Texto sobre Infância
Desde a infância, adolescência e adulta idade,
os caminhos tem sido divididos em algum momento da vida...
A estrada sempre se bifurca em dado instante percorrido
O caminho se divide no bosque de ipês amarelos...
Nestes momentos tenho sempre escolhido
o caminho menos percorrido...
Menos "batido"...
E isso faz, como tem feito, toda a diferença.
Os caminhos menos escolhidos são os de maiores obstáculos...
Desafios, percalços e lutas!
Caminhando pela anuência de Jesus!!!
Família.
Uma palavra tão doce.
Faz lembrar infância, amarelinha, pique esconde, queimada, cheiro de comida de mãe.
Trás as lembranças do aconchego do lar.
Das noites reunidos na sala assistindo TV, das tardes no parque, dos passeios na praça....
Lar.
Ter um lar é mágico.
Ter com quem dividir seus sorrisos, suas lágrimas, seu bem querer, dias bons e ruins...
Lar...
Lugar para amar.
Inocência
Acordo
Pela manhã com saudade
De minha doce infância,
Da minha escola,
Da primeira professora,
Dona Mariza, tão meiga
Na hora de ensinar o Be a Bá
Era uma paciência que só...
Da correria no recreio,
Da fila pra pegar o lanche,
De pular amarelinha,
Da boneca de pano,
Do tempo que era inocente
Sem pensar na vida,
Nos problemas que só adulto têm.
Doce inocência,
Porque se foi...
POEMA “VIDA”
(POR JULIA )
QUANDO CHOVE AS RUAS FICAM TÃO VAZIAS
NA MINHA INFÂNCIA TUDO ESTAVA EM PERFEITA HARMONIA
CADÊ AS CRIANÇAS QUE BRINCAVAM COM AS GOTAS
E HOJE EM DIA NEM SAEM PARA BRINCAR UMA COM A OUTRA
OS SORRISOS SE POLUÍRAM COMO O RIO QUE CORTA MINHA CIDADE
TANTO ÓDIO EU VEJO POR AÍ, E PIOR DE TUDO, EM TODAS AS IDADES
CRESCI COM PAI E MÃE E ME DERAM UMA ÓTIMA EDUCAÇÃO
SOU GAY SIM E NÃO ME DIGA QUE ISSO É UMA OPÇÃO
RELIGIÃO, GOSTO DAQUELAS QUE PREZAM O AMOR E A PAZ
AS QUE JULGAM E ATACAM PEDRAS, QUERO DIZER, ESTE MÉTODO NÃO É EFICAZ.
Sinto falta da presença
de amigos e relembro
a minha infância querida!
Sinto falta de humanidade,
de alianças feitas ao longo da vida
em que a história tomou rumos diferentes,
mas, desculpo! A vida ensina...
sinto falta, daquelas reuniões, muitas vezes comoventes
com pessoas sinceras, amigas e brincalhonas que gargalhavam aos quatro cantos da casa,
mas me refaço entre caminhos,
mais saudáveis, mais solidários, mais bacanas e mais humanos
por que sou assim, dona de mim, perfumada de mim
amiga, amorosa, corajosa e adoro esbanjar charme
Não saio da porta da rua, sem um batom nude
e quando resolvo ousar... é pra valer!
Teimosa! Adoro uma comida apimentada, daquelas que só em botar na boca, a lágrima vem aos olhos e sabendo disso, como mesmo assim... TEIMOSA!
e assim sigo a vida revendo conceitos e verdades...
Driblando as pedras, caindo, levantando, construindo e abrindo portas
As vezes sinto falta...
das pessoas queridas que se foram...
Que bem da verdade, de tempo em tempo, moram em meu coração!
Mas, sigo a vida que ensina que fascina, e que entra em cena nos primeiros piscar dos olhos.
“Todo dia é dia de levantar, sacudir poeira enfrentar a vida e dar volta por cima!”
Cristiane Bello
A Vida Passa... A Alma Não
Na velocidade do vento a vida passa
A lentidão da infância o tempo abraça
Os ganhos e perdas ora caçador ora caça
A biografia e as lendas nossa carcaça
Fervilhando nas macambúzias alegrias
Entre as expectativas e melancolias
Nas promessas feitas pelos momentos
Tudo passa com os seus contratempos
Renascem as flores da confiança
Morrem primaveras de esperança
No vai e vem da eterna mudança
Firme é o Espírito, sua semelhança.
Na estória a doce loucura teórica
Confabulada em silenciosa retórica
De paixão, desilusão, recordação
Pois a vida passa... A alma não...
A infancia hoje deveria tambem ser homenageada pois cada segundo ali parecia muito mais amoroso... nesta fase de nossas vidas onde guardamos nossos melhores e mais intensos momentos..junto de nossas MAES...tudo era melhor porque tinhamos a seguranca de sua presenca, porque ela estava la..muito mais nossa..muito mais entregue na descoberta do sentido de toda maternidade..o futuro era distante...e o presente era um presente sempre!
Ah,o tempo..o tempo!faz magias e nos remete a lembrancas tao distantes mas tao perto de nossa alma..
PARABÉNS
Procurei desde a infância, arquivos de lembrança para identificar você...
Não me deu nenhum trabalho, meu consciente não foi falho e não deixou me perder!
Desde o seu riso singular, aos seus olhos castanhos, é positividade em você...
Que em todos os seus traços, do primeiro aos últimos passos, Deus possa te proteger.
Que continue com sonhos e metas, que Deus lhe dê na medida certa, e que seus sonhos não tenham fim.
Que mantenhas a sua personalidade, que em tudo tenha humildade e simplicidade, pois, assim é que se é humano.
Aproveite e usufrua desta data tão singular, que seus sonhos possam se realizar aos olhos de Deus.
A ti, toda a positividade, que no riso e nos seus olhos sejam felicidades, isso em você é o que amamos.
Na minha infância,ele foi o meu super herói
Dedicava os minutos,horas comigo!
Brincava feito criança,ah pai,se eu pudesse voltar naquele tempo! Tempo, me levou o seu olhar sereno,me deixou sem os seus cuidados. Eu fiquei só, não tenho mais o meu protetor ... Mas obrigada pai,no meu coração, para SEMPRE VIVO ESTARÁ!
A rua da casa onde morei em minha infância, era chão coberto com saibro (barro). Tinha que ter manutenção e sempre apareciam buracos.
Lembro-me que depois foi coberta por paralelepípedos.Tinha que ter manutenção e vez por outra apareciam, buracos.
Ah! Enfim Hoje, ela é asfaltada. Tem que ter manutenção e tem buracos.
Que saudade daquela rua de barro!
Lembro-me que, na minha infância, minha mãe sempre me dizia: Filho! Vá a farmácia e me compre tal remédio!
Via de regra, ao chegar lá e pedir o tal remédio, eu era sempre questionado pelo farmacêutico: Mas, você quer em comprimido, bálsamo, spray, creme, sublingual... E eu que vou saber. Rs rs rs. (Quanta saudade sinto de minha querida mãe!)
O melhor abraço.
Hoje volta uma lembrança da minha infância,fim de tarde na Magnólia ao por do Sol,na varanda do segundo andar.
Aqueles olhos negros ao encontro dos meus.
Surge uma sensação inexplicável, a necessidade de uma explosão.
Aconteceu o inevitável encontro de corações ,simplesmente abraçamos fisicamente ficou gravado na memória como se fosse ontem.
Vejo hoje que foi um abraco de almas para a eternidade...
Mãe Lidia não posso te abracar mais,descrevo hoje o melhor abraço de toda minha vida ...
A vitória da infância
A vitória da infância
Vem de tudo que é diferente
Vem de bola, carro
Tudo que chame atenção da mente
Escola, casa
Ou até mesmo de uma padaria
Quando se é pequeno
Tudo é espécie de idolatria
Eis que no oitavo ano
O valentão da minha escola eu descobri!
Era um livro pequeno, franzino
De Fernando Sabino
O qual fui obrigado a folhear
Para em um determinado momento
Poder apresentar
Apresentação como nenhuma outra!
Chamou a atenção da escola toda,
Corpo discente, docente
E até o pessoal da limpeza veio prestigiar
Com toda irreverência
A beleza, que um livro tem a nos apresentar!
Dai em diante
Foi só alegria
Pois uma nova paixão
Por livros, eu descobria!
O canivetinho vermelho
Galinha ao molho pardo
O homem e o menino
É minha glória de campeão
Pois Sabino me mostrou
Que assim como nas garras do primeiro amor
A leitura de um belo livro
Nos transforma, sim senhor.
INFÂNCIA
Na infância
Tinha muitos sonhos
E muita alegria
E a esperança de um novo dia
Na infância
Na realidade do dia a dia
Criava meu próprio mundo
Com muita magia e fantasia
Minha infância foi como um rio
Que seguiu seu curso
Por caminhos sinuosos e retos
Que nunca levei muito a sério...
Vida sem infância
É vida sem rumo
É vida sem alegria
É vida não vivida
Quando Faltam Heróis...
Minha meninice ficou guardada na infância
Não por desejo próprio, mas por necessidade
Não demorei a me empossar da adolescência
Vívida, alegre, sustentável, amiga e atenta
Adornada de encantos e ais que a sorte causou
Me vi em um destino já traçado, tornei-me forte
Passaram lentos e tão corridos esses dias e meses
Muitos deles sozinhos, outros alegres, vezes inglórios
E logo me peguei me embrenhando por caminhos
Que me levaram a ser adulto, um gigante em mim
Trilhando aprendizados, ensinando o que sabia
Imerso em minha pequinês, refletida no espelho
Tomado de espanto nas descobertas inevitáveis
Como a que de um lar não é feito somente
De paredes, portas, janelas e jardim
Como que se estar à margem de um desfile
É o mesmo que não ser o ator da própria vida
E que a vida não é feita de acasos nem descasos
Me vi vivo, decidido numa sinuosa trajetória
Que, de tão necessária era, que minha passada
Era um caminhar sem tino, meio sem destino
E se não tinha destino, sabia eu
Que qualquer lugar seria um bom lugar
Caminhava vivente, quiçá, sobrevivente
Atinei, numa curva qualquer desse caminho
De que muitos esforços foram nulos
Mas não me entreguei fácil e covardemente
E foi para ter justa compensação no por vir
Que aprendi a abrir mão das nulidades vis
E me permiti voar... e foi o que fiz
Meus heróis morreram de diferentes maneiras
Restou administrar mil e tantas incertezas
Porque meus heróis não foram muitos
Mas eram os que me haviam e, pelo sim pelo não
Tomei para mim as rédeas de minha vida
E me tornei meu próprio herói nessa construção
Não é só fotografia , são os momentos imaginários da infância , com seus castelos , monstros e princesas eternizados na parede chamada memoria visual. Pra quando no futuro a vida nos roubar esperança de sonhar , buscar na pessoa que fomos o incentivo de voltarmos a ser.
às vezes não precisa de produção , apenas de CORAÇÃO !
A Nossa Bela Infância
Hoje eu lembrei de você
E de todo o nosso passado
Tudo o que vivir
E fiz pra te ver
Pra sempre continuar
Do seu lado
Hoje eu lembrei
Dos seus rompantes
Daquelas suas loucuras
Até de quando era distante
Os seus ataques de doçuras
Hoje eu lembrei de tudo
De todo o nosso aconchego
Lembrei de tudo que era proibido
E mesmo assim
Era o nosso chamego,
Nosso brinquedo escondido
Que a gente levava até o fim
Tal qual o nosso dengo
Nossa forma de dizer sim
Hoje eu lembrei de tudo
De toda a nossa infância
Nossa volta pelo mundo
Numa falta de elegância,
Que aprontava com a gente
Numa triste ganância
De viver e se lambuzar
Coisa seria de criança,
Que sonhava em se casar
Mas confundia anel com aliança
Hoje eu lembrei de tudo
De todo o nosso desejo
Nosso sagrado começo
Que era só beijo,
Perna bamba
E tropeço
Garganta rasgada
Pele e osso na unha
Cristão, mel e invernada
Tomando conta da grunha
Numa paixão desenfreada
Coisa mágica
E bela de criança
Foi toda aquela nossa infância
Nossa dica
Nossa forma de lembrança,
Que preenche os meus dias
E traz uma certa lógica
Pra tudo que a gente canta
E tanto que a gente dança
A nossa bela infância
Foi um jardim
Onde muito se pintou
É hoje a nossa herança
E apesar da distância
Muita coisa boa se guardou,
Amor, amigo e irmão
Tudo isso aqui ficou
É o que nos faz lembrar
De tudo que foi bom,
Apesar do tempo que passou
Algumas pessoas foram embora
Mas aqui dentro,
Pra sempre nos marcou.
Dual
Ao nascer, descobri a luz e o escuro
Com a infância, o sim e o não
O querer e não querer
O consentido e o forçado.
Com meus pais, o ódio e o amor
Com a pré adolescência, a dor e o conforto
Com a adolescência, a vida e a morte
A fragilidade
A força.
O toque
A rejeição;
O som, o silêncio
Ensurdecedor e gritante.
Comigo, a dualidade
O preto e branco
Tornaram-se tons de cinza:
Complexidade
E simplicidade, também.
Eu sou a criança,
Aquela que habitou a sua infância,
Inocente e honesta,
Vê tudo oque se expressa,
Tudo oque se marca,
Aquilo que fica,
Na alma e não disfarça,
As lembranças na memória,
As tristezas e as alegrias,
Os colegas e a família,
Em suas vagas histórias,
Lindas de se ver,
Tristes de se ler,
Bonitas no enredo,
Trágicas no contexto,
Crianças são inocentes,
Não sabem oquê o mundo trás,
Elas não podem saber,
Do quê o ser humano é capaz!
Utopia
Passam momentos
transpassam tempos e,
lembramos daquela infância
em que sonhamos amar alguém
que preenchesse
todos os desejos;
naquela terra batia brincava
levantando poeira
sem eira
sem amanhã
apenas criança
tempo passou
avançou
a menina agora mulher
depois de conquistar espaços
em um arrasto
preencheu vazios
não sei se foi sonho
é sonho
- Relacionados
- Lembranças da infância: frases para celebrar e reviver momentos
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Amizade de Infância
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Textos sobre infância que encantam todas as idades
- Frases de Emilia Ferreiro para refletir sobre a infância e a educação
- O Brincar na Infância
