Textos Bonitos

Cerca de 19847 textos Bonitos

⁠⁠SONHO POÉTICO
A poesia possui corpo físico. Sente dor, alegria e tristeza.
Sobretudo é sentimento que freme.
Qualquer um pode escrever um poema porque isso é expressão de sentimento, intrínseco a qualquer ente. Quando adolescente toda mocinha, todo rapaz, guarda em seu diarinho algumas frases de amor, rebeldia e desilusão.
Embora mais tarde quando as encontra-las, quase esquecidas, amasse em bolinha e descarte. Ou talvez alguns guarde-as consigo para a posteridade. Mas a vida contemporânea nos torna produtos comercial. E isso nos desalenta da produção literária, quase que involuntariamente. Pois quando somos rotulados “responsáveis, racionais”, partimos em busca dos bens frívolos na intenção de uma suposta aceitação social.
- A poesia em sua essência, não!
- Essa subverte...
Porque a arte por si só não permite negócio.
Ela possui a magia de oferecer sentimentos e sentido às coisas.
Já dizia o poeta Leminski o ato de escrever
A linguagem da poesia é um ambiente de santidade.
De tal maneira a fazer aplacar ou indignar o sonho poético.
Eu estou muito cansado da vileza de tudo que não é natureza.
Porque a natureza é a representação da arte.
E a arte materialização do Deus imanente.
Nem mesmo a vasão dessa solidão que carrego sobre os ombros me alenta.
A potência e fragilidade da vida, o nada que a gente representa diante disso.
- A humildade diante de nossa condição frágil
- De nosso próprio espirito imperfeito assusta
- E com a prudência do sábio
Me refugiu na santidade da poesia como essência da vida.

Inserida por NICOLAVITAL

ALEGRIA PASSAGEIRA
Ela é bem vivida nas festas, festivais e carnavais. São momentos de boas risadas sem verdadeira alegria; boas conversas, mas apenas superficiais... As angústias vividas continuam presas no profundo do coração e passados os momentos de ilusão, tudo volta com força devastadora que trazem dor, angústia e inquietação...
Só em Deus o coração encontra paz!

Inserida por LucianoSobral

⁠FELICÍSSIMA

Meu Deus!
Amanheceu o dia
Renova-se a esperança
Que a alegria!
Sinto os raios do Sol
A vida se reinicia.

Logo acordei
Que maravilha!
Minha mãe sorridente
Meu pai em euforia
Agradecendo a Deus
Por sua bela filha.

Segue-se o dia
Abraços, sorrisos e beijos
Recebo de minha família
Obrigado Senhor meu Deus
Pelas benção e glórias
Dedicadas a essa humilde filha.

Tanta felicidade
Sigo agradecendo
A este maravilho dia
Amigos e familiares
Em um frenesi de alegria
Amor e paz que erradia.

Felicíssima
O nome que tudo principia
Meus pais em sonho
Esse nome me daria
Pedindo ao Senhor Deus
Felicidade para todos os dias.

Anoiteceu!
Continuando a vida
Logo adormeço
Sorridente e feliz
Agradecendo por mais um dia
Deus, Família e Felicíssima.

Inserida por Negreiros

Minha terra

Sou daqui
Esta é minha terra
Terra de alegria
Terra do grito no riso
Trombetas no choro
Terra cheia de encantos
E repleto de desencantos
Sou da terra do canto do galo
O canto que nos desperta para trabalho
Do canto dos pássaros
Que me serve de terapia matinal
Os morcegos a noite
Falam-nos dos perigos da madrugada

Sou daqui
Aqui há vida
Também há morte
As crianças riem enquanto choram
E choram enquanto riem
A miséria não nos tira o riso
A desgraça não nos tira a vontade de viver
O luto é passageiro
As festas são constantes

Eu sou daqui
Aqui aceitamos a ciência
E não rejeitamos a crença
O cientista é feiticeiro
O feiticeiro é cientista
Aqui há norma há regra
O ancião é o nosso guia

A nossa piscina é o mar
O nosso jacuzzi é o lago
O nosso chuveiro é a chuva
Quando o céu decide nos regar
Esta é minha terra
Ainda vivemos da enxada
E confiamos no braço
E cremos nos deuses

Eu sou daqui
Terra de encantos
Vieram tentar usurpar
Mas esta terra nos pertence
Ela nos conhece e reconhece
Não tinham como prevalecer
Fizeram-se engolir e foram vomitados

Nesta terra andamos descamisados
Pelados e sem calçados
Temos comunhão com o solo
Fazemos amizade com a terra
Com o suor jura-se lealdade
Na morte um buraco abre-se nela
O paraíso na terra
O litoral de todos povos
Terra de sangue e suor
Rimos quando choramos
Choramos quando rimos
Sou daqui!!!

Inserida por CupesNazare

⁠Não me sento à mesa onde a alegria se serve com o tempero da dor dos que amo. Aquele banquete, por mais farto que pareça, tem o gosto amargo das lágrimas escondidas entre risos falsos. Prefiro as cadeiras vazias de honestidade, onde o silêncio reverbera a verdade e a empatia é o prato principal. Sentar-se com quem celebra o sofrimento alheio é como brindar com taças de espinhos; por fora, cristalinas, mas por dentro, a ferida é certa. Minha alma se recusa a partilhar o pão da indiferença, pois sei que cada pedaço é uma lasca do coração de alguém que merece ser amado, não julgado. E assim, escolho a distância, não por desprezo, mas por amor à autenticidade e respeito às feridas que ainda sangram.
Me nego sentar-me a mesa dos que confraternizam a dor dos que amam.
@poeticainterstelar

Inserida por MirlaSantos

Verdadeiros Hipocritas
A verdade é que me sinto sempre sozinho, toda essa alegria que esbanjo, a euforia, toda confiança que em mim está presente é apenas uma tentativa de esconder como realmente me sinto... E a verdade é que me sinto sozinho. Se esconder isso for hipocrisia da minha parte eu nem ligo, sou realmente um hipocrita.
Mas isso não me faz inferior a todos vocês. Também acredito que todos têm algo a esconder e é isso que me torna igual a vocês, lá no fundo eu ou você, somos todos verdadeiros hipocritas

Inserida por OrlandoBiotoviski

⁠⁠Meu anjo!
Amo… ah! Como eu te amo.
Amo um simples oi, seu sorriso de alegria
Amo estar contigo em fins de tarde
E pela manhã acordar a seu lado na luz do dia.
Amo teu jeito de ser, de fazer acontecer.
Amo quando do nada me olha sem nada dizer.
Sentir seu corpo perto do meu
Amo sua pele e seu cheiro que me faz estremecer.
Amo te amar!
E quando me pede um beijo.
Amo em ti, tua voz teus carinhos e a ausência de cabelos.
Até sua barba eu gostei.
Amo lembrar que um dia você me chamou de sua.
Já chorei porque te perdi e mesmo assim eu amo, e sempre te amei.
O amor com você é amor! Tudo aquilo que só você tem de mim.
Meus gritos, minhas risadas e arrepios.
Ficar jogada na sala e me vendo sorrir.
Meu Deus porque tudo isso não pode ser vivido?
Sinto tanto sua falta e já nem sei porque tanto tempo perdido.
Amo te morder, te abraçar e deitar no seu peito, amo quando você está em meu colo.
Amo tua chatice e até os seus defeitos.
Talvez um dia, em algum momento você irá ler e se lembrar que alguém que esteve aqui, sorriu e por muitos anos teve uma vida inteira a certeza de te amar. f.s.
Re Pinheiro
Rê Pinheiro

Inserida por RegianePinheiro

"Cheguei aos 62!
Com rugas, pneuzinhos, muita alegria de viver e flashbacks mentais, com direito a trilha sonora variada. Hoje a musica que toca é do Almir. Ando a divagar: porque já tive pressa? Me sinto mais forte quando deixo para trás muito do que pesa e incomoda. Quero carregar comigo entre, outras poucas coisas, o dom de ser capaz de ser feliz. "

Faça com que sua vida valha a pena
Que seu sorriso seja fonte de alegria a tanta gente
Faça a diferença sempre
Ousando, lutando, amando e sendo feliz
O tempo vai passar e as preocupações também
A vida precisa ser bela e é
Olhe ao redor
Observe a natureza...
Entende o que digo?
Olhe no espelho
Viva intensamente
Amanhã pode ser tarde demais
Mas hoje é você quem manda...

Inserida por OscarKlemz

"" Normal é o vento a toda hora me dizer que sim
e confirmar através da alegria das folhas
o indício da tua chegada
antes mesmo do meu sonho acordar
não te demores minha querida
pois só tenho esta vida para te esperar
mas o faço alegre, pois sei que virás
porém não te demores tanto
lembra-te da minha alma que canta alegremente à tua espera
e dos pássaros que criei livres para te lembrarem
que posto a liberdade é o mais belo do amor
na porta aberta, para livremente poderes ir e ficar
normal meu amor
é toda a euforia que expressa meu coração
na certeza que o teu também cantará e dançará
fazendo em nós o princípio da felicidade
não te demores amor
não podemos perder tempo...
(Oscar Nedyas)

Inserida por OscarKlemz

" Deus não permita que eu perca
a alegria de viver
mesmo nos momentos mais difíceis da minha vida
se eu estiver com alguma dor
que ainda assim consiga sorrir
e sorrindo possa viver um dia melhor
Deus falo contigo, quando muitos negam teu nome
acredito, tenho fé e continuo
mas sei pai, que nenhum argumento e reparador
e que eu
sou responsável pelo rir ou chorar
que do meu coração flua a energia boa
para enfrentar as adversidades
que da minha alma renasça sempre a esperança
para eu esperar e viver o amanhã
e que ainda que eu esteja na mais completa solidão e dor
eu tenha ânimo e fé para me recuperar
um dia de cada vez...

Inserida por OscarKlemz

Quero o teu sorriso, o teu olhar, quero todos os teus beijos, quero teu coração
quero a alegria que me contagia, quero a sabedoria de te entender e te fazer sonhar, quero meus braços te procurando, quero o amor nos encontrando, quero tudo e um pouco mais, quero andar de mãos dadas, acordar ao teu lado, sentir teu cheiro, quero te amar, de corpo inteiro, quero o desejo que ninguém jamais viveu, quero teu colo, somente meu, quero virgulas e ainda que um ponto final pareça querer existir, vou insistir e se o que quero for demais, saiba que é o coração quem diz, que tudo que quero é ser e te fazer feliz...”

Inserida por OscarKlemz

" Se te fosse alegria
certamente haveríamos de encontrar
um céu para sorrir
e um horizonte para sonhar
se te fosse o pedaço que falta
assim urgente virias
beijar o que sempre foi teu
mesmo depois da distância dos dias
se te fosse raro
tanto quanto és para mim
saberias que é amor
amor do principio ao fim
e não me deixarias
nessa farta agonia
das noites e dos dias
a esperar por ti...

Inserida por OscarKlemz

Cruzeiro

Na Alegria e na dor,
pra sempre Juntos Cruzeiro meu amor
Sei que na caminhada da vida não fomos treinados a este tipo de despedida,
muito menos a viver em tempestades
a torcer contra o vento em um ano de tanta adversidades
quase não há alento Acostumados estamos em um céu de brigadeiro em voos de Cruzeiro,
a mirarmos o infinito cheio de estrelas,
a colecionamos uma a uma,
até dez brasileiras sem contar as quatro das Américas
incluso as super liberta, Contudo se escolhas me permitissem outrora arbitrar,
Ganhar tudo e perdido filhotes em meu ninho-lar,
certamente preferiria a dor de cair
mas sem peso que impeçam, reconstruir!

Inserida por ARRUDAJBde

#MEUS #ESPINHOS

Ao longe, o vento vai falando de mim...
No império da vontade...
A alegria não está nas coisas...
Está dentro de nós...

Ninguém vive num jardim sem espinhos...
E nas auroras Deus enche minha taça com seu vinho...

Dos cegos do castelo me despeço...
Eu não mais quero dormir...
Ando por aí...

E se você puder me olhar...
E se você quiser me achar...
Você sabe onde me encontrar...

Diga-me quem você mais perdoou na vida...
E eu, então, saberei dizer quem você mais amou...

Se eu perdesse os sonhos dentro de mim...
E vivesse na escuridão...
Não lhe amaria tanto assim...

Eu possuía e não sabia...
Desconhecia...
Os jardins da vida...

Ainda que ferido e dilacerado...
No meio do caminho aprendi a caminhar...
Desistir nunca foi uma opção...

Sendo sempre fiel e verdadeiro...
Sou eu...
Ser diferente é atrair olhares e pensamentos...
Que me acolham...
Com minhas flores...
Com minhas dores...
E todos os meus defeitos...


Sandro Paschoal Nogueira

⁠#QUASE #UMA #PRECE

Para alguns falta o pão na mesa...
Para outros, a alegria de viver...
Alguns são ricos e abastados...
Outros tantos nada fazem por merecer...

Não há mentiras...
Não há mistérios...
No escondido...
Aonde nascem as preces...

Nossas vidas precisam recomeçar enquanto há tempo...
Enquanto ainda existir horizonte...
Sempre sonhando...
Adiante...

Mas se você não acredita nisso...
Lamento...
Assim eu creio...
Posso e quero...

Mude seu destino e tenha fé...
Se cair...
Ponha-se de pé...

Veja no amor a chance da luz aflorar...
Em tudo...
Que está no ar...

Onde os minutos fazem toda a diferença...
Possa Deus, meus pensamentos, silenciar...
Encher-me de paz...
Preparando minha jornada...
Colorindo...
Com muitas flores...
Minha estrada...

Sandro Paschoal Nogueira

#UM ⁠#DIA #DE #GAROA

Lá fora...
O céu chora...
Se é de alegria ou de tristeza...
Não posso dizer...

Vejo o balanço das horas...
E o que me acontece...
O que agora...
Há de ser...

A bocejar...
Um sol em dia nublado...
Garoa...
Frio...
Aqui está...

Não estou tão sozinho...
Sim, eu vejo...
Em meu jardim...
Ali molhado...
Um anjo solitário...

Com um sorriso me convida para brincar...
Diz com seus olhos...
A vida é bela...
Vem comigo festejar...

Um retrato na parede...
Olha para mim...
Sorrindo diz:
- Vai sim...

Olho para o jardim de cá...
Breve brisa chega...
Minhas flores bailando...
Me convidam,também, para esse encanto...
Me chamam para com elas...
Também dançar...

Trinca-ferro, canarinhos, sábias...
Fazem festa no canteiro...
Doces trinados...
A orquestra...
O pardal é o maestro...

Minha rosa tão linda...
Me oferece seu perfume...
Até o meu cravo...
Esqueceu seu queixume...

A flor-de-liz me diz...
Que hoje é um único dia...
Já não mais repetirá...
Essa fantasia...

Dálias e hibiscus...
Entrelaçam seus galhos...
No balanço do vento...
Amam-se em compassos...

Lírios e jasmins...
Todos orvalhados...
Festejam a dança...
Do bem-te-vi...

Nem sempre os dias mais belos...
São aqueles de azul intenso...

Eu já amo...
Qualquer variedade no tempo...

E o anjo que continua a me sorrir...
Já me estende a mão...
Aceito seu convite...
Suas asas vão me cobrir...

A fonte, num sussurro...
Desvenda um segredo...
Diz que o amor é eterno...
Para quem tem o coração sincero...

Então, tal qual menino...
Pisando nos astros ...
Em firmamento...
Vou bailando...
Me entrego...

Ao sabor do vento...
Eternos momentos...

E o dia fica mais lindo...
Tudo mais belo....
Em minha casa...
Meu jardim...
Meu castelo...

Sandro Paschoal Nogueira

Folia da vida

A vida é uma folia
uma alegria tão passageira
eu vou cantar a noite inteira
o sol não vai aparecer.

Não vou deixar você partir
pois com você quero curtir
a liberdade de um novo dia

Vem, vamos brincar
aproveitar o bom da vida
o que passou deixar pra lá
não pense mais em despedida.

Inserida por EvandoCarmo

⁠O amor é um sentimento sem tamanho
Que faz da alegria a tristeza num segundo
Transforma a vida num abismo estranho
E deixa no peito um amargo tão profundo

Pois é, como disse o poeta tempos atrás
O amor é um fogo que arde sem se ver
E hoje eu entendo o que ele quis dizer
Queima e destrói, e rouba a paz

Mas ainda assim, meus versos eu tecido
Com um fio de esperança no horizonte
Que um dia o amor construa a ponte

E enquanto isso, deixo aqui o meu lamento
E as palavras que vêm do meu eterno ser
Só sssim a poesia traz o amor perdido

Inserida por EvandoCarmo



O artista quer o aplauso
Mas também deseeja o pão
Vive atrás de uma alegria
Que lhe cause a sensação
De que alcançou vitória
Neste mundo em confusão
Mas a fama é uma fera
Que transforma essa quimera
Com um sopro de razão
Eu busquei com fé e afinco
Conquistar o meu quinhão
Ter uma cabana no céu
E o castelo no chão
Mas o céu é de papel
E o mundo é de ilusão





Inserida por EvandoCarmo