Texto sobre Sol
Amanhecer como metamorfose
Minha moradia situa-se em meio a uma ativa artéria comercial da cidade.
Hoje levantei pela manhã, àquela altura, a rua já em efervescência com movimentação de pessoas indo e vindo nas calçadas. Enquanto os carros numa direção única, em linha reta, também ocupavam os espaços legais da via pública.
Para surpresa, ademias, ao meu lado, vem a se manifestar sorrindo, um empàtico transeunte, apontando o dedo à riste, para uma placa comercial, com o nome Penélope e fazendo alusão quiçá, ao amor platônico entre Penélope e Ulisses.
Assim, percebi a enorme contribuição que as criaturas, apenas espreitando coisas ou fatos podem espontaneamente, oferecerem aos avanços da vida cultural, social e econômica.
Por outro lado, o avanço do fluxo de automóveis e de pessoas vai impactando numericamente, o espaço e a multiplicidade do comércio dalí, cada vez mais portas abertas e transações comerciais indicando um próspero dia de atendimento ao público consumista, sedento de suas demandas e longe do ponto de equilíbrio.
Porém ali, todos a indicar suas labutas!
Neste sentido, quão é relevante integrar as emoções destes momentos de felicidades e de realizações humanitárias, aonde basta observar o que se passa no cotidiano.
Corroborando desta forma, em pouco tempo, a maioria já na sua ocupação, porém, uns ainda nos seus lanches matinais, outros como o fazem bilhões mundo a fora, buscando meios de suprirem as suas primeiras necessidades do dia a dia, de cada manhã.
Importa isto, não só como relato cronista, mas sobretudo, como indicação da existência de uma harmonia natural de transmutação, em cada amanhecer, desde o cantar dos pássaros ao nascer do sol, a luz realça no firmamento.
Por fim, esta esplêndida metamorfose é esperança aos seres vivos e faz com que imensurável número de criaturas exerçam o sacrossanto poder de ampla mobilidade, numa disseminação da seiva nobre da vida por toda natureza.
Egoísta, (será?)
Um amor desfeito.
Banhado em rio de lágrimas!
Seduzida por um polígamo, nefasto coração.
Jurava amor verdadeiro, dizia ser inteiro.
Na realidade era só uma fração.
Dividido com várias outras,
como se não fosse traição!
Cheguei a indagar-me!
E tudo que passou, que foi vivido, tempo perdido?
Busquei forças lá no fundo, e reagi.
Éramos muito mais que dois.
Mas, no amor, sou egoísta, não deixei pra depois!
Disse "adeus, vá ser feliz com quantas quiser, longe de mim!"
— Chorei…
— Sofri…
— Resisti…
Todo pranto derramado se converteu em pérolas, trancado no cofre da memória.
Surgirá um novo Sol, que trará luz e voltarei a brilhar!
Rompendo a escuridão!
Alegria habitará novamente meu coração.
(Um novo ânimo vivenciarei)
Esse AMOR chegará,
como surge a flor na primavera.
E novamente florearão os vergéis.
Rosely Meirelles
🌹
Introspectiva
Hoje não me levantei da cama.
Me deixei ficar.
Meio acordada... meio adormecida.
Pensando em nada.
De não ser estar convencida.
Respirei, é óbvio...
É involuntário.
Se assim não fosse, seria o contrário.
Não respiraria.
Mal e mal existiria.
Chuva e sol...
Frio e calor.
Lá fora, aqui dentro.
Não dá pra tudo parar..
But... eu tento.
Poema: NOVO ORIENTE
Belíssima Novo Oriente
Terra do Sol nascente
Com tão bela vertente
Entre aclives saliente
E de Serra ascendente
Tua Terra subsistente
Brota fértil nutriente
Que germina a semente
Para lavoura frequente
E Trabalho fortemente
Cidade de Novo Oriente
A tua glória emergente
Do passado ao presente
Lagoa do Tigre à frente
É prospera e resistente
E teu Povo esplendente
Que cedo tá no batente
Te adora imensamente
Pois tu és Novo Oriente
O xodó da nossa gente
Hoje acordei muito cedo, muito cedo.
Pude ver a quietude da madrugada e o nascer do sol.
O orvalho caindo das folhas da árvore e um casal de gatos namorando no telhado. Hoje acordei muito cedo, muito cedo.
Respirei o ar ainda puro, conversei com Deus e tomei um café reforçado.
As pessoas começaram a sair de suas casas para ir trabalhar.
Os cachorros também acordaram e começaram uma sinfonia de latidos.
Uma fileira de pequenas formigas subiu na parede e começou sua jornada diária. É cedo e posso ver todas essas coisas porque acordei cedo, muito cedo. Descobri que o tempo passa tão rápido que as pessoas que dormem demais não conseguem ver o dia passar.
Então eu quero te dar um conselho: levante cedo pelo menos uma vez e observe cada detalhe deste maravilhoso dia que se inicia.
RAIO DO SOL
A pessoa que carrega consigo o 'transtorno de ansiedade' muitas vezes pode apresentar dificuldade de relaxar, elas também podem perder seus momentos de lazer e de descanso.
Dessa forma, por estar demasiado ansioso poderá deixar passar despercebido pequenos detalhes do dia a dia, como o lindo raiar do sol, o canto dos pássaros, e até mesmo o levantar voo de uma ave de rapina...
Jesus Cristo no seu famoso Sermão do Monte disse: "parai de estar ansiosos".
Não deixe de viver o agora, aproveite para absorver o que a vida traz de melhor a cada dia.
Um lugar ao Sol
Na minha sala de estar
quadros pintados por mim...
- esforço de acertar.
Um sapatinho de cobre
uma lembrança tão nobre
de sincera amizade.
Há flores no meu jardim,
adornos da natureza,
em cachepôs de xaxim.
Nenhum vaso de cristal
de traçado ornamental
sem estória,
sem memória...
E em cada mesa de canto, abajures reformados,
sozinhos, abnegados,
iluminam meu recanto.
O Sol e a Lua
Surge um novo céu. . .
A lua adormece por fim.
E vai embora a chorar,
Adivinha-se o nascer de um novo dia,
Ouve-se ao longe um galo a cantar,
O sol não entra desespero com a partida da lua,
Sabe quanto a ama,
Tanto é assim que desperta com alegria,
Sabe que voltará a encontra-la,
No final deste mesmo dia.
Dramas Noturnos
Envolto na nebulosa noturna
Cruzando meus braços inseguros
Amargurados pelos deste mundo
Me perco em um pensar impuro.
Planando ainda na brisa do oceano
Decifro no canto dos passaros
Que em sua sinfonia numerosa
Idolatram o sol que brota.
Luz, luar, lembrar?
Pra que, se claridade desse
palido mundo, surge o obscuro.
Breu, véu, esquecer?
Vivemos ainda presos, na neblina
Tortuosa, da qual haveremos de padecer.
Entre o sol e o luar, a penunbra nascerá
Carregando consigo a mesjestosa sorte
de ser o que há.
Nas águas do mar me banhei ,pra renovar e vibrar .
O novo tempo chegou, com a bençãos da rainha do mar, com a força do astro rei, com a sutileza da areia, e toque do ar com cheiro de maresia.
Recarreguei-me deixando as bençãos chegar .
A natureza tão sábia com seus encantos e mistérios eu entrego e confio em dias ainda mais belos .
.
Querido Sol
Falar sobre amor tornou-se difícil.
Será que?
Poderá não ser sobre amor
e sim de ser amada.
Me sinto fraca por amar alguém
que nem sei se vai amar-me algum dia
Acabo me afastando de pessoas incríveis atrás de um romance impossível.
Sócrates em sua vida
lutou pela teoria,
"Conheça-se a si mesmo".
Como será possível conhecer-me a mim
segundo a sua teoria
Vivo atraz de uma sombra
Daquilo que os outros escolhem por mim.
Será só uma fase?
Sinto que os kilometros
se tornaram milhas.
Mesmo estando perto sinto-me tão longe.
Sem dúvida alguma passará.
Me pergunto agora se serei feliz algum dia
Como antes de tudo.
Sinto-me em queda livre,
sem paraquedas,
e sem maneira de me salvar.
E sim o meu maior medo era saltar.
Querida lua
Quando o seu sol se pôr,
e a escuridão reinar
saiba que não passará de um ciclo.
De sol em sol,
de escuridão em escuridão.
Ciclo para lá de ciclo.
Certo dia o sol e a lua,
Se afastaram.
Deixar-se levar então pela solidão.
Viva cada dia
Mesmo se o de amanhã for uma incógnita.
Não se sinta fraca por amar alguém.
O amor não é pra fracos,
fracos são aqueles
que em seus corações
existe medo de amar alguém.
Fobos terá um dia dito
"Não tenha medo dessa gente
muito menos de suas palavras."
Não tenha medo
mesmo que esteja cercado,
de fúria e solidão.
Melanie Cortes Guerreiro
Horizonte Infinito
O horizonte infinito, tão longe e distante, parece um sonho bonito que nos faz viajar adiante.
Os raios de sol se estendem, colorindo o céu de tons, a natureza se defende, e nós somos apenas os donos.
Mas nessa imensidão, lutando nossa pequenez, um ponto sem muita razão, sem muita significância talvez.
Porém, mesmo tão pequenos, somos parte desse espetáculo, observando embevecidos, o horizonte tão majestoso.
E assim seguimos nosso caminho, navegando nesse mar de emoções, enfrentando cada desafio, e buscando nossos próprios alvos.
O horizonte infinito nos inspira, a seguir em frente sem medo, a enfrentar qualquer tirania, e encontrar o nosso próprio enredo.
' MEU SOL'
Beba de meus sorrisos,
Alimente -se de meu amor,
Você é tudo que preciso
Alimento para minha'flor
Do girassol a claridade
O meu amor de verdade
Sem outro haver igual
Nas águas do lindo mar
Em nossas noites de lual
Vem, Tira o meu juízo
Beijando o meu sorriso
Faça chuva ou faça sol
Vem fazer amor comigo
Uma história de amor
Vivendo um só destino
A caminhar sem direção
Como um rio cristalino
És tu o amor que fortalece
o sol que aquece meu coração
Que venha então uma chuva
A refrescar a chama dessa paixão!!
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei -9.610/98
MULHER, RADIANTE COMO O SOL E BELA COMO A LUA
Não há como definir uma mulher,
Não há como descrever ou escrever uma mulher,
Ela é um mistério misterioso.
Desvendar uma mulher é um eterno mistério que
Não podemos desvendar por apenas querer.
Mulher, um sonho de Deus eternizado na terra,
Mulher flor divina descida do jardim celeste
Para ser cultivado na terra.
A Mulher é flores de diversas espécies por Deus
Plantadas na terra para enfeitar nossos olhos.
Mulher negra, é entre todas as joias da terra a mais bela e perfeita,
Não tem cor, ela é uma mistura de cores todas juntas,
Assim podemos amar a mulher negra como a matriz do
Amor de Deus.
É a mulher negra a razão de todo ódio,
apenas por ser tão rara e tão perfeita joia
Do mais profundo esconderijo do coração da terra.
A Mulher branca, é como uma nascente bela e pura,
É como uma flor que nasceu a margem de um ribeirão,
Mostra sua totalidade única, simples, mas forte.
Tem uma beleza e inteligência rara, seu brilho nos ofusca,
Seja mulher, não importa sua origem ela nos encanta.
Mulher indigna, ela é guerreira e a mais feroz voz da natureza,
Sabia e protetora da vida nativa, com esta não podemos brincar,
Ela sabe como ninguém valorizar a mãe terra.
Dela todos nascemos e vivemos, por ela fomos formados,
E dela devemos encerrar essa vida.
A mulher pequena, ela sabe que seu tamanho não é documento,
Ela encanta com seu charme, seu andar é fascinante,
Sua beleza não se mede pelo seu tamanho, e sim pelo seu potencial de ser mulher.
Mulher é sempre uma mulher, não importa seu tamanho, sua cor ou sua raça,
Ela será para nós um mistério de fortaleza e conforto.
A mulher madura, ela é sábia e confiante em sua experiencia de vida,
Sabe que não pode se iludir com promessas e fantasias,
Sabe que amar é diferente de se apaixonar,
Ela ama e sabe amar, mas como mulher ela é a voz da razão.
A Mulher mãe, ama mil vezes e mil vezes amarás,
Mulher que sabe cuidar e proteger,
Como mãe é um perigo em defesa de suas crias,
Não existe fera mais cruel em defender seus filhos como a mulher mãe.
Mulher mãe, é um animal selvagem e perigoso, não se atreva desafiá-la.
Mulher mãe, é um sinal de virtude e sabedoria, sabe cuidar e como mulher sabe amar.
Mulher, como mulher é uma flor.
Mulher, como mulher é um mistério.
Mulher, sempre foi a maior razão
De entendimento da vida.
IVAN GUEDES BLACK Jr.
08/03/2023
"Uma mente desperta é como um sol nascente,
Que ilumina os recantos mais sombrios da mente,
Revelando novas perspectivas e possibilidades,
E inspirando a explorar novas habilidades.
Com uma mente desperta, a vida se torna mais clara,
Os desafios são enfrentados com mais coragem e determinação,
E a jornada da vida é abraçada com entusiasmo,
Transformando cada momento em uma oportunidade para o crescimento.
Uma mente desperta é um tesouro raro e precioso,
Que precisa ser cultivado e nutrido a cada dia,
Com pensamentos positivos e aprendizado constante,
Para que possa brilhar ainda mais intensamente na jornada da vida."
Um poema para ela...
Àquela que brtilha
e não vẽ barreiras,
buscando o mundo dentro da minha janela.
Inspirando multidões
enquanto o teru sorriso me engrandece,
fazendo eu parecer pequeno,
comparado ao tecido mais requintado das tuas vestes.
Mesmo assim nada mais é,
do que um poema pra ela...
Que acaba reluzindo cada sentimento
decifrando entre o seu sorriso
e encantado a cada virar dentro dos meus pesamentos.
mesmo assim não passará de um poema para ela...
que tanto espera pelo seu Sol
e nunca se entrega.
È como um bom observador
farei o meu papel
até que o Eclipse anuncie finalmente,
Que minha missão estará completa.
"Serei o seu amor passageiro"
cheio de dor e ressentimentos
entre aquele que desperdiça
e o que espera.
Seja luz em dias escuros;
Seja sol em dias cinzentos;
Seja paz em dias de guerra;
Seja calma em dias de traumas;
Seja esperança quando falta bonança;
Seja perdão mesmo quando ferem seu coração
Seja bons pensamentos independente dos momentos
Seja fé mesmo nos dias que o mais dificil é ficar em pé
Seja feliz, foque no que importa e não considera tudo que os outros diz!
Insta: @elidajeronimo
da dor ela se fez poesia
do amor fez moradia
em meu peito adentrou
sem muita cortesia
cortou-me estilhaços
fez um balaio com meus pedaços
quebrados
deixados no armário
desde o dia de finados
refez em retalhos
me devolveu em afagos
soltou a fogos
fez um baluarte
me revestiu de arte
fez uma balbúrdia
desfez em luxúria
nem o sol nem a lua sabia
que de teus brilhos,
não mais careceria
teu fulgor é devido
tua risada é melodia
dei um dó sustenido
pois sol já fizera em mim
todo dia
ECLIPSE INSÓLITO
O solo suntuoso do Astro Rei,
Ilustre absolutista.
Num fenômeno, jamais, antes visto,
Sobrepôs-se à lua.
Com seus raios pungentes, sempre em sol maior,
Travessando, entrevando as insolúveis trevas,
Movido por um narcísico intento:
Dissolver e devassar
As ilusões-solo onde persiste
Insólito, insular, insolente,
Bruno, como a bruma:
Branco, sombrio, silente.
Cabendo parcamente em seu vazio,
Que a humanidade quer colonizar,
E acima de tudo,
Pelo mais implacável dos algozes:
O mais argucioso e perigoso:
O que mais conhece seus pontos fracos.
Sim, o sol, por não tê-lo entre seus súditos,
Tirou de toda a humanidade, o sono
E o entregou ao pior dos inimigos:
Seu próprio Reflexo
"O sol que todo dia desperta
Minha alma peregrina
surge de repente
entre as folhas graciosas
de árvores bailarinas
Um canhão de luz
me traz de volta do sonho
me aquece o corpo, me embala,
e com ternura me ensina:
Se as sombras da noite encobriram
O lume da estrela,
o clarão da lua,
perdoa, levanta e brilha
o escuro ficou no ONTEM,
HOJE a vida continua!...."
Lori Damm
