Recados de Amor
Você disse...
(Nilo Ribeiro)
Você disse que ama,
você disse que me chama,
você disse sim,
disse do amor sem fim
você disse,
falou de amor,
disse que eu sorrisse,
falou de modo encantador
disse com a alma,
falou com o coração,
disse com toda calma,
falou com emoção
disse confessar,
pois a vida é amar,
é melhor expressar,
pois quem ama não pode calar
você disse,
com o mais belo sorriso,
pediu a Deus que consentisse
que este amor fosse um paraíso
você disse,
em forma de oração,
para que Deus permitisse,
e abençoasse esta união
tudo que você disse,
é um grande prazer,
gostaria que esta poesia traduzisse
todo meu amor por você...
Sabe o porque das pessoas acharem tão difícil obter a felicidade? É porque estão acustumados a julgar o passado. Murmurar do presente. E sonhar muito pelo futuro sem cultivar no presente. A felicidade se encontra nas coisas mais simples da vida: Na família, na sua crença, nos verdadeiros amigos, num abraço apertado, num beijo gostoso ou num sorriso. Saber valorizar e ser valorizado. E ter reciprocidade nos seus bons atos. É ser verdadeiro e perdoar e não diminuir o outro. E também se valorizar. Ser sábio nos seus atos e no que se fala. É valorizar a vida.
Relações é como brincar na gangorra!
As vezes de um lado, a criança quer desfrutar o prazer de ir o mais alto possível, do outro lado a criança as vezes, por medo ou simplesmente por não gostar, preferem subir não tão alto.
Dali então começam a discutirem um com o outro por seus próprios desejos, uma quer ir ao alto e a outra não. Em alguns casos, mesmo com medo a criança vai ao alto para satisfazer a outra, ou se contenta com o baixo para assim brincarem juntas. Um ou outro estará contrariada, no alto ou no baixo para fins de satisfazer o parceiro.
Assim funciona a maioria das relações. E em um parque sempre há várias crianças, mas ficam juntas quem se conhecem e se gostam, apesar das desavença.
As vezes, por sorte ou por fato verídico do destino, sempre chegam outras crianças ao parque, que gostam de ir ao alto com a mesma intensidade. Dali então brincam felizes e riem o resto da tarde.
Devemos tomar cuidado; em minha infância presenciei crianças que subia a outra na máxima altura e depois soltava o brinquedo fazendo assim com que a outra fosse ao chão de uma vez só. Essas são pessoas egoístas e brincam consigo mesmo com dores das outras.
Novamente falando, acabamos por brincar com a outra por não haver outra opção até que outra criança chegue no parque e brinque com a mesma intensidade.
A culpa não é de nenhuma, pois cada uma tem seu valor próprio, seu direito de escolha e seu direito de escolher quantos metros vai subir do chão. Assim como tem seu direito de escolha quanto a crianças que gostam de serem levantadas com a mesma intensidade.
Não brinque contrariado, não se relacione contrariado. Outros amores sempre vem e se encaixam. Assim como as crianças no parque!
Nunca deixe de sonhar
Nunca deixe de se amar
Nunca aceite que alguém apague a beleza
do seu olhar
Nunca permita que alguém lhe faça
chorar
Nunca deixe que a vida lhe faça
desandar
Nunca percas a sua fé
Nunca deixe sua esperança adormecida ...
Ao invés disso ...
Cure todas as feridas
Abra a porta para o sossego
Deixa lá fora os desapegos
Saia dessa prisão sem medo
Permita a luz de Deus adentrar
Vibre
Cante
Dance
Vista-se de paz e
Vai
Retoma seu rumo
Siga em leveza o seu
caminhar!
PARA QUEM NÃO SABE AMAR
Marcial Salaverry
(Trovinhas Encadeadas...)
Só encontro ouvido surdo,
em quem a arte não quer apreciar,
com este pensar absurdo,
não querer saber de amar...
Não querer saber de amar,
por medo de se envolver,
e assim vivem sem poetar,
por ter medo de se aborrecer...
Por ter medo de se aborrecer,
deixam-se perder na vida,
e ficam assim sem viver
na vida que lhes é devida...
E na vida que lhes é devida,
deixam de viver e amar,
nessa tristeza mantida,
por não querer amar e poetar...
Marcial Salaverry
A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade. Ter pena de si mesmo é uma viagem que não leva a lugar nenhum. A autopiedade, para ser justificada, nos toma um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos com uma coisa absolutamente natural: nossas dificuldades.
Não vale a pena perder tempo se queixando dos obstáculos que têm de ser superados para sobreviver e para crescer. É melhor ter pena dos outros e tentar ajudar os que estão perto de você e precisam de uma mão amiga, de um sorriso de encorajamento, de um abraço de conforto.
Use sempre suas melhores qualidades para resolver problemas, que são capacidade de amar, de tolerar e de rir.
Muitas pessoas vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, culpando as circunstâncias por suas dificuldades ou fracassos. As pessoas que se dão bem no mundo são aquelas que saem em busca de condições favoráveis e se não as encontram, se esforçam por criá-las.
Enquanto você acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre. A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas.
Não desistamos de nós, porque todo dia Deus nos dá uma oportunidade de sermos nós mesmos ou melhores a cada dia.
AMAR AS ÁRVORES
Marcial Salaverry
Pelos benefícios que a todos trazem,
as árvores devem ser amadas,
e nunca derrubadas...
Para defender a Natureza,
temos que saber amá-la
e bem preservá-la...
Ajudando a preservar as florestas,
estaremos preservando nossa vida futura...
Abrace e beije uma árvore...
A árvore tem vida,
e terá sentido o seu carinho,
dando a ela uma sobrevida,
e mais vida a seu caminho...
Antes de uma árvore derrubar,
procure saber em sua sombra
quantos já foram se abrigar...
Não tire a vida uma árvore em vão,
fará mal ao seu coração...
Marcial Salaverry
03/01/2007
AMAR A LOS ÁRBOLES
Marcial Salaverry
Por los benefícios que a todos traen,
los árboles deben ser amados,
nunca derribados....
Para defender a la naturaleza
hemos de saber amarla
y preservarla...
Ayudando a preservar las florestas,
estaremos preservando nuestra vida futura...
Abraza y besa un árbol...
El árbol tiene vida
y habrá sentido tu cariño,
dandole una sobre-vida,
y más vida a tu camino...
Antes de un árbol derribar,
procura saber
cuantos yá fueron se abrigar
en su sombra...
Por los benefícios que a todos traen,
los árboles deben ser amados,
nunca derribados....
No quites en vano la vida a un árbol,
pués va a hacer daño a tu corazón...
Marcial Salaverry
Jesus disse: tens de amar o próximo!
Obedeci. E desde então passei a amar cegamente quem mais próximo de mim encontrei: eu própria!
Não sonhe coisas impossíveis, nem espere por coisas que no fundo sabe que nunca acontecerão... prefira realizar pequenos sonhos alheios, surpreender e não esperar ser surpreendido, amar mesmo sabendo que pode não ser correspondido, viver sem criar expectativas e colocar a cabeça no travesseiro sereno, com a certeza que fez o que era possível e o mais importante com a consciência tranquila.
Tentei-te entender
Tentei me mostrar
Tentei te esquecer
Tentei não chorar
Tentei e tento
Deixar de te amar.
Ao teu chegar trouxeste a alegria,
a um coração que já não sabia
no que acreditar.
Hoje acredito que a tua companhia
me acalma a alma
E num simples piscar me aquece, enlouquece e enfurece.
Só tu consegue me levar do inferno ao céu com um simples sorriso
E é por isso que digo sem hesitar
Tu és aquele a quem eu escolhi amar;
Ame com tudo o que há em si. Ame com a alma e com o coração. Com o riso, com os olhos, com as mãos. Ame e sinta o amor dentro de si, porque a vida – ah, a vida! – só tem sentido assim.
