Olga Tokarczuk

Encontrados 17 pensamentos de Olga Tokarczuk

Desenhar nunca é reproduzir – para poder ver, você precisa saber como olhar e precisa saber o que está vendo.

Sabe, às vezes eu acho que estamos vivendo em um mundo que fabricamos para nós mesmos. Decidimos o que é bom e o que não é, desenhamos mapas de significados para nós… E então passamos a vida toda lutando contra aquilo que inventamos para nós mesmos. O problema é que cada um de nós tem a própria versão desse mundo, por isso as pessoas têm dificuldade de entender umas às outras.

Inserida por pensador

Percebi que – apesar de todos os riscos envolvidos – uma coisa em movimento sempre será melhor do que algo em repouso; que a mudança sempre será algo mais nobre do que a permanência; que aquilo que é estático vai se degenerar e sucumbir, transformar-se em pó, enquanto aquilo que está em movimento será capaz de durar por toda a eternidade.

Inserida por pensador

Os jornais precisam nos manter em constante estado de ansiedade, desviar nossas emoções das coisas que realmente importam para nós. Por que eu deveria me submeter ao poder deles e permitir que me digam o que pensar?

Inserida por pensador

A psique humana evoluiu para se defender contra a visão da verdade. Para nos impedir de avistar o mecanismo. A psique é o nosso sistema de defesa – ela se certifica de que nunca entenderemos o que está acontecendo à nossa volta. Sua principal tarefa é filtrar informações, mesmo que a capacidade de nosso cérebro seja enorme. Pois seria impossível carregarmos o peso desse conhecimento. Porque cada minúscula partícula do mundo é feita de sofrimento.

Inserida por pensador

Minhas raízes sempre foram superficiais; a mais leve brisa sempre poderia me derrubar. Não sei como germinar, simplesmente não possuo essa capacidade vegetal. (...) Minha energia é derivada do movimento.

Inserida por pensador

Quem já tentou escrever um romance sabe que a tarefa é árdua. Sem dúvida é uma das piores maneiras de se ocupar.

Inserida por pensador

Tenho a crença inabalável e angustiante de que é nas aberrações que o Ser penetra na superfície e revela sua verdadeira natureza.

Inserida por pensador

Descrever algo é como usá-lo – destrói; as cores vão perdendo a nitidez, os cantos se embotam e, por fim, tudo que foi descrito começa a desbotar, a desvanecer.

Inserida por pensador

A verdade é terrível: descrever é destruir.

Inserida por pensador

Muitas pessoas acreditam que existe no sistema de coordenadas do mundo um ponto perfeito onde tempo e espaço chegam a um acordo.

Inserida por pensador

Se tivesse examinado nas Efemérides o que acontecia no céu naquela noite, nem me deitaria para dormir.

Inserida por pensador

Precisei me sentar e repetir algumas vezes para mim mesma: estou em casa, é noite, alguém está batendo na porta, e só então é que consegui controlar os nervos.

Inserida por pensador

Saímos de casa e, imediatamente, nos envolveu esse ar muito familiar — frio e úmido — que nos relembra todos os invernos que o mundo não fora criado para a humanidade, e durante pelo menos a metade do ano nos demonstra a sua hostilidade. O frio atacou brutalmente as nossas bochechas, e emergiram nuvens brancas de vapor de nossas bocas.

Inserida por pensador

Passei muitas noites em claro por sua causa. Por impotência. Algumas vezes liguei para a polícia — quando alguém enfim atendia, minha denúncia era registrada, mas nada acontecia.

Pois é, o corpo humano é certamente desumano. Especialmente um corpo morto.

Inserida por pensador

Na minha opinião, depois da morte, a matéria deveria ser aniquilada. Seria o método mais adequado para lidar com o corpo. Assim, os corpos aniquilados voltariam diretamente para os buracos negros de onde vieram. As almas viajariam para a luz com a velocidade da luz. Isso se de fato existir algo como a alma.

Inserida por pensador