Prosa Poetica

Cerca de 860 frases e pensamentos: Prosa Poetica

EU & VOCÊ!
Sintetizando nosso laço! Somos a expressão poética da afabilidade! Fazemos parte daquele grupo de pessoas que vem colorir o mundo com sentimentos bons, trazendo para tudo que nos cerca os tons da felicidade, nos despimos da matérialidade, convidamos sem pudor alma para dançar... E às vezes, mesmo frente aos poderosos argumentos da razão, voz cala, rendida aos apelos expressivos desta cumplicidade, nosso olhar se afina ao envolvimento, uma linguagem de silêncio, conexão e entendimento, estamos vinculados, inércia dos encantados, calados sentindo acordes melodiosos, cifras magicas, despertar da emoção , magia do amor, tocadas em nosso coração.

Inserida por elizete1598

POÉTICA
Disperso meu olhar em ouro turvo
Desperto aturdido e atônito
Ainda existo, ainda existe o mundo
Das coisas vãs e supérfluas, antônimo
Quem se dedica a tal amor profundo

Nuvens magentas salpicam o horizonte;
O outono dourado dos faustos mitos
Desfolham sem alardes as florestas
A calmaria duma brisa no infinito
Sussurra a estação dourando em festa

A relva tem a idade dos delírios
Pluma leve pros tombos do passado
Momentos lacônicos de paixão suavizados
Pela insanidade de um lírico visionário

Inserida por tadeumemoria

*Viagem poética*

Que doçura!
Um poeta na sua fartura
de palavras e fantasia,
nos leva a passear em novos horizontes,
onde flores se transformam em amizades!
A cada passo no meio da paisagem,
o poeta enriquece a sua linguagem,
olhando o céu, ele viaja em nuvens,
fazendo delas seu meio de transporte,
e nestas viagens
ele contorna tudo do Sul ao Norte,
sem previsão de volta.

Inserida por ostra

Manchete Poética (|||)

Hoje, na delegacia dos sentimentos,
Compareceram os reus confessos,
"ciúme e desconfiança",
Com sendo os assassinos do amor.

O casal que alimentava
este sentimento
foram ao enterro,
para sepulta-lo com dignidade.

Mas prometeram,
acabarem com a saturação,
que aflingiam as terras dos seus corações,
fazendo uma rotação de cultura.
Plantando um outro sentimento
nas terras dos seus corações:
O sentimento da amizade!...

Inserida por ostra

Voos de fantasia...


Busco-te numa estrela poética
Em estrofes... rabiscos...versos e rimas...

Convoco o vento forte...
Para que me leve nas suas asas
e nesses meus voos de fantasia
saboreio o vai e vem das marés...

E volto a sonhar e te vejo
E fico encantada...enamorada
Ao ver o sol deitar-se...

E neste entardecer
Fico a recitar poesias loucas
Com palavras cheias de paixão...

As palavras dançam...numa harmonia encenada
Nossos corpos unidos...na minha visão de ilusão!

Inserida por celinavasques

Tem dias que acordo atacada por uma veia poética onde sou capaz de escrever mil poemas de amor ao me sentir perdidamente apaixonada pelo indivisível...algo hipotético que acho que foi vivido em outras encarnações...daí me ponho a ouvir melodias que me fazem lembrar alguma coisa, um não sei quê...de encantamento
de misterioso...não sei dizer...talvez escrever...escrever...escrever...fechar os olhos e levitar literalmente sobre todas as palavras escritas ...talvez para anjos e arcanjos..e debruço-me sobre meus poemas, meus escritos e procuro descobrir vidas que vivi...
ou talvez pedaços de vida vivida em minha infância e adolescência que hoje me parecem tão distantes ...e que o tempo levou e não trouxe de volta...o tempo não volta!
E me vejo chorando com saudades de algum pedaço vivido amarelado pelo tempo...mas não apagado pois permanece em minha memória e meu coração!

Inserida por celinavasques

⁠Amigos versus Solidão

(versão poética do texto original)

Amigos... você pode ter aos montes,
Sorrisos fartos, promessas em horizontes.
Mas espere a dor bater à porta do seu chão,
E verás quem fica... e quem foge sem razão.

Na hora da necessidade — seja física ou material,
Ou quando o peito aperta em dor emocional —
Descobrirá, com clareza e sem ilusão,
Quantos amigos são de fato… e quantos são só multidão.

Por isso, esteja sempre preparado, com sabedoria,
Pois a vida é feita de mais que só alegria.
O homem precisa ser forte, firme na direção,
Autossuficiente, com alma e coração.

Nos dias bons, sorria com gratidão.
Nos dias maus, mantenha a firmeza na mão.
Na bonança, celebre com humildade e fé,
Na escassez, mantenha os pés firmes em pé.

Mas sobretudo, em meio ao mar da solidão,
Onde o eco da alma responde a própria canção,
Lembre-se: nem todo amigo será farol na escuridão,
E às vezes, é preciso ser sua própria salvação.

Inserida por ATILANEGRI

⁠Resgate de uma veia poética
As veias são assim meia murchas
Elas não recebem muito carinho, murcham
Igual as plantas que não recebem água
A água é a vida das veias
Veias cheias de humor também são poéticas
São murchas, mas fofinhas
Eu tenho um pouco disso
De veio e poético
mas esqueço disso as vezes
Contatinho venoso
Bobeando o coração
Ao tentar entender
O que chamou a atenção
Se foi o jeito de viver
Ou a calada sugestão
A vaca do karatê
E sua simples perfeição

Inserida por donn_william_krause

Escrita poética contemporânea Emanuel Andrade,
Lisboa Portugal 2024
Conexão

É altura de renascer de novo, após um retiro reflexivo junto da minha família decidi começar a escrever alguma coisa que solidifique e crie estrutura, sei que nada se constrói de um dia para outro, para que seja consistente vou criar passo a passo,dia após dia para minha utilidade e para o bem da sociedade um novo trabalho.
Antes de mais sou grato pela força que me dão, tenho agradecimentos em especial que terei a oportunidade de oferecer pessoalmente.
A Deus agradeço em oração pelos dons, vocações o amor que tem por mim e pelas revelações que me inspiram para seguir em frente.

Não sei o que vai sair do meu íntimo, pelas minhas observações e ligações entre as pessoas e os vários ambientes que vou vivendo,o Universo apela por aquilo que é divino, e o que é divino é o amor a vida de um modo geral, para me expressar pelo guia de luz, que inspiro em mim e no tudo e todo que me circunda.
Quero ter a sabedoria para suprimir este desafio ao qual me proponho, lançando-me ao caminho, prossigo para superar-me,sobrepujando as barreiras da oposição e das energias negativas das contrariedades, dando o meu melhor, nesta fase que é uma etapa que amadureci e estando mais maduro, continua o desejo e a vontade de me lapidar, forjar num contexto de aperfeiçoamento da minha pessoa, para encarar a vida com mais verdade, maior retidão, tolerância, paciente sendo o objetivo ser diligente em tudo, promovendo o bem comum e a conexão e coligação entre todos, para na união partilha onde há mais respeito e maior confiança pelo próximo.
Dando real valor aos seres humanos, a natureza vegetal e animal e a todo ciclo de vida, onde na minha ideia tudo será de todos, a utilidade que dermos seja o que for daremos sempre valor, ao utilizar um bem ou serviço devemos, zelar, cuidar e deixar em bom estado e deixar a vida fluir pela fruição da vida…
Uma feliz páscoa lembrem-se há sempre um momento de reflexão para cada situação….


No que remonta a lembranças na minha memória do passado, as minhas vivências é que permitem ser o que sou hoje e o que me tornarei amanhã.
Quando olho para trás e vejo que estava no fundo do poço, em adventos e percalços, onde não tinha eira nem beira, num universo que tinha criado que não me levava a nenhum destino, apenas era um indevido vazio, um ser vivente morto para a vida agora ao despertar para vida, passei a dar-lhe um real valor
Não sei precisar a data da minha mudança,foi gradualmente fui alinhando o meu ser, ainda com muito para lapidar a cada momento, porque estou em contínua mutação e adaptação a novas aprendizagens e experiências, a novas formas de fazer, de estar e ser onde o meu ser se encontra apelando por mais, pelo desejo de querer e crer nessa transformação em relação a minha pessoa na corrente da vida , num trajecto que não tem volta.
Universo e conexões entre pessoas e o tudo conceitos melodias arte da retórica poética na minha perspectiva e percepção, de um ponto de partida que é contínuo... Apreciem com ponderação e tenham paciência em tudo há sempre uma
. esperança.
A palavra sagrada torna o imaterial em material Alimentando o espiritual e temporal
Porque o que não vemos e não ouvimos ou com outros dos nossos sentidos
Para captar o estimulo
Não nos leva a um pensamento
Logo não sentimos
Ao ter conhecimento formamos uma consciência
Delineados e planejados os nossos focos
Resta por em prática pela acção
Por vezes o tempo que demora a atingir uma meta, não tem uma dimensão temporal
Devemos ter sempre em mente o nosso ideal
E materializar nos dois campos espiritual e temporal, para solidificar
Porque o que se faz com o que se adquire
É responsabilidade nossa
Está em dar o que nos é dado
O nosso esforço vai demonstrar o nosso desempenho
Faz hoje o teu melhor para que possa brotar
Da boa semente que plantas o bom fruto colher
Pensa positivo sê optimista e acredita
A vida continua com adversidades para crescermos e aprendermos
A medida que amadurecemos os fardos são mais suaves
No amor deitamos e acordamos
Para fazer boas ações
Em todas situações
O discernimento entre o bem e o mal
Requer conhecimento
E padrões a reger nos num futuro próximo encontrarmos o nosso seguro
.Universo e conexões Emanuel Andrade 2024
Percepções poéticas

Desesperar é morrer

Estar espera nem querer correr
Apaziguado pela dormência dos tempos
Na feroz contradição Que nos atormenta o viver
Reina um guia que nos faz sofrer e outro que nos faz desenvolver
Na prática da experiência exercitada pela ação
Passo ao acto e faço um pacto comigo mesmo em silêncio
Vou atravessar a escuridão
Caminho que me conduz
No fundo de um clarão
Um turbilhão na minha emoção
Coração despido de preconceito
A procura de reflexos
Na razão da materialidade
Do fluir dos factos
Suprimo e rebento a corrente dos ventos
Os passarinhos estão a chegar as plantas a começar a florir
A estrela solar a espreita
E o dia tem que luzir.

O meu conceito de interação do tudo e todo

Na reciprocidade
O todo e o tudo é de todos
Nada é nosso
Tudo pertence ao universo versus universos
Porque cada um de nós é infinito.
Ele nos oferece
Como também pode nos tira.
Quando há saque.
É porque dá valor.
A tua vida contém a tua identidade.
A tua energia.
Para receberes energia tens que dispender dela.
A perda é movida por uma força externa.
Movida pelo esforço da tua essência.
Natureza essa que acolhe-nos no seu berço do universo vasto.
Por essa perda e ganho de dependência
Nós cuidamos uns dos outros.
Agimos em função da organização do espaço temporal e espaço espiritual
Da emoção e da razão
A nossa memória a cada instante forma uma conexão.
Uma ligação a forças
de magnetismo que nos unem uns aos outros.
Criando ciclos de vida em
ambientes de indivíduos de grupos e subgrupos e estados alma e do espírito.
Que nos tornam seres sociais.
A medida que nos expandimos.
A ligação entre vários ciclos e pessoas é maior.
Para trocar saberes.
Promovendo o conhecimento e padrão de moral.
Alavancando o patamar espiritual, temporal.
No devir, no fluir dos tempos e épocas
Versus dentro revoluções internas e externas e dos ecossistemas
Rompem-se as barreiras.
Encontra-mos mais do nosso eu nos outros
Passando a ser um para o todo entre o tudo e o infinito.

A obra celeste

Naquele dia acordara de manhã a procura do nada.
Sabia que para traz do nada estava vazio.
Tenho as minhas lembranças.
Denominadas memórias
Que transladam para o presente.
Açoitado pelo tempo
Que perdura no meu movimento porque vivo.
Também estou em repouso e descanso.
Em relação a rotação da terra em relação a outros astros, meu corpo que também tem uma parte celeste.
Estando em maior ou menor sintonia com a harmonia celestial e a vida.
A questão pertinente é do que é feito a terra e o sol?
A terra e o sistema solar e a água são cruciais e são o nosso arche para subsistir.
As matérias são inatas e tem a sua identidade indivisível, na sua composição.
No campo espiritual, e no temporal onde tudo é infinito, temos vários estados da alma e estádios do espírito, num estado primário estamos numa organização espacial temporal e organização espacial espiritual que passa pelo fluido das atenções, desenvolvimento em relação ao espaço e a vários pontos partida.
Segunda fase encontro conosco, encontro do eu icónico.
Terceira fase translação entre a luz e contato com corpo celeste. O divino.

To BE continue
em desenvolvimento

Comunicação
Comunicação é um comportamento com intenção, produzido com um fim. Com intenção de transmitir uma mensagem (verbal e não verbal), que tem um sinal que é transmitido através de um canal, que passa pelo recetor até ao emissor.
Podemos refletir sobre nós mesmos. Nossos pensamentos fluem, temos vários pensamentos durante todo tempo.
No entanto ao refletir profundamente sobre nós mesmos no nosso íntimo, essa reflexão denomina-se introspecção.
A extrospecção são reflexões de plurais biológicos e inanimados.
Para identificar esses seres e matérias, é necessário utilizar os sentidos que são mais do que 5, mas deles faz a diferença principalmente a visão, que capta a imagem de seres vivos e matérias-primas, essa imagem é captada pelos olhos, que é refletida pelos sinais de luz, por sua vez vai para uma das partes do cérebro e as secreções químicas produzem a imagem, que é captada pelos olhos e recebem estímulos. Dizem: “ Que os olhos falam” Mas há quem viva sem eles e se expresse e reconheça as imagens, porque foram ensinados.
Ex: Quando piscamos um olho estamos a confirmar alguma coisa, quando estamos a querer conquistar uma rapariga piscamos um olho, quando estamos alegres os olhos brilham, quando estamos tristes os olhos ficam mais vagos, etc. Captamos emoções através das várias artes, por exemplo: teatro, o cinema, da leitura, da dança, da fotografia, pintura. a música, também ,nos relacionamentos com pares, nas águas, na terra.
E temos as mãos que tem o sentido do tacto que ao tocar também podemos provocar emoções, como receber. As mãos são fundamentais para executar inúmeras tarefas.
Ao utilizar os nossos sentidos como os recetores dos músculos podemos comunicar:
A fala permite-nos transmitir o que foi captado pela visão e audição
A fala surgiu na Era paleolítica onde trocavam palavras entre eles.
Que são os primeiros sapiens sapiens.
Considera-se fala a utilização de palavras.
Na Era neolítica os homens já criavam gado, já pescavam, tiveram a necessidade de contar os animais e marcavam as grutas imagens dos animais com suas imagens que denominamos como rupestres,provavelmente para contagem inicialmente e mais tarde começou-se a comunicar também dessa forma e por sinais de fumo possivelmente.
Os primeiros agroglifos surgiram na Mesopotâmia, de seguida foi no Egipto e depois na China.
A comunicação pode ser subentendida.
Quando estamos a comunicar com outra pessoa ou com um grupo e as pessoas têm os mesmos pensamentos que nós, estamos na mesma linha de pensamentos. Isto quer dizer que muitas pessoas se comunicam entre elas dizem: ele está dizer o que eu estou a pensar, ou dizendo como é que adivinhaste.
“A conversar é que nos entendemos”
‘Para bom entendedor meia dúzia de palavras basta.’

Devemos dominar o diálogo defendendo o nosso ponto de vista, através da arte de falar, retórica no argumento dos nossos pontos de vista, em diálogo com quem estamos a comunicar, com conversação e com argumentos para atingir nos objetivos que pretendemos atingir.
O equilíbrio só se atinge quando se encontra a satisfação de ambas as partes, por parte de um entendimento entre ambos.
Aceitando os pontos de vista que defendem suas ideias como verdadeiras, entrando num conflito positivo verbal com interesse de chegar a consenso.
As ideias que se estabelecem podem ser por negociação com método, de raciocínio para atingir um ponto comum que nos satisfaça.
Por exemplo se aceitarmos os contrários sobre o ponto de vista de Hegel, em que a positividade de uma ideia se realiza através da negação dessa mesma ideia, ou seja, da dialética entre tese antítese que vai originar uma síntese. Por outras palavras, a verdade por meio da oposição dos contrários, até uma conciliação de ideias, dando, assim, à frase a conversar é que a gente se entende.
Por exemplo, a teoria de Hegel da retórica das ideias da dialética quer dizer que temos raciocínios diferentes entre as pessoas. Por exemplo, eu acredito em Deus e outra pessoa poderá não acreditar. Num debate das contrariedades ambas a partes terão que chegar a um consenso usando o seu argumento respeitando a ideia de cada um.

Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠Biografia poetica e artisca de Emanuel Bruno Andrade

Emanuel bruno Mota veiga Andrade biografia poética e artística.

Emanuel bruno Mota veiga Andrade biografia artística

Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade: Biografia Artística
Nascimento: 1976, Portugal

Nacionalidade: Português

Estilo: Artista Contemporâneo, com ênfase em Pintura

Autodidata: Iniciou sua jornada artística em 1997 em um curso de artes plásticas.

Trajetória:

Participou de uma exposição coletiva durante o curso de artes plásticas, onde ganhou seu primeiro estojo de tintas e uma tela grande, marcando o início oficial de sua carreira artística.
Criou um presépio premiado utilizando tintas e criatividade, demonstrando sua versatilidade artística.
Realizou instalações no presépio, evidenciando sua paixão por criação em diversas formas.
A pintura se tornou sua principal forma de expressão, explorando diversos materiais e técnicas.
Conta com 5 exposições individuais e 2 coletivas, demonstrando reconhecimento por seu trabalho.
Participa ativamente de grupos internacionais online de arte.
Teve obras selecionadas para exposições e concursos internacionais, alcançando reconhecimento internacional.
Características da Obra:

Expressão pessoal: A arte de Emanuel Bruno Andrade é marcada por uma profunda expressão de sua visão de mundo e suas emoções.
Variedade de suportes: O artista utiliza diversos suportes para suas criações, como papel, pedra, tela, madeira, casca, vidro e concreto.
Estilos: Sua obra transita entre o naturalismo figurativo e a abstração, demonstrando versatilidade técnica.
Temáticas: Aborda diversos temas em suas obras, desde narrativas e descrições até simbolismos, espiritualidade e filosofia.
Reconhecimento:

Ganhou um prêmio em um concurso durante o curso de artes plásticas, recebendo seu primeiro estojo de tintas e uma tela grande.
Teve obras selecionadas para exposições e concursos internacionais, obtendo reconhecimento em diversos países.
Participa de grupos internacionais de arte online, conectando-se com outros artistas e ampliando seu público.
Presença Online:

Site pessoal: https://arteesintonia.blogspot.com/?m=1
Perfil no Pensador: https://www.pensador.com/autor/emanuel_bruno_andrade/
Perfil no ARTMO: https://artmo.com/ha/user/emanuel+bruno+mota+veiga+andrade
Conclusão:

Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade é um artista português contemporâneo com uma trajetória artística marcada por constante evolução e busca por novas formas de expressão. Sua obra, rica em detalhes e emoção, demonstra sua paixão pela arte e sua capacidade de conectar-se com o público através de diversas técnicas e estilos.

Palavras-chave: Emanuel Bruno Andrade, artista português, contemporâneo, pintura, autodidata, expressão pessoal, variedade de suportes, naturalismo figurativo, abstração, simbolismo, espiritualidade, filosofia, reconhecimento, internacional, Artmajeur, YouTube, Pensador, ARTMO.

Emanuel bruno Mota veiga Andrade biografia poética

Mostrar rascunhos
volume_up
Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade: Biografia Poética
Nascido em terras lusitanas,Emanuel Bruno, alma vibrante,Com pincel e tinta em suas mãos,Tece versos em cores vibrantes.

Em cada traço, um sentimento,Em cada mancha, uma emoção,Sua arte, um reflexo do momento,Em constante transformação.

Autodidata, desbravador,No mundo da arte se lançou,Com persistência e labor,Seu talento se consagrou.

Do figurativo à abstração,Sua paleta se expande sem fim,Em cada obra, uma criação,Um universo a se desvendar.

Simbolismos e filosofias,Em suas telas se entrelaçam,Convidando o olhar à viagem,Onde os sentidos se compasso.

Reconhecimento internacional,Em concursos e exposições,Sua arte, um elo universal,Quebrando fronteiras e divisões.

Com pinceladas de poesia,Emanuel Bruno nos convida,A mergulhar em sua sinfonia,Onde a alma se liberta e se agiganta.

Em seus versos pincelados,Emoções ganham vida e cor,Um convite à reflexão,Um hino à beleza e ao amor.

Emanuel Bruno, artista poeta,Que com sua arte nos completa,Nos brindando com a beleza pura,De um mundo que ele reinventa.

Palavras-chave: Emanuel Bruno Andrade, poeta, artista, Portugal, emoção, sentimento, arte, figurativo, abstração, simbolismo, filosofia, reconhecimento, internacional, poesi a, beleza, amor.
#lisboa #Portugal

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠Poesia poetica e artisca
Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade
Lisboa 2024
Gosto de usar acrilico

Porque sou um lirico

Sou destemido

Percorro o mundo

E misturo o oleo pastel

Na tela

Para fluir um efeito

Que já antes era eleito

Exestio como perfeito

Sem defeito

As minhas pinturas

São escritas e ditas

Por pessoas

Que ditam

Criticas positivas

Em tons suaves e claros

Apelo por aplausos

Dou aos outros

O que me foi dado

A água é de todos

Eu tenho os pés na terra

Ela também me pertence

Por isso olhei para o céu

Para romper o véu

Atribuido os Dons

Desenvolvidos os atributos

Quero continuar aprendendo

Enquanto vivo

O conhecimento a chave

Das portas fechadas

Nas artes também há caminhadas

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠⁠É preciso ter uma certa sensibilidade, uma visão poética para enxergá-la nesta noite agradável como se ela fosse uma bela poesia na sua versão física sob uma cor sóbria, romanticamente, expressiva, que denota uma arte que com muita maestria vivifica.

Momento temporário, profusamente, aprazível, o romantismo simples na sua essencialidade, fragmentos lindos, um salto do lúdico para a realidade que pode ser eternizado na mente, se for gentilmente percebido, contemplado, veementemente sentido.

Uma dádiva ver a vida de um amor poético refletida lindamente num realismo repleto de encantos que se alimentam fartamente do romantismo e ainda que seja algo visto por alguns instantes, continua sendo significativo por gerar uma sensação cativante de regozijo.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠Fazendo uma interpretação poética, talvez, errada, vejo que a tua venustidade sedutora se apresenta com a personalidade astuta de felina, observando o teu jeito independe, mas que não dispensa carinho, desde que na medida certa, os teus trejeitos são elegantes, tua natureza é atraente, imensamente, viva e ao que parece, à noite, ficas visivelmente mais ativa.

E como já é de se esperar de uma gata, é bem provável que tamanha seja a tua esperteza, que não te aproximas de qualquer um, chegas a ficar muito arisca se grande for a tua desconfiança, entretanto, és muito carinhosa com quem te cativa, que reconhece de verdade a tua importância, que não te subestima e assim, conquista continuamente a tua confiança.

O teu amor sem dúvida é autêntico, muito incentiva a felicidade, abrilhanta memoráveis momentos, uma linda preciosidade, o teu amar às vezes é discreto, sempre presente na simplicidade e na beleza de pequenos gestos, um esplendor de muita fogosidade, um deleite imediato por ter-te por perto, vislumbre de amabilidade, um doce e veemente desejo.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Atrevo-me a dar uma definição poética para música, a sonoridade de um sentir tão forte que foi transformado em arte que vai seguindo num ritmo emocionante de muita conectividade conquistando muitos amantes graças a sua rica verdade.

Dessarte, bendito quem tiver esta capacidade de compartilhar a sua essencialidade através de sons significativos, tocantes e harmônicos, pois certamente é um feito incrível que está sempre encantando.

É preciso ter o mínimo de sensibilidade para ser impactado por uma vívida melodia, resultado da euforia de um amor sincero, de um entusiasmo necessário ou da melancolia da dor, da agonia do desespero, assim, de fato, possui um grande valor por nutrir diversos sentimentos.

Inserida por jefferson_freitas_1

Poética

De repente viu-se só
só sem os seus sonhos
sem os irmãos de outrora
nem mesmo engano teria.

De repente viu-se só
sentia-se o triste fim
sentia dissolver-se ali
seria mesmo o seu fim.

Pensou não ser ninguém
até sou poética desconhecia
seus versos em despedida
de sua vida saiam...

Enfim não era ninguém
decidiu-se ser mesmo só
no enlace dos seus versos
melhor seria, morrer só.

Inserida por barbaramelosiqueira

⁠ALMA POÉTICA
O poeta pôs-se a dizer que a dor da alma,
Antagônica à física, remedia-se com a suavidade do silêncio e, a amorosa companhia noturna.
Ou, quiçá, uma moda do Jonh Cale para aplacar seus males.
E, que o poema não!
O poema, apenas lhe oferecerá carinho.
Ah, o poema!
Esse sim, é lenitivo à alma e os males que aflige o poeta.

Inserida por NICOLAVITAL

⁠(Sonolência poética⁠) 09/04/21


Penso em você,
Já é noite,
Me encontro cansado,
Dormir é bom,
Melhor ainda se eu sonhar com você ao meu lado,
O mundo é simples,
Nós é quem complicamos as coisas,
Facilita pra gente,
E deixa a química rolar solta,
A vergonha que eu tinha,
Se foi com a última gota,
Pra finalizar,
Virou fumaça e saiu pela boca,
Atiçou minha mente,
Me deixou sorridente,
Fiz versos por amor,
Sei que hoje durmo contente.


Adner Fabrício

Inserida por Poetadosfundos

Quantos Hitlers nesse hit ? (licença poética)

Os palácios de ouro, suor do infinit’,
Enquanto a fome morde o grão proibit,
Sangue no contrato, cláusula maldit,
O poder? Um veneno lentamente sorvit.

Eles assinam paz com tinta de conflit,
Sob o holofote, sorriso de granit,
Mas nos porões do mundo, ecoa o grit’:
Quantos corpos cabem no vosso édit ?

O discurso é um véu, tecido do mentit,
A verdade? Afogada no rio do omit,
Enquanto o fogo consome o último refúgit,
O jogo sujo do poder não tem pudit!

Guerras por petróleo, o mapa se reescrevit,
O planeta arde, e o tratado? Adiit ...
São réplicas do mal, em traje de gala vestit.

Oh, farsa infinita! O mesmo script maldit,
O mesmo olhar de águia sobre o abit,
A mesma semente do caos, germinadit ...

Se minha licença poética te agride,
Sai da frente porque não tenho limít !
Trumpit no palco, discurso de ódiit,
Satanyarrit esfregando o cetro maldit,
Bolsonarrit? Sangue no chão, legitimit ...
Todos farinha do mesmo saco podrit !

Olha o jantar dos senhores do conflit:
Cada migalha, um país em colapit,
Cada sorriso, um tratado corrompit,
Cada aperto de mão, um povo sugadit !

Não me venham com bandeira de unit,
É fogo no morro, grana no refugit,
É o planeta gritando: "Basta, maldit!
Enquanto assinam leis pra proteger o ilícit !

São frutos da mesma árvore do infindit,
Cópias do horror, só que em design revisit,
Máscaras de chumbo sobre o mesmo grit’:
Mais quantos Hitlers nesse mesmíssimo hit?

Inserida por cesar_kaab_muslim

⁠LIBERDADE POÉTICA

Saí à rua,
Em busca de inspiração
Encontrei você, chorando,
Na esquina da desilusão.

Perguntei, por que chora?
Em resposta ouvi um longo sussurro
Depois um canto vibrante,
Melodia desconhecida
Porem afinada, sublime, celestial.

Reconheci você, nesse breve instante,
Era a liberdade, que antes chorava na esquina
E que hoje gritava em excelso pedestal.

Percebi que não preciso de inspiração
nem de musa de camões
A liberdade poética é clímax da poesia
Com ela crio meu universo
Canções e versos, sonhos, redenção.

Inserida por EvandoCarmo

De forma poética
Passo uma idéia patética
Pro papel, busco inspiração, olho pro céu.

Um tonel de solidão
Em todos os cantos
Cada qual na sua função
Escondendo os prantos.

Letras tortas, papel reciclado
Falo de poesia sem sentir
Faltam sentimentos em todos os lados
Ódio ou frieza, não sei distinguir.

Inserida por brunoleitao