O cupido parece que gosta de aprontar com as nossas emoções e, de vez em quando, faz com que o nosso coração bata mais forte por quem vive longe. Que menino maroto!

Quando isso acontece, o único jeito é encarar a distância e viver o amor com tudo o que ele tem para dar, aproveitando muito os feriados prolongados e as promoções das companhias aéreas.

Cada relacionamento é único, mas há coisas sobre os namoros à distância que não se pode negar...

1. O lugar da alma

Rubem Alves

A língua portuguesa é a única com uma palavra para este sentimento tão especial que nos inunda quando sentimos a falta de alguém que amamos. Tão bom poder dar o real nome às coisas, a saudade é uma grande companheira de quem vive um amor à distância. Superá-la, às vezes pode ser um tormento, mas há momentos em que só ela é capaz de nos trazer alento.

2. Relógio mau!

Eu não existo longe de você

E a solidão é o meu pior castigo

Eu conto as horas pra poder te ver

Mas o relógio tá de mal comigo

Claudinho e Buchecha

A contagem regressiva para o próximo encontro é uma constante. E não importa o tempo que o relógio marcar, parece que dura sempre uma eternidade!

3. Cuidado para não se queimar!

François La Rochefoucauld

Ah! Se o amor é grande, o desejo é enorme e incendeia!! Parece que é mesmo assim, quanto mais tempo se passa longe, mais o desejo cresce e quando os dois se encontram, é uma explosão de querer bem e paixão. E aí, é consumir sem qualquer moderação e viver esse amor.

4. Você que sabe

E até quem me vê lendo o jornal

Na fila do pão, sabe que eu te encontrei

E ninguém dirá que é tarde demais

Que é tão diferente assim

Do nosso amor a gente é que sabe, pequena

Los Hermanos

Os únicos que podem decidir o rumo da relação de vocês são os dois. Deixe a opinião dos outros para os outros. Quem está sentindo o amor não são eles, portanto não interessa o que os outros pensam, eles não sabem o que vai no coração de vocês.

5. Ninguém substitui

amor a distancia

É capaz de aparecerem outras pessoas pelo caminho de vocês. A vida é assim mesmo, sempre em movimento, sempre trazendo novas possibilidades. Mas o amor forte não se abala assim tão fácil. E se vocês estão juntos apesar da distância é por um motivo muito simples: é verdadeiro. Confie na sua relação, pois se vocês querem estar juntos, não existe ninguém para substituí-los.

6. Fica!

Por que está amanhecendo?

Peço o contrário, ver o sol se pôr

Por que está amanhecendo?

Se não vou beijar seus lábios quando você se for

Nando Reis

As despedidas são sempre difíceis. Dá aquela vontade de fazer o tempo correr devagarinho, mas o danado do relógio teima em acelerar. O bom é saber que esses momentos são sempre um “até logo” e que abrem espaço para um novo reencontro cheio de paixão.

7. Presença difícil de engolir

Marcel Proust

A ausência é uma presença contínua nos relacionamentos à distância. Paira sobre a cabeça dos namorados como uma nuvem de recordações e vontades. Ainda bem que vivemos na era das tecnologias e, a qualquer momento do dia, uma chamada por vídeo pode acalentar os corações mais saudosos.

8. O que tira o seu sono?

É madrugada, quatro horas da manhã

E eu aqui sem sono, pensando em você de novo

Querendo ter você aqui

Thaeme e Thiago

Quem nunca perdeu a hora sonhando acordado com a pessoa amada que atire a primeira pedra. Para quem vive um amor à distância isso acontece mais vezes do que se pode imaginar. Mas não vale de desculpa quando se atrasar para os compromissos, portanto cuidado para não perder a hora!

9. Jamais!

William Shakespeare

É verdade que nenhum presente ou nenhuma recordação irá substituir a presença da pessoa amada, mas quem não gosta de ter algo para se apegar e ajudar a curtir a saudade? Algo que represente o carinho, que lembre o cheiro, qualquer coisa que o transporte para perto em um piscar de olhos.

10. Pela união!

Carlos Drummond de Andrade

O amor verdadeiro supera qualquer obstáculo e a distância, no fim das contas, pode não ser assim tão difícil de ultrapassar. Basta se manterem unidos e todo o resto é possível de acontecer.