Textos Bonitos
Maravilhas de junho
É junho, tem alegria
Tem festa de noite e de dia
Tem o São João festeiro
E o Antônio casamenteiro
Tem São Pedro dos pescadores
A quem pedem com fervores
E a festa segue então
Com muita animação
Na comida o tacacá
A pamonha, o vatapá
E o pato no tucupi
Difícil de resistir
Tem bolo de milho e pipoca
Maçã do amor, tapioca
Macaxeira e munguzá
Paçoca e tarubá
E pra dançar? A quadrilha
É tanta gente que brilha!
No gingado o carimbó
E pode até dançar só
A dança da fita ornamenta
E o tipiti representa
E para alcançar um desejo
Tem a barraca do beijo
É junho, é diversão
Tem fogueira, tem balão
Há muita energia pra dança
Oh povo que não se cansa!
MOMENTO DE ALEGRIA LITERÁRIA
Estive em um colégio para falar sobre a importância da leitura e divulgar os livros que publiquei.
Ao final tirei fotos com alguns alunos, professores e com uma pessoa que estava visitando a biblioteca da escola.
Após o encerramento tive o grande momento de realização... A pessoa que pediu uma foto comigo estava na biblioteca para emprestar, pela segunda vez, o livro que escrevi para o meu primogênito.
Ela havia dito para a bibliotecária: "Eu gostei muito dessa história. Quero renovar para ler novamente."
Aquilo foi mágico pra mim. Saber que alguém gostou do que escrevi foi de fato uma realização, uma grande alegria literária.
Estou indo...
Mas, para onde ir? O que eu quero?
Onde está a alegria de quase todos os dias?
A iniciativa, a ação, a alegria de realizar, onde estão?
Onde estão as palavras que queria ouvir?
As pessoas que quero que estejam ao meu lado?
O que sou? O que serei?
Por que nada permanece?
Mas, para onde ir? O que eu quero?
Onde meu corpo estará?
Mas, quero mesmo é saber onde estará a minha alma?
O que acontecerá com a “minha velha roupa”?
Só o tempo dirá.
Não quero ir, mas estou indo.
Por acaso me vou, não sei para onde, mas preciso ir.
Com este teu jeitinho meigo...
Encantaste meu coração...
Me fizeste até sonhar...
De alegria, de emoção...
Pois nossas vidas se cruzaram...
E por ti me encantei...
Me faz feliz o teu sorriso...
Tu é a canção que quero ouvir...
O abraço que quero me envolver...
És fonte da minha inspiração...
Peço a Deus que me conceda...
Teu carinho, teu amor, tua amizade...
Para que eu possa viver eternamente...
Contigo em meu pensamento...
Meu amor, minha melhor amiga,
quantas vezes teu sorriso foi
a alegria da minha dor...
Quantas vezes eu arrumei desculpas
só para ouvir tua voz...
Quantas vezes chorei, só pra ver
teus olhos molhados...
Então percebi que tu é meu amor
de verdade...
Valeu a pena ter arriscado,
Esta é a vida, não devemos ter medo
de vivê-la...
Realizar coisas difíceis e sonhar
sonhos impossíveis... Portanto,
com tuas virtudes, aprendi o melhor...
Lil Nan - Falsa Alegria
Juro que eu tento meu jeito mudar
nessa dor que eu não consigo mais suportar
todo pensamento acaba comigo
parece que estou caindo em um grande abismo
onde não dá pra voltar
suportando essa dor e tentando não me matar
depressão tomou conta
e mais uma vez, sozinho aqui eu vou chorar
tenho recaídas e me sinto um fardo
me perguntando se devo viver
tudo parece está destinado ao fracasso
e eu não sei como vou proceder
tudo que eu sempre fiz por mim parece que nunca vai mudar
toda essa dor que eu sinto aqui prevejo que não irá cicatrizar
e se um dia eu me matar aqui
eu me pergunto se alguém irá se importar
ou será que esse vai ser meu fim
e nenhuma memória irá sobrar
tô me drogando todo dia
tô vivendo uma falsa vida
e simplesmente vivendo sem uma razão
tô fumando todo dia
tô vivendo sem alegria
e com um pensamento de querer morrer!
tudo que eu sempre fiz por mim parece que nunca vai mudar
toda essa dor que eu sinto aqui prevejo que não irá cicatrizar
e se um dia eu me matar aqui
eu me pergunto se alguém irá se importar
ou será que esse vai ser meu fim
e nenhuma memória irá sobrar
tô me drogando todo dia
tô vivendo uma falsa vida
e simplesmente vivendo sem uma razão
tô fumando todo dia
tô vivendo sem alegria
e com um pensamento de querer morrer!
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” — Filipenses 4:4
Essa alegria é fruto do Espírito, não das circunstâncias. A frustração pode vir quando oramos e parece que nada muda, quando sonhamos e os caminhos se fecham. Mas é nessa hora que a fé entra e a alegria verdadeira se revela — aquela que vem de saber que Deus é bom, mesmo quando tudo parece sombrio.
O teu jeito de dizer bom dia, A tua forma de trazer alegria O teu olhar é como o Sol que se levanta para trazer energia.
O rimário nascido na aurora, Traz algo de sonolento, O pouso dele é sempre lento, Aos poucos ele vai te aquecendo...
O meu poema é o meu quadro, Os meus versos são cores, Do meu amor e do meu mistério não revelado.
Cansada de viver de fantasia e de saudosismo, Quero é viver de futuro! Viver de futuro é o quê mais preciso!
A gente do nosso país precisa se organizar, A gente do nosso país precisa se valorizar, Basta de tanto nos explorar!
Eu tenho comigo o carinho das auroras do amor, A minha poesia segue contigo para onde você for.
Do cálice poético das pequenas provas, Nascem beijos que convidam ao brinde das grandiosas trovas.
O Sol surge entre o aroma de menta das nuvens, Nasce a aurora carinhosa, Com uma ternura perfumada e luminosa.
Os raios de sol afagam o mar, O barquinho a navegar, E eu em versos a sonhar... Contigo!
Nas asas do amor escrevi alguns poemas, Para fazer o voo do amor mais ágil, Um tanto mais leve e outro tanto mais hábil...
O meu passo é carinhoso, Sinto a brisa do outono, Pressinto a tua chegada, Mesmo os outros julgando que apenas seja um sonho.
O frio do outono platina ainda mais a minha pele, Perfumada ventania do mar, Um convite para amar...;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Se eu não levar amor, Estarei negando a missão de ser poesia, De buscar o teu beijo numa pétala de flor.
Perco-me em ti,Porque em ti encontrei-me até um estando longe do outro,Por isso segredo a tua alma em mim como quem guarda o mais fino ouro.
Os beijos em festejo, Não resisto, não desisto, É o sonho e meu paraíso, É dos nossos beijos que extraio o néctar que mais preciso.
Que venha o teu amor do jeito que for, Como lenha em brasa, Como fogo que não se apaga...
Que venha, mas que venha! A primavera do amor ao sabor do tempo, Somente ela pode trazer o aquecimento que a alma anseia... Venha!
Doce amanhecer dos amantes, Iluminado pela troca de beijos cintilantes, Outono aquecido por sentidos extasiantes...
O vento frio arrepia a pele, É outono com cara de inverno, Momento também para um carinho sincero.
Longe de calar a poesia, Insistente ela segue, Cantando o seu canto de liberdade, Por ser semente contra a covardia, e a favor da bondade.
O Sol surge dando ao um tom rosé, O mar abriu um sorriso franco, Aprendi o sentido de te amar tanto...
Rosa, rosa, rosa maravilhosa, Rosa do meu jardim esplendorosa, Rosa é o teu nome e a tua cor amorosa...
Rosa, rosa, rosa primorosa, Rosa toda esplendorosa, No meu jardim amorosa, Rosa é o teu nome e a tua cor maravilhosa...
E as nuvens beijam você como elas beijam os anjos, É o jeito que encontraram de mostrar os teus mil encantos...
Estreitada entre os pingos de chuva, Até assim sou tua...
A chuva enfeitando o céu como contas de cristal, A luz raiando o amor com beijo celestial, É o espetaculo cheio de brilho irial.
Amanheceu com o brilho do teu olhar, Motivo pelo qual resolvi me entregar, E me apaixonar...
O Sol chegou beijando o mar, O amor existe, é o nosso lugar, O Sol chegou para o céu acariciar...
Céu de inverno, Tarde fria, Melhor se eu estivesse na tua companhia.
O meu perfume tem a alma da revolução, A minha doçura nao sai do coração.
Eu sou o teu encanto, O teu recanto de paz, Eu sou aquela vontade que não arreda jamais!
Deu para notar no teu olhar, E quando me disse que não iria me abandonar, Que o quê sente por mim é muito mais...
Um poema de amor, Uma rosa em fulgor, Carrego você em mim, E o teu calor.
Amanhecer cinzento, Amanhecer intenso, Com você no coração e no pensamento.
Chove chuva, chove amor, Chove amor, Chove platinada, Chovendo poesia de amor e alegria.
Jaraguá do Sul na estrada
Na estrada de Jaraguá do Sul
dá uma alegria inexplicável
e o sentimento forte
ao ouvir na rádio a música
que a gaita embala,
Olhando pela janela tudo
encanta e de desperta.
É bonito de ver cada cena
que por mim passa,
e sempre que for
possível dar uma parada
para saborear o quê agrada.
Da Caatinga ao Pampa
Timbaúba é querida,
dela se faz brinquedo
que traz infante alegria,
Timbaúba maravilhosa
com suas cascas e frutos
levam ao banho que ergue,
que jamais me esqueço
que como toda árvore dá
sempre aquilo que cada
um precisa e por isso é
sempre digna de respeito.
Dia 2
Por mais que queiram
roubar a sua alegria interior,
Preserve o seu melhor
independentemente do que for,
Porque no final o quê
fica para você é tudo aquilo
que mantém o seu amor próprio
e o seu jeito de lidar
com os desígnios do destino,
Então preserve o seu olhar
e os seus ouvidos para manter
preservados os seus sonhos.
Xote das duas damas
Toca a gaita com toda
a energia e alegria,
sem nenhum exagero
É claro que nós mulheres
podemos e devemos
ser na vida amigas,
Sem uma competir com
a outra assim como se dança
o Xote das duas damas
no bailão com harmonia,
Uma amizade verdadeira
sempre salva a nossa vida.
Alegria seminua que se prende
e liberta a macia cintura,
Entusiasmo que se sente
a cada letra indiscreta
De ter um amor na Terra.
Leve, irrepreensível e concreta
a libido que não se divulga,
Entre quatro paredes segreda
a promiscuidade evidente
Entre a Poesia, o Céu e a Terra.
Alegria redentora que se solta
e liberta o que tem na mente,
O canto silente das revoluções
quebrando o silêncio das prisões
Deste amor que chegou de repente...
Alegria dos Anjos refletida
celebrando nas águas do mar
barrassulensse é o gentílico:
desse povo que é poesia,
e acredita na força da vida.
Felicidade dos Anjos espelhada
desabrochando nas espumas brancas
Balneário Barra do Sul é o destino:
de quem procura encantamento,
e deseja manhãs brandas.
Vitória dos Anjos escrita
emocionando até os inocentes siris,
Aqui é um paraíso que Deus desenhou:
- o meu coração escolheu -
e alma se apaixonou.
Paradisíaca canção angélica
bramindo com as ondas do mar,
Cidade coroada por um litoral
- verdejante -
Para sempre eu hei de te adorar!
Um sonho lirial
numa noite fria,
Nas veias do hibisco
cor de alegria,
O amor sincero
está circulante,
O teu olhar
cor de diamante
Fazendo-me tua
vera amante.
Das celestes
miragens,
Dos poemas
paisagens,
Eu deitada mirando
o teu colo,
- Eis o mais lindo sonho
Ainda não
realizado,
Sendo ao mesmo tempo amor
E toda a magnitude poética
Em pleno resplendor!
Um sonho sem igual
por ti plantado,
Um descanso de amor
por mim sonhado,
Talvez seja até exagerado,
Não nego:
Eu só tenho olhos para você!
Um sonho doce e celestial
De pura verdade
e resplandecência,
Dos poetas desse mundo,
Os homens não têm clemência,
Nos resta é ter paciência.
Quem crê no amor
já nasceu poesia,
Espera confia e desafia,
Em linhas celebra a vida,
Que une e também desalinha,
Enfrenta o deserto, e sempre acredita.
Um poema está escrito
Nas estradas do Paraná,
Alegria doce e caminheira
Um dia para você voltará.
Um Sol que ninguém esquece,
Uma Lua que sempre enternece,
Pelas estrelas do teu firmamento,
O Paraná está no meu pensamento.
Um destino traçado pela glória,
Pelo braço forte da sua gente,
Ainda se escreve a sua história,
Para ser lembrada para sempre,
Uma poesia serena relembra,
- a sua história de valentia
Na ousadia da tropa,
- no trote do cavalo
Na cantoria e no acorde
- violado -
O paranaense será eternamente
- um verdadeiro -
Poeta apaixonado.
Não há alegria
mais encantadora,
De encontrar a
linda surpresa,
- as mais belas flores -
Que deixaste sobre
a minha mesa.
Um gesto tão simples,
tão suave,
Manifestação
de amor,
- cavalheirismo
embelezador
Carinhoso e provocador.
Desses meus
versos femininos,
Que clamam
pela tua presença,
Eternizam-na
com a crença
De ser amada
por você.
A tua alegria
é a minha,
Próxima
e distante,
Mas sempre
próximos
Com a mesma
alegria...
Asilada está em mim
- alegria indescritível -
Amanhecida, suave
E incrível!
Alegria poética de saber,
Que escrevo para te ter,
Te fazer sorrir e sentir.
Em cada letra lapidada,
Nasce um verso-joia,
Que forma um poema
- um tesouro -
Para fazer a tua alma
- serena -
E a tua entrega apaixonada.
A cada afeto embalado,
Surge ainda mais brilhante,
O meu despertar amante,
De escrever só para você;
Para que me repares
Toda a falta que só tu me fazes,
E para que não te esqueças:
E um dia aprenda me amar
Com a maior de todas as verdades.
Em todas as religiões o jejum é recomendado que se faça com alegria e que não te cause desconforto, e se você estiver doente, for idoso, se sua alimentação é muito modesta ou você desempenha um trabalho muito intenso, o jejum é proibido.
Em muitos mosteiros e conventos que comem carne a semana toda, em todas as sextas-feiras a carne vermelha é substituída por ovo ou peixe, mas não se faz jejum como a maioria das pessoas pensam que eles fazem.
A melhor recomendação de jejum que li na minha vida foi escrita pela Santa Teresinha do Menino Jesus (a Padroeira das Missões), que mesmo dentro da clausura carmelita nunca fez nenhum jejum.
Reflitam, e se vocês acharem este texto valioso, peço que passem adiante.
Eu sou a tua alegria que não se [disfarça,
- e o verão que te [abraça
A onda do mar que passa e volta
- e te [perpassa
Trago o carinho do vento e o perfume,
Que ele [espalha - e que você acha [graça...
A minha alegria menina caminhando
Na Praia de Salinas, escreve versos,
Faz artesanato e [reza,
Ama loucamente o nosso amor
Com os pés na [terra,
Ela tece a formosa [espera...
No bailado da areia, do mar e dos
ventos [sulinos,
Estou preparando o nosso [cantinho
Com um belo pomar e muito [carinho.
Não canso de te [esperar, e sequer
Desisto um só minuto de te [amar.
E em cada terço tenho rezado
Pedindo: que o meu sangue poético
Que é mais vinho do que [sangue penetre
Na tua [veia - e seja sempre uma chama
que te [incendeia...
Pedindo à Ele que um dia que você me [ame.
