uma criança interior que corre pra lá e para cá e quero que deixá-la viver, sempre! E acreditar que tudo o que eu desejar e for de boa fé, é possível.
"Vemos crianças se achando adultas, achando que seu coração quebra para toda a vida por um simples beijo mal-dado ou uma leve discussão, vejo crianças querendo viver a vida rápido demais, somente para depois dizerem que estão morrendo de decepções, quando escolheram viver a vida errada na hora errada."
Apenas já não somos mais crianças e desaprendemos a cantar. As cartas continuam queimando. Eu tentei pensar em Deus. Mas Deus morreu faz muito tempo. Talvez se tenha ido junto com o sol, com o calor. Pensei que talvez o sol, o calor e Deus pudessem voltar de repente, no momento exato em que a última chama se desfizer e alguém esboçar o primeiro gesto. Mas eles não voltarão. Seria bonito, e as coisas bonitas já não acontecem mais.
Me irrita ver crianças achando que seus respectivos namorados de escola vão ser seus eternos amores para a vida e jurando suas vidas à eles. Dizem que não conseguem viver sem eles. Você pode até não querer viver sem, mas você CONSEGUE viver sem… ele não é seu ar, sua alma, sua vida e afins. Dizem também que amam mais que tudo. E sua família nessas horas? E Deus? É, você ama ele mais que tudo isso mesmo? Pareço ser malvada ao falar isso? Me perdoe. Mas um dia quando seu sonho acabar e você for mais realista você vai pensar como eu. Parece quando você é criança que sempre existe alguém que vai te dizer que contos de fadas, não existem. E ah, eles não existem.
Hey, todo o amor desse mundo é meu e seu. O maior do mundo, as rugas da velhice, as crianças no jardim, as panelas voando nas brigas, os berros de atenção, os choramingos de alegria ou tristeza, os olhares compreendidos, os abraços leves ou apertados, as cócegas chatas porém favoritas, os beijos intensos e apaixonados. Ah, meu amor! Tudo nosso, e será ainda por vários anos até que as luzes se apaguem
As crianças são os seres humanos mais felizes do mundo, mas elas não sabem disso, até descobrirem a verdade e tornarem-se adultos e infelizes, quando eu mi tornei adulto psicologicamente, nunca mais tive um sono de paz, virando a cabeça para todos os lados os problemas do dia a dia não mi deixa dormir, a gente começa a perder o prazer por jogos eletrônicos, tv, filmes e desenhos animados, tudo isso já não mi satisfaz, porque enxergar e compreender a desgrasa que é esse mundo são dar adeus a sua infância e sua felicidade.
Nosso problema é que nunca estamos satisfeitos com o tempo. Quando somos crianças, desejamos ser adolescentes, quando somos adolescentes, desejamos ser adultos e quando somos adultos desejamos voltar a ser crianças. Quando acordamos já queremos a noite e quando estamos na segunda já queremos a sexta. O problema é que não sabemos aproveitar cada minuto do dia, cada dia de nossas vidas. E quando passa um tempo, passa um ano, passa um momento pensamos: "podia ter feito diferente, podia ter feito mais, podia ter feito." Todos sabemos que a vida é só uma, e que devemos aproveitar e viver, mas quantos de nós realmente fazem isso? Quantos realmente tomam atitudes? Quantos realmente param de reclamar e aproveitam o que tem? É. Perdemos tempo demais reclamando, enquanto podíamos estar vivendo. Então para e pense: "se você morresse amanhã, você foi uma pessoa feliz? Você fez o que quis? Você aproveitou sua vida?" e se as respostas dessas perguntas forem "não", então já passou da hora de você começar a pegar as rédeas da sua vida e ir viver. Aproveite, porque arrependimento não faz nada, ninguém e nem o tempo voltar.
Durante o governo militar o governo brasileiro assassinou comunistas em todo o país nem crianças escaparam filhos de comunistas foram torturadas na frente de seus pais para assim força-los a falar. E esses assassinos passaram mais de 20 anos ocupando prédios da capital federal que foram desenhados por um comunista... Que interessante.
Enquanto algumas crianças pulam fases querendo crescer antes do tempo, queria eu poder desfrutar novamente da inocência de uma mente sem ódio , sem mágoa , sem rancor... Viver sem me preocupar com status, grama, trabalho etc e tal, engraçado como o tempo passa rápido.... ontem uma garotinha que soube aproveitar seu tempo ,hoje uma mulher que espera que as coisas continuem sendo assim simples , tudo no seu tempo no seu lugar....
Quando crianças, brincamos de super-heróis, sem medo, sem vergonha, inventamos falas, situações onde o super-herói entra em cena e salva a todos. Onde existe apenas otimismo e a certeza de que o nosso super-herói irá vencer de qualquer forma. Quando crescemos queremos ser o super-herói, achamos que somos invencíveis, que vamos dominar o mundo, que chorar é para os fracos, que se alguém falar atravessado temos que dar umas 'porradas'. Por sermos super-heróis, todos devem implorar atenção e nos dar toda a sua atenção, que sempre somos mais fortes, mais lindos, mais 'pegadores', mais bem sucedidos, o mais, mais, mais... em tudo o tempo todo.
E hoje, olhei pra frente, encarei, fui atrás... Mais Infelizmente existia ali crianças, crianças que não tem maturidade pra encarar algo tão sério. Mais eu continuei, corri mais uma vez atrás, fui uma guerreira e consegui o que eu realmente queria, só falta a vinda da vitória, porque minha parte eu "fiz".
"Crianças são crianças, deixe-as brincar, para que no futuro lembrem com saudade das suas brincadeiras, pois existem adultos que perderam essas memórias, pois cresceram priorizando responsabilidades dispensáveis, como crianças, desejariam voltar ao tempo onde a maior preocupação era de qual brincadeira iriam brincar."
Para as crianças, as estrelas são mais próximas. O universo não é tão grande. O amor é espontâneo. Quando nos tornamos adultos, não há lugar para ressentimentos e reclamações. Não há lugar para carregar mágoas de pai, mãe, amigos, pessoas. Chega a hora de ASSUMIR a responsabilidade de ser Seu pai, Sua mãe, Seu amigo. Porque quando você assumi a responsabilidade de AMAR A SI MESMO, o mundo ao seu redor não poderá mais te ferir. A sua Luz será tão intensa que os medos que vem com a escuridão não iram ofuscar a sua consciência.
Nunca entendi porque deus me fez tão sonhadora. Fui daquelas crianças que deitava mais cedo na cama só para ficar sonhando acordada e passava horas imaginando como seria o meu futuro. A verdade é que sempre fui sonhadora de mais, sonhava tanto que nunca sabia qual sonho colocar e prática. Então eu fui guardando eles na gaveta, fui deixando para mais tarde. Quando criança dizia que ia ser desenhista, durou até os 8 anos, quando decidi que ia ser cantora, até perceber que não tinha dom nenhum para isso, quis ser modelo, policial, delegada, professora, psicóloga, socióloga e por fim antropóloga (nem sabia direito o que era isso, mas eu queria!). Quando chegou a hora de escolher, optei pelo mais fácil, guardei de vez todos os meus grandes (e absurdos) sonhos na gaveta e fui viver uma vida comum, fui ser professora. Mas no meio do caminho eu descobri uma paixão: escrever.
A vida é como uma escola, onde, cada dia nós aprendemos mais. Quando nós somos crianças, construímos sonhos e mais sonhos, temos desejos de nos tornar príncipes e princesas, reis, rainhas, médicos, super-heróis, cabeleireiros etc. Ao longo do tempo, quando vamos crescendo, percebemos que nada é como nossos sonhos de crianças, as coisas mudam, e a cada vez mais não temos aquela vontade de crescer, e sim de voltar a ser criança, de voltar a ter inocência, de poder brincar e ser feliz de novo. Chegamos em um momento de nossas vidas onde temos que saber o que é responsabilidade, e como realmente é a vida. É aí onde a "Escola da vida" fica mais difícil, vira um jogo de sobrevivência. E com o passar do tempo vamos aprendendo que por mais que as coisas sejam difíceis, não podemos levá-las tão a sério, temos que deixar a seriedade de lado para poder brincar como criança outra vez.
Quando ficamos adultos olhamos a vida de um modo diferente, ainda quando somos crianças, olhamos o mundo sem limites, com toda clareza, possível concretizar todos as nossas imaginações, criações e sonhos. Quando crescemos, olhamos o mundo como se fosse por um reflexo, reflexo não de um espelho, mas reflexo de um vidro, com pouquissima clareza. As vezes torna-se necessário subirmos ao alto de uma montanha e visualizar o mundo de forma real, sem reflexos, mas no seu todo, nítido, para com ele criarmos novos sonhos, mesmo que aparentemente impossíveis, definindo novos objetivos e metas que um dia farão parte de nossa realidade. Quanta saudade que sinto da minha infância, da forma que eu olhava o mundo, dos sonhos que tinha, das possibilidades que hoje acredito não serem possíveis. Saudade da forma que eu visualizava o mundo, real, sem reflexos, nítido, possível, simplesmente e apenas como o mundo das possibilidades...
Era uma tarde de primavera , o sol batendo na janela , folhas caindo ao chão , crianças correndo , brincando … tudo parecia normal … Alegre . Bem só parecia! Era um dia perfeito , céu lindamente azul … Mas no mesmo momento em que havia tanta beleza e sorrisos , havia lagrimas! Bem era mais um dia clichê , mais uma rotina chata e dolorosa… Onde só existia a cama e o travesseiro … , Sim! la estava ela , deitada em sua cama , cabelos levemente assanhados , olhos inchados de tanta chorar , fotografias em suas mãos , cartas espalhadas pelo chão , presentes jogado pra debaixo da cama , roupas espalhadas sobre os moveis , seu quarto estava muito bagunçado , eu sei , mais não estava mais bagunçado que sua vida e seu coração . No chão pingos de sangue . Ninguém sabia o que tinha acontecido com aquela linda moça . Ninguém tinha mais noticias dela , não aparecia mais na escola , nem nas casas das amigas , não atendia mais telefonemas , nem acessava suas redes sociais , além de tudo ela resolveu se mudar para outra casa. Ela nunca andava de roupas de mangas curtas … Será que era porque fazia frio onde ela morava ? Não , era só pra esconder as suas cicatrizes . Ela se cortava , não por diversão ou meio de chamar a atenção ,e sim por necessidade , ela sentia que era necessário sentir a dor física , pra poder aliviar a dor sentimental . Ela sentia que ja era um caso perdido . Quem iria querer uma moça cheia de cicatrizes , cabelos maltratados , pele pálida e cheia de olheiras ? Ninguem não é mesmo ?! E mais uma vez ela levantou-se da cama , e olhou-se no espelho … tentou sorrir , mais não conseguiu , poise ela tinha se transformado numa garota fria e infeliz . Seus únicos companheiros eram sua cama , seu travesseiro , sua xicara de café seus livros e suas lagrimas. Enquanto ela chorava , sofria e se cortava , ele curtia com muitas e muitas garotas feliz da vida . Ela corria atrás dele … mais ele sempre a evitava! Isso doía muito no coração daquela pequena . E muitos e muitos dias foram se passando … e muitas e muitas lagrimas foram sendo derramadas… Até que um dia esse moça resolveu ir na sua antiga casa , botou um vestido de mangas cumpridas , ajeitou um pouco seu cabelo , botou uma sapatilha e saiu … , chegando la percebeu que sua caixa de correio estava cheia de cartas… Quem será que mandou isso ? pensou a linda moça . Quando ela pegou e abriu uma das cartas tinha escrito … ” Sempre te amei , daria minha vida por ti , mais sempre te escondi isso, sabe aquele momento em que ele disse que não te queria mais ? bem foi nesse momento que eu falei que ele nao desistisse de ti , porque ele estaria perdendo A Garota perfeita . Mais ele simplesmente não me escutou . Não entendo como ele fez isso com você! A menina que sempre desejei minha vida inteira… , sabe porque ando de camisas de mangas cumpridas ? bem , acho que vc adivinhou ! Sim ! Eu me corto , me corto pra poder aliviar um pouco a dor sentimental que sinto por nao te ter ao meu lado . Mais sempre escondi isso de ti , ai eu penso … porque vc iria me querer ? um menino cheio de cicatrizes ? olhos inchados de tanto chorar ?! Você sabia que desde o dia que você nao foi mais na escola , eu tbm nao fui ? sim , estou sofrendo muito com sua ausência, te ligo você nunca atende , entro todos os dias no msn fico olhando sua foto mesmo você estando offline , é ! eu te amo muito , sofro muito por você nao sentir o mesmo por mim :/ … Cada segundo ao teu lado vale mais que qualquer tesouro . Quero te ver , preciso nem que seja do teu sorriso pra ser feliz . EU TE AMO !” e logo embaixo da carta tinha escrito o nome do garoto . Depois de ler aquilo tudo , ela sorriu , sim pela primeira vez ela sorriu … e percebeu que ele a amava de verdade e que no meio de tanta solidão que ela estava sentindo tinha um alguém sentindo muito sua falta . Então ela imediatamente ligou para o garoto e deu seu novo endereço . O garoto simplesmente começou a chorar ouvindo a doce voz da sua amada . E sem pensar duas vezes, foi logo pegando seu carro e indo pra casa daquela linda moça . Chegando la , ela abriu a porta e sorriu, ai ele falou “ Obg ! “ logo em seguida ela perguntou : ” Pelo que ?” imediatamente ele respondeu … ” Por me fazer ver novamente o seu sorriso , esse lindo sorriso que me motiva a viver ” logo após ouvir aquilo ela começa a chorar … Não de tristeza , não mas . E sim de alegria … Ele a abraça, e começa a dizer que sentia muito sua falta e que mais do que nunca ela estava linda… A partir daquele momento , ela percebeu que tinha valorizado e chorado pelo o cara errado muito tempo e que não tinha percebido que o seu par perfeito estava sempre ali ao seu lado lhe ajudando nas horas mais difíceis , amando-a sempre . E no fim todas as lagrimas de tristezas , se transformaram em lagrimas de alegrias . E aquelas feridas em seus braços se transformaram em velhas cicatrizes … Aquelas cartas e aquelas fotos espalhadas pelo chão foram substituídas por camisas , gravatas e lindas lingeries, aqueles pingos de sangue pelo chão , tinha sido substituídos por perfumadas pétalas de rosas , e toda aquela tristeza tinha se transformado num mais lindo … Amor !
Mas o tempo passa rápido, olhe que as florzinhas do Montsouris já brotaram, que as crianças já vieram, que todos tomam sol esparramdos na grama, e o pombinho que havia caído no lago, batendo deseperada e inutilmente as asas, bem que foi salvo por um menino de boné branco. Nada mais contraditório do que ler Camus num domingo assim tão pleno. Aqui na terra tudo vai bem. Bem. E hoje, excepcionalmente, não temos vertigem. A banda começa a tocar, abafando o riso das crianças. Nada existe e tudo existe, a música cada vez mais forte, cada vez mais forte, abafando a morte e me distraindo da minha leitura." (O último verão em Paris, crônicas, 2000)
Sempre que vejo e convivo com as crianças de hoje, costumo brincar que, se elas não destruírem o mundo, vão salvar, porque são ativas e muito inteligentes. Em todos os tempos, os pais sempre acharam os seus filhos os mais bonitos, inteligentes e especiais. Em todos os tempos nasceram crianças que vieram predestinadas a fazer grandes coisas na arte, na ciência e na intelectualidade para que a humanidade pudesse evoluir em todas as áreas. Para isso, esses espíritos foram bem preparadas antes de renascer. Bonitas ou não, espertas ou não, inteligentes ou não são apenas crianças e devem ser tratadas como tal. A criança precisa brincar e aprender de acordo com sua idade. Deve sempre ser estimulada a aprender, mas sempre de acordo com sua idade. Não adianta querer que uma criança Aprenda a ler com 2 anos ou que leia livros de escritores importantes antes de ter idade para isso. Criança, na minha opinião, precisa brincar, brincar e brincar, pois quando crescer e os problemas surgirem sempre vai se lembrar da infância boa que teve. Precisa, através de ensinamentos e exemplos dos pais aprender a conviver em sociedade sempre sabendo que não é melhor nem pior do que as outras crianças e mais tarde, de outros adultos. Se elas tiverem que se destacar por este ou aquele motivo, na hora certa vai acontecer. Não é saudável, tanto para elas como para os pais criar expectativas que nem sempre se realizam o que trás infelicidade para ambos, os pais por não terem o filho que sonharam e a criança por não ser aquele adulto que os pais idealizaram. É preciso ter prudência, paciência e confiar na bondade de Deus nosso criador e sabedor de todas as coisas. Luz para todos nós.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos sobre a Vida
- Textos grandes
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Pensamentos para Crianças
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Mensagens para o Dia das Crianças: textos que inspiram sorrisos