Tag poeta

3851 - 3875 do total de 9916 com a tag poeta

Embate

À volta de incerta inspiração
Ocupei as minhas mãos.
.... e foi a poesia sua combinação!

Brinquei de poetar a vida
Só por tê-la.
Ai! como é incontida
Misteriosa e bela
Cheia de medida!

Em rima discreta, branda
Fui poetando, fui poetando
O que a emoção manda...

E, o que o fado me foi dando
Talvez fiquei devendo à poesia
Um canto de delírio, trovando
Ou talvez mais alegria!
Quiçá! Uns versos amando.

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
04/04/2020, 17’52” – Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

SONETO INDOMÁVEL

Ó pranto! À dor, quando, entranho
Fico sem rumo certo pelo cerrado
O anoitecer, quando, chega calado
Tudo é solidão, e em nada é ganho

Tristura, fria, que pesa no passado
O vento é poeira de ardor estranho
E a hora lenta e tão sem tamanho
Que o olhar vazio, alheia, fissurado

No meu alvo silêncio, rude insônia
Clamo por todo o arrimo, em vão
Nada escuta, indigente cerimonia

Invento um verso, tento, e tento
E rasgo-o, continuas sem demão
Tudo é indomável no sentimento

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
04 de março de 2020 – Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

COBRA CEGA (soneto)

Era a saudade, saudade crua que vela
A solidão. Com a impostura do pranto
Que sente falta, partida em um canto
Do coração, que se veste da dor dela

Era a lembrança! Curvada na janela
A esperar que se quebre o encanto
E no horizonte desanuvie do manto
Da noite vazia, e se torne leve e bela

Era a angústia com a sua tristura cada
Era o seu silêncio e o seu tempo lasso
O desespero na negrura da madrugada

Que brincam, com o desanimo crasso
De olhos vendados, e a ventura atada
De cobra cega com o prazer escasso...

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
05/04/2020, 15’11” – Cerrado goiano

Inserida por LucianoSpagnol

A melhor façanha do viver é ter a capacidade de olhar para a vida a partir do próximo, uma vez que a partir de nós mesmos é muito fácil. (Léo Poeta)

Inserida por LeoPoeta

O reequilíbrio da balança

Nunca, como antes.
A natureza achou uma
Entrada espiritual para
Combater os nossos corpos.
Pensa você. É físico.
Até , todas as células de
Nossos corpos, mudam
Duas vezes por ano.
O formato viral constatado.
É a parte material do espírito
Invasor.
Os princípios ativos são materiais.
Mas a força que sustenta é espiritual.
Da forma mais democrática,
antes conhecidas na terra.
O que nos tornou vulneráveis,
Perante a natureza, como um todo...
Já refizemos a histórias dos dinossauros.
E outros habitantes desse planeta.
Porque; com o homem , poderia ser
Diferente....
Quais as mentes, e quais as mãos que,
Irão materializar o espirito salvador,
Dos seres humanos, evitando ainda,
Uma nova continuidade dessa pandemia...
Observa-se que houve o desequilíbrio das
Forças que mantem a Vida nesse planeta.
O fiel da balança, pesou ao contrário da
Vida humana. Desmatamento, poluição nos
Mares, lixo no meio ambiente, fumaça
na atmosferas. e bombas intermináveis.
Merece o homem. Continuar a ocupar
Esses espaços...
Resta saber, se apenas, mais um aviso da
Natureza. Cadê as grandes potencias.....
Cadê o Super Homem, Vingadores,
E Diabo a quatro.
Se não cuidar, vai faltar.
Agora não é questão de ser corajoso,
Forte, superior, estampa fina, ou gênios.
É questão, de fechar esse portal espiritual,
Se assim deseja definir. Para que a natureza,
Reequilibre, as interações com justiça.
E Recompense, as forças para equilibrar
A Balança da Vida. Para continuarmos
Neste mundo.
Nem que seja para reorganizarmos,
Potencializando o braço misericordioso
Do criador. Pelos nossos pensamentos.
O Que nesta hora já está Acontecendo,
com nossos espíritos.
Que apareça a solução.
Que apareça a mudança do pensar,
E agir neste mundo respeitando
A natureza e todos os seus seres.
Ao invés de intervenções para
Satisfazer aos caprichos dos
Homo sapiens , que crucificados
Em conhecimentos mentirosos.
Vivem sobre a curatela de deuses.
Ou a irresponsabilidade, de nada
Crer. Desta forma. Houver nova
Chance. Não menos por medo.
Que todos os povos desse mundo.
Passe a respeitar mais a natureza,
Criadora de todas essas coisas.

Marcos fereS

(em tempo de corona vírus)

Inserida por marcosviniciusfereS

Quem dera Drummond ter me escutado
O nosso coração é sim maior que todo esse mundo
muito maior que todo esse universo
A diferença é como nós tratamos os sentimentos
amamos as nossa diferenças
cantamos poemas
que contam, que cantam e que confessam
amar de mais não explode corações
apenas cria versos.

Inserida por ojeanbarroso

Pensamentos

Madrugada sórdida, eólica e pródiga,
que me vejo sem paz.
Canção melancólica, alcoólica,
e sempre tão sem graça,
que cada lembrança traz.

Mas quem pudera um canto garrido,
que traga o sorriso, isento de,
machismo, feminismo, eufemismo,
livre até mesmo do “ismo”,
inventado por idealismo,
tais “sapiens evoluídos”,
que o canto não os toca mais.

Tenho mais perguntas do que respostas,
um questionador repleto de propostas.
Guardando para si, por não haver debate,
apenas lados e falta de honestidade.

É evolução ou retrógrado,
é idiotice ou monólogo,
todos esses pensamentos,
que me privam de sentir do ar.

Apesar de sem sentido,
não deixa de ser eólico,
o vento traz males e bens,
carregando as energias,
no desequilíbrio do vai e vem.

Inserida por DiMatheu

Amei e fui amado
Cantei os mares dotados
de rios não tão grandes quanto o nosso amor

e lá vivi encantos
doce beijos santos
entres luzes que se apagam
em doce lembranças
nós amaríamos sermos amados, mas não podemos

Inserida por ojeanbarroso

Superar (verbo)

é entender que a emoção não faz sentido.
é entender que o pão não vai estar quentinho.
é entender que o tênis branco em dia de chuva era problema.
é saber que nem tudo é como se espera, dilema.

Inserida por ojeanbarroso

Viajei em todos os universos e em nenhum deles eu te encontrei.

Creio que seja assim que funciona: a estrela cadente passa e se não a percebemos nessa pode ser que nunca mais a veremos.

Inserida por ojeanbarroso

Às vezes a solidão é um espectro
que vai de norte a sul
caminha lentamente
e por acidente
tropeça

Inserida por ojeanbarroso

Descobri no teu abraço
a vivacidade daquele enlaço
que me acolhe
que me encolhe
que me colhe
e que a colheita não são flores, mas um alimentos que me nutre por inteiro
tras o aconchego
a vontade de serestar.

Inserida por ojeanbarroso

Sou fruto covarde de uma poesia morta
de uma árvores que joga os filhos fora
de uma semente que não brota
e de uma verdade que não tem fim
sou covarde, mas sou poeta
e aqui estou sem frutos, mas alerta
com flores brotando sem nenhum jardim

Inserida por ojeanbarroso

Eu perdi o seu amor
mas eu jamais vou te perder
uma história não se apaga em apenas querer
e nenhuma verdade se torna mentira
simplesmente porque eu quero
Eu perdi o seu amor
me perdi,
mas eu jamais vou te perder.

Inserida por ojeanbarroso

Eu morri, disse o poeta, no silêncio do meu coração, antes ele chorava, agora ele simplesmente não fala.

Inserida por andercamazzola

E então eu me verifiquei.
Era então influência.
Chequei tudo
e eu realmente influencia
muitos me ouviam
muitos mesmo.
e tudo fez sentido.

Inserida por ojeanbarroso

Meu terceiro soneto
A fome
É um vazio na barriga;
É sentir o cheiro da comida e não poder saciar;
É a dor de ver uma criança chorar por um prato de comida;
É pedir a alguém um "restinho de comida" que sobrou do jantar;

É perceber que o que você ganha não é o suficiente ;
É ouvir o choro dos inocentes por um pedaço de pão;
É um gesto de homens, mulheres e crianças estirando uma das mãos;

É ver os pobres apanhando migalhas do chão;
É o sacrifício de não conseguir trazer para casa o pão nosso de cada dia;
É a geladeira de muitos cheia e a sua vazia;
É a mãe enganar a criança deixando ela mamar no peito vazio;

É para o mundo um grande desafio;
É tornar um homem,muitas vezes,um bicho;
É catar comida no lixo.
Poeta Adailton

Inserida por adailton_ferreira_1

Vim de um mundo em que o pecado era mais importante que o próprio arrependimento.

Inserida por ojeanbarroso

⁠poesia: há no que não está, está no que não é e é no que não há.

Inserida por bruno_ramalho

⁠CHAMAMENTO (soneto II)

Este sentir puro, cuja o afeto derrama 
Na poesia, no coração, em toda parte
Que a alegria com o celebrar reparte
E o meu peito apaixonado proclama

este sentir, cujo o olhar me inflama 
que tem varia peculiaridade à parte
e no sentimento dourado baluarte
nos meus versos é belo panorama

e essa tal sorte, não é apenas acaso 
é querer, sonho, que eu me abraso
nos teus abraços, e tua terna cama

és tudo do meu desejo, do querer 
onde estava que não pude te ver?
Pois a muito meu amor por ti chama!

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado 
07/09/2020, 05’46” – Triângulo Mineiro

Inserida por LucianoSpagnol

⁠RELICÁRIO DE UM ANJO

... Meu querido Anjo-Huguinho
Há sete infinitos dias você partiu.
Ah! Quanta saudade, quanto ardor!
Hoje, Mamãe veio te trazer uma flor,
Uma Flor colhida no Roseiral de Amor
Que em mim você deixou plantado!
Lembras quando aqui chegaste
Naquela tarde linda de Primavera?
Chegaste cheirando a jasmim...
Parecia até que estávamos em um jardim
Onde girassóis sorriam para mim
Com suas grandes flores amarelas.
Agora entendo meu Anjo-Menino
Ali tua história estava sendo descrita,
Tua missão a mim sendo revelada:
Vieste para ser meu Jardineiro; eu, tua Fada,
A tua flor mais querida e mais amada,
A Rosa que te embalaria nos braços...
Hoje quando o silencio gritou tua voz
Ouvi o meu desolado coração dizer:
Huguinho foi mais que um Jardineiro
Foi ele o teu Menino, o Anjo faceiro
Que te ensinou o Amor Verdadeiro
Que ora floresce dentro de ti.
Assim se fez, cumpriste tua missão!
Contigo vivi os momentos mais dourados
Os mais primorosos anos de minha vida
As mais floridas sensações vividas!
Até que de repente veio à dor da despedida
Que a flecha do destino me reservou.
Teu Pai te manda mil beijos de Saudade
Cheios de mimos, carinho e ternura!
E um Tríplice-Fraternal-Abraço caloroso!
Tu que foste um filho querido e amoroso
Deixaste nele o sagrado perfume afetuoso
Das mais belas flores-amarelas de Acácia.
Teus avos, manos, tios e tias, teus padrinhos
Os vizinhos e toda tua primarada
Também estão aqui chorosos de saudade!
Você que nos trouxe tanta felicidade
Que nos uniu em plena cumplicidade
Jamais se apagará de nossas memórias.
... Meu querido Anjo-Huguinho
Muito obrigado por ter me escolhido...
Eu, entre tantas mulheres fui à agraciada
A Mãe mais feliz e a mais acariciada
Por tuas mãos pequeninas enviadas
Por Deus para nos abençoar!
Deixa agora eu te ninar pra dormir
Papai e Mamãe estarão sempre contigo
Aqui, nas estrelas, no além do infinito,
Na luz, no silêncio, na Matéria ou no Espírito,
Estaremos sempre juntos meu pequenito.
Dorme em Paz meu Anjo-Menino
Beijos de Amor Verdadeiro
De tua Mamãe Bennia e teu Pai Andrés
Poema em Homenagem ao pequeno Hugo Caresto Castro Heufemann,
que cedo atravessou o grande Rio da Vida, transpassou o Espelho,
retornou a Casa Celestial do Eterno.
* 19/04/2017 - † 19/05/2020

Inserida por EylanLins

⁠NIHIL

Se ao amor amando, vivi meus dias 
Nas venturas de o acerto tomando
Do convívio longo fui me afastando
Das alegrias afins e as boas fantasias

Enganava-me assim, me enganando 
Fiz da desdita arrebatadas poesias
Suspirando desacertos e melancolias
Para ter o infortúnio mais brando

Sem ser retribuído, fui um amador 
Da devoção tentei amores, tendo
E, se perdia, chorava essa vil dor

Vivi tanto tempo assim vivendo 
Me enganando com tal dispor
Hoje, nem creio no que vou tendo!

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado 
08/09/2020, 08’00” – Triângulo Mineiro
paráfrase Guimarães Passos

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Como foram rápido os anos

Levando momentos eternizados 
em lembranças sempre presentes em meu coração

Eu fecho os olhos, e volto
Prolongando cada abraço

Hoje tá tudo
bagunçado

Inserida por Reprofundando

⁠INFORTUNO

Falas de solidão, eu ouço tudo e calo 
Ó saudade! Rude e regateira caipira
É. E é por isto que o vazio me imbuíra
A alma, no silêncio, infortuno vassalo

Viver! Quando virei por ter intervalo 
Entre a dor e o sofrer que não espira
No tempo, e me põe nesta mentira
Da esperança dum amor para amá-lo

Pois é agridoce sentimento sagrado 
Que leva a noite insone no cerrado
Messalina sensação, refutado fulcro

Falas de amor, e eu me desalento 
Paixão na minha sorte é tormento
Intento para eu levar pro sepulcro

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado 
09/09/2020, 13’43” – Triângulo Mineiro

Inserida por LucianoSpagnol

⁠MÁS SORTES

Minha saudade é uma casa abandonada 
por cujos solitários e vastos corredores
volteia o silêncio por toda madrugada
das lembranças e questões dos amores

Certa vez a essa estada mal ajambrada 
varrendo o ar pesado e seus horrores
adentraste sorrateira quimera alada
num devaneio aos desejos pecadores

E, então, tão cruento e insistente 
querer um afeto cheio de poesia
nessas incertezas, só perguntas!

Ah! o vazio no carma eternamente 
na desilusão da paixão erma e fria
a verdade de más sortes conjuntas!

© Luciano Spagnol – poeta do cerrado 
10/09/2020, 04’47” – Triângulo Mineiro

Inserida por LucianoSpagnol