Texto de Opiniao de Lia Luft
Eu brinco, eu erro, eu choro, eu bato pé,peço desculpas, mudo de opinião,acerto, sou feliz de um modo, triste do outro, eu falho, não sou tão boa assim e nem tão má assim. Não sou perfeita, nem prometi que seria e sim eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela VELHA opinião formada sobre TUDO!
A opinião oportunista a respeito "do ponto máximo" é um contrabando ideológico trazido para o seio do movimento revolucionário pela pequena-burguesia, historicamente vacilante e covarde. Devemos repeli-la, juntamente com todos os vícios pequeno-burgueses como o liberalismo, o amoralismo e outros que tanto têm contribuído para o enfraquecimento da revolução brasileira. (1972)
Sábio é aquele que sabe reconhecer a opinião, decisão, ponto de vista e limites de cada um sem que haja preconceito, afinal, quem somos nós para acharmos que sempre fomos donos da razão em um universo infinito em que o ser humano nada mais é que simplesmente insignificante em tamanha imensidão.
Infelizmente hoje qualquer um que ousar expressar sua opinião é imediatamente taxado de Petista ou PSdebista, as pessoas na mídia, nas redes sociais,nos bares, escolas, clubes ou trabalho estão dividindo os brasileiros em dois tipos de gente. Os Petista e os psdebistas. ouse pensar diferente e serás imediatamente enquadrado em um dos dois lados!
A essa juventude que acha que nós, em sua opinião, mais velhos, somos gagás, é bom lembrar que o legado que vão deixar é o mesmo que será julgado por seus filhos e que cada geração cria nova geração de gagás, vocês serão os próximos. A única coisa que não muda é a verdade, portanto, menos apodo e mais cortesia.
Li em um livro recentemente; que o ladrão da subjetividade é aquele que com uma opinião, pode estar transformando o outro, impedindo-o de fazer suas próprias escolhas. É fato que tudo ao nosso redor influência ou não para alguma mudança de comportamento, descartando então a ideia inicial, porquê tudo colabora para algum tipo de desenvolvimento, independente de pessoa, lugar ou ocasião. Desta forma reforço a ideia de que inicialmente todo ser humano deve ter amor próprio, e se construir primeiramente como pessoa ímpar antes de ser par. A pessoa que não tem amor próprio é manipulável, aceita tudo que o outro fala como verdade e deixa de expor seus próprios sentimentos. É possível que um sequestrador da subjetividade não saiba que está sendo um, porquê o par se coloca em posição de vítima e não defende seu ponto de vista, estrangulando seus pensamentos mais internos, mesmo que lhe seja dado o direito de dialogar. As falsas promessas mesmo que sejam feitas com a melhor das intenções para fazer o outro feliz, uma hora é descoberta. E é onde toda a situação pode mudar, de forma que o sequestrador da subjetividade passa a ser vítima da situação, após infinitas vezes ter sido sincero e ter esperado desesperadamente ter a mesma sinceridade retribuída. De forma a perceber que o que se diz não estar sendo quem é, nem vivendo como quer, permanece no estado inicial a que se encontrava rodeado de pessoas a quem diz amar. E o acusado de ser ladrão de subjetividade se encontra perdido e sem identidade, quando percebe que era ele quem estava deixando de ser ele mesmo, e se depara com uma situação em quê, não sabe ser mais quem era antes de ser par, porquê no atual momento está sozinho. Quando somos par, é saudável fazer sacrifícios pelo outro, mas apenas quando ambos se sacrificam, pois se apenas um o fizer, será ele que ficará sozinho.
"É aterrador ouvir juízes afirmarem que a opinião pública não deve ser levada em conta ao se interpretar a lei. Isso revela o caráter monárquico do Judiciário. Trata-se de um poder sem participação popular em nenhuma de suas instâncias. No Brasil, nem sequer promotores públicos são eleitos. Amparados num positivismo jurídico equivocado, eles se esquecem de se perguntar sobre qual vontade popular está por trás da letra da lei."
Todos julgamos. Vejamos que julgar é formar conceito, emitir parecer, opinião sobre alguém ou algo. Se você fala no sentido bíblico - muitos falam - e quando se fala em julgar já se pensa em coisa ruim. Você pode julgar uma coisa boa também: o Divino proíbe isso? Você formou um conceito, um parecer, uma opinião sobre alguma coisa boa ou ruim, portanto julgou. Não é pecado, o Divino nos fez humanos e quer que sejamos assim.
Temos enumeras razões para confiar e amar a Deus… Mas uma delas é que Ele não muda de opinião a cada mudança de temperatura, novos amigos ou nova localização, emprego, escola... Deus é firme, objetivo e justo, isso nos dá uma certeza concreta que podemos confiar em tudo que ele faz e nos diz... E como não amar alguém assim?
Só me arrependo dos erros que cometi, daqueles que foram erros para mim e não na opinião dos outros. Dependendo do erro, nem vale a pena me arrepender. Os outros, a palavra já diz, são os outros. Eles que cometam os seus próprios erros e se arrependam ou não. Não sou juiz de ninguém. Pelo menos não mais que uma consciência arrependida.
As instituições perdem a credibilidade e, cada vez mais, são ridicularizadas na opinião pública por sua ineficiência, inoperância e atos equivocados. E seus gerentes, mais preocupados em se locupletar, dão de ombros, espalham explicações pífias e tudo segue assim. Paga o preço deste circo o que ainda existe e é sério, como a escola pública. Desprezada por governos, desrespeitada por sua própria comunidade escolar. E aí o circuito da falta de seriedade é mero resultado cultural.
Minha opinião sobre a vida... Vida esta que nos toma tudo - tempo, pessoas, momentos, atitudes, decisões etc. A grande verdade (filosofia de vida) que se pode ter sobre nossas experiências são todas as coisas que vivemos e vemos acontecer rotineiramente todos os dias, tendo nós ou não a vontade que se faça ou aconteça. Ou seja... Somos meros instrumentos de uma existência sem fronteiras cheias de riscos, lutas e grandes desafios a serem conquistados diante de todo e qualquer processo que precisemos passar. Não fazemos a mudança, mas sim a mudança é quem nos faz. Seguir em frente, seja em qualquer sentido que se deseje ir, é o mais importante. Não existe mudança de direção, mas sim de sentido e isso tudo com um só objetivo: CRESCER (Pessoal, Profissional e Espiritualmente).
"O pior, quando se escreve sobre a distimia, não é a preocupação com a opinião dos outros. O pior é reler o que escrevemos, é ter que admitir que aquilo aconteceu conosco, que estamos relatando a nossa vivência. É preciso ter resignação - coragem e paciência - para aceitar que sofremos os efeitos dessa doença." (Lenise M. Resende, escritora) Trecho da crônica Triste Alegria
Vamos celebrar a falta de opinião do povo brasileiro, pois graças a isso nos tornamos eleitores, é crítico.Noentanto,é a mais pura e única verdade sobre nossa nação, esse tabu não vai se quebrar tão cedo. A grande questão é que estamos muito mais preocupados com nosso status no facebook do que com a situação de nosso país.
Votando nulo, sei que não altero o resultado nas urnas, mas prefiro manter a minha opinião, em vez de vendê-la ao jogo do “menos pior”. Votem em quem quiser, mas tenham alguma convicção, pelo menos. Caso contrário, por que os políticos se esforçariam para melhorar, se sabem que o eleitor se contenta com o “menos pior”?
Quer saber?! Eu não vou me entristecer com tanta opinião, vou deixar de ficar na ilusão de achar que as pessoas tem sempre a razão. Pra dizer a verdade eu sempre soube mais não admitia. o mundo é bom as pessoas nem sempre, eu procuro não me perder. eu vou deixar rolar, quem sabe com a felicidade eu me encontro.
Acredito que o motivo por que tanta atenção seja dada à opinião e ao pensamento dos outros deva consistir nisso: quando se pensa ou opina algo sobre outrem, espera-se que isso seja validado e acatado; então, dá-se importância e validez ao pensamento do outro tendo em vista que com o seu seja feito de tal maneira. É simples.
Na minha opinião... de fato não somos os Filhos de Deus, se algo divino existe, esta coisa (desculpe a palavra...) com toda certeza não gostaria de ter humanos como semelhante. Acho muito mais Divino um Animal que segue seu Destino sem ter intenção alguma de nada e viver em harmonia em seu Mundo sem atrapalhar ninguém,apenas selecionando os menos aptos, numa dinâmica equilibrada que magnificamente se modifica ao longo dos tempos...analisando isso vejo que a verdadeira imagem/essência do Divino, do mágico... é tudo exceto nós.
Que Deus abençoe todos os Professores, responsáveis pela formação da opinião das nossas gerações, responsáveis por transmitir e socializar a sabedoria e o conhecimento, abençoado sejam eles, pessoas simples, de bom coração, mas responsáveis direto pela formação da nossa nação. Parabéns Professor!
Tentei ser perfeita, tentei corrigir meus erros, tentei mudar de opinião em relação a certas pessoas, tentei fazer dos meus amigos, as pessoas mais felizes do mundo, tentei parecer forte mesmo fraca. Tentei rir pra não chorar, tentei acertar em escolher amizades, tentei gostar de quem não gostava de mim, tentei rejeitar quem me amava. Tentei fugir dos meus medos, tentei realizar sonhos, mas acabei desistindo por medo de me machucar, tentei ser forte o bastante para não deixar cair lagrimas de meus olhos,... Eu já tentei faze tanta coisa pra agradar alguém, que hoje eu já não me reconheço... Sinto falta de mim, mesmo que eu fosse imperfeita, tenho saudade até dos meus erros.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp