Soneto da Separação
Na terra, tudo é separação, não se foge do destino. Ao chegar o tempo, todos seguirão. Temos que entender aquilo que Deus escreveu.
Havia o cais. Havia dor na separação. Muita dor. Havia o desconhecido à minha frente. Tive que partir. Não havia mais lugar pra mim...
"Perdoar, seja para sempre, ou numa separação, é difícil e doloroso. É a presença dos detalhes do cotidiano que nos aprisiona numa teia de saudades."
O casamento tira a liberdade mas é melhor preso do que o pânico da separação que desmorona tudo no final.
No Brasil, a esquerda e a direita são como fossas nasais que aparentam distinção e separação bem definidas, mas logo no início do trajeto convergem ao centro e seguem para o mesmo rumo.
Com o vosso apoio ou sem o vosso apoio ele fará a sua separação. O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece.
Na estrada de ferro da vida não existe separação entre passado e futuro. O futuro viaja sobre os trilhos e dormentes do passado. Sem as estações criadas no passado não existe viagem.
É dificil e não consigo superar a nossa separação, custa-me passar por ti na rua e nem te dar a mão...
Capitu falou novamente da nossa separação, como de um fato certo e definitivo, por mais que eu, receoso disso mesmo, buscasse agora razões para animá-la.
Quando for passar aqui em casa, se lembre de pegar, algo que não vai significar nossa separação, mas que estou precisando. Está empoeirado, em baixo da sua cama, uma coisa que também é minha e eu esqueci aí faz tempo...o meu coração.
Todo relacionamento envolve como conseqüência o perigo da separação, por isto é necessário que este fato seja considerado como um acontecimento possível.
Que os casais não pensem que a separação seja a única saída para serem felizes e que o amor vença qualquer problema.
Considero um dos maiores referenciais de tolice humana a separação por orgulho entre duas pessoas que se amam.
Toda dor é um convite à intimidade. A dor da separação convida ao encontro, a dor da enfermidade convida à cura, a dor do medo convida à fé. A dor da morte convida ao consolo. Mas nenhuma dor se compara a não ter intimidade com aquele que pode sarar todas. A dor é também um aviso de que algo não está bem e você precisa corrigir. Aceite o convite. Aproveite. Vai passar. E quando passar, terá valido à pena. Afinal, todo machucado quer colo. E o de Deus está sempre disponível.
A vida escapa às fórmulas perfeitas: nela, união e separação não seguem regras fixas, mas dançam conforme a imprevisibilidade do tempo, lembrando-nos de que o sentido das coisas raramente se revela na lógica, e quase sempre no mistério.
